Buscar

Vias aéreas

Prévia do material em texto

Vias aéreas superiores – 
. Nariz: o nariz constitui uma passagem para o ar.
.Cavidade nasal: funciona como uma estrutura condicionadora do ar (filtra, aquece e umidifica), recebe as lágrimas, as secreções da mucosa nasal e paranasal e é o órgão periférico do sentido da olfação. Seu estudo inclui o nariz externo, a cavidade nasal e os seios paranasais. 
. Faringe: é um tubo muscular associado a dois sistemas: respiratório e digestório, situando-se posteriormente à cavidade nasal, oral e à laringe. Em função da sua localização e das relações estabelecidas com essas cavidades, ela é dividida em três partes: parte nasal da faringe, parte oral da faringe e parte laríngea da faringe. 
- Laringe: é um órgão tubular, situado no plano mediano e anterior do pescoço que, além de via condutora de ar, também é órgão da fonação, ou seja, da produção de som. Localiza-se anteriormente à faringe e é continuada diretamente pela traqueia. O estudo da laringe compreende: o esqueleto da laringe e a cavidade da laringe. 
Vias aéreas inferiores 
· Traqueia: é um órgão tubular, semirrígido, com aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro, ligando a laringe à traqueia. É constituída por uma série de anéis cartilagíneos incompletos em forma de C, sobrepostos e unidos entre si pelos ligamentos anulares.
 · Brônquios: após o término da traqueia, iniciam-se os brônquios principais direito e esquerdo, que se dirigem para os pulmões. Cada brônquio principal da origem aos brônquios lobares que ventilam os lobos dos pulmões. Estes, por sua vez, dividem-se em brônquios segmentares que vão ventilar os segmentos broncopulmonares do pulmão. Os brônquios segmentares sofrem ainda sucessivas divisões (bronquíolos, lóbulo e ácino) antes de terminarem nos alvéolos pulmonares. Percebe-se, então, que cada brônquio principal dá origem no pulmão a uma série de ramificações conhecidas, em conjunto, como árvore bronquial.
. Pulmões: são órgãos pares, grandes e esponjosos, situados no interior da cavidade torácica. Cada pulmão se estende do diafragma a um ponto logo acima da clavícula, e suas superfícies são limitadas pelas costelas anteriormente e posteriormente. Os pulmões estão separados um do outro pelo coração e por outras estruturas do mediastino, que é a área entre os dois pulmões. Todas as estruturas do sistema respiratório após os brônquios principais, incluindo a árvore bronquial e os alvéolos pulmonares, estão contidas no interior dos pulmões. Os pulmões se subdividem em lobos, três no pulmão direito (superior, médio e inferior) e dois no esquerdo (superior e inferior). Cada lobo, por sua vez, se subdivide em segmentos broncopulmonares, considerados como sendo as maiores porções de um lobo ventiladas por um brônquio específico que se origina, diretamente, de um brônquio lobar

Continue navegando