Buscar

QUESTIONÁRIO COMPLEMENTAR III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO COMPLEMENTAR III
CURSO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS 
Pergunta 1 ) Após analisar as alternativas, assinalar a que corresponde ao custo primário: 
 Feedback da resposta: Resposta D: Matéria-prima consumida mais mão de obra direta.
Justificativa: custo primário: representa o valor da soma da matéria-prima consumida (MP) mais a mão de obra direta (MOD). 
 Pergunta 2) Em relação ao custo por absorção, pode-se afirmar que sua formação equivale a: 
 Feedback da resposta: Resposta C: Custo direto mais custo indireto de fabricação
Justificativa: custeio por absorção é o método que consiste em atribuir aos produtos todos os custos de produção, de forma direta e indireta, ou seja, os custos diretos e os custos indiretos de fabricação. 
 Pergunta 3) Em relação aos custos indiretos de fabricação, pode-se afirmar: 
 Feedback da resposta: Resposta C: Sua atribuição aos produtos será por meio de um critério de rateio.
Justificativa: todo custo indireto só poderá der atribuído aos produtos por meio de um critério de rateio, ou seja, de distribuição. Segue o conceito para melhor entendimento: critério de rateio para os custos indiretos de fabricação fixos: considerando-se que só é possível atribuir o valor dos custos indiretos de fabricação fixos aos produtos por meio de um rateio, ou seja, distribuição, a empresa poderá adotar o critério que melhor lhe convém. Vale mencionar que há inúmeros critérios de rateio, porém não há um melhor do que outro, o que deve prevalecer na escolha é a necessidade que a empresa tenha no momento em que atribuiu custos indiretos fixos mais em um produto do que em outro. 
Pergunta 4 ) Entre as diversas terminologias aplicadas à Contabilidade de Custos, assinalar a alternativa que representa um custo fixo: 
 Feedback da resposta: Resposta D: Mão de obra indireta.
Justificativa: todo custo está relacionado com os gastos ocorridos na produção de determinado produto e a terminologia de um custo fixo está relacionada com a quantidade produzida, logo, não haverá alteração desse gasto, exatamente o inverso de um custo variável que acompanha a quantidade produzida. Seguem os conceitos para melhor entendimento: 
Custos fixos: são aqueles que não se alteram independente do volume de produção, como: aluguel da fábrica, mão de obra indireta (supervisor e chefes de fábrica, entre outros), depreciação de máquinas pelo método linear etc. 
Custo variável: são os custos que variam de acordo com a quantidade produzida, ou seja, quanto mais se produz, mais se gasta; e o inverso também é verdadeiro: quanto menos se produz, menos se gasta. Sendo assim, serão sempre variáveis os custos diretos (matéria-prima e mão de obra direta, entre outros, desde que sejam passíveis de mensuração e identificação), além dos custos indiretos de fabricação variável. 
 Pergunta 5) Entre as diversas terminologias aplicadas à Contabilidade de Custos, assinalar a alternativa que representa um custo variável: 
Feedback da resposta: Resposta A: Matéria-prima consumida. 
Justificativa: todo custo está relacionado com os gastos ocorridos na produção de determinado produto e a terminologia de um custo fixo está relacionada à quantidade produzida, logo, não haverá alteração desse gasto, exatamente o inverso de um custo variável que acompanha a quantidade produzida. Seguem os conceitos para melhor entendimento: 
Custos fixos: são aqueles que não se alteram independente do volume de produção, como: aluguel da fábrica, mão de obra indireta (supervisor e chefes de fábrica, entre outros), depreciação de máquinas pelo método linear etc. 
Custos variáveis: são os custos que variam de acordo com a quantidade produzida, ou seja, quanto mais se produz, mais se gasta; e o inverso também é verdadeiro: quanto menos se produz, menos se gasta. Sendo assim, serão sempre variáveis os custos diretos (matéria-prima consumida e mão de obra direta, entre outros, desde que sejam passíveis de mensuração e identificação), além dos custos indiretos de fabricação variáveis. 
Pergunta 6) Entre as diversas terminologias aplicadas à Contabilidade de Custos, assinalar a alternativa que representa um investimento: 
 Feedback da resposta: Resposta C: Matéria-prima adquirida. 
Justificativa: os gastos relacionados aos bens e aos direitos da empresa serão ativados, ou seja, registrados no Ativo do Balanço Patrimonial. Segue o conceito para melhor entendimento: investimento é um gasto ativado efetuado em bens ou serviços que gerarão benefícios no futuro. É reconhecido no ativo como estoque e, posteriormente, será consumido na produção de outros produtos ou vendidos. 
Pergunta 7 ) Entre as diversas terminologias aplicadas à Contabilidade de Custos, assinalar a alternativa que representa um custo direto: 
Feedback da resposta: Resposta B: Mão de obra direta. 
Justificativa: um gasto para ser classificado como custo direto precisa ser um gasto relacionado à produção de um determinado item e deve ser mensurado e identificado ao respectivo produto. Segue o conceito para melhor entendimento: Custos diretos: são assim denominados porque seus valores e quantidades podem ser identificados e mensurados com um produto específico. Serão sempre classificados também como custos variáveis. Exemplos mais comuns de custos diretos são a matéria-prima consumida e mão de obra direta, ou seja, o gasto com o principal material para fabricar determinado produto e os gastos relacionados às pessoas que irão manipular o material e as máquinas para a fabricação do respectivo produto. 
Pergunta 8 ) Entre as diversas terminologias aplicadas à Contabilidade de Custos, assinalar a alternativa que representa uma despesa: 
Feedback da resposta: Resposta E: Salário do pessoal da área financeira.
Justificativa: todo gasto relacionado à administração será classificado como despesa. Segue o conceito para melhor entendimento: Despesas são bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas, em outras palavras, gastos relacionados à administração em geral. 
Pergunta 9) Entre as diversas terminologias aplicadas à Contabilidade de Custos, assinalar a alternativa que representa uma despesa variável: 
Feedback da resposta: Resposta C: Impostos sobre vendas. 
Justificativa: as despesas variáveis acompanham o volume de vendas, ou seja, quanto mais vender, mais se gasta com essas despesas. Segue o conceito sobre despesas para melhor entendimento: despesas são bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas, em outras palavras: gastos relacionados à administração em geral. 
Pergunta 10 ) Na formação do custo de transformação é(são) considerado(s): 
Feedback da resposta: Resposta: E: Todos os custos de produção, com exceção ao da matéria-prima. 
Justificativa: custo de transformação representa o valor dos custos incorridos para transformar matéria-prima em produto. Compreende os custos com a mão de obra direta e os custos indiretos de fabricação. O custo de transformação é chamado também de custo de conversão. Em outras palavras, pode-se afirmar que o custo de transformação é a soma de todos os custos de produção, com exceção do valor da matéria-prima, uma vez que a matéria-prima já vem pronta de outra empresa. 
 
.

Outros materiais