Buscar

TRATAMENTO UTILIZADO PARA O PACIENTE DIAGNOSTICADO COM EPILEPSIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRATAMENTO UTILIZADO PARA O PACIENTE DIAGNOSTICADO COM EPILEPSIA
Palavras-chave: Paciente, Tratamento, Epilepsia, Fisioterapia, Medicamentos;
Introdução: A epilepsia é um transtorno neurológico crônico em que o paciente apresenta crises epiléticas recorrentes sem a pronta identificação de fatores causais como febre, distúrbios, AVC, meningite e anoxia. (foldvary , 2001 )A prevalência mundial em torno de 0,5 a 1%, sendo que 30% dos pacientes são considerados refratários apesar de tratamento adequado com anticonvulsivante. (Dourado, 2007) O diagnóstico de epilepsia pode ser estabelecido clinicamente quando houver recorrência de crises epilépticas não provocadas em pessoa sem fatores desencadeantes agudos ou potencialmente reversíveis. ( baker, 1998). Os principais sintomas e sinais são; perda de consciência, torpor e lapsos de atenção. O diagnostico pode ser através de exame de imagem, testes imunológicos e clínicos (guyatt, 1994)
Relevância: Este estudo se trata de avaliação cognitivas de importantes fatores que controlam a maneira como o individuo sente o impacto da doença em sua vida.
Objetivo: demostrar o efeito do carbamazepina, no tratamento de epilepsia. 
Matérias/ Metodos: Até final da década de 80 existiam no mercado essencialmente seis fármacos: fenobarbital, primidona (cujo principal metabolito é o fenobarbital), fenitoina, carbamazepina, valproato de sódio e etosuximida. Este último fármaco apenas se utiliza em epilepsias de ausências e foi largamente substituído pelo valproato, passando a ser de venda exclusiva nas farmácias hospitalares: os barbitúricos deixaram de ser fármacos de primeira linha pelos efeitos cognitivos que provocam; a fenitoína é também pouco utilizada pelos efeitos secundários. Utilizam-se ainda benzodiazepinas, embora não de primeira linha e, por regra, em associação.
Resultados e discussões: O tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, desde que o diagnóstico de epilepsia esteja estabelecido. O medicamento a ser comentado neste estudo é carbamazepina. Em estudos clínicos de carbamazepina administrada como monoterapia em pacientes com epilepsia – em particular, crianças e adolescentes - tem sido relatada a ação psicotrópica, incluindo um efeito positivo sobre os sintomas de ansiedade e depressão, tão bem quanto uma diminuição na irritabilidade e agressividade. Quanto à desempenho psicomotora e cognitiva, efeitos negativos ou equivocados foram relatados em alguns estudos, dependendo também da dose administrada. Em outros estudos, foram observados efeitos benéficos sobre a atenção, desempenho cognitivo / memória. ( vickrey BG)
Conclusão: Os conhecimentos sobre a epilepsia é cada vez mais frequente, incluindo a abordagem terapêutica e farmacológica que visam proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, que em muitas vezes sofrem com as crises. Com o uso dos medicamentos indicados pelo medico, e o tratamento sendo feito corretamente, o paciente com epilepsia pode ter uma vida normal.
Referencias:
Baker GA, Gagnon D, McNulty P. The relationship between seizure frequency, seizure type and QoL: findings from three European countries. Epilepsy Res 1998;30:231-240
Dourado MV, Alonso NB, Martins HH, Oliveira ARC, Vancini RL,Lima C et al. Quality of Life and the Self-Perception Impact of Epilepsy in Three Different Epilepsy Types. J Epilepsy Clin Neurophysiol 2007;13(4):191-6.
Foldvary N, Bingaman WE, Wyllie E. Surgical treatment of epilepsy. Neurol Clin 2001 May;19:491-515.
Guyatt GH, Cook D. Health status, quality of life and the individual.JAMA 1994;272(8):630-1.
Vickrey BG. A procedure for developing a Quality-of-Life measure for epilepsy surgery patients. Epilepsia 1993;34 (Suppl. 4):S22-S27.
Artigos: 
Faculdade de ciências medica (FCM) da Universidade de Campinas (UNICAMP) SP. ( google acadêmico)
Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, v.15, n.3, p.114-117, 2009 http://producao.usp.br/handle/BDPI/12103. 
Risco de mortalidade não natural em pessoas com epilepsia. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/

Outros materiais