Buscar

Questionário - geologia- ucb

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Prof. Murilo Gomes Torres
QUESTIONÁRIO – 1
TEMA : A TERRA
1) Quais as principais feições que individualizam a Terra em relação aos outros planetas ?
Presença de água no estado líquido. 
Atmosfera a base de N-O.
Posição espacial em relação ao sol.
Desenvolvimento da vida.
2) Sobre meteoritos responda:
a) Cite duas importâncias dos meteoritos para o estudo do Planeta Terra.
Pois eles datam a formação do sistema solar, e formaram os planetas telúricos ou terrrestres dentre esses está o planeta Terra.
b) Explique a formação das rochas meteoríticas.	
A maior parte dos meteoritos são procedentes de asteroides, os quais podem ser restos dos materiais que formaram os planetesimais ou mesmo fragmentos de proto-planetas desintegrados por colisões mútuas ou que não chegaram a agregar-se.
3) O Planeta Terra foi formado por choques ou colisões de meteoros. Por que, então, não se observa na superfície e no interior da Terra nenhuma rocha de composição meteorítica ? Descreva sucintamente o processo de evolução interna (processo de formação do Núcleo, Manto e Crosta).
Não é possível encontrar restos de rochas meteoriticas que atingiram a Terra durante a formação pelo fato desses meteoritos serem compostos de metais pesados, como ferro e niquel e a maior parte dos materiais mais densos agregou-se onde se localiza o núcleo terrestre atualmente. 
Núcleo: Em seus primeiros momentos de existência, há cerca de 4.5 bilhoes de anos, a Terra era formada por materiais líquidos ou pastosos, e devido a ação da gravidade os objetos mais densos foram empurrados para o interior do planeta enquanto os materiais menos densos foram empurrados para superfície do planeta.
Manto: A diferenciação do manto iniciou-se há centenas de milhares de anos, atrás, pela ação da gravidade. O mineral responsável pela formação das camadas da Terra é o magma, constituído por silício.
Crosta: Formado pelo processo de diferenciação das camadas o mais denso migrou para o núcleo e o mais leve como silício, oxigênio, alumínio entre outros subiram à superfície, formando uma camada que se solidificou com o tempo. 
4) Descreva as subdivisões internas da terra, e suas características físicas, químicas e mineralógicas (densidade, composição, estado físico sólido ou líquido)de cada uma destas?
5) Para que o núcleo terrestre funcione como um grande geodínamo é necessário que o mesmo libere grande quantidade de energia. 
a) Quais os principais tipos de energia liberadas do núcleo terrestre?
Energia gravitacional e energia radioativa que depois se transformam em energia térmica para o manto.
6) Como é possível o núcleo externo estar no estado líquido e o núcleo interno estar no estado sólido, se ambos possuem a mesma composição química?
Pois a pressão que é exercida no núcleo interno é bem maior que no núcleo externo, e assim o mantém sólido. Pois a força é inversamente proporcional ao volume e assim diminuindo o volume, as partículas ficam mais próximas, mantendo o núcleo interno sólido.
7) Determinadas regiões do manto apresentam-se depletadas (empobrecidas) em alguns elementos químicos. Como se chamam essas regiões? Em quais níveis esses elementos poderiam se concentrar posteriormente?
8) Quais os tipos de crostas? Descreva-as (propriedades físicas, químicas).
Existem dois tipos de crosta: oceânica com espessura de 7 à 10 km, é constituída essencialmente por basalto, enquanto que a crosta continental, com espessura de 20 à 70 km é constituída principalmente de granito. A crosta oceânica é a mais densa que a crosta continental, por conter mais ferro em sua composição. 
9) Qual o método indireto que possibilitou o homem e estudar e conhecer as subdivisões internas e as composições químicas do núcleo e do manto? Descerva.
O método utilizado é o de ondas sísmicas, onde as ondas “S” se propagam em meio sólido e as ondas “p” se propagam em qualquer meio físico dando a entender como é o interior da terra.
10) Como é o comportamento das ondas sísmicas S (cisalhante) e P (compressional) no interior do Planeta Terra?
Somente as ondas S e P são consideradas profundas, pois atravessam o interior da terra. As ondas “S” (cisalhantes) propagam apenas em meio sólido e já as ondas “p” (compressional) propagam em todos os meios físicos. Ondas “p” são mais rápidas, vibram no sentido do movimento (da propagação) análoga à da vibração sonora, compressão seguida de dilatação. Ondas “S” são transversais e o impulso sofrido pela partícula vibráteis do solido ocorre no sentido perpendicular ao da propagação da onda.

Outros materiais