Buscar

CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, aconteceu depois que a sociedade passou a exigir maiores cuidados com o meio ambiente e novas formas de preservação da estrutura do meio ambiente. Analise as alternativas abaixo e marque a que alternativa que define meio ambiente de acordo com a conferência de Estocolmo:
Escolha uma:
a. desenvolvimento sustentável, pautado no dever de manter equilibrado o meio ambiente.
b. conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos e indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
Livro: Contabilidade Socioambiental. Página: 9 – Capítulo 1- Noções gerais de meio ambiente. Sub título: 1.1 - O meio ambiente. Dessas discussões resultaram vários conceitos e dispositivos legais para tutelar os recursos naturais nos diversos países do globo, cujo denominador comum se encontra na ideia de um desenvolvimento sustentável, pautado no dever de manter equilibrado o meio ambiente. Com a inquietude universal no que se refere ao uso dos recursos naturais de forma saudável e sustentável, a ONU – Organização das Nações Unidas –, em 1972, convocou, em Estocolmo (Suécia), a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, na qual definiu o meio ambiente como “conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos e indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas” (SCHWANKE, 2013, p. 30). Desde então, existe um movimento mundial para solucionar os problemas relacionados ao meio ambiente.
c. necessidade de se estabelecer uma verdadeira política mundial de proteção e preservação do meio ambiente, com regras menos preocupadas com a soberania nacional e mais vinculadas às necessidades ambientais.
d. uso dos recursos naturais de forma saudável e sustentável.
e. controle a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos e indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um princípio que traz o entendimento de que o “bem ambiental” não pode ser visto como algo isolado, com limitações ou mesmo com período determinado. Esse princípio revela que a conservação do meio ambiente não pode ser estática, pautada apenas na geografia e no tempo do dano.
Escolha uma:
a. A afirmação diz respeito ao Princípio do desenvolvimento sustentável.
b. A afirmação diz respeito ao Princípio da participação.
c. A afirmação diz respeito ao Princípio da ubiquidade.
Página do livro da disciplina 13. Segundo os autores:
d. A afirmação diz respeito ao Princípio da cooperação entre os povos.
e. A afirmação diz respeito ao Princípio da informação.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A afirmação diz respeito ao Princípio da ubiquidade..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Este princípio concebe que a participação da população nas políticas públicas implica no amplo acesso da sociedade a todas as informações sobre o meio ambiente. Logo a informação é um instrumento fundamental para a defesa e preservação ambiental.
Escolha uma:
a. A afirmação diz respeito ao Princípio da informação.
b. A afirmação diz respeito ao Princípio da cooperação entre os povos.
Página do livro da disciplina 15. Segundo os autores:
c. A afirmação diz respeito ao Princípio da participação.
d. A afirmação diz respeito ao Princípio do desenvolvimento sustentável.
e. A afirmação diz respeito ao Princípio da ubiquidade.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A afirmação diz respeito ao Princípio da informação..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um item relevante da ubiquidade declara que o meio ambiente não representa limitação geográfica. Assim, por consequência, deve ocorrer a união entre os povos para a proteção e preservação do meio ambiente.
Escolha uma:
a. A afirmação diz respeito ao Princípio da cooperação entre os povos.
b. A afirmação diz respeito ao Princípio do desenvolvimento sustentável.
c. A afirmação diz respeito ao Princípio da participação.
d. A afirmação diz respeito ao Princípio da informação.
Página do livro da disciplina 14. Segundo os autores:
e. A afirmação diz respeito ao Princípio da ubiquidade.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A afirmação diz respeito ao Princípio da cooperação entre os povos..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A contabilidade ambiental é a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, processando a geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões. ”
Constituem-se em razões para a empresa adotar uma Contabilidade Ambiental:
Escolha uma:
a. disponibilização de ações ambientais que permitam a preservação do meio ambiente; gestão interna.
b. gestão interna; exigências legais; demanda de parceiros sociais.
c. possibilidade de a empresa obter ganhos sem agredir o meio ambiente; gestão interna.
d. possibilidade de aumentar a poluição; gestão interna; exigências legais.
e. preocupação empresarial em manter os recursos naturais preservados; demanda de parceiros sociais.
Livro: Contabilidade Socioambiental. Página: 35 – Capítulo 2- Introdução à contabilidade ambiental. Sub título: 2.1 Conceito e finalidade da contabilidade ambiental. Tinoco e Kraemer (2011, p. 127-128) afirmam que existem três razões essenciais para a adoção da contabilidade ambiental por parte das empresas:
Gestão interna: está relacionada com uma ativa gestão ambiental e seu controle, visando reduzir custos e despesas operacionais e melhorar a qualidade dos produtos;
Exigências legais: a crescente exigência legal e normativa pode obrigar os administradores a controlarem mais seus riscos ambientais, sob pena de multas e indenizações;
Demanda dos parceiros sociais: a empresa está submetida cada vez mais a pressões internas e externas. Essas demandas podem ser dos clientes, empregados, organizações ecológicas, seguradoras, comunidade local, acionistas, administração pública, bancos, investidores etc.
Feedback
A resposta correta é: gestão interna; exigências legais; demanda de parceiros sociais..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os princípios ambientais norteiam o entendimento dos dispositivos legais que envolvem a proteção ao meio ambiente. O princípio do poluidor/usuário-pagador está ligado à ideia de prevenção e repressão, visto que os custos das mercadorias advindas do ambiente devem refletir os valores da manutenção e do recurso escasso.
Nesse contexto, relacione a 1ª coluna com a 2ª no que diz respeito ao entendimento e compreensão sobre as diferenças entre o poluidor-pagador e o usuário-pagador.
1.Poluidor-pagador
2.Usuário- pagador
( ) inclui nos custos dos bens de consumo, os prejuízos com a degradação do meio ambiente e divide com a sociedade as despesas.
( ) imputa a quem utiliza os bens ambientais o custo por seu uso e, logo, focaliza as atividades que não poluem o meio ambiente.
( ) incide nos casos em que há simplesmente o uso do bem ambiental, ainda que não haja qualquer degradação.
( ) esse prejuízo ambiental, quando possível de ser suportado e trouxer benefícios para a sociedade, deve ser internalizado por aquele que usa do meio ambiente em seu proveito. Se, entretanto, não houver a possibilidade dessa internalização, o produto não pode ser fabricado ou consumido.
Escolha uma:
a. 1, 2, 2 ,1
b. 2, 1, 1, 2
Livro: Contabilidade Socioambiental. Páginas: 16 e 18 – Capítulo 1- Noções gerais de meio ambiente. Sub título: 1.2.9 - Princípios do poluidor-pagador e do usuário-pagador. Os princípios do poluidor-pagador
e do usuário-pagador estão diretamente relacionados à assunção das responsabilidades das custas pela reparação dos danos causados ao meio ambiente, visto que os valores de produtos/ mercadorias advindos dos recursos naturais devem refletir os valores da manutenção e do recurso escasso. Toda pessoa que se utilize do bem ambiental assume o dever de preservar o meio ambiente e, por consequência, deve somar os ônus dessa proteção para a sociedade.
É importante destacar que o indivíduo que provoca prejuízos ao meio ambiente não tem o direito de fazê-lo, nem mesmo mediante a reparação representada pelo pagamento aos danos causados (não existe “permissão para poluir”). Esses princípios apresentam o caráter de proteção ao meio ambiente com a imposição da indenização ao ato danoso, e jamais como uma liberação para poluição a partir de compensação pecuniária. Na realidade, a preocupação com a prevenção será sempre mais eficaz do que o pagamento de valores caracterizados como punição (repressão). Por exemplo, a preservação de determinada vegetação é muito mais eficaz do que valores destinados para ações e programas de restauração após eventual desmatamento. Temos dois tipos de pagadores: o poluidor-pagador e o usuário- pagador.
O primeiro inclui, nos custos dos bens de consumo, os prejuízos com a degradação do meio ambiente e divide com a sociedade as despesas (tem como preocupação a qualidade dos recursos ambientais). O segundo imputa a quem utiliza os bens ambientais o custo por seu uso e, logo, focaliza as atividades que não poluem o meio ambiente (sua preocupação é voltada para o volume de recursos na natureza). Poluidor- pagador Dado o caráter difuso e esgotável dos bens ambientais, todos aqueles que sejam responsáveis pela utilização desses bens em seu proveito (e em detrimento da sociedade) devem arcar com esse deficit da coletividade. Esse prejuízo ambiental, quando possível de ser suportado e trouxer benefícios para a sociedade, deve ser internalizado por aquele que usa do meio ambiente em seu proveito. Se, entretanto, não houver a possibilidade dessa internalização, o produto não pode ser fabricado ou consumido. Usuário-pagador Busca imputar ao usuário dos recursos ambientais o custo pela utilização de um bem que a todos pertence. Diferentemente do poluidor-pagador, incide nos casos em que há simplesmente o uso do bem ambiental, ainda que não haja qualquer degradação. Preocupa-se, assim, mais com a quantidade dos recursos naturais do que com a sua qualidade (esta, por sua vez, é objeto das atenções do poluidor -pagador).
c. 1, 2, 1, 1
d. 1, 1, 2, 2
e. 2, 1, 1, 1
Feedback
A resposta correta é: 1, 2, 2 ,1.
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É um princípio que está relacionado à ideia de que todo desenvolvimento econômico necessita de recursos naturais (de forma direta ou indireta) para a produção de bens. Porém, os recursos naturais são escassos e, em decorrência disso, a exploração dos bens naturais sem nenhum controle, pode comprometer gerações futuras.
Escolha uma:
a. A afirmação diz respeito ao Princípio da participação.
b. A afirmação diz respeito ao Princípio da cooperação entre os povos.
c. A afirmação diz respeito ao Princípio do desenvolvimento sustentável.
d. A afirmação diz respeito ao Princípio da ubiquidade.
e. A afirmação diz respeito ao Princípio da informação.
Página do livro da disciplina 14. Segundo os autores:
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A afirmação diz respeito ao Princípio do desenvolvimento sustentável..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É um princípio que fala da participação da sociedade na proteção do meio ambiente, o qual está postulado no artigo 225 da Constituição de 1988, caput, impondo a toda coletividade o “dever de defende-lo e preservá-lo”.
Escolha uma:
a. A afirmação diz respeito ao Princípio da ubiquidade.
b. A afirmação diz respeito ao Princípio da cooperação entre os povos.
c. A afirmação diz respeito ao Princípio da participação.
d. A afirmação diz respeito ao Princípio da informação.
e. A afirmação diz respeito ao Princípio do desenvolvimento sustentável.
Página do livro da disciplina 14. Segundo os autores:
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A afirmação diz respeito ao Princípio da participação..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Todo o universo empresarial necessita dispor do legítimo comprometimento com as novas práticas relacionadas a redução e degradação do patrimônio ambiental. Para conduzir os negócios e realizar uma boa gestão, é necessário considerar a proteção e equilíbrio ao meio ambiente. Então, a integração entre a gestão do patrimônio, o meio ambiente e as exigências do mercado, revela a missão da contabilidade ambiental ao demonstrar e evidenciar, o desempenho socioambiental vinculado aos procedimentos contábeis. Analise as questões abaixo e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas no que se refere a finalidade da contabilidade ambiental.
( ) consiste em “identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando à evidenciação da situação patrimonial de uma entidade”.
( ) propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificada em moeda. Nesse aspecto, a contabilidade ambiental é responsável pela emissão dos relatórios necessários ao usuário da informação para o processo de tomada de decisão.
( )registrar as informações pertinentes às operações oriundas ao meio ambiente, no que se refere às interferências das atividades da empresa no meio ambiente, contabilizando os recursos naturais, bem como os gastos e as despesas utilizados para a manutenção e preservação ambiental.
( ) quantifica e analisa as riquezas, registrando as variações patrimoniais, quantitativas e/ou qualitativas, de determinado período.
( ) é um sistema de informação, cuja finalidade consiste na demonstração e análise financeira de uma instituição, cujo objeto de estudo é o patrimônio.
Escolha uma:
a. V, V, V, V, F
b. V, V, V, F, F
c. F, F, F, V, F
d. V, F, V, F, F
Livro: Contabilidade Socioambiental. Páginas: 33 e 34 – Capítulo 2- Introdução à contabilidade ambiental. Sub título: 2.2 Sistema de Gestão Ambiental. A contabilidade ambiental é configurada como uma vertente da contabilidade. Dessa forma, faz-se necessário entender, primeiramente, a definição basilar de contabilidade, para prosseguirmos com os aprofundamentos necessários. De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (BRASIL, 2013), a contabilidade é uma ciência social cujo objeto de estudo é o patrimônio de uma instituição. Logo, a contabilidade quantifica e analisa as riquezas, registrando as mutações/variações patrimoniais, quantitativas e/ou qualitativas, de determinado período (exercício). Pode ser conceituada, também, como um sistema de informação, cuja finalidade consiste na demonstração e análise financeira de uma instituição. Nessa perspectiva, a contabilidade é um instrumento de informação de que os gestores, de instituições públicas ou privadas, se respaldam com intuito de gerenciar os recursos empresariais de forma eficaz. Carvalho (2008, p. 111) define a contabilidade ambiental como: o destaque dado pela ciência aos registros e evidenciações da entidade referentes aos fatores relacionados com o meio ambiente. Não se configura em nenhuma nova técnica ou ciência, a exemplo da auditoria ou da análise de balanços, mas em uma vertente da contabilidade, a exemplo da contabilidade comercial ou industrial, que estuda fatos mais específicos de uma determinada área, no caso, a área ambiental. A contabilidade ambiental tem a atribuição de registrar as informações pertinentes às operações oriundas ao meio ambiente, no que se refere às interferências
das atividades da empresa no meio ambiente, contabilizando os recursos naturais, bem como os gastos e as despesas utilizados para a manutenção e preservação ambiental. Ribeiro (2006, p. 45) esclarece que o objetivo da contabilidade ambiental consiste em “identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico- financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando à evidenciação da situação patrimonial de uma entidade”. Assim, a finalidade da contabilidade ambiental é propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificada em moeda. Nesse aspecto, a contabilidade ambiental é responsável pela emissão dos relatórios necessários ao usuário da informação para o processo de tomada de decisão.
e. V, F, V, F, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A contabilização do evento ou da transação relativa aos aspectos ambientais passa a ser efetivada no momento em que a entidade obtém o controle ou a posse do ativo ambiental. Nesse contexto temos uma classificação dos componentes do Ativo Ambiental, sobre esse tema é correto afirmar:
 I –Ativos circulantes ambientais referem-se aos estoques de insumos (bens e serviços), os quais serão utilizados no processo operacional, ou ao final deste, com o objetivo de reduzir ou eliminar a produção de poluentes ou recuperar danos ambientais;
 II – Estoques operacionais ambientais devem ser segregados entre ambientais, reciclados e reutilizados, visando proporcionar maior transparência sobre a relação da entidade com o meio ambiente;
III- Investimentos Ambientais são os itens incorpóreos controlados pela entidade capazes de produzir fluxos de caixa futuros e que estejam vinculados à interação com o meio ambiente;
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas a alternativa III está correta.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Apenas I e II estão corretas.
Página do livro da disciplina 45. Segundo os autores:
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Apenas I e II estão corretas..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais