Buscar

Principais Processadores do Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Principais Processadores do Mercado
Intel
	
	
	
	
Os processadores estão em constante evolução e desde os seus primeiros modelos sempre tentaram suprir a necessidade do usuário, seja em termos de desempenho, ou de espessura, para que possam ficar mais finos e menores, ocupando assim, menos espaço físico nas máquinas mais modernas. Os processadores atuais, estão chegando a um ponto onde aliam perfeitamente tamanho e desempenho, agradando assim todos os tipos de usuários. Entre os modelos atuais em comercialização, encontramos duas marcas com um domínio maior de mercado. São elas a AMD e a Intel, com seus modelos que podem chegar a até mais de U$$ 1.000 (Mil dólares) com um valor de mercado nacional perto dos dois mil reais. Um exemplo claro disso é o Intel Core i7-3960x, que é, atualmente, o processador mais caro que o dinheiro pode comprar. Mas esse valor não é à toa, pois esse modelo conta com seis núcleos de processamento, memória cache de 15 Mb (A memória cache é o local em que ficam armazenadas as informações de acesso rápido do computador.), controle de memória de quatro canais 1600 MHz, que garantem um processamento “incrível” em aplicativos e processos que precisem de um desempenho intenso. Esse processador pode ser encontrado na mais nova geração de Pcs e Notebooks da Apple, pois casam perfeitamente com o tamanho reduzido de seus componentes e com o altíssimo poder de processamento e desempenho desses computadores. Também na família “Intel i” podemos encontrar processadores de menor custo mas de excelente desempenho. Entre os mais procurados atualmente no mercado, podemos encontrar o Intel i5 e o Intel i3, que podem ser encontrados por uma faixa de preço mais em conta, mas não ficam atrás do seu “irmão” quando o assunto é desempenho.  O modelo Intel Core i3-2100 pode ser encontrado nas lojas especializadas por 378 reais, já o modelo Core i5-2300 por 518 reais. Mas em questão de processamento ficam pouco atrás do Core i7, possuindo apenas algumas diferenças em questão de processamento gráfico e memória cache, tornando-os um pouco mais “lentos” que o modelo top de linha. Ainda na família de processadores Intel, podemos encontrar os processadores Dual Core, Core2Duo e os tão conhecidos e vendidos em todo mundo, e também a linha Pentium Extreme Edition, que são bem mais baratos que os da linha de segunda geração, e apresentam um desempenho um pouco inferior, mas ideal para usuários que procuram apenas um processador “pau pra toda obra” em seu Pc, executando tarefas mais básicas, necessárias apenas para usuários comuns.
	AMD
	
Saindo da linha da Intel, e passando para sua principal concorrente de mercado, podemos encontrar os modelos da AMD, com sua linha mais moderna, denominada de AMD FX. Nessa linha, temos o modelo Piledriver Vishera que tem foco nos consumidores mais exigentes em termos de hardware, pois existem opções com quatro, seis ou até mesmo oito núcleos de processamento. Todos os novos produtos devem chegar com uma velocidade padrão de nada menos do que 4 GHz. Além disso, algumas podem atingir os 4,2 GHz em Turbo Mode e 5 GHz em overclocks. 
	
Essa linha de processadores, é a mais recém lançada pela empresa norte-americana, e promete chegar ao mercado para ser alvo do público gamer pois vem com uma linha extremamente voltada para alto desempenho de Hardware. Falando em valores, essa linha de processadores é um pouco mais barata que seus concorrentes, chegando ao valor aproximado nas lojas dos Estados Unidos por U$$ 195,00 na linha top de 4,2 GHz, e podem ser encontrados modelos ainda mais em conta, como os da linha de 4,0 GHz FX-4300 4-core, que podem ser encontrados por U$$ 122,00, segundo fontes da própria empresa. 
Temos também a linha AMD Athlon, que é uma linha de processadores voltada para usuários que queiram desempenho máximo em suas maquinas mas sem esbanjar muito comprando os processadores mais caros da atualidade. Esses processadores contam com quatro modelos diferentes (no nome) mas que trabalham com quase todos os mesmo requisitos, sendo considerados praticamente iguais entre si. São eles os AMD Athlon X2, AMD Athlon II X2, AMD Athlon II X3, AMD Athlon II X4 que trabalham com até 4 núcleos de processamento, e podem chegar a um valor de mercado nacional perto do 500 reais. 
O que se pode concluir é que hoje em dia, temos diversos modelos de processadores disponíveis no mercado, para agradar os mais variados tipos de usuários, sejam eles Gamers que buscam maior desempenho e velocidade de processamento, ou pessoas que apenas buscam um processador para executar tarefas básicas, como digitação de textos, edição de imagens etc. A gama de dispositivos é enorme, e agora, essas empresas estão se concentrando cada vez mais em trazer processadores menores e mais potentes, chegando facilmente a qualquer computador moderno. Outro lado que se procura, como todo o desenvolvimento é com relação aos portáteis, como tablets, e SmartPhones, pois cada vez mais o público alvo desses produtos, busca uma velocidade de processamento maior até do que alguns computadores disponíveis no mercado.

Outros materiais