Buscar

Questões Tributário II Etapa 01

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE TRIBUTÁRIO II – FELIPE LIMA
QUESTÕES – 2018
1) Com relação ao lançamento tributário, assinale (V) para afirmativa verdade e (F) para a afirmativa falsa. 
Compete, privativamente, à autoridade administrativa constituir, pelo lançamento, a obrigação tributária, verificando a ocorrência do fato gerador. ( F )
Uma nova lei, que tenha estabelecido novos procedimentos fiscalizatórios para a apuração do tributo, é plenamente aplicável ao fato gerador já ocorrido, porém com crédito ainda não lançado. ( V )
Quando o valor tributário estiver expresso em moeda estrangeira, salvo disposição legal distinta, no lançamento será feira a conversão para moeda nacional, ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador do tributo. ( V )
Na sequência em que aparecem, as afirmativas são, respectivamente. 
V – F – V
F – V – V (CORRETO)
F – F – V
F – V – F 
V – V – F 
2) Por meio do instituto da transação tributária, é possível a suspensão do crédito tributário em benefício do contribuinte.
( ) Certo
( x ) Errado
Justifique: O instituto da “transação”, de acordo com disposto no artigo 171 do CTN, será hipótese de extinção do crédito tributário. 
3) Empresa NEW CO ingressou com Mandado de Segurança preventivo, versando sobre ICMS, co mo objetivo de assegurar a não incidência do referido tributo em suas operaçãos. Na petição inicial requereu a concessão de medida liminar com o objetivo de suspender a exigibilidade do crédito tributário, a qual foi deferida. Com isso, a empresa não vem promovendo nenhum recolhimento ou depósito judicial. Diante desse cenário, a fiscalização fazendária estadual:
Estará impedida de lavrar auto de infração para constituir o crédito tributário em razão da medida liminar deferida.
Não estará impedida de lavar o auto de infração, que terá apenas o condão de promover o lançamento do tributo questionado judicialmente. (CORRETO)
Estará impedida de lavrar auto de infração, uma vez que o processo não transitou em julgado.
Não estará impedida de lavrar o auto, podendo, inclusive, promover a execução total do crédito tributário, até a sua efetiva satisfação.
Poderá apenas notificar a empresa, requerendo que declare os valores discutidos em juízo.
4) Contribuinte “ABC” ingressa com medida judicial na qual obtém medida liminar para suspender a exigibilidade do crédito tributário. O decurso do processo, a medida liminar vem a ser cassada pelo referido Juízo. Nesse contexto:
A suspensão da exigibilidade do crédito tributário será mantida até o julgamento final do processo em 1º instância.
A suspensão da exigibilidade do crédito tributário será mantida até o julgamento do agravo de instrumento, independentemente dos efeitos de seu recebimento.
A liminar não pode suspender a exigibilidade do crédito tributário, mas apenas a tutela antecipada.
Os efeitos da sentença somente serão aplicáveis após 90 dias de sua publicação, com base no princípio constitucional da anterioridade mitigada. 
A suspensão da exigibilidade do crédito tributário não mais será aplicável, exceto se o contribuinte promover o depósito judicial do montante integral. (CORRETO)
5) A moratória
É causa de exclusão do crédito tributário.
É admitida apenas em caráter geral, em virtude do princípio da igualdade tributária.
Deve ser concedida por lei do ente político competente para a instituição do tributo, significando dilação do prazo para pagamento do crédito. (CORRETO)
Não comporta imposição de penalidade em caso de revogação por dolo ou simulação do beneficiado, por apenas excluir o crédito tributário, que depois volta a ser exigível. 
Pode ser concedida pela União, quando há tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios dentro de plano de incentivo socioeconômico de determinada região, não havendo necessidade de concessão simultânea de isenção federal.
6) A suspensão da exigibilidade do crédito tributário é circunstância que justifica a entrega de certidão positiva com efeito de negativa, em favor do contribuinte e nos temos do CTN é resultado :
do recolhimento integral do débito, sob condição suspensiva.
do recolhimento da quantia que o contribuinte reputa devida, sob condição resolutiva.
de remissão parcial do crédito, por meio de lei específica, que deve estipular as condições para a fruição do benefício.
do reconhecimento da prescrição, por parte da autoridade administrativa.
de concessão de medida liminar em mandado de segurança, requerida pelo contribuinte. (CORRETO)
7) Quanto ao lançamento tributário, é correto afirmar que:
O lançamento rege-se pela lei em vigor no momento da sua realização (tempus regil actum), mesmo que regule fato gerador ocorrido na vigência da lei anterior.
A modificação dos critérios jurídicos adotados pela autoridade administrativa no lançamento, pode ser aplicada a todos os fatos geradores anteriores, que não foram objeto de lançamento por constituir somente modificação interpretativa da lei.
A retificação da declaração por iniciativa do próprio declarante, quando vise a redução ou exclusão de tributo, somente pode ser admitida mediante comprovação do erro em que se funde e antes de notificado o lançamento. (CORRETO)
São modalidades de lançamento: de ofício, por homologação, por declaração, por arbitramento e por preempção
A taxa cambial do dia do lançamento será a utilizada na conversão para a moeda nacional, nos casos em que o valor tributário estiver expresso em moeda estrangeira.
8) O lançamento pode ser efetuado e revisto de ofício
Quando o fisco quiser complementar receita.
Após a extinção do crédito tributário.
Quando se comprove que o sujeito passivo agiu com dolo, fraude ou simulação. (CORRETO)
Quando o sujeito passivo assim optar.
Por impugnação do sujeito passivo.
9) O lançamento tributário
É efetuado com base na declaração do sujeito ativo, acompanhado de informações indispensáveis à sua efetivação.
Reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação, regendo-se pela lei vigente, salvo se posteriormente modificada ou revogada.
Decorre de atividade administrativa desvinculada e facultativa.
Notificado ao sujeito passivo, não pode, em qualquer hipótese, ser alterado.
Por homologação ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. (CORRETO) 
10) Nos termos do CTN o lançamento é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, dentre outros fins, o lançamento.
De ofício ou direto é aquele em que o sujeito passado paga antecipadamente o tributo, antes de qualquer medida de fiscalização por parte do Fisco.
Misto ou por declaração é aquele em que o Fisco lavra auto de infração e imposição de multa (AIIM), sem qualquer participação do sujeito passivo.
Por homologação ou autolançamento ocorre quando os tributos cuja legislação atribua ao sujeito passado o deve de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. (CORRETO)
Não pode ser modificado, em qualquer hipótese, após ter sido o sujeito passivo regularmente notificado, mas caberá sua anulação, recomeçando do início o prazo prescricional.
Deve ser realizado em 5 anos a contar da notificação valia feita ao sujeito passivo ou, da data do vencimento do tributo, ainda, se tiver havido impugnação administrativa, da data da decisão administrativa irrecorrível. 
QUESTÕES GERAIS
1) É hipótese de suspensão do crédito tributário a (o):
Remissão.
Transação.
Compensação.
Pagamento.
Parcelamento. (CORRETO)
2) Á luz do Código Tributário Nacional, o prazo de prescrição da ação anulatória da decisão administrativa que denegar a restituição ocorre em:
Vinte anos. 
Dez anos. 
Cinco anos.
Dois anos. (CORRETO)
Um ano.
3) Suponha que determinada empresa, estando em débito com a fazenda pública estadual em razão do não recolhimento do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias, com base nos três últimos anos, efetueo parcelamento do valor devido autorizado por lei específica.
Nessa situação, o parcelamento
Extingue o crédito tributário.
Suspende o crédito tributário. (CORRETO)
Exclui o crédito tributário.
Estabelece privilégio do crédito tributário.
Estabelece garantia do crédito tributário.
4) O prazo para que a administração tributária promova o lançamento denomina-se decadencial, enquanto o prazo para que a ação de execução fiscal se ajuíze é conhecido como prescricional.
( x ) Certo
( ) Errado
5) Caso haja autorização legal a remissão total ou parcial pode ser concedida por autoridade administrativa.
( x ) Certo
( ) Errado
6) Sobre as causas de extinção do crédito tributário, é correto afirmar que:
A isenção pode ser concedida em caráter geral ou em caráter específico, a par de determinadas condições do contribuinte. 
Havendo previsão em lei autorizativa, a remissão pode ser concedida por despacho fundamentado de autoridade administrativa, em razão da situação econômica do sujeito passivo. (CORRETO)
A ação para cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos contados da ocorrência do fato gerador, extinguindo-se para o Fisco o direito ao crédito. 
A anistia pode ser concedida em caráter geral ou limitadamente, dependendo de preenchimento de requisitos legais e de despacho de autoridade administrativa competente. 
Quando existe parcelamento do crédito tributário, o pagamento da última parcela gera presunção relativa de que as prestações anteriores estão pagas.
7) Uma vez notificado o sujeito passivo da realização do lançamento tributário, este
Constitui o crédito tributário em definitivo, não sendo mais possível sua revisão ou modificação administrativa
Só pode ser alterado na hipótese exclusiva de impugnação do sujeito passivo.
Constitui a obrigação tributária em definitivo, somente sendo possível sua revisão ou modificação de ofício pela autoridade administrativa, em caso de erro evidente
Somente pode ser alterado nas hipóteses de impugnação do sujeito passivo, em decorrência de recurso de ofício ou em virtude de iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no Código Tributário Nacional. (CORRETO)
Não pode ser revisto ou modificado, mas admite sua anulação por decisão judicial ou por ato de ofício de autoridade administrativa competente.
8) Considere as seguintes afirmações:
No Código Tributário Nacional há uma causa de extinção do crédito tributário que, cronologicamente, ocorre antes de sua própria constituição. (CORRETO)
O parcelamento, por ser forma de pagamento, é causa de extinção do crédito tributário.
Isenção e remissão são cronologicamente anteriores ao nascimento do crédito tributário.
A lei que dispensa o pagamento de valor de multa decorrente de auto de infração configura anistia, causa de exclusão do crédito tributário já constituído, nos termos do disposto no Código Tributário Nacional. (CORRETO)
Na normatização brasileira, não há possibilidade de extinção do crédito tributário mediante a entrega ao fisco de algo que não seja dinheiro.
Está correto APENAS o que se afirma em:
 a) I e IV b)IV e V c)II, III e IV d)II e IV e)III e V.
9) A prescrição, no Direito Tributário:
Atinge o direito material do fisco ao crédito tributário (CORRETO)
Impede o lançamento do crédito tributário.
Atinge apenas o direito processual de cobrança do crédito tributário
Tem os mesmos efeitos da prescrição no Direito Civil.
Não é passível de interrupção do curso de seu prazo.
10) Sobre as garantias e privilégios do crédito tributário é correto afirmar:
Os créditos tributários preferem os créditos trabalhistas e os créditos decorrentes de acidente do trabalho.
A alienação de bens que reduza o devedor à insolvência a partir da regular inscrição do crédito tributário em dívida ativa já caracteriza fraude à execução. (CORRETO)
A cláusula de inalienabilidade, seja qual for a forma e a data de constituição, é oponível ao Fisco, desde que registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
A ordem de preferência dos créditos tributários é a mesma em caso de falência ou fora de hipótese de falência.
A cobrança de créditos tributários é sujeita a concurso de credores e habilitação em falência, recuperação judicial, inventário e arrolamento.
11) A anistia, isenção em caráter não geral e remissão têm em comum o fato de serem:
causas de extinção do crédito tributário.
causas de exclusão do crédito tributário.
causas de suspensão do crédito tributário.
formas de renúncia de receita tributária. (CORRETO)
hipóteses de não incidência qualificada.
12) Lei estadual publicada em 04/05/2012 disciplinou a impossibilidade de a respectiva entidade federativa efetuar a cobrança de crédito tributário inscrito em dívida ativa com valor inferior a R$ 300,00.
Nesse caso, tem-se a hipótese de:
moratória do crédito tributário
transação do crédito tributário
compensação do crédito tributário
remissão do crédito tributário (CORRETO)
parcelamento do crédito tributário
13) Em conformidade com a Lei nº 5.172/1966 - Código Tributário Nacional, a exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela consequente. Pode-se afirmar que excluem o crédito tributário a:
Compensação e a remissão.
Isenção e a anistia. (CORRETO)
Prescrição e a anistia.
Prescrição e a remissão.
Isenção e a compensação.
14) Segundo o Código Tributário Nacional :
O crédito tributário regularmente constituído somente se modifica ou extingue, ou tem sua exigibilidade não suspensa ou excluída, Da extinção do crédito tributário é CORRETO afirmar:
Consiste na paralisação do curso do processo enquanto persistir a causa da suspensão. O prazo já percorrido permanece computado e após a solução da causa suspensiva continua do ponto onde parou.
Consiste no desaparecimento da exigibilidade do crédito tributário motivado por qualquer ato jurídico ou fato jurídico que faça desaparecer a obrigação respectiva, desde que prevista em lei, ao qual mencionará as modalidades de extinção do crédito tributário, poderá ser total ou parcial e, será assim definida, após a verificação de irregularidade da sua constituição. (CORRETO)
Consiste em apenas duas hipóteses a qual o Código Tributário Nacional menciona tal "beneficio" ao contribuinte, sejam elas pela anistia ou pela isenção observando que a exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela consequente.
Nenhuma das alternativas.
15) São hipóteses de extinção do crédito tributário, EXCETO:
Compensação e remissão.
Conversão do depósito em renda e transação.
Decisão administrativa irreformável e pagamento.
Pagamento seguido de homologação no caso dos tributos sujeitos a lançamento por declaração e dação em pagamento de bens móveis. (CORRETO)
16) Em relação ao crédito tributário, assinale a alternativa correta.
A moratória e a remissão suspendem a exigibilidade do crédito tributário.
Compensação e conversão de depósito em renda são modalidades de extinção do crédito tributário. (CORRETO)
Pagamento e depósito do montante integral estão entre as hipóteses de extinção do crédito tributário.
Decisão administrativa irreformável e concessão de medida liminar em mandado de segurança suspendem a exigibilidade do crédito tributário.
17) É hipótese de extinção do crédito tributário:
a moratória
a conversão do depósito em renda (CORRETO)
o depósito do seu montante integral
as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo
o parcelamento
18) A anistia, perdão legal de infrações, pode ser concedida em caráter geral ou limitadamente.
( x ) Certo
( ) Errado
19) Sobre as preferências do crédito tributário, é INCORRETO afirmar que
não se sujeita a habilitação em inventário ou arrolamento. 
Prefere a qualquer outro, excetoos créditos decorrentes de legislação do trabalho ou do acidente do trabalho. 
São pagos preferencialmente a quaisquer créditos habilitados em inventário ou arrolamento ou a outros encargos do monte, exigíveis no decurso do processo de inventário ou arrolamento. 
Admite concurso de preferência entre pessoas jurídicas de direito público credoras de créditos tributários apresentados no processo de inventário ou arrolamento. (CORRETO)
A existência de débitos tributários relativos aos bens do espólio ou às suas rendas não impede sentença homologatória de partilha ou adjudicação.
20) Na hipótese de lançamento tributário, quando se opera pelo ato em que a autoridade administrativa fiscal competente, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressa ou tacitamente homologa o recolhimento de tributos, cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento, não há necessidade de prévia anuência do Fisco. 
Nesse caso, a modalidade de lançamento tributário configura-se como
direto.
por declaração. 
por arbitramento. 
por homologação. (CORRETO)
por autolançamento.

Continue navegando