Buscar

Sistema Endócrino

Prévia do material em texto

Sistema Endócrino
O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas, as quais são responsáveis pela secreção de substâncias denominadas hormônios. A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas delas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio. Os hormônios são considerados mensageiros químicos de extrema importância para a homeostase do corpo.
Principais Órgãos do Sistema Endócrino
Hipófise
Tireóide
Paratireóides
Supra-renais
Pâncreas
Gônadas
Glândula Pituitária ou Hipófise
O sistema nervoso tem uma intima relação com os sistema endócrino, que é especialmente evidente através da hipófise. A hipófise está localizada abaixo do cérebro e é rodeada pela sela turca do osso esfenóide. É divida em neuro-hipófise e adeno-hipófise. 
Neuro-hipófise
Consiste de um pedúnculo, o infundíbulo, conectado a uma estrutura chamada “pars nervosa” (lobo neural). Onde o infundibulo une o lobo neural ao cérebro há uma pequena elevação chamada eminência mediana.
Pelo fato de não ter células glandulares presentes, a neuro-hipófise não produz hormônios, entretanto, dois hormônios de natureza peptídica que são produzidos no hipotálamo, são conduzidos ao longo dos axônios e estocados e liberados do lobo neural. Os dois hormônios são: o hormônio antidiurético (HAD, ADH) ou vasopressina, e a oxitocina. O ADH promove a reabsorção de água nas estruturas renais formadoras de urina, auxiliando na retenção de fluido no corpo. E a oxitocina, estimula os músculos lisos dos órgãos reprodutores, principalmente o útero, na mulher.
Adeno-hipófise
A parte distal da adeno-hipófise produz seis hormônios. Já foram identificados três tipos de células glandulares na parte distal, estas células são classificadas como acidófilas, basófilas e cromófoboas, dependendo da sua reação com os corantes laboratoriais. As células acidófilas produzem dois hormônios, o hormônio do crescimento e a prolactina, as basófilas produzem quatro hormônios, a tirotrofina, o hormônio folículo estimulante, o hormônio luteinizante e o hormônio adrenocorticotrófico. As células cromófoboas estão em um estágio não-secretor.
O hormônio do crescimento (HC) ou somatotrófico estimula o crescimento em geral, em especial do sistema esquelético. A prolactina está envolvida na iniciação e manutenção da secreção do leite nas mulheres. A tirotrofina ou hormônio estimulante da tireóide (TSH) estimula a síntese e a liberação dos hormônios tireoidianos. O hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) são ditos gonadotrofinas, pois afetam diretamente as gônadas (ovários e testículos). O hormônio adrenocorticotrófico ou ACTH age estimulando e liberando os hormônios das regiões corticais das glândulas supra-renais.
Tireóide
Está localizada anteriormente à parte superior da traquéia, próximo a junção da laringe. A glândula tireóide secreta três hormônios: o triiodotironina (T3), tetraiodotironina (T4), e a calcitonina. O T3 e o T4 contêm iodo e atuam na regulação das taxas de metabolismo nas células do corpo. A calcitonina acelera a absorção de cálcio pelos ossos. A tireóide é a única glândula endócrina que armazena o seu produto de secreção.
Glândulas Paratireóides
São quatro ilhotas localizadas nos lobos posteriores da tireóide. Produz o hormônio paratireoidiano ou paratormônio que controla o metabolismo de cálcio e de fósforo.
Glândulas Supra-renais ou Adrenais
São órgãos de formato piramidal, retroperitoneais, localizados sobre o pólo cranial (superior) de cada rim. Cada glândula está recoberta por uma cápsula de tecido conjuntivo e mergulhada em gordura. Cada glândula supra-renal está dividida em: uma porção interna, a medula, e outra externa, o córtex.
A medula da glândula adrenal produz dois hormônios: a adrenalina (epinefrina) e a noradrenalina (norepinefrina). Esses dois hormônios preparam o corpo para situações de emergência ou estresse de maneira semelhante ao sistema nervoso simpático.
A adrenalina eleva a taxa de glicose no sangue, a força e a amplitude dos batimentos cardíacos, contrai vasos sanguíneos em diversas áreas do corpo e etc. a noradrenalina também aumenta a taxa e a força de contração da musculatura cardíaca, e contrai vasos sanguíneos. 
O córtex produz hormônios corticais associados com o metabolismo do sódio e do potássio, chamados mineralocorticóides, como a aldosterona. A aldosterona promove a reabsorção de sódio e a excreção de potássio pelas estruturas formadoras de urina nos rins, os túbulos distais.
Pâncreas
Localizado atrás do estômago, entre o baço, o duodeno e o intestino delgado, é uma glândula mista, endócrina, porque produz hormônios e exócrina porque produz enzimas digestivas. A parte endócrina do pâncreas produz três tipos de hormônios: a insulina, o glucagon, e a somatostatina.
A insulina facilita a tomada e utilização de glicose pelas células e previne o desdobramento de glicogênio no fígado e no músculo, ou seja, um agente hipoglicemiante, isto é, diminui o nível de açúcar no sangue. O glucagon tem uma ação oposta a da insulina, sua ação principal é a estimulação do desdobramento de glicogênio no fígado
Gônadas
Os testículos produzem os hormônios sexuais masculinos, os andrógenos, e os ovários produzem os hormônios sexuais femininos, estrógeno e progesterona.

Continue navegando