Buscar

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Prévia do material em texto

DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Módulo 01
Aula 01
Origem do Estado Social
Proteção Social: Pode ser entendida como atos do Estado com vistas a amparar os riscos sociais que estão expostas parcelas da sociedade. A proteção social se difere da proteção civil, pois esta se destina ao amparo de vulnerabilidades, com atuação precípua da sociedade, sendo a proteção civil por sua vez, dever do Estado. Não é incompatível, entretanto ambas as espécies. A principal política de proteção social prevista em nosso Estado é a Seguridade Social que é gênero que possui como espécies a Previdência, a Assistência Social e a saúde. 
Os direitos Sociais tratam-se de uma concessão do regime capitalista. Remonta à idéia à época da Revolução Industrial e em razão das circunstancias enfrentadas pelos trabalhadores à época. Os direitos sociais surgem como uma forma de manutenção do status quo, de modo a garantir premissas básicas a sobrevivência dos indivíduos. Isso desmistifica a idéia de que os direitos sociais são voltados a uma socialização do Estado, uma vez que esse controle é necessário para que o capitalismo se mantenha. 
Nessa conjuntura histórica, surge como embrião o princípio basilar da seguridade social, qual seja o princípio da solidariedade, que é estruturante ao regime de Proteção Social. 
Os modelos de seguridade social são basicamente três: bismaquiano,m 
Bismaquiano: Surgido da Alemanha. Leis que amparavam determinadas categorias de trabalho que eram necessárias ao capitalismo.

Continue navegando