Buscar

Avaliando Direito Empresarial I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201304552478)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Prova Juiz Substituto TRT 2.ª Reg. - São Paulo - 2009) Analise as proposituras abaixo:
I. As cooperativas são sociedades de pessoas, pois a realização do objeto social depende dos atributos individuais dos sócios e não da contribuição material que investem.
II. Nas sociedades de pessoas a cessão da participação depende da anuência dos demais sócios.
III. A existência da sociedade de fato somente pode ser provada por terceiros para responsabilizar os sócios solidariamente.
IV. A natureza da sociedade importa diferenças no tocante à alienação da participação societária, à sua penhorabilidade por dívida particular do sócio e à questão da sucessão por morte.
Diante das assertivas supra, assinale:
		
	
	a) São verdadeiras apenas as assertivas II e IV.
	 
	e) São corretas todas as proposituras.
	
	b) Apenas a propositura III está correta.
	
	d) São verdadeiras apenas as proposituras I e III.
	
	c) Apenas a propositura IV é falsa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201304621883)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca do estabelecimento empresarial, de acordo com o Código Civil e a jurisprudência do STJ, assinale a alternativa correta
		
	
	Considera-se estabelecimento empresarial o ponto, bem imaterial, em que o empresário exerce sua atividade.
	
	A sede de uma sociedade empresarial não só pertence ao patrimônio da sociedade como também sempre integra o estabelecimento empresarial, dado que está afetada ao exercício de sua atividade-fim.
	
	Mercadorias em estoque não constituem elemento material de um estabelecimento empresarial, haja visto que não sã consideradas parte do patrimônio de afetação.
	
	A filial de uma sociedade empresarial não constitui parte do acervo patrimonial de uma empresa, sendo entendida, portanto, como estabelecimento empresarial distinto e independente para qualquer efeito
	 
	É composto por patrimônio material (bens corpóreos essenciais á exploração comercial) e imaterial (bens incorporeos como a propriedade intelectual).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201304552500)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/TJ-DFT/2016) Assinale a opção correta acerca das sociedades personificadas, de acordo com o Código Civil.
		
	
	e) É obrigatório constar a firma social nos contratos da sociedade simples.
	 
	a) Na sociedade em nome coletivo, o uso da firma é privativo, nos limites do contrato, dos que tenham os necessários poderes para usá-la; na sociedade em comandita simples, não pode o nome do sócio comanditário constar na firma social, sob pena de ficar sujeito às mesmas responsabilidades de sócio comanditado.
	
	c) Na sociedade simples, não constitui causa de dissolução de pleno direito da sociedade a não reconstituição, no prazo de cento e oitenta dias, da pluralidade de sócios, ao contrário do que acontece no regime da sociedade limitada.
	
	b) Assim como o sócio comanditário na sociedade em comandita simples, o sócio pessoa física da sociedade em nome coletivo, como regra geral, responde solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais.
	
	d) A sociedade simples constitui-se mediante contrato escrito, na forma pública ou particular. A sociedade limitada, porém, constitui-se apenas com observância de forma pública.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201304501986)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC - TJ-SC - Juiz Substituto 2015) Ricardo, empresário do ramo de móveis, alienou o seu estabelecimento para Alexandre, que ali deu continuidade à exploração da mesma atividade. No contrato de trespasse, foram regularmente contabilizadas todas as dívidas relativas ao estabelecimento, algumas delas já vencidas e outras por vencer. Nesse caso, Ricardo
		
	
	não responde pelas dívidas do estabelecimento, ainda que anteriores à sua transferência.
	
	responde com exclusividade por todas as dívidas do estabelecimento anteriores à sua transferência.
	
	responde com exclusividade apenas pelas dívidas já vencidas por ocasião da transferência do estabelecimento.
	
	responde solidariamente com Alexandre apenas pelas dívidas já vencidas por ocasião da transferência do estabelecimento.
	 
	responde solidariamente com Alexandre, durante determinado prazo, por todas as dívidas anteriores à transferência do estabelecimento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201304635432)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a opção correta acerca do Nome Empresaril do Empresário Individual
		
	
	O empresário individual opera sob firma constituída por seu nome abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou da sua atividade.
	
	O empresário individual opera sob firma constituída por seu nome completo, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou da sua atividade.
	
	O empresário individual opera sob firma constituída pelo nome do seu antecessor, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa acerca do genêro da sua atividade.
	
	Nenhuma das anteriores
	 
	O empresário individual opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou da sua atividade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando