Buscar

Resenha do filme Wall-e

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do filme Wall-e
 O filme trata de uma inteligência artificial que faz parte de um processo cibernético de preservação humana, estipulado como diretrizes aos robôs no ano de 2110, onde os projetos de limpeza da terra são feitos por máquinas chamadas de Wall-e que não obtiveram sucesso, devido ao alto nível de poluição no planeta, tornando-se a vida impossível na Terra. O expectador é envolvido neste contexto, pois a ficção não está muito longe da realidade e 700 anos após uma sonda encontra uma planta, o começo de uma nova era.
 O planeta não aguenta mais tanta agressão de todos os lados e sentidos, que em um futuro não tão distante, que por motivo da ignorância de humana, através de guerras, e/ou catástrofes globais causadas por efeitos colaterais da poluição, não haveria seres humanos e vegetais mais habitando a terra, somente habitado por um robô e uma barata. O marketing de uma vida no espaço em uma nave é mostrado como uma oportunidade de lazer. 
 Através de conhecimentos científicos, é relatado de que seres invertebrados não são afetados pela radiação e o robô Wall-e em especial é parte do avanço tecnológico da autossuficiência robótica, onde estes componentes possuem sentimentos e vida própria como se fossem humanos, porém ele é capaz de se consertar e se recarregar. Wall-e estava programado para compactar o lixo acumulado sobre a terra, produzido sem controle como hoje, que na sua grande maioria é literalmente jogado em aterros.
 A vida humana já não estava no planeta Terra devido a poluição no solo, água e ar, mas em uma nave. Nave qual onde pessoas não possuíam vidas próprias, na qual a criação manipulava o criador. A Inteligência cibernética predominava sobre as pessoas, conhecendo suas fraquezas e fazendo uso disto para manipulá-los, assim foi o modo encontrado por seus antepassados como meio de sobrevivência. Enquanto isso na Terra Wall-e trabalhava diariamente, dando valores diferentes a coisas que são tipicamente humanas, como talher, brinquedos, etc... E como robô não possui senso de valores por escassez, “jogou o diamante fora”. Com uma atmosfera irrespirável até aquele momento, após o feito de Wall-e de ter encontrado uma planta germinada, a partir daquele momento o planeta poderia ser habitado novamente por pessoas. Supostamente, entende-se de que, quando as pessoas fugiram da Terra, os computadores foram programados á enviar sondas de reconhecimento em busca de vidas que realizam fotossíntese no planeta, a evidência de que havia acontecido a catástrofe que impossibilitava a vida em seu meio.
 A maestria do filme está no sentimento do robozinho e a sua fiel barata, que ás vezes apanha atropelado por seu dono, mas a sua fidelidade é idêntica a de um cão. O brilho das lentes dele ao ver o vídeo musical, o tocar das mãos é ponto extremo da sua humanidade. A solidão contrasta com sonhos, sentimentos basicamente humanos, mais que a maioria dos humanos de hoje. Com a Eve, o filme se tornou humano, provavelmente quase todos não enxergavam mais robôs, mas seres que buscava seus objetivos, uma realização de seus anseios e sentimentos (apaixonado), de outro lado a sua missão de encontrar vestígios de que seria possível a vida no planeta, uma planta.
 Foi paixão á primeira vista, Wall-e se viu como o ator do filme de mãos dadas, de início Eve não deu tanta atenção, mas após a tempestade de areia a situação começa a mudar. O sentimento, o medo que o robozinho poderia perder sua amada ( raio x ) naquele lugar diferente, na nave. O filme ensina a superação, a lealdade, a olhar ao nosso redor, a sermos mais eficientes, menos egoístas e móveis. Que foi um dos grandes problemas mostrados nas pessoas mórbidas, a atrofiação de seus músculos e afinamentos dos seus ossos, causados por uma falsa sensação de comodidade. Mas a sensibilidade, maturidade e a demonstração de sentimentos de Eve é quase tão humana quanto á superação do homem que passou tanto tempo em cima de uma poltrona, de que a Logística Reversa é uma saída consciente para este problema de tamanho irreversível, mas que pode ser transformado.
 A novidade sobre de onde vieram é imensa, o capitão fica maravilhado com as fotos de quando era perfeito, mas a tristeza de quando viu a realidade, no que havia se tornado, mas a possibilidade de começar de novo o fez superar suas condições. A união de todos fez a diferença, todos unidos em um objetivo, transformou a nova possibilidade em realidade e mesmo com o planeta cheio de problemas, e a realidade de viver novamente na terra era excelente.

Continue navegando

Outros materiais