Buscar

DIREITO 15 PONTOS

Prévia do material em texto

DIREITO – TOTAL 15 PONTOS (CIDA) AV1
Pergunta 1
1,5 / 1,5 pts
	De acordo com Coelho (2011, p. 22), "O Direito Comercial cuida do exercício dessa atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços denominada empresa".
 
Assinale a alternativa que conceitue o que vem a ser "empresa":
 
É a atividade econômica organizada para a produção e/ou a circulação de bens e de serviços.
  
É a sociedade com ou sem personalidade jurídica.
  
É qualquer atividade econômica destinada à produção de bens.
  
Nenhuma das alternativas.
  
É a repetição profissional dos atos de comércio ou mercancia.
Empresas são organizações em que se produzem os bens e serviços necessários ou úteis à vida humana, pois estas sociedades buscam estruturar a produção ou circulação de bens ou serviços.
 
Pergunta 2
1,5 / 1,5 pts
Ramos (2008, p. 49) escreve que
 
o direito comercial não cuida apenas do comércio, mas de toda e qualquer atividade econômica exercida com profissionalismo, intuito lucrativo e finalidade de produzir ou fazer circular bens ou serviços.
 
Contudo o Código Civil traz exceções à atividade empresarial. Com base nele, assinale a alternativa correta que represente essa exceção:
  
Siderurgia.
  
Construtora.
  
Incorporadores de imóveis.
  
Nenhuma das alternativas.
  
Produção rural.
Nos termos do art. 971 do Código Civil, a atividade de produção rural em regra não é atividade empresarial, pois é facultado ao profissional requerer sua inscrição no registro público de empresas mercantis.
 
Pergunta 3
1,5 / 1,5 pts
Dentre as assertivas abaixo, assinale a opção que corresponda a todas as alternativas corretas:
I) O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro.
II) Compete ao Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) elaborar o ato de registro do empresário.
III) O arquivamento, a matrícula e a autenticação são atos de registro na empresa.
  
Apenas I e II.
  
Apenas I e III.
  
Apenas II e III.
  
Nenhuma das alternativas.
  
Todas as assertivas.
A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes. O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades, requerer inscrição no registro público de empresas mercantis da respectiva sede – caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado para todos os efeitos, sujeito a registro, conforme artigos 966 a 971 do Código Civil. Por sua vez, a Lei nº 8934/94, em seu artigo 32 determina que o arquivamento, a matrícula e a autenticação são atos de registro.
 
Pergunta 4
1,5 / 1,5 pts
“Empresário é definido na lei como o profissional exercente de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços” (CC, art. 966 apud COELHO, 2011, p. 89-90).
 
Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção ou circulação de bens ou serviços. 
Para uma classe profissional, no entanto, não existe a obrigatoriedade em exercer a atividade de forma empresarial.
 
Com base na citação anterior, assinale a opção correta que represente essa classe profissional:
  
Dentista.
  
Produção rural.
  
Engenharia.
  
Médico.
  
Advogados.
O art. 971 do Código Civil, citado no texto do enunciado, informa que o produtor rural possui a faculdade de escolher entre continuar como simples produtor rural, o chamado homem do campo, ou pode, se quiser, se habilitar como “empresário individual” ou ainda constituir sua “sociedade empresária”. Nestes últimos dois casos, deverá se inscrever no chamado registro público de empresas mercantis, isto é, na junta comercial.
 
Pergunta 5
1,5 / 1,5 pts
Assinale a única assertiva incorreta:
 
O Direito Empresarial é ramo eclético, na medida em que pertence tanto ao Direito Público quanto Direito Privado.
  
O Direito Empresarial se preocupa com a responsabilidade dos administradores das empresas. 
  
O Direito Empresarial se preocupa com a circulação de mercadorias e serviços.
.
  
O Direito Empresarial se preocupa com os tipos societários.
  
O Direito Empresarial se preocupa com a responsabilidade da empresa e dos sócios.
 
Pergunta 6
1,5 / 1,5 pts
O empresário, ao constituir uma empresa, deve buscar a obtenção do lucro, que é a função social da empresa, pois quando esta cumpre com as normativas legais, principalmente os direitos trabalhistas e fiscais e gera lucro, fomenta a criação de postos de trabalhos e consequentemente beneficia a coletividade na produção, distribuição de bens e prestação de serviços de cunho social, ambiental, tecnológico, entre outros. 
Considerando a função social da empresa, marque a alternativa CORRETA.
 
O acionista controlador deve usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objetivo e cumprir sua função social.
 
A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observado o princípio da função social da propriedade privada.
 
O administrador deve exercer as atribuições previstas exclusivamente no estatuto para lograr os fins e no interesse da companhia, satisfeitas as exigências do bem público e da função social da empresa.
 
A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função comercial do contrato.
 
A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da seguridade social.
A resposta A está correta, pois é o que prevê a Lei nº 6.404/76, artigo 116, Parágrafo único. O acionista controlador deve usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objetivo e cumprir sua função social.
 
Pergunta 7
1,5 / 1,5 pts
Como regra geral, são sociedades empresárias, salvo:
  
As Sociedades Anônimas.
  
As Sociedades em Comandita por Ações.  
 
Quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística é considerado empresário.
  
As Sociedades em Comandita Simples.
  
As Sociedades Limitadas.
 
Pergunta 8
1,5 / 1,5 pts
Para que uma atividade empresarial desenvolva as atividades para as quais foi criada, não basta a figura do empresário, mas de outros trabalhadores que, juntamente com o empresário, possam dar vida à empresa, como, por exemplo, o gerente.  
 
Em relação ao gerente, é correto afirmar que:
 
gerente é proponente representante da pessoa jurídica, na qualidade de mandatário dos sócios ou como seu órgão.
 
quando a lei não exigir poderes especiais, considera-se o gerente autorizado a praticar todos os atos necessários ao exercício dos poderes que lhe foram outorgados.
  
gerente e sócio administrador são figuras iguais para o Direito Comercial.
  
o gerente é um prestador de serviços.
 
na falta de estipulação diversa, consideram-se solidários os poderes conferidos a três ou mais gerentes.
A resposta da letra D está correta, pois, de acordo com o Código Civil, art. 1.173, quando a lei não exigir poderes especiais, considera-se o gerente autorizado a praticar todos os atos necessários ao exercício dos poderes que lhe foram outorgados.
 
Pergunta 9
1,5 / 1,5 pts
Segundo Coelho (2012, p. 81), a empresa cumpre a sua função social quando: gera empregos, tributos e riqueza; contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade em que
atua, de sua região ou do país; adota práticas empresariais sustentáveis visando à proteção do meio ambiente e ao respeito aos direitos dos consumidores. Se sua atuação é consentânea com esses objetivos e se desenvolve com estrita obediência às leis a que se encontra sujeita, a empresa está cumprindo suafunção social, isto é, os bens de produção reunidos pelo empresário na organização do estabelecimento empresarial estão tendo o emprego determinado pela Constituição Federal.
Assim, julgue os itens a seguir com V para verdadeiro e F para falso e, ao final, marque a assertiva correta.
 ( ) Teoria Stakeholders – para tal teoria, como a finalidade da empresa é o lucro, as atividades empresariais desenvolvidas devem incentivar o lucro que gere retorno aos acionistas.
( ) O acionista controlador deve usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objetivo e cumprir sua função social.
( ) Teoria Shareholders – essa teoria entende que a função social é cumprida quando a gestão da empresa engloba a todos que contribuem para o seu desenvolvimento.
( ) A liberdade de contratar não será exercida em razão da função social do contrato.
  
F V F F
  
V V V V
  
F F F V
  
F V FV
  
V V F F
A resposta B está correta, pois indica que somente o segundo item é verdadeiro, conforme prevê a Lei nº 6.404/76, no artigo 116, Parágrafo único. O acionista controlador deve usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objetivo e cumprir sua função social.
A Teoria Shareholders tem como finalidade da empresa o lucro, assim, as atividades empresariais desenvolvidas devem incentivar o lucro que gere retorno aos acionistas. Já a teoria Stakeholders entende que a função social é cumprida quando a gestão da empresa engloba a todos que contribuem para o seu desenvolvimento.
(F) Teoria Stakeholders – para tal teoria, como a finalidade da empresa é o lucro, as atividades empresariais desenvolvidas devem incentivar o lucro que gere retorno aos acionistas. A alternativa está incorreta porque a Teoria Stakeholders entende que a função social é cumprida quando a gestão da empresa engloba a todos que contribuem para o seu desenvolvimento.
(V) O acionista controlador deve usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objetivo e cumprir sua função social. A alternativa está correta, pois é o que prevê a Lei nº 6.404/76, no artigo 116, Parágrafo único. O acionista controlador deve usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objetivo e cumprir sua função social.
(F) Teoria Shareholders – essa teoria entende que a função social é cumprida quando a gestão da empresa engloba a todos que contribuem para o seu desenvolvimento. A alternativa está incorreta, pois para a Teoria Shareholders, como a finalidade da empresa é o lucro, as atividades empresariais desenvolvidas devem incentivar o lucro que gere retorno aos acionistas.
(F) A liberdade de contratar não será exercida em razão e na totalidade da função social do contrato. A alternativa está incorreta, pois, de acordo com o C.C, art. 421, a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
 
Pergunta 10
1,5 / 1,5 pts
Arlindo é proprietário de uma fazenda na qual trabalha juntamente com uma equipe de trabalhadores rurais no cultivo de tubérculos sem agrotóxicos e da venda dos seus produtos, tendo alcançado grande lucro. 
Em relação ao empresário rural, marque a alternativa CORRETA.
 
Caso a firma individual, ou atos constitutivos do produtor rural, não esteja inscrita no Registro Público de Empresas Mercantis, será o trabalhador rural considerado empresário individual ou sociedade empresária.
 
Caso o empresário rural Arlindo tenha essa atividade como sua profissão principal, poderá inscrever-se no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.
 
A pessoa física, proprietária, que explore atividade agro-econômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos, e com auxílio de empregados é denominada empregador rural.
 
Arlindo, como produtor rural, não tem a opção de escolher a condição de empresário ou de não empresário.
 
Empresa Rural é o empreendimento de pessoa jurídica, privada, que explore econômica e racionalmente imóvel rural, dentro de condição de rendimento econômico.
A resposta C está correta, pois é o que prevê o artigo 971 do C.C. O empresário cuja atividade rural constitua sua principal profissão pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus parágrafos, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro.

Continue navegando