Buscar

Legislação Tributária3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Legislação Tributária
“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recentemente disponibilizou em sua ferramenta “Pesquisa pronta” os julgados que analisam a incidência do ICMS nas importações de bens e mercadorias por contribuintes não habituais. Compulsando todos estes acórdãos fica claro que esse tribunal vem adotando pacificamente o entendimento da incidência do ICMS nestas operações.
Tais acórdãos se apoiam principalmente no argumento de que após o início da eficácia da Emenda Constitucional 33 de 2001, que alterou o artigo 155, inciso IX, alínea “a” da Constituição, basta a entrada de bens ou mercadorias no território nacional para que haja a incidência do ICMS, pouco importando a natureza da pessoa que realiza esta operação de importação”
Acesso em: https://jota.info/artigos/o-impasse-icms-na-importacao-para-contribuintes-nao-habituais-26082016
A competência para instituir o ICMS é da:
Nota: 20.0
	
	A
	União.
	
	B
	Municípios.
	
	C
	Estados e Distrito Federal.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra C, de acordo com o art. 155 da Constituição Federal e a Lei Complementar nº 87 de 13 de Setembro de 1996 (Lei do ICMS) compete aos Estados e Distrito Federal Legislar sobre o assunto. (BROGINI, Gilvan. Tributação e benefícios fiscais no comércio exterior. Curitiba: Intersaberes, 2013. Cap. 2, p. 73).
	
	D
	União e Estados.
	
	E
	União e Municípios.
Questão 2/5 - Direito Internacional e Contratos
O artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ), de 1920, elenca as fontes do Direito Internacional. Entre elas destaca-se os tratados, que são consideradas fontes principal do direito internacional público.
A respeito dos tratados assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
I. O tratado é um acordo de vontades entre dois ou mais sujeitos de direito internacional.
II. O tratado é um acordo celebrados, com o objetivo de produzir efeitos jurídicos sob a égide do direito internacional, independentemente de sua designação específica.
III. Os tratados são considerados fontes principal do direito internacional em razão do fato de representarem a vontade dos Estados ou das organizações internacionais.
IV. As convenções são regulamentadas pela Convenção de Viena, sobre o Direito de Tratados, de 1969.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II e IV são verdadeiras.
	
	B
	As assertivas II e III são verdadeiras.
	
	C
	As assertivas I e II são verdadeiras.
	
	D
	As assertivas III e IV são verdadeiras.
	
	E
	As assertivas I, II, III e IV são verdadeiras.
Você acertou!
GOMES, Eduardo Biancchi e MONTENEGRO, Juliana Ferreira. Introdução aos estudos de direito internacional. 1ª ed. Curitiba: Intersaber, 2016. (Página 54).
O tratado é um acordo de vontades entre dois ou mais sujeitos de direito internacional. Sendo assim, tem como objetivo de produzir efeitos jurídicos sob a égide do direito internacional, independentemente de sua designação específica. Esses são considerados fonte principal do direito internacional em razão do fato de representarem a vontade dos Estados ou das organizações internacionais. É importante destacar que as convenções são regulamentadas pela Convenção de Viena, sobre o Direito de Tratados, de 1969.
Questão 3/5 - Legislação Tributária
“O Programa de Integração Social (PIS), o Programa de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e a Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) são três outros exemplos de tributos que incidem sobre as operações de importação. Apesar de serem contribuições, a doutrina considera-os impostos, que já dizem respeito a situações não vinculadas a uma atividade estatal específica em favor do contribuinte.”
BROGINI, Gilvan. Tributação e benefícios fiscais no comércio exterior. Curitiba: Intersaberes, 2013.
De acordo com os tributos relacionados no texto acima, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A incidência do PIS/PASEP e COFINS na importação tem a função de desiquilibrar a tributação incidente sobre os produtos internos e importados.
	
	B
	A hipótese de incidência do PIS/PASEP e COFINS a entrada em território nacional e o registro da Declaração de Importação.
Você acertou!
A resposta correta é a Letra B, pois o fato gerador destes tributos é a chegada dos mesmos ao território nacional, juntamente com o registro da Declaração de Importação. (BROGINI, Gilvan. Tributação e benefícios fiscais no comércio exterior. Curitiba: Intersaberes, 2013. Cap. 2, p. 64).
 
	
	C
	O sujeito ativo da tributação é o Estado e o sujeito passivo da tributação é a pessoa física.
	
	D
	O PIS/PASEP e COFINS pode ser cumulativo.
	
	E
	A base de cálculo do PIS/PASEP e COFINS é o valor aduaneiro do bem ou produto acrescidos do Imposto de Importação.
Questão 4/5 - Direito Internacional e Contratos
Tratados são acordos formais entre sujeitos de direito internacional público destinados a gerar efeitos jurídicos. São uma espécie de acordo estabelecido por normas jurídicas a fim de viabilizar compromissos entre sujeitos de direito do âmbito público internacional. Esses acordos põem ser classificados de diversas, entre elas pelo número de partes.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas sobre as a estrutura dos tratados, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base:
( ) O tratado pode ser considerados bilaterais quando envolvem apenas dois sujeitos do direito internacional. 
( ) Um tratado bilateral também e chamado de tratado particular, e pode ser realizado entre um Estado e uma organização internacional, ou ainda, entre duas organizações internacionais.
( ) Num tratado coletivo e realizado por três ou mais partes.  Também são chamados de tratados plurilaterais ou gerais.
( ) Com mais de cinco partes o tratado e classificado como sendo pentapartes.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	V, V, V, F.
Você acertou!
Os tratados podem ser classificados quando ao número de partes, como sendo: bilaterais e multilaterais. O tratado pode ser considerado bilaterais quando envolvem apenas dois sujeitos do direito internacional.  Um tratado bilateral também e chamado de tratado particular, e pode ser realizado entre um Estado e uma organização internacional, ou ainda, entre duas organizações internacionais. Num tratado coletivo e realizado por três ou mais partes.  Também são chamados de tratados plurilaterais ou gerais.
(GOMES, Eduardo Biancchi e MONTENEGRO, Juliana Ferreira. Introdução aos estudos de direito internacional. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2016 - Cap. 3, página 67).
 
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	V, F, V, F.
Questão 5/5 - Direito Internacional e Contratos
Tratados, conforme o artigo 2º da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, refere-se a um acordo internacional concluído por escrito entre Estados e regulado pelo direito internacional, quer apresente um instrumento único, quer apresente dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominação específica. Conforme o texto desta Convenção, o tratado é um gênero que comporta diversas espécies.
Assinale a opção que corresponde com o conceito: “é o tratado que estabelecem direitos e veres. É uma forma solene.  Utilizado também para os instrumentos constitutivos de organizações internacionais”, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
Nota: 20.0
	
	A
	Protocolo.
	
	B
	Pacto.
	
	C
	Ato.
	
	D
	Carta.
Você acertou!
Carta é o tratado que estabelecem direitos e veres. É uma forma solene.  Utilizado também para os instrumentos constitutivos de organizações internacionais (GOMES, Eduardo Biancchi e MONTENEGRO, Juliana Ferreira. Introdução aos estudos de direito internacional. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2016 - Cap. 3, página 54).
	
	E
	Convênio.

Continue navegando