Buscar

Conhecimentos básicos de Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Prova:
	9889327
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Após muitos dias de greve e nenhum acordo entre os professores e o chefe do Executivo do Município de Azul, achou-se necessário ingressar na Justiça do Trabalho, a fim de que o Judiciário resolvesse o impasse. Diante da narrativa, sobre o meio judicial adotado para resolver a demanda, analise as opções a seguir:
I- Apelação.
II- Acordo coletivo.
III- Convenção coletiva.
IV- Dissídio coletivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	2.
	As Constituições de vários países foram importantes marcos para a proteção do direito trabalhista. Trouxeram direitos que objetivavam reverter a condição desumana de labor, em especial das mulheres e menores. Sobre as primeiras Constituições, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição Del Lavoro disciplinava sobre a liberdade do trabalhador e sua desvinculação com o Estado.
	 b)
	A Constituição do México proibia o trabalho dos menores de 12 anos, e entre outros direitos, estabelecia o salário mínimo.
	 c)
	A Constituição de Weimar criou o seguro social e a jornada de oito horas.
	 d)
	Estabeleceu a permissão de divisão dos lucros da empresa com os empregados e o Estado como o centro das relações empregatícias.
	3.
	Os trabalhadores a seguir qualificados prestam serviços, mas não possuem todas as características que os classificam como empregados, que são: subordinação, onerosidade, habitualidade e pessoalidade. Mesmo assim, estes trabalhadores possuem proteção oriunda das relações trabalhistas estabelecidas. Sobre os tipos de trabalhadores e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O trabalhador avulso presta serviços de natureza urbana ou rural, obrigatoriamente intermediado pelo sindicato da categoria profissional ou do órgão gestor de mão de obra.
(    ) O trabalhador voluntário pode ser pessoa jurídica, e deverá preencher o requisito da continuidade e habitualidade.
(    ) O trabalhador estagiário pode estagiar durante seis horas diárias, devendo estar estagiando em sua área de formação.
(    ) O trabalhador autônomo poderá ser exclusivo, prestando serviços para um único empregador de forma contínua, mas sem estabelecimento de vínculo empregatício permanente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	Nos ensinamentos de Amauri Mascaro Nascimento (2000), encontram-se apontamentos das primeiras legislações trabalhistas que trouxeram significado para o Direito do Trabalho no mundo. Quanto à Constituição do México de 1817, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estabelecia a jornada de trabalho de 8 horas.
(    ) Proibia o trabalho de menores de 14 anos.
(    ) Estabelecia jornada máxima noturna de 7 horas.
(    ) Previa o salário mínimo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação do Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 2000.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Além da lei, existem outras fontes utilizadas pelo magistrado na resolução de uma demanda trabalhista. Podemos citar como exemplo as normas coletivas, que, amparadas pela Constituição Federal, estipulam normas que objetivam favorecer as relações de trabalho. Também como fontes do Direito do Trabalho, temos a jurisprudência, os usos e costumes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A jurisprudência é a adoção de uma conduta seguida por determinada sociedade reiteradamente.
(    ) A decisão reiterada dos tribunais é chamada de jurisprudência.
(    ) O costume é a adoção de uma conduta seguida por determinada sociedade reiteradamente.
(    ) A jurisprudência, ao contrário da súmula vinculante, não obriga o juiz a seguir o entendimento dos tribunais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	O Direito do Trabalho foi um marco nas relações trabalhistas, pois disciplinou questões vivenciadas pelo trabalhador, traduzindo-as para a legislação. O Direito do Trabalho foi dividido em duas fases que antecederam a legislação trabalhista, chamadas de período pré-industrial e período industrial. De acordo com cada período, analise as afirmativas a seguir:
I- No período pré-industrial, o serviço era escravo, o indivíduo não tinha direitos, somente obrigações.
II- Ainda no período pré-industrial, foram criadas as corporações de ofício, em que começaram a aparecer indícios de direitos aos indivíduos trabalhadores.
III- No período industrial, surgiu a locação de serviços e de mão de obra/empreitada.
IV- As corporações de ofício surgiram no período industrial, e isso acabou fazendo com que o Estado deixasse de interferir nas relações de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	A Constituição Federal de 1988 reservou um capítulo para tratar dos direitos sociais. Neste capítulo, estão intrínsecos vários princípios de proteção ao trabalhador, que serão aplicados pelo Judiciário em uma eventual demanda trabalhista. Sobre os princípios trabalhistas, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao empregado é permitida a renúncia de eventuais direitos, desde que assine um documento expressando sua vontade.
II- Via de regra, o contrato de trabalho é por prazo indeterminado, sendo traduzido pelo princípio da continuidade da relação de emprego.
III- O princípio da primazia da realidade é quando a realidade vivenciada pelo empregado é valorada a maior do que o disposto no contrato.
IV- A hierarquia das normas deve ser respeitada, mesmo que prejudique o empregado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	8.
	A história das relações trabalhistas e seus direitos vem de longa data e passou por várias fases. O doutrinador Sérgio Pinto Martins (2008) identifica o Direito do Trabalho em três fases ou gerações, sendo elas: de primeira, segunda e terceira gerações. Sobre essas três fases ou gerações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARTINS, Sérgio Pinto. Comentários à CLT. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
	 a)
	Os direitos de terceira geração são os direitos econômicos, sociais e culturais, bem como os direitos coletivos e da coletividade.
	 b)
	Os direitos de primeira geração são caracterizados pela valorização do homem, garantindo a liberdade, e, por consequência, a formação da sociedade civil.
	 c)
	Os direitos de segunda geração são os que pretendem proteger, além do interesse do indivíduo, os relativos ao meio ambiente, ao patrimônio comum da humanidade, à comunicação, à paz.
	 d)
	Os direitos de primeira geração são aqueles que buscam proteger o homem, estando inclusos nestes os direitos coletivos e da coletividade.
	9.
	A Constituição Federal é norma máxima em nosso ordenamento jurídico, o que significa que nenhuma relação laboral poderá deixar de contemplar os comandos lá previstos. Contudo, existem também outras normas que contemplam a legislação trabalhista, em que podemos citar a convenção coletiva, o acordo e o dissídio coletivo de trabalho. Sobre as normas citadas,analise as afirmativas a seguir:
I- O acordo coletivo é aquele realizado entre o sindicato da categoria e a empresa.
II- Os acordos celebrados entre os sindicatos patronais geram efeitos para os trabalhadores, que deverão cumprir suas determinações, e é chamado de convenção coletiva.
III- Quando os sindicatos (patronal e empregado) não chegam a um acordo, eles ingressam na Justiça do Trabalho com o dissídio coletivo, a fim de que o Judiciário resolva o impasse.
IV- Um dos requisitos para ingressar com o dissídio coletivo econômico e jurídico no Judiciário é a aprovação em Assembleia Geral.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	Os princípios são a viga mestra do ordenamento jurídico. No Direito do Trabalho, os princípios são comumente utilizados como meio de aplicação da justiça. Sobre os princípios trabalhistas, analise as seguintes sentenças:
I- O princípio de proteção ao trabalhador visa a compensar a superioridade econômica do empregador frente à fragilidade do empregado.
II- O princípio da primazia da realidade aplica-se também ao empregador, mas somente perante o Poder Judiciário.
III- O princípio da irrenunciabilidade diz respeito à impossibilidade de o empregado renunciar seus direitos básicos já adquiridos.
IV- O princípio da inalterabilidade contratual in pejus prevê a presunção da continuidade da relação de emprego.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.

Continue navegando