Buscar

DIREITO PENAL I CASO CONCRETO 07

Prévia do material em texto

ANA PAULA PINHEIRO CHORRO
MATRICULA:201803119659
DIREITO NOTURNO - CONCEIÇÃO
DIREITO PENAL I - CCJ0007 
Título 
Caso Concreto 7 
Descrição Caso concreto.
 Leia à situação hipotética narrada abaixo e responda às questões formuladas:
 Ratão e Ratinho, por volta das 13 horas, invadiram uma residência e anunciaram o assalto à Adriana, adolescente, que estava sozinha na casa. Amarraram a vítima, trancando-a em um dos quartos do imóvel. Os dois permaneceram por aproximadamente 45 minutos no local, buscando objetos e valores. Quando já estavam saindo, carregando uma TV e um notebook, ouviram um barulho, que identificaram como sendo uma sirene de viatura policial. Temendo serem presos, empreenderam fuga, sem nada levar. Socorrida a vítima e acionada a Polícia Civil, restou esclarecido que a sirene supostamente ouvida pelos assaltantes era a sineta de encerramento de aula de uma escola situada ao lado da residência. Os autores do crime foram descobertos em seguida e denunciados como incursos na conduta de roubo tentado majorado por concurso de agentes e restrição da liberdade da vítima (art.157, §2º, II e V n.f art.14, II, ambos do Código Penal). 
Sendo certo que a responsabilização penal pela tentativa se encontra descrita no art.14, II e parágrafo único, do Código Penal e não na própria figura típica do art.157, do Código Penal pergunta-se: A partir dos estudos realizados sobre a relação entre Tipo Penal, Tipicidade e Adequação Típica, qual a natureza jurídica do tipo penal descrito no art.14, II, do Código Penal? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
Resposta:Versa sobre o reconhecimento da adequação típica indireta e da caracterização do art. 14,II como norma de extensão de adequação típica por subordinação indireta ou mediata.
Questão objetiva. 
Sobre tipicidade, considere as afirmações abaixo. 
I - Os princípios da insignificância penal e da adequação social se identificam, ambos caracterizados pela ausência de preenchimento formal do tipo penal. 
II - Tipicidade legal é a individualização que a lei faz da conduta, mediante o conjunto dos elementos descritivos e valorativos (normativos) de que se vale o tipo legal. 
III - A tipicidade conglobante é um corretivo da tipicidade legal, posto que pode excluir do âmbito do típico aquelas condutas que apenas aparentemente estão proibidas.
 Quais estão corretas? 
a) Apenas I.
 b) Apenas II e III. 
c) Apenas III. 
d) Apenas I e II. 
e) I, II e III.

Continue navegando