Buscar

sociedade educação e cultura AVALIAÇAO III INDIVIDUAL DISCURSIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:391092) ( peso.:4,00)
	Prova:
	6026381
	Nota da Prova:
	8,00
Parte superior do formulário
	1.
	Nos estudos de Sociedade, Educação e Cultura, podemos compreender  que o Brasil é formado por uma sociedade plural. Neste sentido, é possível afirmar que existem "vários brasis?, apontando à ampla miscigenação racial, a diversidade cultural e as peculiaridades regionais. Diante disso, disserte sobre os desafios que estas diferenças indicam aos espaços educacionais.
	Resposta Esperada:
Como componentes da "sociedade plural" e dos "vários brasis" contribuem as diferentes etnias, formadas por imigrantes de diferentes países, bem como as constantes migrações que colocam em relação de contato e troca diferentes grupos e regiões. Por outro lado, existe também a manifestação de preconceitos e discriminações, e que neste contexto reside o grande desafio da escola em favorecer as relações pautadas na diversidade, respeito mútuo, indicando que da "plurietnicidade" resulta o vasto patrimônio sociocultural brasileiro um dos caminhos para dar conta deste desafio está na estratégia de valorizar a origem e trajetória de luta/sobrevivência dos grupos e dos indivíduos que compõem a sociedade brasileira.
	2.
	Zygmunt Bauman (1925), sociólogo polonês contemporâneo, defende em suas obras a ideia de que o mundo vigente é líquido, fluido e dinâmico, porém fortemente carregado de incertezas, inseguranças, medos e ameaças constantes. Diante destas afirmações, disserte sobre os argumentos e os exemplos que sustentam a teoria do sociólogo polonês.
	Resposta Esperada:
A tecnologia, em constante evolução, exclui vagas de empregos e ao mesmo tempo oferece novas oportunidades. No entanto, exige do ser humano novas competências e habilidades, entre elas a capacidade de se moldar e se adaptar de acordo com as estruturas já existentes, bem como as que poderão vir a existir. Os laços de relações constituídas entre as pessoas deixam de ser duradouras até o final da vida e passam a ser compreendidas e vividas a curto prazo. O caráter do consumismo está em incentivar a máxima utilização das coisas, o sucessivo descarte e a substituição por novas aquisições. Os valores de mercado e de negócios se tornam prioridade com relação aos governos, instituições, populações e tradições. Por outro lado, afloram os medos e a angústia em meio às pessoas que vivem em grandes cidades, as quais são estimuladas a assumir uma ação defensiva, na qual as pessoas buscam cada vez mais proteção, construindo muros, contratando seguranças e vigias particulares, passam a dirigir veículos blindados ou com escoltas, munem-se de porretes e revólveres e frequentam aulas de artes marciais.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando