Buscar

REDES DE BANDA LARGA

Prévia do material em texto

REDES DE BANDA LARGA 
1,Assinale a alternativa que NÃO CORRESPONDE a um tipo de preocupação relacionada as Redes de Computadores:
	Detectar e corrigir erros de transmissão
	Detalhes de sinalização dos bits para envio através dos meios transmissão
	Padronização do Hardware das máquinas
	Manter a informação conforme foi enviada
	Rotas para as mensagens alcançarem o seu destino, passando por redes intermediárias
2.A transmissão de qualquer informação ocorre através de um elemento chamado canal. Esse canal pode ser representado por uma conexão Ethernet, fibra óptica, cabo coaxial, conexão wireless, dentre outros, e ele está sujeito a uma série de fatores responsáveis pela degeneração da informação. Um desses fatores ocorre quando o próprio canal está susceptível a outras transmissões, não necessariamente de mesma frequência, mas que atrapalham a transmissão do sinal. Além disso, ele pode ser de vários tipos. Estamos nos referindo a:
	Desvinculação
	Interferência
	Ruído
	Atenuação
	Distorção
3.As proposições a seguir abordam conceitos básicos sobre modelos de referência para redes de comunicação. Marque a única opção correta.
	Considerando o modelo OSI, pode-se afirmar que a camada de enlace de dados é responsável, fundamentalmente, pelo enquadramento (criação de blocos a partir do fluxo contínuo de bits que é recebido da camada física), pela correção de erros e pelo encaminhamento da informação com base nos endereços físicos dos adaptadores de rede.
	Tanto no modelo OSI quanto no TCP/IP, a camada de transporte é independente da camada de aplicação. Esta dependência não é necessária porque, dependendo do protocolo utilizado, os dados recebem tratamentos diferentes ao longo da transmissão.
	Os endereços IP facilitam o encaminhamento da informação pela Internet. Neste cenário, sempre que os dados enviados por um transmissor ¿encontram¿ o destino de interesse, estabelece-se um caminho fixo a ser utilizado pelos dados que o mesmo transmissor enviará a seguir.
	É correto dizer que o modelo OSI foi concebido, inicialmente, com o intuito de descrever as redes telefônicas. Com o passar do tempo, o mesmo foi se adequando a outras redes, sendo, atualmente, um modelo de uso mais geral que o TCP/IP.
	A camada de transporte é uma camada em que a comunicação entre transmissor e receptor é considerada física porque a mesma é implementada nos equipamentos da subrede de um sistema de comunicações.
4.Um protocolo de enlace pode ser classificado em protocolo de linha, protocolo orientado a caractere e protocolo orientado a bit. Em relação ao protocolo orientado a bit é correto afirmar que:
	A troca de informações deve obedecer uma sequência lógica.
	As regras são baseadas em caracteres especiais.
	Permite o código EBCDIC.
	Permite o código ASCII.
	O controle é feito diretamente através dos bits.
5.Organizações internacionais de padronização são responsáveis pela criação de padrões importantes para a área de redes de computadores. Já as organizações nacionais normalmente submetem propostas para as organizações internacionais. Assinale a assertiva que apresenta uma organização internacional de padronização:
	ISO (Internacional Organization for Standardization)
	ETSI (European Telecommunications Standards Institute)
	BSI (British Standards Institute)
	ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
	ANSI (American National Standards Institute)
6.No modelo OSI existe uma camada específica para desempenhar as funções de representação de dados, criptografia/decriptografia e conversão de dados. Assinale a assertiva que contém o nome desta camada:
	Sessão
	Rede
	Apresentação
	Aplicação
	Enlace
7.Qual das opções abaixo se refere a um protocolo de encaminhamento de pacotes baseada em rótulos, que atua entre as camadas 2 e 3 do modelo OSI, citado também por alguns autores como um protocolo de camada 2,5?
	ATM
	MPLS
	ADSL
	PPP
	Frame-Relay
8.Os programas que utilizam o protocolo de transporte TCP utilizam números de portas reservados ou conhecidos (well known ports). Marque a alternativa com o número de porta para um Servidor TELNET:
	TCP 25
	TCP 21
	TCP 20
	TCP 23
	TCP 80
9.Sobre o protocolo ATM, é correto afirmar que:
	ele oferece um serviço de datagramas não confiável, chamado de melhor esforço, em que o pacote de dados vem quase sem garantias.
	ele encapsula os dados em pacotes de tamanho fixo com 48 bytes de dados e 5 de cabeçalho, denominados de células.
	é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes.
	é o protocolo do nível da camada de transporte do modelo OSI, sobre a qual é executada a maioria das aplicações web.
	é um protocolo utilizado para encontrar um endereço da camada de enlace a partir do endereço da camada de rede.
10.Para a tecnologia ATM podemos afirmar que:
	Atua no nível da camada de rede da arquitetura TCP/IP.
	Faz a alocação de banda intermediária de classes para as conexões remotas.
	As mensagens são células de tamanhos fixos para serem encaminhadas por toda rede ATM
	É uma tecnologia utilizada exclusivamente em redes locais.
	Atua no nível da camada de transporte da arquitetura TCP/IP.
11.Assinale a assertiva que apresenta o termo que define mais adequadamente o atraso total para o envio de uma mensagem da estação de origem até a estação de destino:
	Retardo de transmissão.
	Tempo de propagação.
	Retardo de transferência.
	Retardo de acesso.
	Atenuação.
12.Dentro do comitê de padrões LAN IEEE 802, o grupo 802.3 emitiu um conjunto de padrões com uma técnica comum de controle de acesso ao meio. Tal conjunto cresceu a partir do produto comercial Ethernet, sendo que a referida técnica comum é a
	TDMA.
	CDMA.
	SWITCH
	HUB.
	CSMA/CD.
13.As camadas de apresentação e de sessão situam-se entre as camadas de aplicação e de transporte no modelo OSI. Sobre a camada de apresentação é correto afirmar que:
	Ativa, mantém e desativa conexões físicas.
	Realiza transformações adequadas nos dados antes do envio ao nível de sessão.
	Organiza os bits em quadros.
	Define como os pacotes são roteados até o seu destino final.
	Realiza a multiplexação de conexões.
14.A tecnologia Frame-Relay apresenta diversas vantagens em relação ao protocolo X.25, entre outras, a de operar a maiores taxas de transmissão. Para tanto, diferentemente do protocolo X.25, o Frame-Relay elimina a função de:
	Estabelecer um serviço orientado à conexão.
	Detectar quadros com erro.
	Confirmar a recepção de quadros.
	Utilizar Flags
	Compartilhar o canal de transmissão.
15.O MPLS (Multiprotocol Label Switching) é um protocolo para a transmissão de pacotes com recursos de roteamento facilitado. Considerando o modelo OSI, o MPLS atua em uma camada intermediária entre as camadas:
	1 e 2
	3 e 4
	2 e 3
	5 e 6
	4 e 5
16.A rede MPLS se distingue de tecnologias WAN tradicionais por utilizar uma pilha de rótulos anexada aos pacotes. Nesse contexto é INCORRETO afirmar que:
	os roteadores analisam os rótulos juntamente com os cabeçalhos para poderem encaminhar os pacotes.
	em cada hop, o roteador desencapsula o pacote até a camada 3 para tomar a decisão de encaminhamento.
	se o pacote passar por mais de 255 roteadores, ele é descartado para evitar possíveis loops.
	o campo TTL tem a função de contar por quantos roteadores o pacote passou.
	no rótulo, o campo EXP define a classe de serviço a que um pacote pertence.
17.O Modo de Transferência Assíncrono (ATM) é uma tecnologia baseada na transmissão de
	pequenas unidades de informação de tamanho fixo e formato padronizado, denominadas células, sendo seu encaminhamento baseado em informação de um cabeçalho contido apenas no primeiro e no último pacote da conexão.
	pequenas unidades de informação de tamanho fixo e formato padronizado, denominadas células, sendo seu encaminhamento baseado em informação de um cabeçalho contido em cada uma delas.
	pequenas unidades de informação de tamanho fixo e formato padronizado, denominadas células, sendo seu encaminhamento baseado em informaçõescontidas apenas em um pacote inicial para sincronização e estabelecimento da conexão e, adicionalmente, em um pacote final de encerramento ou fechamento da conexão.
	unidades de informação de tamanho variável e de formato padronizado, denominadas pacotes, sendo seu encaminhamento baseado em informação de um cabeçalho contido em cada um deles.
	unidades de informação de tamanho variável e de formato padronizado, denominadas pacotes, sendo seu encaminhamento baseado em informação de um cabeçalho contido apenas no primeiro e no último pacote da conexão.
18.Assinale a alternativa que NÃO REPRESENTA uma característica das Redes ATM:	Fornece suporte a redes convergentes (Dados, Voz e Vídeo);
	Capacidade de prover qualidade de serviço (QoS);
	Capacidade de Gerência de Banda Dinâmica;
	Garantia de alocação de banda para cada recurso;
	Devido à Comutação por célula, seu custo de processamento é alto.
19.Com relação às transmissões seriais e paralelas, leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta logo a seguir: I - Na transmissão serial o custo com canal é reduzido frente à transmissão paralela; II - Na transmissão paralela percebemos maior velocidade de transmissão frente à transmissão serial; III - A transmissão serial é comumente utilizada onde o custo de cabos e as dificuldades de sincronização tornam a comunicação paralela impraticável. É correto afirmar que:
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	Somente as afirmativas II e III estão incorretas
	Todas as afirmativas estão incorretas
	Todas as afirmativas estão corretas
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
20.A transmissão de qualquer informação ocorre através de um elemento chamado canal. Esse canal pode ser representado por uma conexão Ethernet, fibra óptica, cabo coaxial, conexão wireless, dentre outros, e ele está sujeito a uma série de fatores responsáveis pela degeneração da informação. Um desses fatores ocorre quando o sinal encontra obstáculos no caminho da transmissão, reduzindo, ou mesmo anulando, a energia que será captada pelo aparelho transmissor. Estamos nos referindo a:
	Distorção
	Ruído estático
	Atenuação
	Conflito eletrônico
	Interferência
21.Em telecomunicações a transmissão de dados pode ser classificada em síncrona e assíncrona. Assinale a assertiva que representa a comunicação síncrona:
	Utiliza um start bit e stop bit para indicar o início e o fim do bloco.
	Transmite sua posição na sequência codificada nos próprios símbolos do bloco.
	Iniciada em qualquer intervalo de tempo.
	Há a necessidade de se saber onde começa e termina o caractere dentro de um bloco.
	Transmissão de dados sem a necessidade de utilização de sinal de sincronia.
22.Assinale a alternativa correta para um protocolo WAN de longa distância:
	TCP
	Ethernet
	PPP
	IP
	DHCP
23.É o resultado da combinação das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento do X.25, com as características de alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM. O protocolo descrito é o:
	MPLS
	ATM
	PPP
	HDLC
	FRAME RELAY
24.Em relação à arquitetura SNA, marque a assertiva correta:
	Arquitetura criada pelas empresas de telecomunicações
	Foi criada para a comunicação entre PCs
	Possui uma pilha de protocolos completa, semelhante ao modelo OSI
	Arquitetura aberta
	Sempre foi utilizada em nichos, não tendo se tornado popular
25.Como é chamado o roteador que está apto a comutar pacotes rotulados,ou seja, pacotes que contém o cabeçalho MPLS?
	LSP
	LIB
	LFIB
	LSR
	FEC
26.A rede MPLS se distingue de tecnologias WAN tradicionais por utilizar uma pilha de rótulos anexada aos pacotes. Nesse contexto é INCORRETO afirmar que:
	se o pacote passar por mais de 255 roteadores, ele é descartado para evitar possíveis loops.
	em cada hop, o roteador desencapsula o pacote até a camada 3 para tomar a decisão de encaminhamento.
	no rótulo, o campo EXP define a classe de serviço a que um pacote pertence.
	os roteadores analisam os rótulos juntamente com os cabeçalhos para poderem encaminhar os pacotes.
	o campo TTL tem a função de contar por quantos roteadores o pacote passou.
26.Das vantagens da tecnologia ATM sobre as demais tecnologias de comunicação de dados usadas para interligar redes locais é possível citar:
	Aplica-se apenas a redes privadas
	Não fornece suporte a redes convergentes (voz, dados e vídeo)
	Não integra os diferentes tipos de tráfego (dados, voz e vídeo)
	Suporta apenas uma classe de qualidade de serviço
	Faz o gerenciamento dinâmico de banda
27.Sobre a Tecnologia ATM temos:
	ATM divide os dados em blocos de tamanho variável chamados de células
	ATM provê um meio de comunicações síncrono
	ATM possui células que são comutadas com base nos endereços IP dos pacotes
	ATM emprega comutação de circuitos
	ATM emprega comutação de pacotes

Continue navegando