Buscar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: 
	
	Aluno(a): 
	
	Disciplina: GST1699 - FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Ao vender um automóvel, no valor de R$ 30.000,00, você poderá reter esse recurso da venda do automóvel pra adquirir outro bem em períodos futuros, pelo mesmo valor de R$ 30.000,00. Isso só é possível porque a moeda possui a propriedade de:
		
	
	intermediar as trocas
	 
	inflacionária
	
	persuasão
	 
	reserva de valor
	
	unidade de conta
	
Explicação:
As três funções da moeda:
A moeda como instrumento de troca: funciona como intermediária entre as mercadorias;
A moeda como referência de valor (unidade de conta): funciona como referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas;
A moeda como reserva de valor: é o poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza levando em consideração seu valor no tempo.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	 "Economistas de instituições financeiras elevaram pela quinta vez seguida a expectativa para a alta dos preços neste ano mas deixaram inalterada a previsão para o ano que vem depois que a ata da última reunião do Banco Central mostrou piora na sua previsão para 2016 mas a inflação em 2017 no centro da meta.
A pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira indicou alta de 0,06 ponto percentual na expectativa para o avanço do IPCA este ano, a 7,25 por cento, superando o teto da meta do governo, de 4,5 por cento com tolerância de 2 pontos percentuais.
A estimativa para o ano que vem, por sua vez, continuou pela quinta semana seguida em 5,50 por cento, dentro da meta para 2017, que é de 4,5 por cento com tolerância de 1,5 ponto" (...) (http://exame.abril.com.br/economia/noticias/projecao-para-inflacao-em-2016-piora-pela-5a-vez-seguida).
 
Suponha que a inflação mencionada tenha sido causada por adversidades climáticas que afetaram fortemente a produção de alimentos no país. Neste caso, podemos afirmar que se trata de uma inflação:
		
	 
	inercial.
	 
	de oferta.
	
	de emissão monetária.
	
	parcial.
	
	de demanda.
	
Explicação:
A inflação de oferta aparece porque os custos (despesas com a produção) sobem. Entre os fatores que fazem aparecer este fenômeno, destacam-se: a taxa de juros, a desvalorização cambial, os preços externos de determinados produtos, custo da mão de obra  e aumento de impostos. O aumento de preços relacionado a choques agrícolas é um exemplo de inflação de oferta.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Dentre os Troncos Teóricos da Inflação, identificamos a Inflação de Custos. Dentre as origens da inflação de custos, observamos as suas origens (selecione a alternativa correta):
		
	 
	na capacidade de dispêndio, assimétrica em relação à baixa capacidade de produção. Devido aumento da Demanda, o vendedores aumentam progressivamente seus preços provocando indicadores inflacionários
	
	Segundo uma expressão consagrada, trata-se de um processo de alta que resulta de ¿alta capacidade de dispêndio, assimétrica em relação à baixa capacidade de produção
	 
	O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam, levando à retração da oferta e provocando um aumento dos preços de mercado
	
	Na demanda reprimida de produtos que provoca a procura exacerbada pelos produtos, provocando inflação.
	
	O nível da demanda amplia-se, mas os custos de certos fatores importantes permanecem estáveis levando à retração da oferta, provocando um aumento dos preços de mercado
	
Explicação:
A inflação de custos tem como causas as condições de oferta de bens e serviços na Economia, ou seja, o nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos importantes aumentam e eles são repassados aos preços dos produtos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A inflação é um foco de estudo da abordagem macroeconômica.Tal fato se explica pelo seguinte aspecto metodológico :
		
	
	A inflação implica em perda do poder aquisitivo;
	 
	A inflação é uma alta contínua e generalizada do nível de preços;
	
	A inflação cria uma ilusão monetária e aumento dos custos.
	 
	A inflação acarreta desvalorização da moeda;
	
	A inflação advém do aumento de moeda em circulação;
	
Explicação:
Trata-se de um variável que lida com o agregado econômico, foco da macroeconomia. O nível geral de preços é medido de forma agregada.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação à inflação, definida como o aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços, assinale qual das afirmativas abaixo está correta.
		
	 
	Um excesso de gastos públicos e um crescimento de renda acima do aumento da produtividade são fatores que geram inflação de demanda.
	
	Elevadas taxas de inflação aumentam o potencial de crescimento da economia.
	
	Elevadas taxas de inflação reduzem a incerteza da economia, incentivando os investimentos empresariais.
	
	Um dos efeitos básicos da inflação é a redução da desigualdade de renda.
	
	Inflação inercial é causada pelo excesso de demanda em relação à oferta.
	
Explicação:
Os tipos de inflação são três: 1.       Inflação de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relação a produção disponível de bens e serviços. 2.         Inflação de custos: ocorre quando a oferta diminui devido ao aumento do custo de certos fatores, provocando o aumento de preços no mercado. 3. Inflação inercial: É o processo automático de realimentação do preço. Ou seja, é a inflação presente decorrente da inflação passada
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quando analisamos a origem da moeda, evidenciamos que seu aparecimento decorreu da necessidade de superar obstáculos para o desenvolvimento do sistema econômico, principalmente, das trocas econômicas. A utilização da moeda possibilita sensível redução do tempo empregado nas transações. Essa economia de tempo faz com que o tempo economizado seja utilizado em outras atividades sejam de lazer ou produtivas. Partindo da importância da utilização da moeda no mundo podemos afirmar que são funções intrínsecas da Moeda:
		
	 
	Instrumento de Política Cambial e Instrumento de Troca
	
	Instrumento de Política Fiscal e Medida de Valor
	
	Instrumento de Política Cambial e Fiscal e Medida de Valor
	 
	Instrumento de Troca de mercadorias e Reserva de Valor
	
	Instrumento de Política Fiscal e Instrumento de Troca
	
Explicação:
As três funções da moeda:
A moeda como instrumento de troca: funciona como intermediária entre as mercadorias;
A moeda como referência de valor (unidade de conta): funciona como referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas;
A moeda como reserva de valor: é o poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza levando em consideração seu valor no tempo.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. Para combater esse tipo de inflação são utilizados alguns instrumentos, EXCETO:
		
	 
	Indexação de salários.
	
	Controle de crédito.
	
	Elevação da taxa de juros.
	
	Aumento da carga tributária.
	
	Redução dos gastos do governo.
	
Explicação:
A inflação de demanda é o tipo de inflação causada por um excesso de procura, dada a oferta disponível de bens e
serviços na economia. Entre os fatores que fazem aparecer este fenômeno, destacam-se: o aumento da renda disponível das pessoas; expansão dos gastos públicos; expansão do crédito e redução da taxa de juros e as expectativas dos agentes econômicos. A inflação que está associada aos mecanismos de indexação da economia é a chamada inflação inercial. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Considerando a definição de moeda, avalie as afirmações a seguir: I. Os depósitos à vista nos bancos comerciais são classificados como moeda escritural. II. O que se chama de moeda fiduciária é aquela que tem um valor próprio em metal. III. Moeda é em geral aceita por todos como meio de troca nas transações econômicas. Está(ão) correta(s):
		
	
	I.
	 
	I e III.
	 
	III.
	
	II e III.
	
	II.
	
Explicação:
Os depósitos à vista nos bancos comerciais são classificados como moeda escritural. Sim, se trata das chamadas moedas fiduciárias (isto é, em que se tem fé ou se acredita), já que não possuem valor intrínseco, constituindo-se em moeda simplesmente porque têm aceitação generalizada nas transações econômicas.
O que se chama de moeda fiduciária é aquela que tem um valor próprio em metal. Não, a moeda fiduciária são os depósitos à vista nos bancos comerciais classificados como moeda escritural.
Moeda é em geral aceita por todos como meio de troca nas transações econômicas. Sim, uma das funções da moeda é ser instrumento de troca.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando