Buscar

Ciclo Hidrológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Jose Lanes Silveira
Turma: 6º período de Engenharia de Minas
Ciclo Hidrológico
Define-se, como ciclo hidrológico global de circulação fechada da agua, entre a superfície terrestre e a atmosfera, influenciada diretamente pela radiação solar, gravidade e rotação da terra.
O ciclo ocorre em dois sentidos:
- Sentido superfície-atmosfera, o fluxo de agua ocorre em forma de vapor, gerando o fenômeno de evapotranspiração (evaporação e de transpiração).
- Sentido atmosfera-superfície, onde ocorre transferência de agua em qualquer estado físico, precipitações (chuva e neve). 
	No ciclo, o volume de agua evaporado em um local, devido aos movimentos contínuos, dinâmicos diferentes a atmosfera e superfície. Descrevemos o ciclo como vapor de agua presente na atmosfera que, sob variadas condições meteorológicas, condensa-se, formando microgotículas de agua, que se mantem suspensa no ar, que em contato com partículas de gelo e poeira, formam um aerossol que chamamos de NUVENS ou de nevoeiro, quando a nuvem junta-se ao solo.
	A precipitação (chuva) acontece quando há crescimento de microgotículas, em nuvens, com bastante umidade junto com (poeira e gelo), formam grande quantidade de gotas pesadas, que a forçada gravidade supera a turbulência normal e vem a cair.
	Se durante a queda, atravessam zonas de temperaturas abaixo de zero, pode haver a formação de partículas de gelo “granizo”. Caso a condensação ocorra sob temperatura abaixo do ponto de congelamento, haverá a formação de neve. 
Durante o trajeto da queda dos pingos da chuva, sofre o efeito da evaporação, e em algumas regiões ela é tão intensa que é totalmente vaporizada. Caindo a chuva sobre o solo com cobertura vegetal, parte dessa agua já sofreu evaporação , e se for em grande quantidade, a agua vai para o solo. 
	Como o solo é poroso, há infiltração de toda a agua, enquanto a superfície do solo não satura. E com o excesso de agua não infiltrada, gera e não o escamento superficial. As plantas se alimentam da agua pelas raízes, que as devolvem para a atmosfera em forma de transpiração na forma de vapor d’agua.
	E as formações dos rios e arroios se dão, pelo escoamento superficial, que forma uma micro rede de drenagem que converge para um curso de agua mais instável. Com exceção, da agua escoada pela rede que desagua no oceano.
	Em qualquer tempo e local, por onde circula a agua na superfície, sempre haverá evaporação de agua para a atmosfera, fenômeno que fecha o ciclo hidrológico. O sistema da atmosfera é extremamente dinâmico e não linear, dificultando a sua previsão quantitativa. Cria condições de precipitação pelo resfriamento do ar úmido que formam as nuvens, gerando a chuva e ou neve, sobre os mares e ou superfície terrestre. 
	A agua que evapora se mantem na atmosfera por 10 dias. O fluxo sobre a superfície é positiva (precipitação - menos evaporação) resultando as vazões dos rios em direção aos oceanos. O fluxo vertical dos é negativo, com maior evaporação que precipitação. O volume evaporado se desloca para os continentes através do sistema de circulação da atmosfera e precipita, fechando o ciclo.
Existe um equilíbrio médio anual em volume, entre precipitação e evapotranspiração, que são os dois fluxos principais ente a superfície terrestre e a atmosfera. Cerca de 36% da energia solar que atua sobre o sistema terrestre, é utilizada para evaporação da terra e do mar. A quantidade de agua e velocidade que esta circula nas diferentes etapas, são diferenciados por diversos fatores como: cobertura vegetal, altitude, topografia, temperatura, tipo de solo e geologia.
	Conforme citação, 97,5% da agua do planeta esta nos oceanos. O ciclo hidrológico manifesta-se de forma peculiar, que somando todas as variáveis, a influencia da rotação e inclinação do eixo da terra, contribui para a grande variabilidade nas manifestações do ciclo hidrológico nos diferentes pontos do planeta. 
A energia calorífica do sol, somente é aproveitada devido ao efeito estufa natural causado pelo vapor d’agua e CO2, que impede a perda total do calor emitido pela terra, devido à radiação solar. 
Com cerca de metade do CO2 natural é absorvido no processo de fotossíntese das algas no oceano, que é bastante importante à interação entre o oceano e a atmosfera, para a instabilidade do clima e do ciclo hidrológico.

Outros materiais