Buscar

Adm Estratégica GEAP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO 
MARIA LUÍSA DE ANDRADE SANTOS – UC17400017
planejamento estratégico
GEAP
Brasília
2017
Autora:
Maria Luísa de Andrade Santos 	UC17400017
Diagnóstico GEAP – Auto-Gestão em Saúde
Relatório do trabalho final sobre pesquisa-diagnóstico realizada na empresa GEAP- Gestão em Saúde, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Administração Estratégica.
Prof.ª: MSC. Ana Paula Costa e Silva
BRASILIA-DF 
2017
RESUMO
Essa pesquisa de diagnóstico tem como finalidade apresentar a análise das estratégias e ações referentes à empresa GEAP auto-gestão, tendo como base para a elaboração de um diagnóstico teorias conceituadas no tema de autores como Oliveira, Grocco E Guttman, Porter, Philip Kotler e Mintzberg. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados os critérios de natureza descritiva e exploratória, foi aplicado questionário para colher a opinião dos colaboradores e dos beneficiários. Utilizamos também documentos e relatórios disponibilizados pela empresa para a elaboração da análise de SWOT, identificando os pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidade e feita a análise e levantamento de possíveis soluções referente aos pontos apresentados no plano de ação já existente na organização. 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................5
REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................6
METODOLOGIA................................................................................................8
LEVANTAMENTO, TABULAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS.......................9
DISCUSSÃO......................................................................................................11
5.1 Análise SWOT..............................................................................................11
5.2 Plano de ação ...............................................................................................12 
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................15
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA....................................................................15
ANEXOS............................................................................................................16
 8.1 Questionários dos colaboradores..................................................................16
 8.2 Questionários dos beneficiários....................................................................19
INTRODUÇÃO
A gestão estratégica é algo que preocupa os diretores de empresas na atualidade, onde muitas vezes falta o controle efetivo dos custos, a rapidez na tomada de decisão e a não inclusão do planejamento estratégico. E pensando na falta de qualificação dos responsáveis por essas diretrizes, é importante analisar os processos existentes diante do ambiente interno e externo para atingir o grau de eficiência esperado. 
A empresa GEAP – Auto-Gestão em Saúde está a 70 anos zelando pela saúde dos servidores públicos federais e seus familiares e tornou-se uma das maiores operadoras de saúde do país, sendo referência por seu modelo assistencial focado na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. Atualmente, mantem convenio com 99 órgãos governamentais em todo o Brasil. Por ser uma autogestão, não visa lucros e os recursos obtidos são revertidos para assistência integral de seus clientes. 
Pretende-se verificar se a empresa GEAP – Auto-Gestão em Saúde adota, em seu modelo de gestão, os princípios e fundamentos teóricos da administração estratégica, para concluir se na prática gerencial experimentada pela empresa há estruturação organizacional voltada para as estratégias, sistemas gerenciais empregados que proporcione vantagem competitiva em seu segmento de atuação.
O presente trabalho se justifica por proporcionar aos alunos de Administração Estratégica a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos abordados em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de competências de gestão necessárias e importantes para o futuro administrador.
O nosso objetivo também é diagnosticar problemas e deficiências existentes e por meio deste trabalho identificar mudanças estratégicas que a GEAP deve adotar para proceder a um eficaz controle organizacional, considerando sempre os objetivos específicos citados abaixo:
- Conhecer os conceitos sobre a importância do diagnóstico estratégico na organização.
- Verificar o ambiente de atuação da empresa, evidenciando estratégias para o aproveitamento de oportunidades, identificando as ameaças e tendências. 
- Analisar se as decisões estratégicas adotadas têm sido adequadas para a obtenção dos objetivos traçados.
- Verificar se o desempenho estratégico tem contribuído para a melhoria contínua de processos, produtos e crescimento.
REFERENCIAL TEÓRICO
Em uma visão geral, entende-se administração estratégica como um planejamento do método que a empresa irá aplicar para alcança a missão da organização, a visão de futuro, os valores, os objetivos, estratégias e os projetos que levaram a empresa de forma gradativa a alcançar sucesso em seu meio. Existem teorias consagradas que de forma geral podem ser aplicadas as empresas agregando as característica e necessidades de cada organização, obtendo assim um planejamento estratégico personalizado e mais eficiente.
 Para que a estratégia seja colocada em prática, é necessário que se tenha um planejamento estratégico, sempre com o alvo de dar agilidade aos processos e tomado de decisões numa determinada organização, Segundo OLIVEIRA (2006), o diagnóstico define o processo de mudança organizacional de uma empresa.  O diagnóstico é a primeira fase em que se deve passar o planejamento estratégico, essa fase também é denominada por Oliveira por “Auditoria de posição”, e deve-se determinar “como a empresa está” ou “onde ela está”. Essa análise é realizada por pessoas representativas das várias áreas de atuação da empresa, que analisam e verificam todos os aspectos inerentes a suas realidades externa e interna. A fase do diagnóstico estratégico para Oliveira pode ser dividida em quatro etapas básicas: 
1. Identificação das expectativas de pessoas representativas
2. Análise externa
3. Análise interna
4. Análise dos concorrentes
Já, para haver melhorias nestas empresas, destacam ainda que é necessário que todos da empresa estejam sempre a par das informações primordiais em tempo hábil, podendo executar com eficiência as missões e tarefas estabelecidas pela empresa, ressaltando ainda que as oportunidades só serão aproveitadas se as empresas souberem o que querem atingir. Podendo evitar as incertezas do mercado e as mudanças que poderá vir a acontecer. Conforme GROCCO e GUTTMAN (2005) toda empresa que pretende se destacar em seu segmento de atuação precisa de um planejamento estratégico que a deixe sempre preparada para as mudanças. 
	Porém, essas mudanças precisam ser identificadas através de um conhecimento mais aprofundado da organização a fim de serem prevenidas, para isso pode ser levado em consideração a teoria de 	PORTER (1985) onde devem ser analisadas cinco forças competitivas para elaboração de uma estratégia eficiente, sendo essas forças uma visão de microambiente em contraste com o macro ambiente.  As cinco forças são descritas como a primeira sendo o poder de negociação do cliente que exige maior qualidade por menor preço, assim pressionando um menor preço no mercado e aumentando a competitividade, a segunda seria o poder de negociação dos fornecedores quando usam a barganha para ameaçar a oferta e demanda de matéria prima, a
terceira força diz respeito à entrada de novos concorrentes que podem gerar novas condições no mercado, essa inserção depende das barreiras impostas pelas empresas. A quarta versa sobre a possível ameaça de um produto substituto que pode se mostrar melhor em custo/benefício em relação a produtos atuais, por último a quinta força se refere à rivalidade entre concorrentes que pode ser influenciada por fatores como preços, propagandas e produtos no qual afetam o potencial do mercado. Em uma forma diversificada pode ser utilizada também a teoria de PHILIP KOTLER (2000) como única ou como complementação da teoria anterior, esta tange à elaboração de uma estratégia sólida e que estabeleça as diretrizes que a organização deverá se pautar, versa que temos que ter atenção sempre em quatro características do planejamento da empresa, que são as: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades; denominados Análise SWOT. 
	A análise SWOT visa avaliar os ambientes internos e externo da empresa para otimizar o desempenho no mercado. O primeiro ambiente, interno, refere-se à organização propriamente dita, e conta com as forças e fraquezas que ela possui. O segundo ambiente, como já diz o nome, avalia as forças externas que o concorrente possui e que pode se tornar uma ameaça para sua empresa. As oportunidades e ameaças são previsões futuras, que estão ligadas diretamente ou indiretamente com os fatores externos. Sendo a Força a vantagem que sua empresa tem em relação a outros concorrentes, Fraquezas são fatores que interferem ou prejudicam o bom andamento da sua empresa, as Oportunidades são influências externas que positivamente, influenciam sua empresa e por último as Ameaças que são influencias externas que negativamente, influenciam sua empresa. Abaixo segue imagem ilustrando a aplicação da tabela utilizada para a análise de SWOT
Figura 1: Matriz de SWOT
Tendo as 4 características bem claras dentro do planejamento, você terá uma análise competitiva fundamentada, que aumenta as chances de sucesso do negócio. 
	Existem diversas ferramentas como essa que auxiliam a empresa na tomada de decisão, porém, não somente pode ser atribuir o sucesso da organização a uma teoria ou planejamento perfeito sendo que este não possui auxilio para ser desenvolvido de forma eficaz, para esse desenvolver é necessário ter na empresa uma estrutura organizacional preparada para lidar com a pressão e preparada para compreender o que está sendo implantado, o modo de organização estrutural da empresa, de acordo MINTZBERG (2006) diz que o que leva uma organização a centralizar ou descentralizar sua estrutura seria que apesar da centralização estrutural ser o meio mais seguro de coordenar a tomada de decisão na organização, nem sempre a informação pode ser levada a esse centro, talvez por ser difusa e difícil de ser transmitida. Ás vezes a informação pode ser transmitida a um centro, mas não pode ser ali compreendida.
 Sendo assim, entendemos que o sucesso de uma empresa não somente se dá por força de um, mas sim por toda uma estrutura e um planejamento adequado, elaborado de forma minuciosa e especifica pontuando diversas características positivas e negativas que quando analisadas e usadas de forma adequada garantem um retorno significativo e um reconhecimento no mercado. 
METODOLOGIA
A metodologia é a apresentação minuciosa das características e métodos utilizados para a elaboração do plano estratégico de diagnóstico referente à empresa em questão GEAP – Gestão em Saúde. Desta forma, cabe informar que a metodologia utilizada será a pesquisa-diagnóstico possibilitando através do levantamento de dados uma análise do comportamento da empresa e a determinação das possíveis soluções adequadas, sendo de natureza descritiva, pois serão analisados documentos como estatutos, regimentos internos, organograma e plano de ação, fornecidos pela empresa a fim de conhecer sua trajetória e evolução mercadológica, e chegar a uma conclusão da sua atual situação e posição no mercado de planos de saúde.
	A Análise será também de natureza exploratória, pois buscará adquirir informação a respeito do desempenho da empresa e relação com funcionários podendo ser verificado os pontos fracos e as necessidades de melhoria por meio do levantamento das informações, através do instrumento de pesquisa questionário, foi aplicado questionário para os colaboradores, este contendo 6 temas referentes à satisfação com a empresa e seu ambiente de trabalho, com questões diversificadas sobre cada tema com as opções de um a cinco sobre o nível de satisfação referente a cada pergunta. Também foi aplicado um questionário para os beneficiários, contendo 9 questões e um quadro para ser descrito o que deveria mudar. 
O público alvo para a aplicação do questionário será 1 representante de cada departamento, na indisponibilidade de aplicação para todos os departamentos da empresa pois a mesma tem grande dimensão e flexibilização dos mesmo, a aplicação foi feita com departamentos centrais sendo eles: gerencial, administrativo, técnico e operacional, aplicado por um participante direto que faz parte tanto do grupo alvo da pesquisa como também parte da equipe pesquisadora pois trabalha na empresa avaliada, as informações constatas serão representadas por gráficos para maior compreensão. E os beneficiários foi feito uma pesquisa com 35 assistidos do plano de saúde, dentre eles, 15 aposentados. 
Foi utilizada a técnica bibliográfica na busca de teorias publicadas em livros, artigos e internet, que orientam e auxiliam na análise e elaboração de estratégias, com a finalidade de possuir embasamento para apresentação de informações coerentes e eficazes, foi utilizada também a técnica pesquisa-diagnóstico, pois serão utilizadas para desenvolver o trabalho as informações adquiridas por meio de análise de questionários e documentos disponibilizados pela empresa tendo como objetivo apresentar críticas e sugestões às medidas adotadas pela empresa.
CARACTERISTICAS DA EMPRESA
Identificação da Empresa: GEAP – Autogestão em Saúde 
Breve histórico: Há 69 anos zelando pela saúde dos servidores públicos federais e seus familiares, a GEAP tornou-se uma das maiores operadoras de saúde do país, sendo referência por seu modelo assistencial focado na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. Atualmente, mantem convenio com 99 órgãos governamentais em todo o Brasil. Por ser uma autogestão, não visa lucro e os recursos obtidos são revertidos para assistência integral de seus clientes.
Missão: Melhorar a qualidade de vida de seus clientes, por meio da administração, na forma de autogestão compartilhada, de planos solidários de Saúde e Assistência Social.
Visão: Ser o plano de saúde referência para os servidores públicos e seus familiares.
Analise de Ambiente: A GEAP passou por uma crise em 2013, onde teve que recuperar sua imagem institucional, seu equilíbrio financeiro e sua credibilidade na área da saúde. Em 2014, de acordo com análises no BP e DRE, podemos ver uma melhora significante.
Objetivos Propostos pela Organização: Identificar novos cenários de oportunidades.
Estratégias: 1- Ampliar a carteira de clientes/ 2- Aumentar e qualificar a rede prestadora de serviços. / 3- Desenvolver políticas de sustentabilidade institucional e de governança corporativa/ 4- Implantar a Política de Atenção à Saúde.
Plano de Ação: 
-Saúde da Criança e do adolescente
- Atendimento Domiciliar
- Expansão em áreas isoladas.
-Movimente-se com Saúde – ação de incentivo a prática de Saúde.
LEVANTAMENTO, TABULAÇÃO E ANALISE DE DADOS
A análise SWOT será demonstrada com base nos dados obtidos a partir da aplicação do questionário aplicado aos responsáveis de cada departamento da empresa e outro questionário aplicado aos beneficiários. Onde serão identificados os pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidade.
O questionário aplicado para os 4 colaboradores (Anexo 1) e o questionário aplicado para os 35 beneficiários (Anexo 2) teve por intuito
avaliar a satisfação global, condições de trabalho, desenvolvimento de carreira, envolvimento ativo na organização, motivação, satisfação com o superior imediato e o que deveria mudar para identificar competências essenciais no ambiente interno e externo. 
Analisando os resultados é possível observar que a GEAP tem um déficit gerencial e uma centralização de trabalho muito grande. 
Como fraquezas relevantes encontradas a partir do levantamento podemos citar:
Refeitório sem capacidade para todos os colaboradores.
Centralização de trabalho em gestores com nível superior e cursos profissionalizantes.
Empregados desmotivados, apesar de gostarem do ambiente de trabalho e dos benefícios oferecidos.
A opinião e ideia do colaborador não tem força.
Como forças foi identificado:
Quadro suficiente de funcionários.
Modelo de autogestão.
Atendimento as resoluções normativas da ANS.
Adesão dos funcionários da GEAP pode ser feita a qualquer momento.
Fins da organização bem definido para os colaboradores.
Planejamento estratégico definido.
Convênio com farmácias e funerárias.
Menor contribuição de mercado.
Home Care – Atendimento domiciliar.
Gráfico 1: Nível de satisfação colaboradores
De acordo com o cenário externo analisado através das informações obtidas, temos as seguintes oportunidades e ameaças:
Oportunidades:
Aumento gradativo do número de assistidos
Rede de atendimento em várias regiões do Brasil diferenciado dos concorrentes. 
Qualificação da rede prestadora de serviços.
Investimento no incentivo a prática de saúde.
Criação de um Plano de Saúde sem Participação.
Ameaças: 
Possíveis novos entrantes com o mesmo modelo de auto-gestão.
Ausências de feedbacks aos clientes, sobre tudo nas mídias digitais.
Não têm controle das prestadoras de serviços.
Baixa rede de atendimento no quesito urgência e emergência
Rede de atendimento insuficiente para a quantidade de assistidos
Gráfico 2: Nível de satisfação dos beneficiários 
DISCUSSÃO
Análise de Ambiente 
Frente aos resultados identificados por meio da análise estratégica de SWOT, é possível observar que tanto no ambiente externo como no ambiente interno da empresa existem fatores que podem ser considerados como indispensáveis a um planejamento estratégico para a empresa, dando uma prioridade especial aos pontos fracos como, por exemplo, a opinião e a ideia dos colaboradores que muitas das vezes não são ouvidas, e a suas ameaças como por exemplo a ausência de feedbacks aos clientes, sobre tudo nas mídias digitais, que pode oportunizar a desconstrução da entidade GEAP, que baseado em um planejamento adequado pode passar a ser um dos pontos fortes, e oportunidades relevantes para a empresa. 
Analisando os pontos fortes e oportunidades, destaca-se que a empresa pode aderir um planejamento com o objetivo de melhorar os pontos fortes e aproveitar as oportunidades que foram apresentadas, que venha melhorar os serviços prestados aos seus clientes. A análise SWOT foi demonstrada abaixo por meio das informações coletadas:
	ANALISE SWOT - GEAP 
	FORÇAS
	FRAQUEZAS
	*Recursos obtidos revertidos em assistência integral de seus pacientes;
*Quadro suficiente de funcionários.
	*Auto custo na mensalidade, levando em conta que grande parte dos beneficiários são aposentados.
	*Home Care – Atendimento Domiciliar 
	*Refeitório com pouca capacidade.
	*Convênio com 99 órgãos da esfera governamental
	*Fins da organização bem definida para os colaboradores.
	*Atendimento nas resoluções normativas da ANS.
*Modelo de auto-gestão
	*Está em 9º lugar na lista de planos de saúde de grande porte com maior índice de reclamação junto a ANS.
	*Adesão dos servidores pode ser feita a qualquer momento
*Planejamento Estratégico definido.
	*Empregados desmotivados, apesar de gostarem do ambiente de trabalho e dos benefícios oferecidos.
	*Convênio com farmácias e funerárias 
*Menor contribuição do mercado
	*Rede de atendimento insuficiente para a quantidade de assistidos
	OPORTUNIDADE
	AMEAÇAS
	*Constantes treinamentos de funcionários para melhorar o atendimento e sanar as dúvidas dos conveniados.
	*Possíveis novas entrantes com o mesmo modelo de auto-gestão.
*Baixa rede de atendimento no quesito urgência e emergência
	*Aumento gradativo do número de assistidos
	*Ausências de feedbacks aos clientes, sobretudo nas mídias digitais.
	* Criação de plano de saúde sem participação.
	*Não tem controle das prestadoras de serviço.
	*Investimento no incentivo a prática de saúde.
	
	*Rede de atendimento em várias regiões do Brasil
	*Rede de atendimento insuficiente para a quantidade de assistidos
Tabela 1: Analise de SWOT
 Análise Plano de Ação
	O Plano de Ação da GEAP possui 7 entrantes principais para que a empresa possa chegar no ápice de sua visão esperada e exercer cada vez mais a sua missão.
Cumprir metas do PLAEF.
Reformular a política de comunicação.
Desenvolver uma política de RH mais adequada
Desenvolver Política de Sustentabilidade Social
Aprimorar ações de controle financeiro e assistencial
Reestruturar o setor de TI adequando ao modelo de governança corporativa proposto
Identificar e estabelecer a rede de prestadoras necessárias 
Tendo em vista o atual momento por que passa a empresa, marcado por uma Intervenção e duas direções fiscais estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), em menos de dois anos, no qual foram motivadas pela ingerência administrativa e, principalmente nos contratos com fornecedores e prestadores de serviço, desvio de verba e problemas na auto-gestão em geral. 
 Diante de tal quadro, uma solução possível seria a criação de um grupo de trabalho que auxilie no monitoramento financeiro, para que se possa subsidiar a diretoria quanto a questões que possam representar risco financeiro e gerencial para a instituição. Este monitoramento terá por base estudos, informes gerenciais, sistemas informatizados, etc. Bem como acompanhamento de fatores que tenham gerado algum comportamento atípico.
Seguindo ações que tem por objetivo o melhoramento da marca da empresa junto ao público alvo, proceder-se-á com a contratação de empresa especializada no setor de marketing comercial para que desenvolva ações que visem agregar valor à marca baseadas no perfil da carteira de clientes e com base nos resultados de pesquisa Quali. Essas ações buscarão promover a Geap por meio de utilização do maior número de veículos de mídia possível. Haverá a busca de fortalecer o vínculo da empresa com associações visando satisfazer a necessidade de aumento da rede credenciada que atende o plano.
A elaboração de Plano de Cargos e Carreiras é tema de bastante importância para comprometimento e motivação dos colaboradores para com a filosofia da empresa. Atualmente verificamos através de pesquisas que há uma grande pressão por parte dos funcionários na cobrança da criação de um plano atualizado e que satisfaça aquilo que dele se espera. 
O projeto UNIGEAP visa a capacitação de seus colaboradores por meio de cursos e palestras. Os cursos serão ministrados em ambiente virtual no portal do site da empresa. Atualmente este projeto sofre com a descontinuidade, é necessário fomentar ações que deem maiores estímulos para que haja maior aderência ao projeto por parte dos funcionários. Uma vez implantada, essa iniciativa trará retorno a empresa uma vez que esta poderá contar com mão de obra de maior qualidade técnica. Verificamos que apesar da data preestabelecida no plano de ação (02/04/2015), até o momento o projeto não foi novamente implantado dentro do ambiente corporativo. 
O tema sustentabilidade corporativa está bastante em voga no século XXI, urge a necessidade das corporações se adequarem à filosofia de preservação ambiental e levar a teoria para o campo prático, pautarem suas ações de maneira a minimizar os danos ambientais decorrentes de suas atividades. Implementar políticas de sustentabilidade dá a empresa uma boa imagem não só junto aos consumidores de seus
bens/serviços como com a sociedade em geral. Nesse sentido poderíamos citar algumas ações como: A substituição de documentos impressos por sistemas e mecanismos de utilização de eletrônica, implementação de coleta seletiva e formalização de parceria com instituição com expertise no tema.
As empresas lançam mão de projetos e ações que visem a inclusão de pessoas portadoras de alguma limitação, seja física ou mental. Fazem isso como estratégia de melhoramento de sua imagem junto ao público. A questão da inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma oportunidade incrível. Pessoas com formação diferente, com visões diferenciadas sobre o mesmo tópico, com origens e orientações singulares, reunidas em um mesmo ambiente, proporcionam uma visão mais holística e promovem a criatividade e inovação dentro da organização. Dito isto, a empresa terá por objetivo nesse sentido a implementação de um programa para atendimento de demandas via telefônica em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Essa ação é de fundamental importância para imagem da empresa junto aos seus beneficiários, pois visa a Inclusão Social e beneficia os clientes que possuem alguma limitação. 
Central de Regulação Médica; este é o setor que atua nas análises de pedidos de autorização para realização de procedimentos e materiais cirúrgicos. Uma reformulação nesse setor seria de vital importância para a organização, uma vez que a adequação do setor seria útil para identificar solicitações indevidas, prestadores em desconformidade com obrigações contratuais, dentre outras ilicitudes possíveis. Também o monitoramento dos processos urgência/emergência via sistema, auxiliaria no sentido de subsidiar os pagamentos diversos. 
De acordo com o Plano de Ação existe a possibilidade de ocorrer a contratação de profissionais médicos para dar maior celeridade aos atendimentos e diminuir o tempo de espera das autorizações de procedimentos e materiais cirúrgicos para os assistidos do plano. Entretanto, após uma análise mais aprofundada, verificamos que não se faz necessário o aumento do contingente de profissionais da área, uma vez que um acompanhamento mais criterioso quanto a execução e cumprimento das demandas diárias e eficiência por parte dos profissionais componentes do atual quadro, já seria necessário para sanar essa deficiência.
Criação de Ouvidoria voltada para atender demandas advindas diretamente das notificações de investigação preliminar (NIP’s). Essas notificações são oriundas de reclamações feitas pelos assistidos do Plano junto à Agencia Nacional de Saúde (ANS). No atual momento, esse trabalho já é realizado, porém de maneira ineficiente, pois é ramificado, ou seja, cada setor responde pela reclamação/notificação correspondente a sua função. Nesse foco é que se torna necessária a criação de setor de competência exclusiva para proceder com o manejo dessas demandas. O prazo preestabelecido no plano para criação do grupo de trabalho até o momento não foi cumprido. 
Atualmente há uma grande deficiência relacionada ao cumprimento dos prazos de pagamento dos serviços prestados. O setor de Gerência de Finanças não apresenta celeridade em seus processos, o que compromete a imagem da empresa junto aos prestadores/fornecedores e beneficiários em geral.
Um ajuste necessário seria a implementação de um calendário de pagamento mensal, que consistiria num prazo determinado de 30 dias para recebimento das guias de fatura de serviços prestados e haveria um prazo de igual período para a GEOFI proceder com o pagamento.
Essa medida irá visar uma maior praticidade para os beneficiários do plano de saúde, uma vez que é sabido que o uso de dispositivos móveis já se tornou um grande recurso de mídia entre a população mundial, propagador de informações e facilitador de tarefas do dia-a-dia. Geraria uma maior proximidade com o público atendido pela empresa a criação de aplicativo compatível com sistema operacional Android e também IOS. 
A Geap implementará ação voltada a revisão e aumento da rede credenciada de prestadores de serviços, já que se trata de motivo de grande reclamação por parte dos usuários do plano. Nesse sentido haverá ação voltada a realização de levantamento dos Estados com “insuficiência de rede” com base nos dados do sistema. Nessa ação a empresa realizará estudos para subsidiar o desenvolvimento de normas sobre a qualidade de atendimento dos agentes credenciados em todos os níveis da rede – desde a municipal até a estadual.
A organização também fará estudo das principais áreas médicas, conforme utilização do plano, necessidade do beneficiário e sazonalidade e região geográfica, buscando o levantamento de dados através de pesquisa de opinião juntamente aos beneficiários e prestadores/fornecedores do plano. 
 	 O ideal seria controlar e monitorar a equipe de cadastro de prestadores das Gerências Regionais para que realizem de maneira efetiva, visitas técnicas de capacitação no âmbito hospitalar, apresentando e explicando detalhadamente as normas vigentes da Geap, a fim de qualificar o atendimento prestado e as informações repassadas aos beneficiários. E ainda, propor metas de contratação para as Gerências Regionais, de acordo com os dados levantados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto nesta pesquisa, compreendemos que para uma eficaz implementação de estratégias que possam apresentar resultados positivos em uma organização, é necessário levar em consideração vários fatores e opiniões daqueles direta e indiretamente ligados a organização, na empresa utilizada em nossa pesquisa foi possível verificar que a mesma tem um déficit gerencial e uma grande centralização de trabalho, com a análise SWOT foi possível visualizar de forma clara quais as necessidades da empresa e apresentar através do plano de ação mudanças que propiciaram soluções e uma melhora significativa quando aplicadas de forma eficiente e intransigente.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
PORTER, Michael. Estratégia é mais importante do que crescimento. Disponível em: <• http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/michael-porter-estrategia-e-mais-importante-do-que-crescimento/14403/>. Acesso em: 05 jun. 2017.
TZU, Sun. A Arte da Guerra. São Paulo: Saraiva, 2006.
GEAP, Auto Gestão em Saúde. Disponível em:< http://www.geap.com.br>. Acesso em 03 jun. 2017.
OLIVEIRA, Djalma. Excelência na Administração Estratégica. 4ª Edição
BOYETT, Joseph e Jimmie. O guia dos Gurus. 6ª Edição
PARNELL, John, etc. Administração Estratégica. 8ª Edição
PORTER, Michael. Administração Estratégica. 3ª Edição
GROCCO E GUTTMANN, Luciano e Erik. Consultoria Empresarial. 1ª Edição
PORTER, Michael. 5 forças de Porter. Disponível em: <• www.administradores.com.br/artigos/financas-e-economia/as-5-frocas-de-porter/57341 />. Acesso em: 05 jun. 2017.
ANEXOS
 Questionário de satisfação dos colaboradores – ANEXO 01
 	 DADOS DO RESPONDENTE:
 	 Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino 
 	 Idade: ( ) Até 24 anos ( )25-39 anos ( ) 40-53 anos ( ) 55 anos
 	 Estado Civil: ( ) Solteiro ( ) Casado/ União de facto ( ) Divorciado ( ) Viúvo
 	 FUNÇÃO DESEMPENHADA NA ORGANIZAÇÃO:
 	( )Administração ( ) Quadro dirigente ou Diretor ( )Técnico Superior 
 	 ( )Técnico ( ) Administrativo	 ( )Operário ( )Auxiliar
Ao preencher o questionário tenha em conta que o grau de satisfação:
1 = Muito Insatisfeito, 2 = Insatisfeito, 3 = Pouco Satisfeito, 4 = Satisfeito e 5 = Muito Satisfeito
	Satisfação com as condições de trabalho
	Indicador
	Grau de Satisfação
	O que falta para que o seu grau de satisfação seja 5?
	
	1
	2
	3
	4
	5
	
	Disposição e distribuição do espaço no local de trabalho 
	
	
	
	
	
	
	Tratamento dado às questões sociais
e ambientais
	
	
	
	
	
	
	Flexibilidade do horário de trabalho e a possibilidade de conciliar o trabalho com a vida familiar e assuntos pessoais
	
	
	
	
	
	
	Gestão da igualdade de oportunidades e igualdade de tratamento, na organização
	
	
	
	
	
	
	Forma como a organização lida com os problemas pessoais dos colaboradores.
	
	
	
	
	
	
	Equipamentos informáticos disponíveis
	
	
	
	
	
	
	Software disponível
	
	
	
	
	
	
	Equipamentos de comunicação disponíveis 
	
	
	
	
	
	
	Condições de higiene
	
	
	
	
	
	
	Condições de segurança
	
	
	
	
	
	
	Serviços de refeitório 
	
	
	
	
	
	
	Serviços sociais (assistência médica e de enfermagem, apoio nos gastos com a saúde, ensino, etc.)
	
	
	
	
	
	
	Satisfação Global
	Imagem global da organização
	
	
	
	
	
	
	Fins da organização bem definidos
	
	
	
	
	
	
	Papel da organização na sociedade
	
	
	
	
	
	
	Relações da organização com os cidadãos e a sociedade
	
	
	
	
	
	
	Nível de envolvimento das pessoas na organização e na respectiva missão.
	
	
	
	
	
	
	Satisfação com o desenvolvimento da carreira e das competências
	Ações de formação realizadas
	
	
	
	
	
	
	Oportunidades para desenvolver novas competências
	
	
	
	
	
	
	Avaliações de desempenho
	
	
	
	
	
	
	Envolvimento ativo na organização
	Envolvimento nos processos de tomada de decisão
	
	
	
	
	
	
	Envolvimento em atividades de melhoria
	
	
	
	
	
	
	A concorrência é um fator preocupante
	
	
	
	
	
	
	Há oportunidade de criatividade e inovações disponíveis
	
	
	
	
	
	
	Satisfação com seu chefe ou superior imediato
	Se preocupa em me escutar
	
	
	
	
	
	
	Me ajuda quando necessito
	
	
	
	
	
	
		Conhece bem o meu trabalho
		
	
	
	
	
	
	
	Me avalia de forma justa
	
	
	
	
	
	
	Me exige de forma razoável
	
	
	
	
	
	
	Organiza de forma efetiva tanto plana como recursos
	
	
	
	
	
	
	Sabe escutar de forma efetiva tanto plana como recursos
	
	
	
	
	
	
	Motiva a sua equipe para atingir ou superar os objetivos
	
	
	
	
	
	
	Toma decisões de forma eficaz
	
	
	
	
	
	
	Níveis de motivação
	Motivação para aprender novos métodos de trabalho
	
	
	
	
	
	
	Motivação para desenvolver trabalho em equipa
	
	
	
	
	
	
	Motivação para participar em ações de formação
	
	
	
	
	
	
	Motivação para participar em projetos de mudança na organização
	
	
	
	
	
	
	Motivação para sugerir melhorias
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	QUADRO DE COMPETÊNCIAS- Preenchidos pelos Entrevistados
	
	O que deveria ter ou mudar?
	
	
	Organizacionais (empresa no geral)
	
	Gerenciais 
	
	Individuais (em prol do colaborador)
	
 Questionário de satisfação dos beneficiários – ANEXO 02
 	DADOS DO RESPONDENTE:
 	 Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino 
 	 Idade: ( ) Até 24 anos ( )25-39 anos ( ) 40-53 anos ( ) 55 anos ou mais
 	 FUNÇÃO:
	( ) Exercendo Função ( ) Aposentado
1 = Muito Insatisfeito, 2 = Insatisfeito, 3 = Pouco Satisfeito, 4 = Satisfeito e 5 = Muito Satisfeito
	Satisfação com o Plano de Saúde
	Indicador
	Grau de Satisfação
	O que falta para que o seu grau de satisfação seja 5?
	
	1
	2
	3
	4
	5
	
	Rede Credenciada 
	
	
	
	
	
	
	Tratamento dado às questões sociais e ambientais
	
	
	
	
	
	
	Dificuldade quanto a solicitação para marcação de consulta
	
	
	
	
	
	
	Laboratórios e clinicas especializadas em câncer
	
	
	
	
	
	
	Autorização de exames e procedimentos médicos
	
	
	
	
	
	
	Custo-benefício da operadora
	
	
	
	
	
	
	Tempo de demora para marcação de consultas
	
	
	
	
	
	
	Equipamentos de comunicação disponíveis 
	
	
	
	
	
	
	Qualidade dos serviços prestados
	
	
	
	
	
	
	O que deveria ter ou mudar? – Avaliação geral quanto ao Plano de Saúde

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais