Buscar

Tipos de Manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos de Manutenção 
Objetivos
Manutenção Corretiva:
A manutenção corretiva é definida como sendo qualquer manutenção realizada com o objetivo de restaurar as condições iniciais e ideais de operação de máquinas e equipamentos, eliminando as fontes de falhas que possam existir.
Dependendo do contexto, a manutenção corretiva pode ocorrer em duas situações distintas: devido a uma avaria inesperada e não planejada que tenha ocorrido, como por exemplo a quebra de um redutor ou, em segundo caso, devido ao relato de problema identificado através de um programa de monitoramento das condições do equipamento, como por exemplo a intervenção após a detecção da vibração do motor.
Manutenção Preventiva:
 
redução de custos 
qualidade do produto 
aumento de produção 
preservação do meio ambiente 
aumento da vida útil dos equipamentos 
e redução de acidentes do trabalho.
Redução de custos - Em sua grande maioria, as empresas buscam reduzir os custos incidentes nos produtos que fabricam. A manutenção preventiva pode colaborar atuando nas peças sobressalentes, nas paradas de emergência etc., aplicando o mínimo necessário, ou seja, sobressalente X compra direta; horas ociosas X horas planejadas; material novo X material recuperado.
Qualidade do produto – A concorrência no mercado nem sempre ganha com o menor custo. Muitas vezes ela ganha com um produto de melhor qualidade. Para atingir a meta qualidade do produto, a manutenção preventiva deverá ser aplicada com maior rigor, ou seja : máquinas deficientes X máquinas eficientes; abastecimento deficiente X abastecimento otimizado.
Aumento de produção - O aumento de produção de uma empresa se resume em atender à demanda crescente do mercado. É preciso manter a fidelidade dos clientes já cadastrados e conquistar outros, mantendo os prazos de entrega dos produtos em dia. A manutenção preventiva colabora para o alcance dessa meta atuando no binômio produção atrasada X produção em dia.
Efeitos no meio ambiente – Em determinadas empresas, o ponto mais crítico é a poluição causada pelo processo industrial. Se a meta da empresa for a diminuição ou eliminação da poluição, a manutenção preventiva, como primeiro passo, deverá estar voltada para os equipamentos antipoluição, ou seja, equipamentos sem acompanhamento X equipamentos revisados; poluição X ambiente normal.
Aumento da vida útil dos equipamentos - O aumento da vida útil dos equipamentos é um fator que, na maioria das vezes, não pode ser considerado de forma isolada.
Esse fator, geralmente, é conseqüência de:
redução de custos;
qualidade do produto;
aumento de produção;
efeitos do meio ambiente.
Redução de acidentes do trabalho - Não são raros os casos de empresas cujo maior problema é a grande quantidade de acidentes. Os acidentes no trabalho causam:
aumento de custos;
diminuição do fator qualidade;
efeitos prejudiciais ao meio ambiente;
diminuição de produção;
diminuição da vida útil dos equipamentos.
Manutenção Preditiva :
Os principais objetivos da manutenção preditiva consistem em determinar antecipadamente a necessidade de serviços de manutenção, eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção e aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos. Tal metodologia ainda visa reduzir o trabalho de emergência não planejado, impedir o aumento dos danos e aproveitar a vida útil total dos componentes. Dessa forma, sua aplicação permite aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou na linha de produção e determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam passar por manutenção.
Métodos
Manutenção Corretiva :
Em um sistema de manutenção bem gerenciado, as inspeções podem e devem ser programadas para serem executadas durante a manutenção corretiva a fim de que sejam detectadas anomalias específicas (como falhas nos eixos, rolamentos e luvas) e todas as informações de verificação devem ser registradas.
Alguns procedimentos vão ainda mais além e implementam listas de verificações com padrões que incluam medidas apropriadas e específicas para cada tipo de equipamento quando identificadas anomalias. Estas medidas podem ser procedimentos de como tratar desgastes. folgas e gaxetas em bombas de processo e procedimentos semelhantes podem ser desenvolvidas para componentes comuns em sistemas de transmissão mecânica e sistemas hidráulicos.
Manutenção Preditiva :
Tal metodologia ainda visa reduzir o trabalho de emergência não planejado, impedir o aumento dos danos e aproveitar a vida útil total dos componentes. Dessa forma, sua aplicação permite aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou na linha de produção e determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam passar por manutenção. A execução da manutenção preditiva é realizada com a utilização de instrumentos adequados, capazes de registrar fenômenos, tais como: 
Vibração nas máquinas
Variação de pressão
Variação de temperatura
Desempenho
Aceleração de movimentos
Após a constatação e o conhecimento do fenômeno, são adotados dois procedimentos: diagnóstico e análise da tendência da falha que pode ocorrer.
Manutenção Preventiva :
É realizada em conformidade com um cronograma ou com índices de funcionamento da máquina. Normalmente, o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante. Enquadram-se nessa categoria as revisões sistemáticas do equipamento, as lubrificações periódicas, os planos de inspeção de equipamentos e os planos de calibração e de aferição de instrumentos. Devido à desmontagem do equipamento para revisão, alguns componentes são substituídos antes do fim da sua vida útil, e componentes substituídos apresentam falhas prematuras ou falhas de montagem.
Diferença entre Manutenção Preventiva / Corretiva / Preditiva
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas. 
MANUTENÇÃO CORRETIVA
Manutenção que consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina ou o equipamento a uma parada, por falha ou pane em um ou mais componentes. É o conjunto de serviços executados nos equipamento com falha. 
MANUTENÇÃO PREDITIVA
Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se de um processo que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Assim, atua-se com base na modificação de parâmetro de condição ou desempenho do equipamento, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A manutenção preditiva pode ser comparada a uma inspeção sistemática para o acompanhamento das condições dos equipamentos.

Continue navegando