Buscar

RC um

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REDES CONVERGENTES
1.Complete a lacuna do texto abaixo? (1,0 ponto) ¿Para que dados multimídia sejam enviados, são usadas técnicas de processamento digital de sinais para codifica-los. O H.323 aceita codificações/decodificações de algoritmos de áudio especificados pelo ITU como G.711, G.722, G.723.1, G.728 e G.729. O objetivo dos _________ de áudio ao codificar a fala e o de comprimir os dados para que possam ser transmitidos em tempo real utilizando uma pequena largura de banda.¿
Opção Marcada Opção Errada	Teoria da Amostragem
Opção Não Respondida	Containers
Opção Não Respondida Opção Certa	Codecs
Opção Não Respondida	Transcoders
Opção Não Respondida	Criptografia
 2.	Ref.: 113411	Pontos: 0,00 / 1,00
O processo de digitalização da voz era utilizado em meados da década de 80 com a tecnologia ISDN, que utilizava um codificador em forma de onda PCM (Pulse Code Modulation, padrão G-711). Atualmente, esse codificador também é utilizado na tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol). Qual é a sequência correta das três etapas envolvidas no processo de digitalização da voz do codificador PCM?
Opção Não Respondida	Quantização, codificação e amostragem.
Opção Não Respondida	Codificação, quantização e amostragem.
Opção Marcada Opção Errada	Amostragem, codificação e quantização.
Opção Não Respondida Opção Certa	Amostragem, quantização e codificação.
Opção Não Respondida	Quantização, amostragem e codificação.
 3.	Ref.: 1120608	Pontos: 1,00 / 1,00
Algumas aplicações são mais bem servidas por protocolos de transporte orientados a conexão, enquanto outras obtêm benefícios quando o protocolo de transporte é não orientado a conexão.
Dessa forma, a arquitetura da Internet prevê que o nível de transporte de sua arquitetura ofereça as duas opções por intermédio dos dois protocolos previstos (o TCP e o UDP), deixando a cargo do protocolo de aplicação a especificação do serviço (e, consequentemente, o protocolo) a ser utilizado.
Sobre a transmissão de voz em um serviço de VoIP com comunicação interativa, pode-se dizer que o serviço de transporte adequado é o serviço:
Opção Não Respondida	Orientado a conexão (circuito virtual) fornecido pelo UDP, pois a ordenação das informações deve ser mantida, e as perdas de pacotes minimizadas pelo uso de conexões seguras de forma que a transmissão de voz possa ser realizada da forma adequada e com custos mais baixos.
Opção Não Respondida	Que depende do tipo de protocolo da camada inter-rede utilizado, tendendo para o serviço não orientado a conexão (datagrama) do UDP, no caso de IPv6, e orientado a conexão (circuito virtual), fornecido pelo TCP, no caso de IPv4.
Opção Não Respondida	Orientado a conexão (circuito virtual) fornecido pelo TCP, pois a comunicação por voz exige clareza e não pode estar sujeita aos ruídos inerentes da comutação de pacotes sem um tratamento adequado.
Opção Marcada Opção Certa	O não orientado a conexão (datagrama) fornecido pelo UDP, já que, em serviços de voz com interatividade, os controles de erro e de fluxo exercidos por protocolos como o TCP aumentam a carga de processamento e retardam a entrega toda vez que alguns pacotes são perdidos ou mesmo atrasados pela rede, tendo um impacto negativo na interatividade do serviço.
Opção Não Respondida	Não orientado a conexão (datagrama) fornecido pelo TCP, já que os segmentos de dados devem ser controlados para que os ruídos presentes em aplicações de voz sejam eliminados, o que só pode ser realizado caso as conexões do UDP não sejam utilizadas.
 4.	Ref.: 853947	Pontos: 0,00 / 1,00
Acerca dos protocolos de transporte, marque a alternativa INCORRETA.
Opção Não Respondida	E-mail (SMTP/POP3/IMAP), HTTP e FTP são exemplos de aplicações que fazem uso rotineiro do protocolo TCP na Camada de Transporte.
Opção Não Respondida	O protocolo SCTP permite o envio simultâneo de múltiplas informações e disponibiliza multihoming para suas aplicações.
Opção Não Respondida Opção Certa	O protocolo TCP é um protocolo orientado a conexão, capaz de lidar com múltiplos streams de dados simultaneamente.
Opção Marcada Opção Errada	O protocolo UDP é amplamente utilizado em serviços VoIP, pois a perda eventual de pacotes causa um dano menor à efetividade da mensagem do que o atraso crescente na entrega da informação.
Opção Não Respondida	O protocolo UDP é usado em solicitações de serviço simples, as quais envolvem apenas pergunta-resposta entre servidor e cliente, como é o caso do DNS.
 5.	Ref.: 1160277	Pontos: 1,00 / 1,00
Na transmissão de informação em uma rede convergente, em relação ao QoS no RTP (Real Time Protocol), podemos afirmar que:
I- O RTP não fornece nenhum mecanismo para assegurar a entrega dos pacotes e dados no tempo correto nem fornece outras garantias de qualidade de serviço.
II- O encapsulamento RTP é visto apenas nos sistemas finais, ou seja, ele não é percebido pelos roteadores intermediários.
III- Roteadores fornecem o serviço de melhor esforço tradicional da Internet. Eles não fazem nenhum esforço especial para assegurar que os pacotes RTP cheguem ao destino no momento correto
 
Assinale a opção abaixo, que possui a(s) afirmativa(s) correta(s).
Opção Não Respondida	I e II, apenas.
Opção Não Respondida	II, apenas.
Opção Não Respondida	III, apenas.
Opção Não Respondida	I, apenas.
Opção Marcada Opção Certa	I, II e III.
 6.	Ref.: 1035641	Pontos: 0,00 / 1,00
Os protocolos de roteamento foram criados em resposta à demanda por tabelas de roteamento dinâmicas. Na realidade atual, as dimensões da Internet são tão grandes que um protocolo de roteamento não é capaz de lidar com a tarefa de atualizar as tabelas de roteamento de todos os roteadores. Por esta razão, é dividida em ASs (Autonomous Systems). Um AS é um grupo de redes e roteadores sob a regência de uma única administração, e
Opção Não Respondida	o roteamento dentro de um sistema autônomo é denominado roteamento interdomínio e o roteamento entre sistemas autônomos é conhecido como roteamento intradomínio. Existem vários protocolos de roteamento intradomínio e interdomínio em uso.
Opção Não Respondida	OSPF é um protocolo de roteamento intradomínio que implementa o protocolo vetor distância (possibilita que o administrador atribua um custo para passagem através de uma rede com base no tipo de serviço necessário).
Opção Não Respondida	OSPF é um protocolo de roteamento interdomínio que implementa o protocolo de estado de enlace (trata todas as redes da mesma forma, o custo de passagem por uma rede é o mesmo).
Opção Não Respondida Opção Certa	BGP, um protocolo de roteamento interdomínio, é uma implementação do protocolo vetor de rota (o critério é a política que pode ser ativada pelo administrador; a política define que rotas devem ser escolhidas).
Opção Marcada Opção Errada	cada AS pode escolher um ou mais protocolos de roteamento interdomínio por tratar do roteamento dentro do AS, entretanto, apenas um protocolo de roteamento intradomínio trata do roteamento entre ASs.
 7.	Ref.: 854899	Pontos: 0,00 / 1,00
Considere a topologia de rede ilustrada na figura abaixo. O servidor possui um serviço WEB e deseja-se implementar a seguinte regra de acesso:
- Somente o usuário 192.168.0.1 deve ser incapaz de ter acesso à navegação web provida pelo servidor.
Assinale a alternativa que contém os comandos corretos para a criação dessa ACL.
Opção Não Respondida Opção Certa	ip access-list extended 100
deny tcp host 192.168.0.1 host 10.0.0.2 eq 80
permit ip any any
Opção Não Respondida	ip access-list extended 100
deny udp 192.168.0.1 host 10.0.0.2 eq 80
permit ip any any
Opção Não Respondida	ip access-list extended 100
deny tcp host 192.168.0.1 host 10.0.0.2 eq http
permit ip any 3
Opção Marcada Opção Errada	ip access-list extended 100
deny 192.168.0.1 10.0.0.2 eq 80
permit ip any any
Opção Não Respondida	ip access-list standard 100
deny tcp host 192.168.0.1 host 10.0.0.2 eq 53
permit ip any any
 8.	Ref.: 695913	Pontos: 0,00 / 1,00
Qual dos protocolos abaixo monitora a qualidade de serviço (QoS) de
sessões multimídias em redes convergentes?
Opção Não Respondida	FTP
Opção Marcada Opção Errada	POP
Opção Não Respondida Opção Certa	RTCP
Opção Não Respondida	HTTP
Opção Não Respondida	SMTP
 9.	Ref.: 853564	Pontos: 0,00 / 1,00
A transmissão de certas informações na Internet, como VoIP e videoconferência, exige alguns recursos especiais da Infraestrutura de Redes. O processo de planejamento e monitoramento desses recursos passou a ser conhecido como QoS (Qualidade de Serviço). Com base nessas informações, é possível afirmar que são parâmetros de QoS:
Opção Marcada Opção Errada	Jitter, largura de banda, numeração das portas, atraso e vazão.
Opção Não Respondida Opção Certa	Latência, vazão, jitter, largura de banda e Taxa de Erro de Bit.
Opção Não Respondida	Largura de banda, organização dos cabos, latência, atraso e vazão.
Opção Não Respondida	Taxa de Erro de Bit, vazão, numeração das portas, jitter e largura de banda.
Opção Não Respondida	Taxa de Erro de Bit, vazão, jitter, largura de banda e organização dos cabos.
 10.	Ref.: 122790	Pontos: 0,00 / 1,00
Novos padrões estão sendo definidos para que as redes IP possam suportar estratégias de QoS. Um destes padrões é o Serviços diferenciados (DiffServ). Qual das seguintes afirmações NÃO corresponde às características do DiffServ?
Opção Não Respondida	Arquitetura para prover garantias de QoS em redes IP para classes de serviços.
Opção Não Respondida Opção Certa	É baseado na reserva de recursos.
11.A parte marcada no gráfico abaixo representa quantos hertz?
Opção Não Respondida	4 hertz.
Opção Não Respondida	Nenhuma das anteriores.
Opção Não Respondida Opção Certa	1 hertz.
Opção Marcada Opção Errada	2 hertz.
Opção Não Respondida	3 hertz.
 2.	Ref.: 119343	Pontos: 1,00 / 1,00
Umsinal codificado por meio de Modulação por Código de Pulso (PCM) binário é transmitido diretamente através de uma linha digital a uma taxa de 32 kbps. Analise as opções a seguir e indique aquela cuja combinação entre frequência de amostragem e número de níveis de quantização é válida.
Opção Não Respondida	
16 kHz e 16 níveis.
Opção Marcada Opção Certa	
8 kHz e 16 níveis.
Opção Não Respondida	
8 kHz e 32 níveis.
Opção Não Respondida	
4 kHz e 32 níveis.
Opção Não Respondida	
4 kHz e 8 níveis.
 3.	Ref.: 1071668	Pontos: 1,00 / 1,00
Numa rede convergente, são consideradas características do TCP:
I-Desassociação entre quantidade de dados enviados pela aplicação e pela camada TCP.
II- Multiplexação de IP, através de várias portas.
III- Opção de envio de dados urgentes.
Assinale a alternativa correta:
Opção Não Respondida	apenas as afirmativas I e II são corretas.
Opção Não Respondida	apenas as afirmativas II e III são corretas.
Opção Não Respondida	apenas uma das afirmativas é correta.
Opção Não Respondida	apenas as afirmativas I e III são corretas.
Opção Marcada Opção Certa	as afirmativas I, II e III são corretas.
 4.	Ref.: 1035644	Pontos: 1,00 / 1,00
14.Os desenvolvedores de uma empresa receberam a incumbência de elaborar duas aplicações corporativas distribuídas sobre a rede (baseada na tecnologia da Internet) que interliga as várias sedes. As características dessas aplicações são as seguintes: ¿ a Aplicação 1 manipula registros bancários e arquivos de clientes, sendo, portanto, bastante sensível a erros que possam ocorrer na transmissão de informações pela rede; ¿ a Aplicação 2 lida com informações multimídia, incluindo áudio, voz e vídeo em tempo real, com interatividade entre os usuários participantes. Os protocolos de nível de transporte mais adequados para a Aplicação 1 e para a Aplicação 2 são, respectivamente, o
Opção Não Respondida	IP e o TCP
Opção Marcada Opção Certa	TCP e o UDP
Opção Não Respondida	TCP e o IP
Opção Não Respondida	UDP e o TCP
Opção Não Respondida	IP e o UDP
 5.	Ref.: 854149	Pontos: 1,00 / 1,00
Determinada arquitetura de redes é baseada no Modelo OSI e não possui as camadas de Apresentação e Sessão. Em uma de suas transmissões, foi detectado o envio de 1280 bytes. Sabendo que os dados não foram fragmentados e considerando que cada um dos cabeçalhos envolvidos tenha um tamanho padrão igual a 70 bytes, determine o valor da carga útil inserido pela aplicação.
Opção Não Respondida	2 kB
Opção Não Respondida	1 kB
Opção Marcada Opção Certa	8 kB
Opção Não Respondida	2,56 kB
Opção Não Respondida	7,44 kB
 6.	Ref.: 119498	Pontos: 0,00 / 1,00
A respeito da tecnologia VoIP, analise as afirmativas a seguir. 
I - O protocolo VTP é utilizado em certas implementações de VoIP para criação, modificação e término de sessões. 
II - Os gateways de voz realizam a transcodificação do sinal de voz entre os padrões adotados pela rede de telefonia tradicional e a rede VoIP. 
III - Os switches e roteadores adequados para lidar com VoIP devem ter recursos para o fornecimento de energia para telefones IP padrão IEEE 802.3af, permitindo fornecimento de energia de baixa voltagem por cabos Ethernet Categoria 5 UTP. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) :
Opção Não Respondida	I, apenas.
Opção Não Respondida	I e II, apenas.
Opção Não Respondida Opção Certa	II, apenas.
Opção Não Respondida	II e III, apenas.
Opção Marcada Opção Errada	I, II e III.
 7.	Ref.: 1029171	Pontos: 1,00 / 1,00
Digamos que ao receber 4 endereços de rede abaixo, precisaremos sumarizar em uma única rede. Qual a alternatica que atende a esta sumarização:
10.1.12.0/24
10.1.13.0/24
10.1.14.0/24
10.1.15.0.24
Opção Não Respondida	10.1.12.0 255.255.0.0
Opção Marcada Opção Certa	10.1.12.0 255.255.252.0
Opção Não Respondida	10.1.10.0 255.255.252.0
Opção Não Respondida	10.1.12.0 255.255.248.0
Opção Não Respondida	10.1.15.0 255.255.252.0
 8.	Ref.: 1027016	Pontos: 0,00 / 1,00
Os serviços Diferenciados foram desenvolvidos para lidar com o problema de _________________ associado aos Serviços Integrados.
Opção Não Respondida	Estabilidade
Opção Não Respondida Opção Certa	Escalabilidade
Opção Não Respondida	Reserva
Opção Marcada Opção Errada	UDP
Opção Não Respondida	IP
 9.	Ref.: 905128	Pontos: 0,00 / 1,00
Em uma rede IP que utiliza o padrão H.323 para a transmissão de conteúdo multimídia o gerenciamento de chamadas, largura de banda e controle de acesso é responsabilidade do:
Opção Não Respondida	
Media Gateway
Opção Não Respondida Opção Certa	
Gatekeeper
Opção Marcada Opção Errada	
Signalling Gateway
Opção Não Respondida	
Signalling Gateway Controller
Opção Não Respondida	
Media Gateway Controller
 10.	Ref.: 1156021	Pontos: 0,00 / 1,00
Um sistema VOIP, considerando uma arquitetura em que um computador está ligado a outro computador diretamente, responda corretamente:
Opção Não Respondida Opção Certa	O telefone deverá ter codificação de voz e ter protocolo IP.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais