A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
avaliação 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

1.
	Você é proprietário de uma loja de confecção e vários indicadores financeiros são apurados para auxiliar em sua gestão. Esses indicadores você utilizará para identificar desvios que possivelmente estão acontecendo por falta de acompanhamento na gerência do negócio. Sua tomada de decisão está voltada para indicadores como: lucratividade sobre as vendas; rentabilidade dos negócios; e poder de pagamento da empresa. Referente aos indicadores citados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lucratividade sobre as vendas.
II- Rentabilidade dos negócios.
III- Poder de Pagamento da Empresa.
(    ) É um indicador que tem como objetivo demonstrar o poder de ganho da empresa, comparando o seu lucro líquido (LL) com relação à sua venda.
(    ) Indica se a empresa tem condições de honrar os seus compromissos assumidos com terceiros.
(    ) Tem a finalidade de demonstrar para o proprietário da loja de confecção qual é o seu poder de retorno, sobre o capital investido.
(    ) É um índice que, ao se apresentar cada vez maior, será melhor para empresa. No entanto, é indispensável a comparação com as empresas do mesmo setor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - III.
	 b)
	II - III - II - I.
	 c)
	I - III - II - I.
	 d)
	I - II - III - I.
	2.
	Os indicadores de liquidez visam a demonstrar a capacidade de pagamento de uma organização, tanto no curto, como no longo prazo. Dentre esses indicadores, temos o indicador de liquidez corrente, o qual tem como finalidade evidenciar o quociente de saldar dívidas no curto prazo. Logo, o cálculo desse indicador depende da relação de saldos do balanço patrimonial. No caso, estamos falando do:
	 a)
	Ativo permanente e exigível a longo prazo.
	 b)
	Estoques e passivo circulante.
	 c)
	Ativo circulante e passivo circulante.
	 d)
	Caixa e passivo circulante.
	3.
	Qualquer organização, independente do porte, depende da contabilidade para o registro de suas operações. Esses registros são relatados num demonstrativo contábil, denominado balanço patrimonial, o qual está dividido em Ativo (bens e direitos) e Passivo (deveres e obrigações). Baseado nessa premissa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Caixa.
II- Aplicações Financeiras.
III- Contas a Receber.
IV- Estoque.
V- Imobilizações.
(    ) Galpão industrial.
(    ) Duplicatas faturadas contra clientes.
(    ) Valor disponível em conta corrente financeira.
(    ) Matéria-prima e produtos acabados.
(    ) Fundos de investimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - III - I - IV - II.
	 b)
	II - I - III - IV - V.
	 c)
	III - II - I - V - IV.
	 d)
	I - II - IV - III - V.
	4.
	O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) é uma forma resumida de se apresentar os resultados operacionais da empresa. Como essa demonstração é composta?
	 a)
	Pelo confronto das entradas e saídas no fluxo de caixa do período.
	 b)
	Pelo confronto entre as receitas e as despesas do período.
	 c)
	Apenas pelas receitas do período.
	 d)
	Apenas pelas despesas do período.
	5.
	O gestor financeiro utiliza as demonstrações contábeis para a tomada de decisão. Dentre essas demonstrações, temos o demonstrativo de resultado de exercício que vai demonstrar o lucro ou prejuízo no exercício. Sobre o demonstrativo de resultado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O DRE registra e entrada e saída de estoque.
	 b)
	O DRE envolve receitas e despesas.
	 c)
	O DRE envolve as duplicatas a receber e a pagar.
	 d)
	O DRE registra a entrada e saída de caixa.
	6.
	Analisar e avaliar o desempenho da empresa em que trabalhamos é algo normal e comum. Indicadores e índices são vetores importantíssimos para a tomada de decisão. No entanto, a interpretação de seus valores não podem ser analisados de forma isolada ou individualmente, ou seja, deve haver comparações para que se possa medir a evolução dos resultados e consequentemente identificar os desvios com o intuito interceder no que for necessário. Existem métodos que permitem essa análise e comparação, como a Análise Vertical, Análise Temporal e a Análise Combinada. Referente aos diversos métodos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise Vertical.
II- Análise Temporal.
III- Análise Combinada.
(    ) Mostra quanto a empresa está melhor ou pior que o mercado, sendo que ações podem ser tomadas, dependendo do resultado.
(    ) Compara o desempenho da empresa com o mercado no decorrer do tempo.
(    ) Compara os índices da empresa com o índice médio do mercado.
(    ) Analisa os índices da empresa ao longo do tempo, com a finalidade de avaliar o período.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - I - II.
	 b)
	II - III - I - I.
	 c)
	II - I - III - II.
	 d)
	I - II - III - I.
	7.
	Uma empresa de capital aberto pode negociar suas ações nas bolsas de valores. Assim, seus acionistas podem comprar mais ações, ser acionistas de outras empresas e negociar suas ações visando a maximizar seus resultados. Como essa iniciativa pode ser classificada?
	 a)
	Firmas individuais.
	 b)
	Sociedade por ações.
	 c)
	Cooperativas.
	 d)
	Sociedade por cotas.
	8.
	As demonstrações contábeis são uma ferramenta essencial para o gestor financeiro na tomada de decisão. Dentre essas demonstrações, temos o demonstrativo de resultado do exercício, o qual vai evidenciar o lucro ou prejuízo num determinado exercício. Para sua confecção, é necessário destacar alguns eventos dos registros contábeis. De acordo com o tema abordado, assinale a alternativa CORRETA que compõe a referida demonstração:
	 a)
	Compra de veículo para uso, impostos.
	 b)
	Vendas, juros pagos, comissões de vendedores.
	 c)
	Caixa, duplicatas descontadas, lucros acumulados.
	 d)
	Impostos a recuperar, caixa, duplicatas descontadas.
	9.
	A utilização de índices financeiros para a avaliação do desempenho das organizações é uma atividade corriqueira para a gestão financeira, utilizando-os para traçar comparações entre um período e outro. São exemplos de índices financeiros:
	 a)
	De endividamento, de inflação e de ações.
	 b)
	De liquidez, de atividade e de endividamento.
	 c)
	De ações, de atividade e de endividamento.
	 d)
	De liquidez, de rentabilidade e de inflação.
	10.
	A administração financeira de uma empresa utiliza demonstrativos financeiros nos quais toda a movimentação financeira da empresa encontra-se registrada. Tais demonstrativos viabilizam aos administradores a tirar conclusões fidedignas sobre a "saúde financeira do negócio" e, consequentemente, auxiliam a tomada de decisão. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o demonstrativo financeiro que proporciona condições de dizer se, no exercício fiscal, a empresa obteve lucro ou prejuízo:
	 a)
	Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE).
	 b)
	Balanço Patrimonial.
	 c)
	Patrimônio Líquido.
	 d)
	Orçamento de Caixa.