Buscar

0 Questões Títulos de Crédito (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Patrícia Gomes de Melo
RGM 17288118
Turma D4 matutino
(CESPE) – Defensor Público (DPE/AC) 2018
Um empregado público, empresário proprietário de veículo e de unidade residencial no estado de Alagoas, recebeu notificação de protesto a respeito de dívida estadual.
Nessa situação hipotética, 
 
A. o empregado público foi intimado pessoalmente pelo tabelião.
B. o débito pode estar em certidão de dívida ativa estadual.
 
C. o débito refere-se às atividades empresariais do empregado público.
 
D. o empregado público foi intimado por dívida relativa a precatórios.
 
E. o débito decorre de ação de regresso.
(CESPE) – Defensor Público (DPE/AC) 2018
Assinale a opção que apresenta a denominação dada a pessoa capaz ordenada ao exercício profissional de atividade economicamente organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.
 
A. sociedade anônima
 
B. sociedade limitada
 
C. empresa
 
D. empreendedor
E. empresário
(VUNESP) – Juiz Substituto (TJ/SP) 2017 (5ª edição)
Qual dos títulos de crédito a seguir é necessariamente causal?
A. O cheque.
B. A promissória.
C. A letra de câmbio.
D. A duplicata.
 
(CESPE) – Defensor Público (DPE/AC) 2017
Com relação à nota promissória, assinale a opção correta.
A. Para que a cartularidade dessa nota seja garantida, é necessário aceite.
B. É vedada, nesse tipo de título, a utilização de cláusula não à ordem.
C. A obrigação constante desse título deve ficar sujeita a uma condicionante.
D. A referida nota é uma promessa de pagamento.
E. A emissão dessa nota exige vinculação a um negócio jurídico.
(CESPE) – Defensor Público (DPE/AC) 2017
Neste ano de 2017, determinada pessoa está sendo executada judicialmente com base em nota promissória vencida e válida, com aposição de local e data pelo portador. A nota promissória refere-se ao ano de 2016. Das informações a respeito da situação hipotética apresentada infere-se que
A. a aposição de local e data no título prejudica a sua execução.
B. a denominação “nota promissória” foi redigida por extenso e na língua em que foi emitida.
C. o emitente do título é um brasileiro nato.
D. ocorreu prescrição para a propositura da ação de execução do título extrajudicial contra o devedor do título.
E. o negócio concretizado com a emissão da nota promissória se deu entre pessoas jurídicas.
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XXII) 2017
Luiz emitiu uma nota promissória em favor de Jerônimo. No momento da emissão, ele não inseriu a quantia nem o lugar de pagamento. Na data do vencimento, o subscritor foi procurado por um procurador do beneficiário, que lhe exibiu a cártula com endosso-mandato e exigiu o pagamento. Luiz verificou, então, que o título havia sido preenchido abusivamente, pois constava o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), quando o correto seria R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), e o lugar de pagamento era diverso de seu domicílio, em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Procurado pelo devedor para analisar o caso e ciente de que o pagamento não foi realizado por ele, você, como advogado(a), responde que
A. é possível alegar em juízo, com êxito, a nulidade do título, em razão de o lugar de pagamento ser domicílio diverso do subscritor, caracterizando má-fé do portador atual.
B. não é possível ao subscritor se recusar validamente ao pagamento diante da autonomia das obrigações cambiárias e do endosso-mandato realizado na cártula.
C. é possível ao subscritor da nota promissória opor exceção pessoal ao beneficiário Jerônimo quanto ao conteúdo literal do título, diante do preenchimento abusivo.
D. não é possível a oposição de exceção ao pagamento, porque o subscritor da nota promissória é equiparado ao aceitante da letra de câmbio e, como tal, obriga-se a pagar na data do vencimento.
(CESPE) - Juiz Federal Substituto (TRF 5ª) 2017
Em relação aos títulos de crédito, assinale a opção correta.
A. A duplicata tem prazo prescricional de execução estipulado em seis meses, contados do pagamento, para os coobrigados exercerem o direito de regresso.
B. A cláusula em garantia pode ser aposta em qualquer fase da circulação do título e proíbe a realização de endosso a partir do momento de sua introdução no título.
C. A duplicata e o cheque são classificados como causais, e a nota promissória e a letra de câmbio como não causais.
D. A cláusula não aceitável é cabível somente nos títulos de crédito com vencimento a certo termo de vista.
E. A cláusula sem despesas transforma em facultativo o protesto necessário contra quaisquer devedores. 
(CESPE) - Juiz Substituto (TJPR/PR) 2017
O ato cambiário pelo qual o credor transmite a outrem seus direitos sobre título nominal à ordem é denominado
A. aceite.
B. aval.
C. endosso.
D. cessão civil de crédito.
(FCC) - Advogado (ELETROSUL) 2016
Quanto aos títulos de crédito, é correto afirmar que
A. fica validamente desonerado o devedor que paga título de crédito ao legítimo portador, no vencimento, sem oposição, independentemente de boa-fé.
B. a omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
C. dar-se-á em 30 dias o vencimento do título que não contenha indicação a respeito.
D. o título incompleto ao tempo de sua emissão não poderá ser preenchido posteriormente, pois ao tempo da emissão todos os dados devem estar indicados.
E. seu pagamento, que contenha obrigação de pagar uma soma determinada, pode ser garantido por aval, que deve ser dado no verso ou anverso do próprio título.
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XIX) 2016
Nanci, empresária individual, contraiu empréstimo com instituição financeira, formalizado em contrato de abertura de crédito. A esse contrato foi vinculada nota promissória avalizada, emitida pela mutuária em favor da mutuante.
Em relação à obrigação firmada pelo avalista, assinale a afirmativa correta.
A. A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou.
B. A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito goza de autonomia em razão do contrato de abertura de crédito ser título executivo extrajudicial.
C. O avalista poderá arguir exceção de pré-executividade em razão da iliquidez do título que originou a nota promissória, mesmo que esta tenha força executiva e autonomia.
D. A nota promissória gozará de autonomia somente com a anuência do avalista no contrato de abertura de crédito, além da sua assinatura no título.
 (FCC) – Defensor Público (DPE/ES) 2016
Sobre o endosso e o aval de letras de câmbio e de notas promissórias,
I. pelo endosso transmitem-se todos os direitos emergentes da letra de câmbio e da nota promissória e o endossante, salvo cláusula em contrário, garante o pagamento desses títulos.
II. o endosso pode ser condicional, mas não parcial.
III. o pagamento de uma letra de câmbio ou de uma nota promissória pode ser no todo ou em parte garantido por aval.
IV. o avalista é responsável da mesma maneira que a pessoa afiançada, mas sua obrigação se mantém se a obrigação que ele garantiu for nula apenas por vício de forma.
V. o endossante acionado não pode opor ao portador de uma nota promissória as exceções fundadas sobre as relações pessoais dele com os portadores anteriores, salvo se o portador ao adquirir a nota promissória tiver procedido conscientemente em detrimento do devedor.
Está correto o que se afirma APENAS em
A. II, III e IV.
B. III, IV e V.
C. II, IV e V.
D. I, III e V.
E. I, II e IV.
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XX) 2016
Cícero sacou uma letra de câmbio em favor de Amélia, tendo designado como sacado Elísio, que acatou a ordem de pagamento.
A primeira endossante realizou um endosso em preto para Dario, com proibição de novo endosso.
Diante do efeito legal da cláusula de proibição de novo endosso, assinale a afirmativa correta.
A. Caso Dario realize um novo endosso, tal transferência terá efeito de cessão de crédito perante os coobrigados e efeito de endosso perante o aceitante.
B. Dario não poderá realizar novo endosso no título sob pena de desoneração de responsabilidade cambial dos coobrigados.
C. Tal qual o endosso parcial, a proibição de novo endosso é nula por restringir a responsabilidade cambiária do endossante e do sacador.
D. Amélia, embora coobrigada, não responde pelo pagamento da letra de câmbio perante os endossatários posteriores a Dario.
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XX) 2016
Alvarenga, empresário individual, utilizou duplicata para a cobrança do preço referente à venda de laticínios do Serro que realizou em favor de Belmiro Braga. Consta no verso do título a assinatura de Brás Pires, na condição de avalista e sem indicação do avalizado. Após a prestação do aval, houve lançamento de endosso-mandato em favor do Banco Botelhos S/A.
Sobre o aval e as informações do enunciado, de acordo com a disposição da Lei de Duplicatas, o(s) avalizado(s) será(ão)
A. Alvarenga e Belmiro Braga.
B. Banco Botelhos S/A.
C. Belmiro Braga.
D. Alvarenga.
(CESPE) - Juiz Federal (TRF 4ª) 2016
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. Acerca dos títulos de crédito:
I. O cheque pagável à pessoa nomeada, com ou sem a cláusula expressa à ordem, é transmissível por via de endosso, diferentemente do cheque pagável à pessoa nomeada com a cláusula não à ordem ou equivalente, o qual somente se transmite pela forma e com os efeitos da cessão.
II. No ato da emissão da fatura, dela poderá ser extraída uma duplicata para circulação com efeito comercial, a qual consiste em título abstrato, não sendo admitida qualquer outra espécie de título de crédito para documentar o saque do vendedor pela importância faturada ao comprador.
III. O pagamento de uma letra de câmbio, independentemente do aceite e do endosso, pode ser garantido por aval. Para a validade do aval, é suficiente a simples assinatura do próprio punho do avalista ou do mandatário especial, no verso ou no anverso da letra.
IV. Quando o usufruto recai em títulos de crédito, o usufrutuário tem direito a perceber os frutos e a cobrar as respectivas dívidas.
A. Está correta apenas a assertiva IV.
B. Estão corretas apenas as assertivas I e II.
C. Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
D. Está incorreta apenas a assertiva II.
E. Estão incorretas apenas as assertivas I e IV.
(VUNESP) - Titular de Serviços Notariais e de Registro (TJSP/SP) 2016
Relativamente às cédulas de crédito, assinale a alternativa correta.
A. Para o registro das cédulas de crédito industrial, rural, à exportação e comercial, bem como de seus aditivos, é indispensável o reconhecimento de firmas.
B. A emissão e a negociação de cédula de crédito imobiliário independem de autorização do devedor do crédito imobiliário que ela representa.
C. A cédula de crédito industrial hipotecária será registrada no livro 2, de registro geral.
D. A cédula de crédito rural pignoratícia não é registrável no Registro de Imóveis, devendo ser inscrita no Registro de Títulos e Documentos.
(CESPE) - Juiz de Direito Substituto (TJDFT/DF) 2016
Assinale a opção correta, no que diz respeito a aval.
A. Se o título de crédito avalizado for vinculado a contrato de mútuo, o avalista deverá responder pelas obrigações nele contidas, ainda que ali não figure como devedor solidário.
B. No caso do cheque, se houver dois avais superpostos e em branco, considera-se que houve aval de aval.
C. Os avais simultâneos estabelecem entre os coavalistas uma relação fundada na solidariedade de direito comum, e não cambiária. Assim, se um deles pagar a dívida, terá o direito de exigir do outro apenas a quota parte que caberia a este.
D. O avalista de cheque prescrito deverá responder pelo pagamento deste em ação monitória, independentemente da prova de ter-se beneficiado da dívida.
E. O avalista citado para pagar o valor constante do título poderá invocar em seu favor benefício de ordem, de forma que, primeiro, sejam excutidos bens do avalizado.
(VUNESP) - Titular de Serviços Notariais e de Registro (TJSP/SP) 2016
Sendo nula a emissão do título de crédito, de ordinário,
A. fica vedada a circulação do título.
B. o aval regularmente dado no título também é nulo.
C. a circulação do título convalida qualquer nulidade.
D. o aval regularmente dado no título não perde seu efeito.
(CESPE) - Procurador do Estado (PGE/AM) 2016
No que concerne ao direito empresarial em sentido amplo, julgue os itens a seguir. A doutrina relativa ao direito cambiário trata do princípio da abstração, um subprincípio derivado do princípio da autonomia, que destaca a ligação entre o título de crédito e o fato jurídico que deu origem à obrigação que ele representa.
C. Certo
E. Errado
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XVIII) 2015
Feijó recebeu de Moura um cheque com cruzamento especial no valor de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais).
Acerca das disposições legais que disciplinam tal espécie de cheque, assinale a afirmativa correta.
A. O cheque com cruzamento especial pode ser pago em dinheiro no estabelecimento contra o qual foi sacado ou mediante apresentação a uma câmara de compensação.
B. O cruzamento especial não pode ser convertido em geral e a inutilização do cruzamento ou a do nome do banco é reputada com o não existente.
C. A aposição de vários cruzamentos especiais invalida o cheque, exceto se o portador, no primeiro cruzamento, indicar o mesmo banco que o sacado.
D. O cheque com cruzamento especial obriga o sacado a debitar a quantia indicada no título da conta do emitente e a reservá-la em benefício do portador legitimado, durante o prazo de apresentação. 
(FCC) - Defensor Público (DPE/SP) 2015
Joaquim comparece à Defensoria Pública alegando que recebeu notificação do tabelião de protestos relativa a cheque ao portador por ele emitido e não pago por falta de fundos. No entanto, alega que o notificante, Antônio da Silva, é terceiro por ele desconhecido e que já realizou acordo com Luiz de Souza, pessoa com quem realizou a transação comercial que motivou a emissão do cheque. O acordo consistiu em uma compensação de dívidas, visto que Joaquim possuía um crédito junto à empresa de Luiz, uma sociedade empresária limitada.
Ante o exposto, analise as assertivas a seguir.
I. Dentre os princípios que regem os títulos de crédito deve-se ressaltar o da autonomia ou independência, que prevê que o cheque, após expedido, desliga-se da obrigação que lhe deu origem, tornando-se autônomo e exigível por terceiro detentor do título, em razão de sua circulação.
II. O cheque ao portador permite sua circulação, sendo o titular do crédito quem porta o título, não havendo limites à sua emissão. Já o cheque nominativo a ordem faz expressa menção do titular do crédito, o que impede sua circulação, só sendo transmissível através da cessão civil de créditos.
III. Tendo em vista a existência de recusa de pagamento comprovada pelo protesto, é possível ao portador do cheque cobrar o valor nele encartado do emitente e de todos os endossantes, de forma solidária, mesmo que algum deles alegue que a falta de fundos se deu por fato não imputável a si.
IV. No caso em tela não há que se falar em compensação de créditos. Joaquim emitiu o cheque em favor de Luiz, não podendo compensar créditos com a empresa deste, ante o requisito da reciprocidade exigido pelo instituto da compensação.
