Buscar

avaliando aprendizado D. Administrativo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acertos: 0,5 de 0,5
	Início: 20/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201509263733)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Correlação entre meios e fins¿ é expressão que costuma ser diretamente associada ao seguinte princípio:
		
	
	moralidade.
	
	eficiência;
	
	autotutela;
	 
	proporcionalidade;
	
	modicidade;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201509269167)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O diretor-geral de determinado órgão público federal exarou despacho concessivo de aposentadoria a um servidor em cuja contagem do tempo de serviço fora utilizada certidão de tempo de contribuição do INSS, falsificada pelo próprio beneficiário. Descoberta a fraude alguns meses mais tarde, a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado é o da
		
	
	segurança jurídica.
	
	razoabilidade das decisões administrativas
	
	indisponibilidade dos bens públicos.
	 
	autotutela.
	
	impessoalidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201509268948)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com referência aos poderes da administração, assinale a opção correta.
		
	 
	Os poderes administrativos são instrumentais, sendo utilizados pela administração pública para cumprir suas finalidades.
	
	Caso o Poder Executivo exorbite na utilização de seu poder regulamentar, o Poder Legislativo poderá anular o ato normativo editado.
	
	A discricionariedade da administração pública aplica-se apenas aos aspectos de conteúdo e de oportunidade do ato administrativo.
	
	Com o uso do poder hierárquico, é sempre possível a invalidação, pela autoridade superior, dos atos praticados por seus subordinados.
	
	A inexistência de vinculação absoluta permite à administração pública apreciar aspectos de conveniência, interesse público e de forma, quando no uso do seu poder vinculado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201509269109)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinalar a alternativa correta.
		
	
	As empresas públicas, cujo capital é composto por recursos públicos e privados, podem adotar qualquer forma admitida em direito.
	 
	Depende de lei específica a criação de autarquia. Comentários: As autarquias são criadas por lei ordinária, cujo projeto é de iniciativa reservada ao Chefe do Poder Executivo respectivo. Então, se for uma autarquia federal, a sua instituição vai depender de um projeto de lei oferecido pelo Presidente da República; se for uma autarquia estadual, será o Governador quem vai oferecer o projeto da lei instituidora; e, se for uma autarquia municipal, a autoria do projeto será do Prefeito. Entretanto, de onde se retira essa obrigatoriedade? Naturalmente que da Constituição, que, em seu art. 37, XIX, reza: "Art.37 - ............................................ .XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação". Diferentemente do que ocorre com as sociedades, o nascimento da personalidade jurídica das autarquias se dá com a só publicação da lei que a cria, sem a necessidade de se arquivar um ¿ato constitutivo¿ em qualquer espécie de registro público. Atente-se, entretanto, para o fato de que o Superior Tribunal de Justiça decidiu, recentemente, de maneira muito estranha - a nosso ver, completamente equivocada - que as pessoas jurídicas só adquirem personalidade com o registro no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas - CNPJ, do Ministério da Fazenda, que, na verdade, é apenas um cadastro daquele órgão da administração direta federal para fins tributários. Logo, temos , como gabarito correto, a letra A.
	
	As agências reguladoras constituem um "novo modelo institucional da Administração Pública¿, ao lado das autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas.
	
	As autarquias e as fundações, integrantes da administração indireta, tem em comum o fato de que ambas são entidades cooperativas.
	
	Os sistemas de atividades auxiliares, criados pelo Decreto-Lei n" 200, de 25 de fevereiro de 1967 e amplamente difundidos na Administração Pública brasileira, são operados por terceirização.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509158368)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/CESPE) Sobre regulamentos, assinale qual a certa:
		
	
	o Presidente da República está autorizado a editar decretos ape¬nas para o fiel cumprimento da lei;
	
	todas as leis precisam de regulamentos para se tornar aplicáveis;
	 
	o Poder Regulamentar é típico do chefe do Poder Executivo;
	
	os regulamentos podem ser formalizados através de quaisquer atos administrativos.

Continue navegando