Cinesiologia AV2 ( banco de questão)
8 pág.

Cinesiologia AV2 ( banco de questão)


DisciplinaCinesiologia5.081 materiais69.661 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CINESIOLOGIA
Questao 1
A estabilidade do corpo pode ser medida pela localização do cenro de gravidade. A definição correta de centro de gravidade, esta descrita em qual alternativa:
Centro de gravidade é a quantidade de força gravitacional excercida sobre um corpo, ou seja a força de atração que a terra excerce sobre o corpo.
Centro de gravidade é o ponto ao redor do qual o peso de um corpo esta em equilibrio igualmente em todas as direções.
Centro de gravidade é a quantidade de matéria que compoe um corpo.
Centro de gravidade é o produto de uma força pelo intervalo de tempo durante a qual a forca atua.
Questao 2
Durante uma corrida na pista, o pesquisador utilizou 2 cameras de 60hz; 02 plataformas de força sob o piso; um par de palmilhas especiais no tenis para verificar a distribuição da pressao plantas dos eletrodos nos musculos da regiao anterior e posterior da coxa, acoplados a um circuito de telemetria. 
A partir do texo acima, identifique a area de estudo da biomecanica que é citada duas vezez:
Eletromiografia
Cinemetria
Dinamometria
Antropometria
Questao 3
Um excercicio na cadeira extensora , o musculo quadriceps femoral gera um movimento extensor ao redor da articulaçao do joelho . Qual a grandeza fisica da mecanica aplicada a biomecanica , presente na articulação do joelho para que o movimento seja realizado.
Momemto de inercia
Troção
Torque
Pressao
Questao 04
Quando é realizado o movimento de flexao do quadril com extensao do joelho, a amplitude é diminuia devido ao alongameto do m (MM) ____________ ja quando ocorre a extensao do quadril com flexao do joelho , a amplitude tambem é diminuida devido ao alongamento do m (MM) ___________. Assinale a alternativa correta e que esteja em ordem adequada com o enunciado.
M iliopsoas e M gluteo maximo
Mm Isquiotibiais e M quadriceps
M gluteo maximo e M iliopsoas
N d a
Questao 05 
As estruturas fibrocatilaginosas do tipo meniscos desempemham funcoes importantes, auxiliando na distribuição das cargas dentro da articulação e permitindo o movimento dos ossos e diminuindo o atrito e o desgaste. Essas estrututas fibrocatilaginosas sao encontradas nas seguintes articulações: 1- articulação sinovial do joelho, 2- articulação condilar do cotovelo,3- sinartrose sacro iliaca.
Somente 1 e 2 estao corretas
Somente a 3 esta correta
Somente a 1 esta correta
Somente 1 e 3 estao correta
Questao 06
Um jogador de voleibol quando realiza o movimento de manchete para defender uma bola ou entao passar a bola para seu companheiro de time, realiza o movimento de extensao associado a supinação do cotovelo. Quais são os musculos em ação conncentrica e excentrica durante a manchete respectivamente, assinale a alternatica correta.
MM biceps braquial e triceps braquial
MM pronador quadrado e supinador
MM triceps braquial e biceps braquial
 MM braquial e supinador
Questao 07
A unidae motora é a soma de um neuronio motor e a (s) _______ que sao inervadas por este. Quando ocorre um estimulo eletrico pela despolarização das membranas , o musculo se contrair de maneira _______ as fibras musculares entram em ação. Assinale a alternativa correta:
Fibras muscilares/sarcomero
Fibras / crescente
Fibras muscluares/ crescente
Fuso neuromuscular/ decrescente
Questao 08
O joelho do homem essecialmente ligamentar. Na posição ereta a articulação é estritamente sustentada pelo contato da superficies articulares, enquanto durante a marcha, c orrida ou saltos, esta articulação pode receber uma carga consideravel. Cite os principais ligamentos deste complexo:
Lig. Transverso do joelho, lig.popliteo obliquo, lig. Popliteo arqueado, lig.menisco femoral, lig. Lig cruzado anterior, lig. Cruzado posterior, LCL, LCM, retinaculos longitudinais e transversais.
Questao 09
Durante a realização de um movimento corporal, as musculaturas envolvidas apresentam diferentes funções . Cite as funções das musculaturas do biceps braquial e triceps braquial durante a excecução do movimento de flexão do cotovelo. Em seguida explica cada uma das funções citadas.
Durante a flexao do cotovelo o m biceps braquial atua de forma agonista e em contração concentrica, ou seja quando ha aproximação de origem e inserção.
O m. Triceps braquial atua de forma contraria o biceps com função antagonista em contração excentrica, quando ha um afastamento de origem e inserção.
Questao 10
Durante a abdução da articulação do ombro em potura ereta, foi observado que o paciente flexionava parcialmente a articulação do cotovelo alegando ficar mais facil. Comente esta afirmativa considerando: A- O sistema de alavanca identificado, B- por que a percepção dopaciente é verdadeira. C- por que a flexao da articulação do cotovelo é contra indicada?
Alavanca de 3ª classe
A percepção do paciente é verdadeira porque ele tras o peso pra mais perto do corpo diminuindoo braço de resistencia.
Questao 11
Sobre o complexo articular do cotovelo é possivel afirmar que:
É uma articulação mais movel do corpo humano
É formado pelo radio e ulna
Possue apenas um grau de liberdade
É um complexo articular completamente estável
Questao 12
A articulção do joelho é classificada como bicondilar. È correto afirmar que:
Realiza movimento ativo de adução e adução
Tem nos meniscos uma importante contribuição pra a saude articular.
Apresenta fraco suporte ligamentar.
N D A 
Questao 13
O comportamento das articulações dependem das estruturas dos ossos articulares, o que permitem afrimar que:
Com quadriceps ativo a patela é uma estrutura independente dos movimentos da articulação do joelho.
A articulação do tornozelo é capaz de realizar 4 movimentos.
A articulação subtarlar, em cadria aberta, realiza movimento triplanar.
Os meniscos nao apresentam capacidade de minimizar o estresse mecanico sobre a articulação do joelho.
Questao 14
Explique a relação entre as unidades motoras, o tipo de fibra muscular, capacidade de gerar força e resistenca a fadiga.
Questao 16
A resistência à mudança no movimento angular de um corpo ou segmento corpóreo é medida não apenas por sua massa, mas também pela forma como esta massa é distribuída em relação ao eixo sobre o qual se dá a rotação ou à tendência a rotação, como no caso de uma bailarina que realiza um giro ao redor do seu próprio eixo axial. Como se denomina a grandeza física aplicada à biomecânica que explica o texto acima?
	
	torção
	
	momento de inércia
	
	torque
	
	momento de força
	
	Peso
Questao 17
	A regulação do movimento tem parte da eficácia no músculo biarticular e poliarticular no sentido de causar movimento. Sendo correto afirmar que o movimento resultante depende: I - localização e da orientação de inserção desse músculo em relação à articulação; II - rigidez ou frouxidão presentes na unidade músculo tendinosa; III - ações dos outros músculos que atravessam a articulação; 
		
	
	Somente a alternativa I está correta 
	
	Somente a alternativa I e III está correta 
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas 
	
	As alternativas I e II estão corretas
Questao 18
	A explicação para os movimentos humanos está relacionada aos conhecimentos mecânicos. Sendo correta a seguinte alternativa:
		
	
	A força da gravidade sobre um segmento pode ser considerada potente ou resistente.
	
	A articulação atlanto-occiptal é classificada como de segundo gênero. 
	
	Na ''Flexão Plantar'' em postura ereta o tornozelo funciona como eixo para alavanca de segundo gênero. 
	
	A circundução é estudada pela cinemática e só é possível nas articulações dos ombros e quadris. 
	
	As mulheres tendem a apresentar o CG mais alto que os homens.
Questao 19
	A cadeia cinética de movimento e o número de articulações envolvidas influenciam diretamente o padrão de recrutamento neuromuscular. Desta forma, assinale a alternativa correta em relação aos exercícios de Flexão de cotovelo
maria
maria fez um comentário
Qual a resposta da questão 14? e a questão 15 cadê?
2 aprovações
Carregar mais