Está correto o que se afirma APENAS em
A. I e IV.
B. I, II e IV.
C. II e III.
D. III e IV.
E. I
e III. 
(CESPE) - Juiz de Direito Substituto (TJDFT/DF) 2015 (2ª edição)
Para pagar uma dívida que tinha com cooperativa de crédito, Agenor repassou a essa instituição cédula de crédito emitida em dólares estadunidenses por banco com o qual celebrou contrato de crédito bancário em conta-corrente. Na própria cédula, foi dada garantia real da dívida, que recaiu sobre imóvel não residencial de propriedade exclusiva de Agenor. No entanto, essa garantia não foi registrada nem averbada no ofício de imóveis competente. Posteriormente, a cooperativa, mediante ação judicial, promoveu a cobrança de valor maior que o expresso na cédula de crédito bancário.
Nessa situação hipotética,
A. a cédula de crédito bancário em questão não é título executivo extrajudicial, pois, de acordo com entendimento consolidado do STJ, contratos de abertura de crédito não constituem títulos executivos, ainda que acompanhados de extratos de conta-corrente.
B. a cédula de crédito bancário somente poderia ser emitida em favor de instituição financeira ou entidade a esta equiparada. Por tal razão, a cooperativa de crédito não estaria autorizada a figurar como credora do título.
C. a garantia real prestada por Agenor carece de validade e eficácia, uma vez que não houve seu registro nem averbação no ofício de imóveis competente, requisito exigido por lei para que a garantia produza efeitos em relação tanto ao emitente quanto a terceiros.
D. por ter cobrado valor diferente do expresso na cédula de crédito bancário, a cooperativa ficou obrigada a pagar a Agenor o dobro do que cobrou a maior, que pode ser compensado na própria ação de cobrança.
E. o fato de a cédula de crédito bancário ter sido emitida em dólares causou-lhe a nulidade, pois é vedada a emissão desse tipo de título em moeda estrangeira.
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XVII) 2015
Lauro emitiu uma nota promissória com vencimento a dia certo em favor da sociedade empresária W Corretora de Imóveis Ltda. Embora o título esteja assinado pelo emitente, nele não constam a data e o lugar de emissão. Há cláusula de juros remuneratórios, com fixação de taxa anual de 12%. Antes do vencimento, o título recebeu aval em branco prestado por Pedro, irmão de Lauro. 
Sendo certo que os dados omitidos na nota promissória não foram preenchidos pela sociedade empresária antes da cobrança judicial, assinale a afirmativa correta.
A. Por se tratar de nota promissória com vencimento a dia certo, é válida a cláusula de juros remuneratórios.
B. O avalista em branco poderá alegar vício de forma como exceção ao pagamento perante a sociedade empresária.
C. A ausência do lugar de emissão na nota promissória acarreta sua nulidade, em razão da autonomia das obrigações cambiais.
D. Todos os dados omitidos na nota promissória deveriam ter sido preenchidos pela sociedade empresária até o dia do vencimento. Portanto, a ação de cobrança deverá observar o procedimento da ação monitória.
(FCC) – Juiz Substituto (TJ/GO) 2015
Analise as seguintes proposições acerca da duplicata:
I. Uma mesma duplicata pode corresponder a mais de uma fatura.
II. É permitido ao comprador resgatar a duplicata antes de aceitá-la ou antes da data do vencimento.
III. O pagamento da duplicata não poderá ser assegurado por aval, reputando-se não escrita declaração com esse sentido aposta no título.
IV. No ato da emissão da fatura, dela poderá ser extraída uma duplicata para circulação como efeito comercial, não sendo admitida nenhuma outra espécie de título de crédito para documentar o saque do vendedor pela importância faturada ao comprador.
V. Nos casos de venda para pagamento em parcelas, é obrigatória a emissão de tantas duplicatas quantas forem as parcelas, vedada a emissão de duplicata única.
Está correto APENAS o que se afirma em
A. IV e V.
B. I e II.
C. I e III.
D. II e IV.
E. III e V.
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XVI) 2015
Uma letra de câmbio no valor de R$ 13.000,00 (treze mil reais) foi endossada por Pilar com cláusula de mandato para o Banco Poxim S/A. Não tendo havido pagamento no vencimento, a cambial foi apresentada a protesto pelo endossatário mandatário, tendo sido lavrado e registrado o protesto pelo tabelião. Dez dias após o protesto, Rui Palmeira, aceitante da letra de câmbio, compareceu ao tabelionato e apresentou declaração de anuência firmada apenas pelo endossante da letra de câmbio, com identificação do título e firma reconhecida. Não houve apresentação do título no original ou em sua cópia.
À luz das disposições da Lei nº 9.492/97 sobre o cancelamento do protesto, é correto afirmar que o tabelião
A. não poderá realizar o cancelamento do protesto por faltar no documento apresentado a anuência do endossatário mandatário.
B. não poderá realizar o cancelamento do protesto, porque esse ato é privativo do juiz, diferentemente da sustação do protesto.
C. poderá realizar o cancelamento do protesto, porque é suficiente a declaração de anuência firmada pelo endossante–mandante.
D. poderá realizar o cancelamento do protesto, porque o pedido foi feito no prazo legal (30 dias) e pelo aceitante, obrigado principal.
(VUNESP) – Juiz Substituto (TJ/SP) 2015
Sobre títulos de crédito, é correto afirmar que
A. o endossatário de endosso em branco pode mudá-lo para endosso em preto, desde que o complete com o seu nome ou de terceiro, bem como pode endossar novamente o título, mas não pode transferi-lo sem novo endosso.
B. o devedor deve conferir a autenticidade das assinaturas de toda a cadeia de endossos lançados no título, antes de realizar o pagamento ao último endossatário e portador.
C. não é possível o preenchimento do título de crédito incompleto pelo credor após a sua emissão.
D. na cédula de crédito bancário pode ser constituída garantia real em documento separado, desde que se faça mera referência a isso no corpo da cédula.
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XIII) 2014
Glória vendeu um automóvel a prazo para Valente. O pagamento foi realizado em quatro notas promissórias, com vencimentos em 30, 60, 90 e 120 dias da data de emissão. Os títulos foram endossados em branco para Paulo Afonso, mas foram extraviados antes dos respectivos vencimentos.
Sobre a responsabilidade do emitente e do endossante das notas promissórias, assinale a afirmativa correta. 
A. Apenas o emitente responde pelo pagamento dos títulos porque o endossante não é coobrigado, salvo cláusula em contrário inserida na nota promissória.
B. A responsabilidade do emitente e do endossante perante o portador subsiste ainda que os títulos tenham sido perdidos ou extraviados involuntariamente.
C. O endossante e o emitente não respondem perante o portador pelo pagamento das notas promissórias em razão do desapossamento involuntário.
D. O emitente e o endossante não respondem pelo pagamento dos títulos porque só é permitido ao vendedor sacar duplicata em uma compra e venda.
(IADES) – Técnico em Saúde (SES/DF) 2014
A respeito dos serviços de operações bancárias relacionados aos cheques, assinale a alternativa correta:
A. No Brasil, lojas, empresas e instituições públicas, são obrigadas a receber cheques para pagamento de bens ou serviços, desde que apresentado pelo próprio emitente.
B. Um cheque devolvido pela insuficiência de fundo na primeira apresentação pode ser sustado pelo emitente antes da segunda apresentação.
C. Um cheque apresentado ao banco antes do dia nele indicado (cheque pré-datado) não poderá ser pago por essa instituição.
D. Em um cheque, quando houver divergência entre o valor numérico e o valor por extenso, prevalecerá o menor valor entre os dois.
E. A legislação brasileira em vigor permite o recebimento de talões de cheques somente a pessoas com idade mínima de 18 anos.
(CESPE) - Juiz de Direito Substituto (TJDFT/DF) 2014
Assinale a opção
correta de acordo com o entendimento predominante no TJDFT acerca de obrigações solidárias, contratos bancários e títulos de crédito.
A. O credor pode renunciar à solidariedade em favor de um, de alguns ou de todos os devedores; nesse caso, se houver rateio, entre os codevedores, da parte que, na obrigação, incumba a algum devedor insolvente, os exonerados da solidariedade pelo credor ficam de fora do rateio.
B. A solidariedade decorrente do contrato de abertura de conta conjunta é ativa e passiva, visto que cada titular está autorizado a movimentar livremente a conta.
C. A emissão de cheque sem suficiente provisão de fundos por um dos titulares de conta-corrente legitima a inscrição do nome de todos os cotitulares da conta nos cadastros de proteção ao crédito.
D. Os cotitulares não são devedores passivos solidários perante o portador do cheque sem suficiente provisão de fundos, pois a dívida se vincula à cártula, e não ao contrato bancário firmado com a instituição financeira.
E. Há solidariedade presumida, caso, na mesma obrigação, concorra mais de um credor, com direito à dívida toda, ou mais de um devedor, obrigado à dívida toda.
(FGV) – Exame de Ordem Unificado (OAB/XV) 2014
Sobre a distinção entre endosso e cessão de crédito, assinale a afirmativa correta.
A. A cessão de crédito é a forma de transmissão dos títulos à ordem, enquanto o endosso é a forma de transmissão dos títulos não à ordem.
B. A cessão de crédito ao cessionário pode ser parcial ou total, enquanto o endosso deve ser feito pelo valor integral do título, sob pena de nulidade.
C. A eficácia do endosso em relação aos devedores do título depende de sua notificação; na cessão de crédito, a eficácia decorre da simples assinatura do cedente no anverso do título.
D. O direito de crédito do endossatário é dependente das relações do devedor com portadores anteriores; o direito do cessionário é literal e autônomo em relação aos portadores anteriores.
(IESES) – Titular de Serviços de Notas e de Registros (TJ/PB) 2014
O endosso é o instituto cambiário abstrato e formal, decorrente de declaração unilateral de vontade, que confere circulação ao título de crédito.
Em relação a este ato cambiário podemos afirmar que:
I. O endosso deve ser lançado pelo endossante no verso ou anverso do próprio título.
II. A transferência por endosso completa-se com a tradição do título.
III. Considera-se não escrito o endosso cancelado, total ou parcialmente.
IV. Considera-se legítimo possuidor o portador do título à ordem com série regular e ininterrupta de endossos, ainda que o último seja em branco.
A sequência correta é:
A. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
B. Apenas a assertiva III está correta.
C. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
D. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
(CESPE) – Titular de Serviços de Notas e de Registros (TJDFT) 2014
Assinale a opção correta relativamente aos títulos de crédito.
A. Com o objetivo de proteger a confiança dos credores que adquirirem o título de crédito, a legislação brasileira veda a concessão de aval em data posterior à do vencimento da cártula.
B. De acordo com a jurisprudência do STJ, o empresário que apresente cheque pós-datado antes da data acordada com o emitente não estará sujeito ao pagamento de indenização por danos morais, devido ao fato de o cheque constituir ordem de pagamento à vista.
C. O STJ admite que o credor de nota promissória sem força executiva ajuíze, em até dez anos após a data de vencimento do título, ação monitória em face do emitente.
D. A jurisprudência do STJ admite que, nas cédulas de crédito rural, comercial e industrial, seja pactuada a capitalização de juros.
E. A abstração é um princípio característico dos títulos de crédito, segundo o qual as diferentes obrigações assumidas no título não são vinculadas, ou seja, são independentes entre si.
(FGV) – Analista Bancário (BNB) 2014
Com relação à diferença entre aval e fiança, é correto afirmar que:
A. o aval é uma garantia pessoal, enquanto a fiança é uma garantia real;
B. o aval é uma garantia real, enquanto a fiança é uma garantia pessoal;
C. o aval é uma garantia constituída em um título de crédito, enquanto a fiança é uma garantia estabelecida em contrato ou carta;
D. no aval, o credor pode acionar diretamente o avalista, enquanto na fiança se aciona o fiel depositário;
E. o aval precisa da assinatura do cônjuge, enquanto a fiança não tem essa exigência.
(FGV) – Analista Bancário (BNB) 2014
Com relação aos títulos de crédito, é correto afirmar que:
A. para a execução de uma duplicata não aceita e não devolvida, há obrigatoriedade do protesto por falta de pagamento e comprovação da remessa da mercadoria;
B. a omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem;
C. o aval deve ser dado no verso ou no anverso do próprio título, sendo necessário conter a data e a assinatura do avalista;
D. em nenhuma hipótese o emitente de uma nota promissória pode opor ao portador endossatário as exceções que poderia opor contra o endossante;
E. caso a quantia, em uma nota promissória, esteja escrita mais de uma vez, quer por extenso, quer em algarismos, havendo divergência, prevalecerá a indicação da quantia de menor valor.
(CESPE) – Advogado (SEPRO) 2013
Com relação aos títulos de crédito, julgue os itens subsequentes.
A cédula de crédito bancário representativa de dívida oriunda de contrato de abertura de crédito bancário em conta-corrente constitui título executivo extrajudicial.
C. Certo
E. Errado
(CESPE) - Técnico Científico Banco da Amazônia S.A. 2007
Júlia adquiriu de Poliana um aparelho televisor pela quantia de R$ 400,00. A dívida ainda não foi quitada porque Júlia não dispõe do montante necessário para fazê-lo. Como Camila deve R$ 400,00 a Júlia, que pegou emprestado há cerca de um ano, a credora sacou letra de câmbio para que Camila efetuasse o pagamento dos R$ 400,00 a Poliana.
Tendo como referência inicial a situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, a respeito das normas atinentes aos títulos de crédito.
Camila se obriga a pagar a letra de câmbio emitida por Júlia pelo simples fato da emissão do título de crédito.
C. Certo E. Errado
 (CESPE) - Técnico Científico Banco da Amazônia S.A. 2007
Em decorrência de contrato de prestação de serviços, Cléber se comprometeu a pagar a Soraia a importância de R$ 850,00, emitindo, para tanto, nota promissória a certo termo da vista. Posteriormente, a nota promissória foi avalizada por Luana.
Considerando a situação hipotética acima e as normas atinentes aos títulos de crédito, julgue os itens subsequentes.
É lícito que Luana avalize apenas metade do valor da dívida.
C. Certo
E. Errado
Acerca da disciplina normativa do cheque, assinale a opção correta.
A. A lei veda ao banco sacado a prestação de aval para garantir o pagamento do cheque.
B. Admite-se, excepcionalmente, a estipulação de cláusula de juros inserida no cheque.
C. A lei admite a emissão de cheque contra banco, instituição financeira ou cooperativa de crédito.
D. Assim como os demais títulos de crédito, o cheque deve ser apresentado para aceite.
Uma letra de câmbio foi sacada por Z contra X para um beneficiário Y e foi aceita. Posteriormente, foi endossada sucessivamente para A, B, C e D. Nessa situação hipotética:
I - Z é o sacado, X é o endossante, Y é o tomador.
II - aposto o aceite na letra, X torna-se o obrigado principal.
III - se, na data do vencimento, o aceitante se recusar a pagar a letra, o portador não precisará encaminhar o título ao protesto para garantir o seu direito de ação cambial ou de execução contra os coobrigados
indiretos.
IV - se A promover o pagamento ao portador D, os endossantes B e C estarão desonerados da obrigação.
Estão certos apenas os itens
A. I e III.
B. I e IV.
C. II e III.
D. II e IV.
Os títulos de crédito são tradicionalmente concebidos como documentos que apresentam requisitos formais de existência e validade, de acordo com o regulado para cada espécie. Quanto aos seus requisitos essenciais, a nota promissória:
A. poderá não indicar o nome do sacado, permitindo-se, nesse caso, saque ao portador.
B. precisa ser denominada, com sua espécie identificada no texto do título.
C. poderá ser firmada por assinatura a rogo, se o sacador não puder ou não souber assiná-la.
D. conterá mandato puro e simples de pagar quantia determinada.
De acordo com a legislação em vigor relativa a títulos de crédito, não é passível de aceite a:
A. duplicata.
B. duplicata rural.
C. letra de câmbio.
D. nota promissória
No título de crédito, a cláusula proibitiva de endosso:
A. Deve ser lançada no próprio título, em assinatura isolada, no verso.
B. Considera-se não escrita.
C. Implica na total impossibilidade de transferência do título.
D. Considera-se escrita, desde que não constitua motivo e oposição ao terceiro portador.
Considerando-se que Paula tenha endossado a Luana um cheque de terceiro no valor de R$ 500,00, é correto afirmar que:
A. Paula por ter endossado o cheque, responde pela solvência do devedor principal, no valor de R$ 500,00.
B. o endosso produz os mesmos efeitos jurídicos de uma cessão civil de créditos.
C. o endosso transfere a Luana a posse, não a propriedade do título de crédito.
D. o endosso de Paula será nulo de pleno direito se a obrigação consubstanciada no cheque já estiver vencida.
Dos títulos de crédito abaixo, o único que admite aceite do sacado é o(a):
A. nota promissória.
B. conhecimento de frete.
C. duplicata de prestação de serviços.
D. cédula de crédito rural.
Os atos extrajudiciais que interrompem a prescrição da pretensão à execução do emitente de cheque incluem o(a):
A. devolução do cheque pelo sacado por insuficiência de fundos.
B. protesto cambial.
C. envio de correspondência notificando o não pagamento.
D. saque de duplicata à vista em substituição ao cheque devolvido.
O aval parcial de uma nota promissória é:
A. simplesmente ineficaz.
B. nulo.
C. considerado não-escrito.
D. válido e eficaz.
Acerca de conhecimento de depósito e warrant, assinale a opção INCORRETA.
A. São títulos de crédito representativos de direitos sobre mercadorias.
B. O warrant é título de crédito que confere direito de penhor sobre a mercadoria depositada em armazém geral.
C. O conhecimento de depósito e o warrant são títulos unidos, emitidos simultaneamente pelo depositário, a pedido do depositante, podendo ser transmitidos unidos ou separadamente, mediante endosso.
D. Em relação ao conhecimento de depósito, tem o portador desse título direito de regresso contra endossantes anteriores, desde que efetivado o protesto cambial no prazo legal.
Com relação a resseguro, assinale a opção correta.
A. Trata-se de operação de seguro em que duas ou mais seguradoras, com a anuência do segurado, dividem entre si o risco de uma apólice, sem solidariedade.
B. Somente sociedades de economia mista podem realizar operações de resseguro no Brasil.
C. Os riscos do resseguro podem ser transferidos, total ou parcialmente, de um ressegurador para outro ressegurador, ou de um ressegurador para sociedade seguradora local.
D. Sociedade estrangeira não pode realizar operação de resseguro no Brasil.
Em relação ao aceite nas letras de câmbio, é INCORRETO afirmar:
A. A letra pode ser apresentada até o vencimento pelo portador ou até por um simples detentor;
B. É vedado ao sacado riscar o aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra;
C. O sacador pode determinar que a apresentação ao aceite não poderá efetuar-se antes de determinada data;
D. O sacado pode limitar o aceite a uma parte da importância sacada.
A letra de câmbio, que não contenha expressamente a cláusula à ordem:
A. É transmissível por via de endosso, só não o sendo em caso do sacador ter inserido no título as palavras "não à ordem";
B. Não pode ser transmitida por via de endosso, sendo transmissível apenas pela forma e com os efeitos de uma cessão ordinária de créditos;
C. Só pode ser endossada com a aceitação expressa do sacador;
D. É transmissível por endosso, mas o endossante, via de regra, não se torna garantidor do pagamento da letra.
Para a validade do aval, dado no anverso de uma nota promissória:
A. Torna-se indispensável a concordância expressa do avalizado;
B. É suficiente a simples assinatura do avalista;
C. Deverá constar se o aval é pelo total da quantia expressa ou parcial;
D. Deverá ser inserida, expressamente, declaração firmada pelo credor concordando com a indicação do avalista.
Marque a alternativa correta no que se refere à letra de câmbio que não contém a indicação do lugar em que deve se efetuar o pagamento:
A. Não produz efeitos quanto título de crédito;
B. Considera-se como pagável à vista, no domicílio do tomador;
C. Considera-se pagável no lugar designado ao lado do nome do sacador;
D. Considera-se pagável no lugar designado ao lado do nome do sacado.
São requisitos da nota promissória, exceto:
A. Expressão “nota promissória” e nome do beneficiário da promessa de pagamento;
B. Aval e aceite;
C. A promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada e data do pagamento;
D. Expressão “nota promissória” e assinatura do susbscritor.
São títulos de crédito causais:
A. Nota promissória e cédula de crédito industrial;
B. Letra de câmbio e duplicata;
C. Conhecimento de depósito e duplicata;
D. Letra de câmbio e nota promissória.
Quanto aos títulos de crédito, assinale a alternativa CORRETA:
A. Pode o portador promover a execução do cheque em até 6 meses, contados da expiração do prazo para apresentação para pagamento, que é de 15 dias;
B. É de 10 dias o prazo para remessa da duplicata ao comprador, contado da data de sua emissão;
C. O cheque se constitui numa ordem de pagamento à vista, sendo permitido o seu endosso total ou parcial;
D. O endosso transmite a propriedade do título de crédito e se completa com a sua tradição.
Em relação ao aceite nas letras de câmbio, é INCORRETO afirmar:
A. A letra pode ser apresentada até o vencimento pelo portador ou até por um simples detentor.
B. É vedado ao sacado riscar o aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra.
C. O sacador pode determinar que a apresentação ao aceite não poderá efetuar-se antes de deterinada data.
D. O sacado pode limitar o aceite a uma parte da importância sacada.
Assinale a alternativa correta:
A. Nas sociedades anônimas, o capital social poderá ser formado com contribuições em qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro, desde que referida avaliação seja feita por 1 (um) perito, sendo vedada a contratação de empresa especializada para tal fim;
B. Concluída a operação de incorporação, a sociedade incorporada não se extinguirá até que sejam satisfeitas todas as suas obrigações;
C. De acordo com o Direito Brasileiro, é expressamente vedada a cessão, total ou parcial, da patente ou do pedido de patente;
D) A nota promissória é uma promessa de pagamento, e deve conter como um dos requisitos essenciais para sua validade o nome da pessoa a quem deve ser paga.
Em relação ao Direito Cambiário, é correto afirmar que:
A. a duplicata, quando de prestação de serviços, pode ser emitida com
vencimento a tempo certo de vista.
B) o aval dado em uma nota promissória pode ser parcial, ainda que sucessivo.
C) o protesto é necessário para garantir o direito de regresso contra o(s) endossante(s) e o(s) avalista(s) do aceitante de uma letra de câmbio.
D) o aceite no cheque é dado pelo banco ou instituição financeira a ele equivalente, devendo ser firmado no verso do título.
Com relação ao instituto do aceite de títulos de crédito, assinale a alternativa correta.
A. A duplicata pode não ser aceita, sem qualquer fundamentação pelo sacado; neste caso, ele não será responsável pelo pagamento do título.
B. Para a cobrança de uma duplicata não aceita, é necessária apenas a realização de seu protesto.
C.O aceite de cheque é condição essencial para que o beneficiário possa executar o sacado.
D. O aceite de uma letra de câmbio torna o sacado devedor direto do título.
Com relação ao instituto do aval, é correto afirmar que: (2012.2 – FGV)
A. é necessário o protesto para a cobrança dos avalistas do emitente e dos endossantes de notas promissórias.
B. o avalista, quando executado, pode exigir que o credor execute primeiro o avalizado.
C. o aval pode ser lançado em documento separado do título de crédito.
D. a obrigação do avalista se mantém, mesmo no caso de a obrigação que ele garantiu ser nula, exceto se essa nulidade for decorrente de vício de forma.
Com relação ao instituto do cheque, assinale a afirmativa correta.
A. O cheque pode ser sacado contra pessoa jurídica, instituições financeiras e instituições equiparadas.
B. O portador não pode recusar o pagamento parcial do cheque.
C. O cheque pode consubstanciar ordem de pagamento à vista ou a prazo.
D. A ação de execução do cheque contra o sacador prescreve em 1 (um) ano contado do prazo final para sua apresentação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando