Buscar

1236612 Relátorio Gestão e Docencia 2 1135041

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO 
INTERNACIONAL UNINTER
ANDRÉ DE SOUZA SANTOS,	Comment by Lucília: Fichas de frequência encaminhadas em PDF estão corretas.
RU: 1236612, TURMA: 2016/05
ESTÁGIO SUPERVISIONADO-OBSERVAÇÃO E PRÁTICA:
GESTÂO E DOCÊNCIA
UBERLÁNDIA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO 
INTERNACIONAL UNINTER
ANDRÉ DE SOUZA SANTOS,
RU: 1236612, TURMA 2016/05
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado – Observação e Prática: Diferentes Contextos apresentado ao curso de Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
UBERLÁNDIA
2018
1-INTRODUÇÃO	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
Concluindo a terceira etapa do estágio supervisionado do curso de licenciatura em Filosofia percebendo a necessidade de vivenciar uma experiência prática sobre a gestão e docência na escola onde foram observadas as táticas e técnicas adotadas pela diretora e professores para uma melhor organização e aprendizagem dos alunos.
 O estágio foi realizado por André De Souza Santos do dia 02/05/2018 á 25/05/2018 na Escola Municipal Padre Eddie Bernardes, localizado na Rua Bruno Martinelli, Nº268 – Conjunto Silvério Cartafina – funcionando em dois turnos – matutino e vespertino, sendo do 6°ano ao 9°ano do ensino fundamental II no turno matutino, e do 1°ano ao 5° ano do ensino fundamental I no turno vespertino. Foram observados no estágio:
Formação continuada;
Hora-atividade;
Planejamento de ensino;
Memórias de reuniões ou atas;
Organização dos espaços escolares;
Entorno educacional;
Demandas e desafios da comunidade;
Principais problemas sociais e pedagógicos enfrentados pela escola;
Projetos de interação com a comunidade
Elaboração, análise e discussão de relatórios e diagnósticos realizados no estágio.
As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio possibilitaram uma oportunidade de conhecer a realidade de uma gestão escolar que iremos encontrar durante o exercício da nossa profissão. Assim como os obstáculos que teremos que ultrapassar para disseminar o conhecimento da nossa disciplina nos corações e mentes dos discentes.
 O estágio supervisionado possui uma carga horária de 100 horas. Sendo distribuída da seguinte forma: 2 horas em contato com a instituição; 6 horas para verificação de informações referente ao estágio; 8 horas de visitas para observação; 24 horas para participação e planejamento; 6 horas para leitura do manual do estágio supervisionado; 10 horas para elaboração do plano de ação; 1 hora vídeo aula; 1 hora rádio web; 2 horas atividade supervisionada; 30 horas elaboração do relatório; 5 horas revisão do relatório; 5 horas finalizando o relatório.
Constitui das seguintes partes: Introdução; desenvolvimento; identificação da escola estagiada; concepção pedagógica; descrição e análise reflexiva das atividades de estagio supervisionado; caracterização estrutural; caracterização dos profissionais que atuam na escola; roteiro para as atividades de entrevista; visita e observações; contextualização das observações de estágio; caracterização dos espaços de observação; caracterização dos envolvidos; caracterização da equipe pedagógica; conselho de classe; reuniões com os pais; atendimento aos pais e á comunidade; modelo de roteiro de atividades; considerações finais e referências.
2- Escola Municipal Padre Eddie Bernardes 	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
2-1 Identificação da escola estagiada
O Estágio Supervisionado- observação e prática: Gestão e Docência foi realizado na Escola Municipal Padre Eddie Bernardes, situada na Rua Bruno Martinnelli, Nº268, no Conjunto Cartafina, CEP 38036-530, localizada na cidade de Uberaba-MG. 
O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (34)3313-1256 e do e-mail: em.eddiebernardes@uberabadigital.com.br. 
A localização da escola é privilegiada por ser próxima a CEMEI Vovó Adelina e a UBS Rosa Maria, fazendo assim uma interação.
 A escola também fica próxima a Igreja Católica Sagrada Família, CATRU (CEMEI Juscelino Kubstcheck), Frigorífico Boi Bravo, Café do Produtor e Coopervale. 
A escola atende moradores dos Bairros: Conjunto Cartafina; Vila Esperança I e II; Costa Teles I e II; Gameleira III e Anatê. 
Oferece Ensino Fundamental I e II, respectivamente, nos turnos matutino e vespertino. Possuindo 344 alunos.
 Tem como lema ”Educar para transformar cidadãos”. 
Conta atualmente com 46 funcionários.
Possui acessibilidade aos portadores de deficiências
A presença dos alunos e suas famílias nos eventos sociais e reuniões, em geral, é considerada normal e boa. 
Temos alunos de diversas religiões. Nesse sentido, a Escola oportuniza discussão de valores humanos universais. 
A escola teve inicio em 1982, com o nome de Pré-escolar Mobral Silvério Cartafina. Em 23/04/1986 foi nomeada Escola Municipal Dó, Ré, Mi. Em 13/04/1987 a escola se mudou passou a funcionar em prédio próprio. Em 1992, foi autorizado o funcionamento do 1º grau e a mudança de nome Escola Municipal Dó, Ré, Mi para Escola Municipal Padre Eddie Bernardes. Em 1994, foi autorizado o funcionamento do Curso Regular de Suplência e Ensino Fundamental.
O estágio foi realizado no período de 02/05/2018 á 25/05/2018 no período matutino sendo observada a gestora da instituição assim como seus profissionais
3- Concepção Pedagógica da Escola	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
A escola tem como lema ”Educar para transformar cidadão”, acreditando que possa mudar a realidade dos alunos e da sociedade em si. 
Tem como missão coordenar ações que efetivem a integração entre o conhecimento socioculturais dos alunos e os conhecimentos sistematizados numa perspectiva humana-cidadã. Aonde é estabelecido parcerias com instituições sociais. 
Os aspectos pedagógicos são orientados pela Secretaria Municipal Da Educação do Município de Uberaba-MG e respondendo às demandas específicas da população estudantil de Uberaba, a filosofia da Rede Municipal de Ensino de Uberaba encontra-se organizada em princípios explicitados no texto de Prais e Silva intitulado: “Escola Cidadã: fundamentos políticos, filosóficos e pedagógicos”, publicado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, em 2000, e reafirmados, em 2006, no Plano Decenal Municipal de Educação (Lei Municipal nº 9895/06). Neste momento, retomam-se, na íntegra, estes princípios:
A educação entendida como valor máximo e imprescindível ao desenvolvimento de uma nação. Isto pressupõe a formação do homem como ser concreto, histórico, consciente, livre, construtor do seu próprio destino, por meio do conhecimento, do diálogo e do trabalho solidário. Nessa visão, prioriza-se a formação totalizadora que incorpora atividades intelectuais, corpóreas, lúdicas, sociais e afetivas no cotidiano pedagógico, congregando o que, na vida, não se separa, formando pessoas autônomas, democráticas e cidadãs. Tal formação visa propiciar ao educando inserir-se como sujeito participativo no processo de construção de uma sociedade eticamente comprometida com a justiça, com a equidade, com a dignidade, com a emancipação, com a felicidade humana.
A escola assumida como “lócus” educativo privilegiado. Entende a escola como espaço democrático de construção, assimilação e difusão do conhecimento, espaço ampliado da convivência e da vivência de valores culturais, espaço comprometido com a pluralidade das dimensões da formação humana, espaço coletivo da reinvenção de uma nova prática educativa de qualidade e, finalmente, espaço de autonomia pedagógica, administrativa e financeira.
O resgate do verdadeiro sentido do conceito de “Escola Pública”. Compreende a instituição escolar como escola do povo e não meramente, escola oficial. Dessa forma, a escola pública é aquela que, embora mantida com recursos públicos e destinada a todos sem nenhuma distinção, deve ser pensada e gerida por uma sociedade que dela usufrui e por ela se responsabiliza.
 Uma nova identidade do educador. Pressupõe um educador que assuma novos valores, novos
saberes, novas posturas, novas habilidades e se identifica como o mediador entre o educando e o conhecimento. “Assim, a formação continuada, o diálogo, a pesquisa, a permanente reflexão sobre a prática educativa e a consequente produção coletiva constituem-se em condições imprescindíveis à construção dessa identidade, que é a de ser, junto com os seus alunos, um” eterno aprendiz”. 
 
Uma nova identidade do educando. O aluno passa a ser considerado sujeito de sua própria formação em um complexo processo interativo em que a docência e a discência formam um todo indissociável. Enquanto sujeito, o educando constitui-se num sistema auto e organizador de suas experiências de aprendizagem, segundo seu ritmo e as características peculiares do seu estágio de desenvolvimento, sua cultura e sua classe social de origem. Dentro dessa perspectiva, o aluno deixa de ser considerado pura e simplesmente como massa a ser informada e torna-se sujeito responsável e capaz de desenvolver-se com consciência plena e eticamente atuante no processo de sua formação como cidadão. Assim e, mais ainda, assumindo-se como permanente aprendiz e autor de sua própria edificação, o aluno se desenvolve como ser de conhecimento, leitor e intérprete arguto da realidade; como ser de competências, autor e ator criativo de alternativas face às diferentes demandas de transformações sociais; ser-de-convivência solidária, humanizado das relações interpessoais, ambientais e culturais; portanto, SER de Humanidade Plena, criador, lúcido e amoroso.
f) Uma ressignificação dos conteúdos curriculares. Ao deixarem de se constituir em eixo vertebrado do trabalho escolar - mera erudição dissociada e fragmentada da realidade - os conteúdos não perderão a sua especificidade, o seu papel no processo educativo. Ao contrário, essa perspectiva pressupõe a construção e a apropriação do conhecimento como condição de libertação do sujeito e da sociedade. Assim, trabalha o conhecimento na sua profundidade, mas com a preocupação de estabelecer um diálogo interdisciplinar entre as diversas áreas do saber, para formar uma visão de homem e mundo organicamente articulada com vistas a uma intervenção efetiva na realidade.
Desse modo, o currículo adquire uma nova dimensão. Para além do discurso específico de cada disciplina, é a construção humana no seu todo que está em causa. Isso implica trabalhar o conhecimento global em suas múltiplas dimensões, congregando a informação com o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a viver e conviver; enfim, com o aprender a SER, considerando-se em todo esse processo a prática social dos sujeitos, Compreendido dessa maneira, o currículo pauta-se em algumas competências educativas que deverão orientar a organização da prática pedagógica:
Habilidade no uso da língua oral e escrita: numa sociedade letrada, é imprescindível, ao exercício pleno da cidadania, a habilidade de se expressar com clareza, fazendo-se compreender e compreendendo os diversos portadores de textos. Assim, no espaço escolar, é tarefa de todos os educadores promoverem o desenvolvimento pleno da oralidade e da escrita dos educandos, para efetiva apropriação, socialização e aplicação das informações.
- Habilidade de aplicar o conhecimento: existencialmente, o homem é desafiado a responder, com competência, aos problemas que a vida lhe impõe. Assim, todas as atividades escolares devem privilegiar a habilidade do saber-fazer, ou seja, preocupar-se em verificar a forma como os alunos mobilizam suas informações, sua lógica, sua criatividade, criticidade e habilidades na resolução, não apenas dos problemas teóricos colocados pelos conteúdos, mas também no enfrentamento de situações existenciais colocadas pela vida, ultrapassando o dualismo entre trabalho manual e intelectual, entre escola e prática social.
 Aquisição de diferentes linguagens: a partir do pressuposto de que o processo educativo numa escola cidadã está eticamente comprometido com a emancipação humana como um todo, envolvendo todas as dimensões do ser sujeito (corpo, emoções, pensamentos, padrões estéticos, conhecimentos físicos, científicos, lógicos e espirituais), as experiências educativas deverão contemplar todas as linguagens humanas: da ciência, da arte, da técnica, da filosofia e da religião, unificando razão, intuição, sensibilidade e motricidade.
 Capacidade de aprender a aprender: para não tornar o aluno um depósito de informações mecânicas, fragmentadas e dissociadas da realidade, toda prática pedagógica deve se preocupar em estimular o aluno para a busca e a organização da informação, por meio do incentivo e da prática de todas as formas de pesquisa, seja bibliográfica, seja de campo.
 Habilidade de ser e conviver: o trabalho pedagógico deverá estar eminentemente voltado à construção da autonomia intelectual, pessoal e moral do sujeito, buscando formas para que ele seja, a um só tempo, único, solidário e cooperativo. Isto é, que cada aluno possa, ao seu modo, se comprometer e participar da vida escolar na sua totalidade, contribuindo para a concretização de um projeto coletivo de elaboração de regras, distribuição de responsabilidades e busca de soluções para os desafios cotidianos da prática escolar e comunitária. Ressalta-se, aqui, o valor do trabalho em grupo que pressupõe o trabalho individual como um de seus momentos.
A avaliação entendida como um processo de permanente acompanhamento do desenvolvimento global do aluno: numa proposta de educação emancipadora, a avaliação tem um papel relevante.
4- Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado.	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
4.1 Caracterização estrutural
A escola conta com uma infraestrutura de boa qualidade composta por: 
10 salas de aula
01 sala laboratório de informática
01 sala do positivo
01 sala jogos pedagógicos
01 biblioteca
01 sala do AEE
01 sala de professores com banheiro
01 sala supervisão
01 sala direção escolar
01 sala vice-direção
01 sala secretaria 
01 cozinha pequena
01 depósito para guardar material pedagógico
01 depósito para guardar materiais diversos
02 banheiros para alunos (masculino e feminino)
01 almoxarifado
01 refeitório
01 quadra coberta com vestiário masculino e feminino
01 quadra de spiribol
Jardim bastante extenso.
Quanto ao aspecto de equipamentos de informação e infraestrutura, a escola está bem equipada com salas de aula ventiladas e iluminadas, quadra poli esportiva, recursos de multimídia, máquina de xérox, impressora, aparelho de som, telão, laboratório de informática e positivo.
 Essa adequação do espaço físico e a adoção de novos equipamentos são recentes e está dando novas oportunidades para a comunidade interna e externa da escola. Oferecendo mais vagas para crianças e jovens, salas de aulas menos numerosas e recebendo com maior integridade os alunos com necessidades especiais. Proporcionando assim um ensino de maior qualidade. 
5- Caracterização dos profissionais que atuam na escola.	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
	Os profissionais da escola possuem licenciatura em sua área específica e especialização em sua disciplina, para melhor desenvolver seu trabalho junto aos educandos. Estão também sempre capacitando, através de cursos gratuitos, oferecidos pela Prefeitura Municipal, preocupada e atenta na excelência prática.
Os professores estão na unidade escolar, em sua média, a quatro anos.
Atuando como multiplicadores do conhecimento, entendem que o alunado tem que ser participativo e ativo, tornando um ser humano crítico e apto a resolver questões que serão abordadas durante sua jornada. 
	Nota-se que existe uma grande preocupação com os alunos a respeito da aprendizagem dos mesmos e ao seu bem-estar físico ou metal.
 Utilizam de dinâmicas para despertar o interesse dos alunos nos conteúdos abordados verbalmente ou transcrito no quadro branco.
A isonomia no tratamento dos alunos é de estimável atenção dos professores. Uma vez que em sua maioria são crianças de uma comunidade carente.
6- Roteiro para as atividades de entrevista, visita e observações:	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
6.1 Contextualização das observações de estágio.
A localização da escola é privilegiada por ser próxima a CEMEI Vovó Adelina e a UBS Rosa Maria, fazendo assim uma interação.
 A escola também fica próxima a Igreja Católica Sagrada Família, CATRU (CEMEI Juscelino Kubstcheck), Frigorífico Boi Bravo, Café do Produtor e Coopervale, região sul da cidade área periférica onde tem grande amplitude territorial, próximo as BR- 050 e BR- 262.
As observações ocorreram de 02/05/2018 á 25/05/2018 onde o estagiário teve a oportunidade de participar da FOCS (Formação Continuada De Ensino Dos Professores), que ocorreu dia 14/05/2018, onde foram discutidos pontos facultativos sobre as metas que devem ser alcançadas e qual projeto de intervenção para resolver o problema da evasão escolar no ciclo 2 do 6º ano ao 9º ano. Também foi discutido ou dialogado junto com o corpo docente sobre a atualização do PPP (Projeto Político Pedagógico), pois ocorreu mudança de gestão no ano de 2017, sendo necessário atualizar as metas e o PPP da unidade escolar.
No dia 19/05/2018 ocorreu o dia “D”, o seu objetivo é ler e entender os dados da unidade escolar, compromisso coletivo, participativo, corresponsável com os resultados, refletir que as avaliações externas sinalizam os desafios institucionais e as avaliações internas somam as possibilidades de um ensino cada vez melhor.
 É um dia para analisar gráficos e situações de alunos que possuem baixo rendimento escolar e como intervir.
 Através desse site (www.qedu.org.br) é possível verificar a situação do desenvolvimento dos alunos da Língua Portuguesa e Matemática. 
É um site de transparência sobre a situação escolar em relação às disciplinas citadas, a instituição Ensino Fundamental I e II, respectivamente, nos turnos matutino e vespertino, atende a alunos com as diversas necessidades educacionais especiais, pois possuem a estrutura física para essa finalidade e profissionais capacitados para a ação.
6.2 Caracterização dos espaços de observação:	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
	Entre as principais características da escola estão: a estrutura do prédio. Possui um espaço bastante amplo o que proporciona aos alunos melhor aprendizado, de formar lúdica e confortável; a iluminação da instituição é considerada excelente possuindo lâmpadas fluorescentes em todas as salas proporcionando economia de energia e melhor iluminação do ambiente; a circulação de ar é perfeita, no refeitório tem grande abertura, facilitando a ventilação natural, além disso, as salas de aulas possuem grandes ventiladores em bom estado de conservação; as janelas das salas de aulas são extensas, abertas diariamente antes do início das aulas; os alunos estão bem conscientizados na conservação da limpeza da escola e antenados a situação de poucos profissionais na manutenção da limpeza; a decoração bastante interessante, feita de acordo com os temas a serem trabalhados no mês; uma sala com recursos tecnológicos com computadores, gucabook, que são pequenos computadores (fornecidos pela gestão municipal do ex-prefeito Anderson Adalto), Datashow, micro system, entre outros, as cadeiras estão em um ótimo estado de conservação assim como mesas; as mesas do refeitório, de tamanho excelente; a cozinha da escola tendo uma merendeira contratada por uma terceirizada (empresa Nutiplus) responsável em fornecer e preparar os alimentos aos alunos.
6.3 Caracterizações dos envolvidos	Comment by Lucília: CARACTERIZAÇÃOAtendeu ao requisito.
São 344 alunos, 212 no Ensino Fundamental I no turno vespertino e 132 no Ensino Fundamental II no turno matutino.
 Existe uma perfeita comunicação entre os alunos e os profissionais da educação, percebível o amor fraterno entre ambos.
6.4 Caracterizações da equipe pedagógica.	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
	A gestora Clarissa Leite Mendes, tem 36 anos, graduada em 2007 em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar e docência nas áreas iniciais do Ensino Fundamental, pela FUMESU/FEU e pós-graduanda em neuropsicopedagogia pela UCA/PROMINAS. No seu currículo apresenta as seguintes funções: professora de Educação Especial nos anos de 2009 e 2010; professora de Educação Infantil em 2009 e 2010; professora do curso de magistério em 2013 e 2014 e coordenadora pedagógica na rede municipal de ensino desde 2011 especificamente na Escola Municipal Padre Eddie Bernardes.
Entre suas qualidades estão: se veste de modo apropriado; disponível a diálogos com os funcionários, tratando todos com isonomia; a organização faz parte de sua rotina diária e o rigor nos horários e compromissos, cobrando também dos funcionários.
 A formação continuada é desenvolvida pelos professores em dois momentos: quando ocorrem as fcos na primeira segunda-feira de cada mês, das 18h00min horas ás 21h30min horas, no segundo momento de formação é desenvolvida na casa do educador. No qual oferece cursos de capacitação para o profissional, tem aproximadamente duração de seis meses e é dividido por módulos. A cada conclusão do modulo eles recebem uma certificação com a carga horária, além de cursos de pós-graduação totalmente gratuitos oferecidos pela prefeitura municipal.	Comment by Lucília: ???
 As atividades são desenvolvidas de acordo com o a base comum curricular e acompanhados através do pedagogo (a), para auxiliar o professor a desenvolver seu papel. 
6.5 Conselho de classe.	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
	O pedagogo é responsável por conduzir o conselho de classe, orientando as ações necessárias para melhorar o próximo bimestre letivo. 
O conselho de classe acontece bimestralmente. Sempre com o fechamento das notas dos alunos.
 É de suma importância a gestão conhecer a escola com amplitude pedagógica, porque através do conselho pedagógico o gestor passa a procurar recursos materiais pedagógicos para suprir as necessidades pedagógicas da escola, seja ela material ou na formação dos professores.
6.6 Reuniões com os pais.	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
	O pedagogo orienta os pais sobre a importância das tarefas de casa e evidencia as dificuldades apresentadas para cada pai de seu filho. Estabelecendo uma conexão entre escola-família-comunidade e se preciso for encaminhar o aluno com determinado problema ao profissional especializado.
	As reuniões são desenvolvidas da seguinte forma: os alunos do turno matutino, do 6º ao 9º é feito um rodizio de professores nas salas disponíveis.
 Cada professor conversa com os pais sobre os alunos quando questionados sobre o mesmo.
Os pais são direcionados para o refeitório onde ocorre o contato com a gestão da escola, o tema abordado normalmente é o de interesse geral. Logo após, são encaminhados para a sala onde o filho estuda e o professor regente entrega o boletim bimestral e faz relatos sobre os alunos aos pais.
 Antes das reuniões os pais são avisados através de bilhetes, informando o local, data e horário, entregues com três dias de antecedência para se planejarem.
 Durante sua realização não é desenvolvida nenhum tipo de dinâmica ou brincadeiras com os pais. 
Cerca de 80% dos responsáveis comparecem as reuniões com muita interação e validez.
6.7 Atendimento aos pais e a comunidade.	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
	Os pais são atendidos nos horários de módulo dos professores. No momento que os alunos vão para a aula de Educação Física. 
A equipe gestora sempre está disponível de acordo com o horário de funcionamento da escola. No matutino das 07h00min ás 11h20min e no vespertino das 13h00min ás 17h20min. 
A comunidade participa das atividades na escola quando são desenvolvidos alguns projetos, como exemplos: Dia da família na escola, Festa Junina, Caixa Escolar, Conselho Escolar, etc.
	Em comparação há outras escolas municipais, a relação entre pais e professores é reconhecida como ótima segundo os professores.
As reuniões de pais dos alunos do turno vespertino acontecem no espaço
do refeitório e as do turno vespertino na quadra de esporte com espaço mais amplo. Faz-se necessário pelo maior número de alunos no vespertino.
A comunidade apresentada possui ainda carência de liderança e muito tem para organizar e cobrar parcerias para revitalização e melhorias no bairro. 
Em relação á organização escolar, tem-se o calendário escolar anual, que é estabelecido pela secretaria municipal de ensino. Divulgado no ano anterior ao seu inicio, para que todas as escolas façam o planejamento do próximo ano letivo e possuindo como premissa básica o cumprimento de 200 dias letivos, incluído os sábados letivos e projetos a serem trabalhados pelos professores.
	O horário de funcionamento da escola das 06h00min horas ás 12h00min horas para os funcionários, para os alunos e pais das 07h00min ás 11h20min horas no turno matutino, no turno vespertino das 12h00min horas ás 18h00min horas, para funcionários, para alunos e pais do vespertino é das 13h00min ás 17h20min horas.
 O planejamento de ensino é anual, e definido a partir da base comum curricular, e das matrizes curriculares municipais. Em um único dia letivo e realizado uma avaliação diagnostica para nortear os planejamento dos professores, e assim planejar as aulas baseadas nos objetivos que devem ser alcançados, respeitando a faixa etária dos alunos. 
	No conselho de classe o pedagogo é o responsável por orientar os professores, assim como o caixa escolar tem seu secretario, ou seja, cada setor possuem seus respectivos responsáveis para desenvolver cada uma das funções de acordo com os critérios estabelecidos pela gestão escolar.
A formação continuada são memórias.
Durante as reuniões todas as pessoas assinam uma lista de presença onde confirmam que participaram da reunião. 
Os critérios estabelecidos pela instituição para formação das turmas é que os professores devem acompanhar os alunos, ou seja, o professor que dá aula pra os alunos do 1° ano vai seguir com eles até o 3° ano, pois já conhece as dificuldades dos alunos e o acompanhando ele vai poder intervir e ajudar no desenvolvimento daquele aluno. 
7- Modelo de Roteiro de Atividades.	Comment by Lucília: PLANO DE AÇÃOAtendeu ao requisito.
Tema: A Filosofia para crianças
Justificativa: 
	O pensamento filosófico na infância, fase em que estamos nos desenvolvendo e construindo uma identidade própria, impacta positivamente em várias competências.
Objetivos:
Estimular o pensamento filosófico na criança.
Despertar a capacidade de argumentação.
Desenvolver o raciocínio-lógico, imaginação e a sensibilidade.
Proposta de trabalho:
	Incluir uma aula na semana na grade curricular, para iniciar a criança na compreensão da estrutura social, cultural e política. 
A proposta de ensino da filosofia com crianças possibilita a construção de um pensamento crítico de se mesma.
8- Considerações finais 	Comment by Lucília: Não atendeu ao requisito.Indique em caixa alta CONSIDERAÇÕES FINAISVeja o que consta no Manual:CONSIDERAÇÕES FINAIS - (o título não pode ser alterado) - Esse item deve ter, no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas e deve ser construído em texto discursivo.Apresente uma síntese de suas principais observações e/ou intervenções realizadas durante o Estágio Supervisionado.Enfatize as ações significativas (positivas) vivenciadas na escola/instituição.Realize uma reflexão a respeito das contradições decorrentes das condições concretas de trabalho e da atuação do pedagogo em relação ao referencial teórico que você acessou durante o desenvolvimento do Estágio (este referencial teórico deve ser pesquisado por você).Construa uma explanação sobre a contribuição do Estágio Supervisionado para a sua formação profissional e sobre de que maneira o estágio pode aproximá-lo da realidade do cotidiano escolar.
Uma gestão e docência escolar eficaz e eficiente precisa da conscientização e participação de todos.
A Filosofia vem por sua vez fazer parte disso tudo, ela possui “o poder”, de formar um ser critico e reflexivo.
Existe uma grande massa de políticos que não aprova o ensino da Filosofia nas series iniciais e ensino fundamental em prol de uma sociedade ignorante e manipulável.
O estágio veio mostrar o quanto se faz necessário à filosofia, tanto no contexto da gestão, quanto na docência escolar, em uma sociedade tão carente de conhecimento.
9- REFERÊNCIAS 	Comment by Lucília: Atendeu ao requisito.
BERNADES, Escola Municipal Padre Eddie. Projeto Político Pedagógico. Uberaba, 2018.	Comment by Lucília: negrito
SETZER, Valdemar W. Pedagogia Waldorf. Sociedade Antroposófica, São Paulo, 18 de fev. de 1998. Disponível em: <http://www.sab.org.br/portal/pedagogiawaldorf/27-pedagogia-waldorf>. Acesso em: 19 de maio de 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando