Buscar

Av2 Geografia da população

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Lei de Terras, como ficou conhecida a lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, foi a primeira iniciativa no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil. Até então, não havia nenhum documento que regulamentasse a posse de terras e com as modificações sociais e econômicas pelas quais passava o país, o governo se viu pressionado a organizar esta questão. A Lei de Terras foi aprovada no mesmo ano da lei Eusébio de Queirós, que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. Grandes fazendeiros e políticos latifundiários se anteciparam a fim de impedir que negros pudessem também se tornar donos de terras. Chegavam ao país os primeiros trabalhadores imigrantes. Era a transição da mão de obra escrava para assalariada. Senão houvesse uma regulamentação e uma fiscalização do governo, de empregados, estes estrangeiros se tornariam proprietários, fazendo concorrência aos grandes latifúndios. Ficou estabelecido, a partir desta data, que só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por doação do Estado. Não seria mais permitido obter terras por meio de posse, a chamada usucapião. Aqueles que já ocupavam algum lote receberam o título de proprietário. A única exigência era residir e produzir nesta localidade. Promulgada por D. Pedro II, esta Lei contribuiu para preservar a péssima estrutura fundiária no país e privilegiar velhos fazendeiros. As maiores e melhores terras ficaram concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações como herança de família.
DUARTE, L. Lei de Terras. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/lei-de-terras/. Acesso em: 09/08/2018.
Tomando como referência a Lei de Terras, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) A referida Lei tornou possível que estrangeiros pudessem adquirir terras no Brasil, fomentando uma melhor distribuição de terras.
(   ) Assim como nos EUA, onde os escravos libertados tinham direitos a lotes de terra, a Lei de Terras deu-lhes a oportunidade de se tornarem pequenos produtores rurais.
(   ) A Lei de Terras, promulgada no período de D. Pedro II, fez com que a divisão de terras nacionais permanecesse mal feita, ficando concentrada nas mãos daqueles que já dispunham de propriedades rurais e, consequentemente, dinheiro para novas aquisições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a) V – F – F.
b) F – V – F.
c) V – F – V.
d) V – V – V.
e) F – F – V.
2) A imigração é um fenômeno humano antigo que se repete ao longo da história. Um imigrante é aquele que busca um país que não o seu de origem para ali viver ou passar um período de sua vida. Ele acredita ser a nova terra uma terra de oportunidades. Nesta segunda reportagem da série vamos ao passado fazer uma breve análise sobre a história da imigração no país. Quando nos dias de hoje, novos grupos imigram para o Brasil com perfis diferentes dos grupos imigrantes do passado, vale lembrar que guardam algo que lhes é peculiar sempre: os grandes movimentos migratórios são constituídos por pessoas que buscam trabalho e melhores condições de vida e de segurança. É assim no presente e foi assim no passado. O português foi nosso primeiro imigrante enquanto colonizava e ocupava nosso território. Mas a grande imigração para o Brasil, aquela em que o governo investiu altos recursos para incentivar a vinda de imigrantes europeus e mudar o perfil de seus habitantes, aconteceu entre após o fim da escravidão, 1890, até a crise econômica mundial de 1929. É o que diz o professor especialista em demografia pela UFMG, Duval Magalhães. "O Brasil era chamado de país da imigração. Tínhamos uma política explícita de governo de atrair imigrantes.". Foi uma imigração que trouxe ao país mão de obra qualificada, principalmente para trabalhar na lavoura do café. Mas esses imigrantes, principalmente italianos, se fixaram também nas cidades para trabalhar em variados ramos de negócios, [...].
TRAMARIM, E. Trabalho imigrante: a imigração no Século 20 - Bloco 2. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/424966-TRABALHO-IMIGRANTE-A-IMIGRACAO-NO-SECULO-20-BLOCO-2.html. Acesso em: 09/08/2018.
O texto apresenta que, dentre os diversos povos que migraram ao Brasil, destacaram-se os italianos, inclusive imigração esta que contava com o apoio do Estado.
I. Concomitantemente à abolição dos escravos no Brasil, a Itália passava por um período de industrialização, o que provocava naquele país um êxodo rural e, estes trabalhadores rurais seriam importantes à cafeicultura.
II. Em virtude da forte industrialização brasileira, os governos italiano e brasileiro decidiram firmar parcerias, a fim de trazer mão de obra especializada ao Brasil.
III. Os italianos chegaram no Brasil principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa I está correta.
e) Apenas a afirmativa III está correta.
3) A Assembleia Nacional Constituinte foi instalada em finais de 1933, e diversos membros apresentaram emendas e propostas, manifestando suas posições sobre as políticas relacionadas à imigração. Temas como trabalho e povoamento suscitaram a elaboração de discursos e debates que abordavam desde a miscigenação e a assimilação até propostas de proteção ao trabalhador nacional. Por ocasião da sessão de instalação da Assembleia, Getúlio Vargas, então chefe do Governo Provisório, discursou a respeito dos assuntos que seriam tratados na elaboração da Carta Magna, por meio de uma exposição de atos já tomados por seu governo. Essa fala inaugural já apresentava indícios das polêmicas que marcaram a questão imigratória. Por um lado, Vargas defendia que o Brasil ainda constituía um país de imigração devido à necessidade de povoar seu vasto território e pela necessidade de braços "numerosos e adestrados" para o cultivo da terra. Por outro lado, procurava ressaltar que a orientação dada à política imigratória até então não poderia mais continuar, isto é, com a livre entrada de imigrantes. Dessa forma, Vargas menosprezou a existência de medidas também de caráter restritivo ou de controle de imigrantes promovidas pelos governos anteriores. Assim, ele apresentou o decreto nº 19 482, de 12 de dezembro de 1930, que constituiria uma resposta aos interesses de ordem econômica, étnica e política, pois, segundo Vargas, a "aglomeração de braços em nossos centros industriais viria ser fator de perturbação e constituiria ameaça para o trabalhador nacional e estrangeiro, já localizado no País".
GERALDO, E. A "lei de cotas" de 1934: controle de estrangeiros no Brasil. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ael/article/view/2575/1985. Acesso em: 10/08/2018.
BARRETO, G. Imigrantes contribuíram com 19% do aumento populacional do Brasil entre 1840 e 1940. Disponível em: http://midiacidada.org/imigrantes-contribuiram-com-19-do-aumento-populacional-do-brasil-entre-1840-e-1940/. Acesso em: 10/08/2018.
Em relação à Lei de Cotas e o fluxo migratório ao Brasil, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) A lei de Cotas (Lei nº 19 482, de 12 de dezembro de 1930), implantada por Vargas, de imediato fomentou a imigração ao Brasil.
(   ) Em um primeiro momento, a Lei de Cotas implicou na imigração ao Brasil, que só voltou a se elevar após, aproximadamente, 15 anos.
(   ) A Lei de Cotas foi uma forma encontrada por Getúlio Vargas a fim de aumentar a imigração ao Brasil, suprindo as necessidades do campo, bem como da industrialização recente do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a) V – V – V.
b) F – V – F.
c) V – F – V.
d) F – F – V.
e) F – F – F.
4) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou nesta terça-feira (21) o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), e o Brasil se manteve
no 79º lugar no ranking que abrange 188 países, do mais ao menos desenvolvido. O relatório foi elaborado em 2016 e tem como base os dados de 2015. O ranking mundial de desenvolvimento humano dos países apresenta o índice de cada nação, que varia de 0 a 1 – quanto mais próximo de um, mais desenvolvido é o país. No RDH divulgado nesta terça, o Brasil registrou IDH de 0,754, mesmo índice que havia sido registrado em 2014. Conforme o relatório da Pnud, esta foi a primeira vez desde 2010 que o IDH do Brasil se manteve no mesmo patamar.
MATOSO, F. Em 79º lugar, Brasil estaciona no ranking de desenvolvimento humano da ONU. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-79-lugar-brasil-estaciona-no-ranking-de-desenvolvimento-humano-da-onu.ghtml. Acesso em: 31/08/2018.
O acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros é um sonho ainda distante da realidade. Apesar de haver mais conscientização e investimentos, ainda há muito o que avançar. Atualmente, cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) é destinado para a educação pública, porcentagem maior que muitos países ricos, porém a diferença está no gasto por aluno que ainda é pouco, conforme dados apontados pelo estudo da Organização Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2018/07/19/internas_educacao,974512/investimento-em-educacao-representa-6-do-pib-brasileiro-mas-desenvol.shtml. Acesso em: 31/08/2018.
Em relação aos conteúdos e os temas apresentados nos textos, avalie as afirmativas a seguir:
I. O investimento em educação no Brasil é superior a alguns países desenvolvidos, mas isso não representa, necessariamente, alta qualidade da educação.
II. O Brasil, a fim de elevar seu IDH, deve aumentar seus investimentos em educação.
III. O Brasil investe cerca de 6% de seu PIB em educação, o que fez com que sua posição no ranking do IDH melhorasse, mesmo que sensivelmente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e III está correta.
5) O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no 1º trimestre de 2018, na 5ª alta seguida na comparação com os três meses anteriores, divulgou nesta quarta-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB no período foi de R$ 1,6 trilhão. De acordo com a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionisio, com resultado o 1º trimestre, o PIB permanece no patamar pré-crise e segue no mesmo nível observado no final do ano passado. "Se eu tiver que remeter a um patamar anterior, a gente estaria no primeiro semestre de 2011", disse.
ALVARENGA, D. S. PIB do Brasil cresce 0,4% no 1º trimestre e recuperação da economia segue em ritmo lento. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/pib-do-brasil-cresce-04-no-1-trimestre.ghtml. Acesso em: 31/08/2018.
O cálculo do PIB é um importante indicador de como o país se encontra, economicamente falando. Por vezes, deparamos também com a expressão PIB per capita.
Assinale a alternativa que traga corretamente o que representa este indicador.
Alternativas:
a) O PIB calculado por município.
b) O PIB calculado por estados.
c) O PIB calculado por regiões.
d) O PIB calculado por pessoa.
e) O PIB calculado com o índice Gini.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando