Buscar

Doação de órgãos

Prévia do material em texto

Como posso ser doador?
No Brasil não é necessário deixar nada por escrito. Basta comunicar a família do desejo da doação. 
Quem autoriza a doação de órgãos?
A família é quem decide se os órgãos devem ser doados ou não, independentemente da decisão do possível doador em vida.
O que é morte encefálica?
É a morte do cérebro, incluindo tronco cerebral que desempenha funções vitais como controle da respiração. Quando isso ocorre, a parada cardíaca é inevitável, embora ainda haja batimentos cardíacos, a pessoa com morte cerebral não pode respirar sem os aparelhos e o coração baterá somente por mais algumas horas. A morte encefálica já caracteriza a morte do individuo.
Como posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica?
O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre com a comprovação de um exame complementar.
 Quem retira os órgãos do doador?
Desde que haja receptor compativel a retirada dos órgãos para transplante é realizada em um centro cirurgico, por uma equipe de cirurgiões com treinamento específico para este tipo de ocorrência.
Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador cadáver?
Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.
Para quem vão os órgãos?
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, controlada pelo Ministério da Saúde, através das Secretarias de Saúde estaduais.
O que é a CIHDOTT?
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, organiza todo o processo de doação a nível hospitalar e é considerada fundamental dentro do Sistema Nacional de Transplantes. Além disso, promove ações de conscientização à população.A comissão pode ser constituída por: Assistente Social,Enfermeiro (a), Médico (a) e Psicólogo (a).
Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas.

Continue navegando