Buscar

Avaliando aprendizado ciclo 1 DIREITO DO TRABALHO II (2)

Prévia do material em texto

Avaliando aprendizado ciclo 1. direito do trabalho II
Não se esqueça de curtir e salvar para me ajudar!!
	
	1a Questão (Ref.:201706078175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alice, repositora no Supermercado Alegria Ltda. manifestou sua intenção de rescindir seu contrato de trabalho por prazo indeterminado, pedindo para ser feito um acordo com seu empregador. Tendo em vista as novas disposições introduzidas pela Lei nº 13.467/2017, o contrato de trabalho  
		
	
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, sendo devido apenas o saldo de salário e as férias vencidas acrescidas de 1/3, podendo Alice sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS e ingressar no Programa de Seguro-Desemprego.
	
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, não sendo devido o aviso prévio, sendo que as demais verbas trabalhistas serão devidas em sua integralidade, podendo Alice sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS, sem direito à indenização sobre o seu saldo e não podendo ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. 
	 
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, sendo devido metade do aviso prévio, se indenizado, e metade da indenização sobre o saldo do FGTS e as demais verbas trabalhistas em sua integralidade, podendo sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS, não podendo ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. 
	
	não poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, uma vez que as verbas trabalhistas representam direitos indisponíveis.  
	
	não poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, necessitando, para tanto, obrigatoriamente de autorização do Ministério do Trabalho para sua homologação. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706125135)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às férias, considere:
I. Os dias de férias gozados após o período legal de concessão deverão ser remunerados em dobro.
II. O empregado que se demite antes de complementar doze meses de serviço não tem direito a férias proporcionais.
III. A gratificação semestral não repercute no cálculo das férias.
IV. As faltas ou ausências decorrentes de acidente do trabalho não são consideradas para os efeitos de duração de férias.
De acordo com o entendimento sumulado do TST, está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	I e IV
	
	II e III
	
	II, III e IV
	
	I e II
	 
	I, III e IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706078157)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos contratos por prazo indeterminado, a comunicação que o contratante deve fazer ao empregado de que seu contrato de trabalho será rescindido, sem justa causa, denomina-se
		
	
	pedido de demissão 
	 
	aviso prévio.
	
	termo de rescisão do contrato de trabalho
	
	suspensão
	
	advertência 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706078151)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação ao aviso prévio, considere:
 
I. Conta-se o prazo do aviso prévio excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento.
II. Ao aviso prévio serão acrescidos 3 dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 30 perfazendo um total de até 60 dias.
III. É possível e legal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho no aviso prévio trabalhado, pelo pagamento das horas correspondentes.
IV. O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.
 
De acordo com a legislação competente, bem como com entendimento sumulado do TST, está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	I e III
	
	II e IV
	
	II e III. 
	
	I, II e III
	 
	I e IV
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706161826)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A sistemática acerca do direito às férias consubstanciada na Consolidação das Leis do Trabalho contempla as seguintes normas, EXCETO:
		
	
	É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.     
	 
	 Os membros de uma família, ainda se trabalharem no mesmo estabelecimento, não terão direito a gozar férias no mesmo período se  desejarem e não prejudicarem o serviço.
	
	 As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito
	
	 Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.
	
	 O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.

Continue navegando