A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
EXERC 02 ESTATISTICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Estatística Aplicada
Atividade anterior 
Próxima atividade 
Iniciado em
terça, 26 Mar 2019, 15:48
Estado
Finalizada
Concluída em
terça, 26 Mar 2019, 15:49
Avaliar
0,00 de um máximo de 10,00(0%)
Top of Form 1
& 
Questão 1
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão
Quando analisamos o mundo que nos cerca, identificamos que todos os acontecimentos, sejam eles culturais ou naturais, envolvem um grande número de variáveis. As diversas ciências têm a pretensão, de conhecer a realidade e de interpretar os acontecimentos (ciências humanas) e os fenômenos (ciências naturais), baseadas no conhecimento das variáveis intervenientes consideradas importantes nestes eventos. Somos cientificamente treinados a analisar as variáveis isoladamente e a partir desta análise fazer inferências sobre a realidade. Esta simplificação tem vantagens e desvantagens. Quando um fenômeno depende de muitas variáveis, geralmente este tipo de análise falha, pois não basta conhecer informações estatísticas isoladas, mas é necessário também conhecer a totalidade destas informações fornecida pelo conjunto das variáveis. Acerca da utilização da Estatística para interpretação da realidade, é correto afirmar que: 
Escolha uma: 
a. Os dados estatísticos tem validade apenas numérica e não podem ser utilizados para interpretação de fenômenos da realidade. 
b. Raramente, ou nunca, os dados estatísticos falam por si mesmos. Eles podem, no entanto, ser extremamente úteis quando forem habilmente coletados e criticamente analisados. 
c. Os dados qualitativos representam uma característica da qualidade (ou atributo) associado ao item pesquisado, por isso representam melhor a realidade. 
d. Nenhuma das alternativas está correta. 
e. Os dados estatísticos apresentam um juízo pronto, objetivo e irrefutável da realidade, tendo interpretação indiscutível. 
Feedback
A resposta correta é: Raramente, ou nunca, os dados estatísticos falam por si mesmos. Eles podem, no entanto, ser extremamente úteis quando forem habilmente coletados e criticamente analisados.. 
Questão 2
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão
Na matemática aplicada, algarismos significativos são utilizados para monitorar os erros ao se representar números reais na base 10. Excetuando-se quando todos os números envolvidos são inteiros (por exemplo o número de pessoas numa sala), é impossível determinar o valor exato de determinada quantidade. Assim sendo, é importante indicar a margem de erro numa medição indicando os algarismos significativos, sendo estes os dígitos com significado numa quantidade ou medição. Utilizando algarismos significativos, o último dígito é sempre incerto. Desta forma, é importante utiliza-los em trabalhos científicos. Neste sentido, os números 1,78; 0,045; 0,04500; 750 possuem, respectivamente: 
Escolha uma: 
a. 3; 2; 2; 2 algarismos significativos. 
b. 3; 3; 5; 3 algarismos significativos. 
c. 3; 2; 4; 3 algarismos significativos. 
d. 3; 4; 4; 3 algarismos significativos. 
e. 3; 2; 4; 2 algarismos significativos. 
Feedback
A resposta correta é: 3; 2; 4; 3 algarismos significativos.. 
Questão 3
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão
É muito difícil poder trabalhar com todos os elementos da população, pois é comum termos pouco tempo e recursos. Assim, geralmente, o pesquisador só estuda um pequeno grupo de indivíduos retirados da população, grupo esse que é chamado de amostra. Uma amostra estatística consiste em um subconjunto representativo, ou seja, em um conjunto de indivíduos retirados de uma população, a fim de que seu estudo estatístico possa fornecer informações importantes sobre aquela população. Assim, analisando-se uma boa amostra chega-se a resultados que podem ser imputados á população inteira. Considere uma população de 140 estudantes, 84 são mulheres e 56 são homens. Deseja-se considerar, para um questionário de pesquisa, uma amostra de 20 estudantes. Respeitando as proporções de uma amostra estratificada, quantos destes deverão ser homens? 
Escolha uma: 
a. 12. 
b. 8. 
c. 6. 
d. 10. 
e. 4. 
Feedback
A resposta correta é: 8.. 
Questão 4
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão
A medida de tendência central mais comumente usada para descrever resumidamente uma distribuição de frequências é a média aritmética, sendo que em certos casos podem ser utilizados outros tipos de médias: média geométrica, média harmônica, média quadrática, média cúbica ou média biquadrática. Neste sentido, um professor calcula a nota final de cada aluno por uma média ponderada, considerando que as provas têm ordem crescente de peso da seguinte forma: primeira prova, peso 1; segunda prova, peso 2; terceira prova, peso 4. Suponha que as notas de um aluno nas três provas semestrais tenham sido 5,2; 6,0 e 8,8, sua média final será aproximadamente igual a: 
Escolha uma: 
a. 7,4. 
b. 8,0. 
c. 6,5. 
d. 7,5. 
e. 8,7. 
Feedback
A resposta correta é: 7,5.. 
Questão 5
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão
Normalmente, quando fazemos a leitura de um jornal ou de uma revista, nós nos deparamos com séries, sejam elas cronológicas ou históricas categóricas ou específicas, geográficas, de dupla entrada. É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados quantitativos em função da época, do local ou da espécie. Podemos classificá-las como séries históricas ou cronológicas, geográficas, específicas ou categóricas. Portanto, uma sucessão de números referidos a uma variável qualquer define uma série estatística. Em outras palavras, ela fica definida por quaisquer coleção de dados referidos a uma mesma ordem de classificação. Sobre os tipos de série estatística é correto afirmar que: 
I. Na série temporal (também chamada de série cronológica ou histórica), a época, ou delimitação temporal, é o elemento fixo, enquanto os fatores geográficos e especificativos dos fenômenos definem os elementos variáveis. 
II. Na série geográfica (também chamada de série territorial ou espacial), a época, ou delimitação temporal, e os fatores especificativos (fenômenos) são elementos fixos, enquanto que o fator geográfico define o elemento variável. 
III. Na série específica (série categórica), o fenômeno, ou fator especificativo, é um elemento não variável.
Escolha uma: 
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
c. Apenas a alternativa I está correta. 
d. Apenas a alternativa II está correta. 
e. Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa II está correta.. 
Questão 6
Não respondido 
Marcar questão 
Texto da questão
A estimação consiste em utilizar um conjunto de dados incompletos, ao qual iremos chamar de amostra, e com ele obter estimativas de quantidades de interesse. Estas estimativas podem ser pontuais (representadas por um único valor) ou intervalares. Para verificar se diferenças verificadas entre duas amostras são factuais ou casuais, é muito útil considerar uma teoria da amostragem. Sobre isso, é correto afirmar que: 
I. Na amostragem aleatória, a escolha de cada elemento é feita de modo que cada um tenha diferente chance de estar contido na amostra. 
II. Na amostragem estratificada, divide-se a população em pelo menos duas subpopulações conforme características comuns de cada uma. Em seguida, é extraída uma amostra de cada estrato, respeitando a proporcionalidade com a população. 
III. Um exemplo de amostragem sistemática é: em uma sala de aula, a professora faz uma pergunta a cada 7 alunos de sua lista de chamada, ou seja, aos alunos números 7, 14, 21 etc.
Escolha uma: 
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. Apenas a alternativa I está correta. 
c. Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
e. Apenas a alternativa II está correta. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas II e III estão corretas.. 
Questão 7
Não respondido 
Marcar questão 
Texto