Buscar

6 A TEORIA MARXISTA EXERCÍCIOS AULA 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A TEORIA MARXISTA E AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO – EXERCÍCIOS AULA 6
	Tomando para a escola os pensamentos de Karl Marx, o que torna o aluno um ser alienado em seu processo de aprendizagem, tanto quanto o trabalhador na sua relação de trabalho, é a:
		
	 
	separação entre o pensar e o agir.
	
	reflexão sobre o seu papel na sociedade.
	 
	apropriação de conhecimento.
	
	conscientização de sua classe social.
	
	formação progressista.
	
	
	A Sociologia nasceu positivista e conservadora, pregando a necessidade de a ciência social colaborar para a manutenção da ordem. Todavia, a Sociologia pode ser também uma teoria do conflito e da mudança da ordem.E também é possível questionar a tese da neutralidade e objetividade do cientista social. Qual o pensador que apontou a contradição social a partir de interesses econômicos?
		
	
	Auguste Comte.
	 
	Karl Marx.
	
	Max Weber.
	
	Saint-Simon.
	
	Emile Durkheim.
		Este autor pensa a educação baseada no princípio da plena realização humana. Trata-se de uma proposta educacional humanista onde se considera o desenvolvimento do corpo e da técnica junto com o desenvolvimento do espírito. Nestas bases a educação só seria possível em uma sociedade onde os meios de produção estivessem socializados e não houvesse a  alienação e  nem  o consumo desenfreado. Levando em conta esta ideia de educação,  qual o pensador do século XIX  poderia estar defendendo este modelo de educação?
		
	
	Emile Durkhein.
	
	Max Weber.
	 
	karl Marx.
	
	Augusto Comte.
	
	Pierre Bourdie.
	
	Conforme a concepção de Marx, quem são os proprietários dos meios de produção:
		
	
	Proletáriados
	
	Intelectuais
	
	Trabalhadores
	 
	Burgueses
	
	Políticos
	A educação para Marx representa:
		
	
	Um espaço de enfrentamento aos modelos de divisão de classes onde as pessoas devem ser preocupadas em segir e acompanhar as demandas prontas e acabadas da sociedade
	 
	Uma forma de conscientizar os indivíduos para evitar que as ideologias dominantes perpetuem suas estruturas sociais
	
	Um momento em que os indivíduos terão oportunidade de continuar seguindo a ideologia dominante sem possibilidade de resinificação
	
	Um momento em que os indivíduos deverão aprender tudo que necessitam na sociedade positiva
	
	uma instituição sem relação direta com as questões sociais
	Quais os pensadores que "percebiam as práticas de educação escolar como uma importante ferramenta que poderia ser utilizada, tanto para perpetuar o processo de alienação e de dominação existente na sociedade capitalista, quanto para emancipar os trabalhadores desta realidade."
		
	
	Engels e Durkheim
	
	Paulo Freire e Durkheim
	
	Aristóteles e Marx
	 
	Marx e Engels
	
	Durkheim e Marx
	Num supermercado, os trabalhadores vivem uma rotina fatigante, onde não são valorizados e estão submetidos à baixa remuneração e precárias condições de vida. Eles são praticamente invisíveis aos olhos dos seus patrões, estão desumanizados. Diante disso tudo, alguns se relacionam com o trabalho como algo que lhes é alheio e adverso. Outros, no entanto, reconhecem que compartilham os mesmos problemas e se organizam para a defesa consciente de seus interesses.
A que conceitos da teoria marxista, respectivamente, referem-se essas duas posições?
		
	
	Consciência de Classe e Alienação
	
	Consciência de Classe e Ideologia
	
	Ideologia e Mais-valia
	 
	Alienação e Consciência de Classe
	
	Mais-valia e Consciência de Classe
	Karl Marx concebia as práticas de educação como destinadas a emancipar os trabalha-dores, ou mantê-los envolvidos pelos processos de alienação, presentes na sociedade capitalista. Para ele a educação deveria assumir um caráter abrangente formando cidadãos integralmente desenvolvidos, num sentido amplo e omnilateral. Segundo Marx, estas práticas de ensino, que levariam ao desenvolvimento integral do homem deveriam ter como características:
		
	 
	a educação acadêmica, a educação técnica na fábrica e a prática da educação física.
	
	a educação sociológica, a formação econômica e o treinamento físico.
	
	a educação política, a formação religiosa e noções de economia.
	
	a educação acadêmica tradicional, a educação técnica na fábrica e o treinamento militar revolucionário.
	
	a formação política, um reforço da grade curricular tradicional e o ensino de sociologia socialista.
	
	
	
	
	Marx se opunha à ideia de uma formação que mantivesse as ideologias mecanicistas e alienantes, pois, muitas vezes, a condição social do indivíduo não o permite se compreender como sujeito de sua história. Ele pensava na formação humana. Para ele a Escola NÃO deveria defender que:
		
	
	as crianças de até 12 anos deveriam passar ao menos 2 horas por dia trabalhando de modo a combinar o trabalho braçal com prática intelectual.
	
	o tempo de formação deveria ser dividido entre a formação do trabalho manual das atividades intelectuais e o lazer.
	 
	o processo educativo deveria colaborar e reforçar a formação que mantivesse as ideologias mecanicistas e alienantes vigentes.
	
	os indivíduos deveriam ser integralmente desenvolvido e ao longo da sua formação seu tempo entre o trabalho manual, as atividades intelectuais e o lazer fosse dividido.
	
	a jornada de trabalho associada à educação deveria ser elevada até um período de 6 horas por dia, quando a criança completasse 16 anos.
	Considere as seguintes afirmações sobre o conceito de ideologia para Karl Marx:
1) Para Marx o objetivo principal da ideologia é disfarçar a contradição social.
2) O autor propõe que a ideologia é a consciência deformada da realidade.
3) Para Marx a ideologia é a realidade invertida.
4) Para Marx a luta de classes se configura com uma dominação de ideias. São corretos os itens:
		
	
	1 e 2
	
	2,3 e 4
	 
	1,2 ,3 e 4
	
	1,2 e 3
	
	3 e 4
	A ideia de alienação está relacionada com qual autor?
		
	 
	Karl Marx.
	
	Paulo Freire.
	
	Max Weber.
	
	Auguste Comte.
	
	Émile Durkheim.
	Na concepção de Marx, as ideias que os indivíduos incorporam, na sociedade capitalista, implicam numa visão imprecisa ou falsa da realidade. Isto acontece na medida em que a consciência que os trabalhadores constroem sobre o seu próprio modo de vida tende a ser profundamente influenciada:
		
	
	pelos valores das classes oprimidas
	 
	pelos valores das elites burguesas
	
	pelos valores da correntes filosóficas
	
	pelas teses e descobertas cientificistas
	
	pelos dogmas e rigidez das religiões
	Na sociedade capitalista, as ideias que as pessoas incorporam, implicam numa falsa visão da realidade. Isto acontece na medida em que a consciência que os trabalhadores constroem sobre o seu próprio modo de vida, tende a ser influenciada pelos valores da classe dominante, a burguesia. Qual é o conceito usado por Karl Marx que melhor define a concepção exposta no texto: -
		
	
	Propriedade privada dos meios de produção;
	
	Materialismo;
	
	Luta de Classes;
	
	Valor de uso.
	 
	Ideologia;
	Com relação ao conceito de ideologia em Marx, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
(  ) Na sociedade capitalista a ideologia é uma espécie de véu na sociedade capitalista tentando encobrir as relações de exploração da força de trabalho.
(  ) As ideias dominantes nada mais são que a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas como ideias.
(  ) A ideologia se constitui numa face real da realidade constituindo - se como uma consciência verdadeira das ideias e das relações concretamente estabelecidas.
(  ) A ideologia tem o poder de modificar a ordem estabelecida visto que é uma verdade que expressa as relações sociais. Qual a sequência correta:
V V F F
	
	F V V V
	
	F F F F
	
	F V F F
	
	V V V F
	O acesso a uma educação de qualidade, de caráter integral, permitiria ao indivíduo romper com as práticas de alienação, adquirir consciência dos seus direitos e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida. É injusto que alguns indivíduos trabalhem apenas com a mente, desenvolvendo seu intelecto, enquanto outros passem, toda a vida presos a atividades manuais repetitivas e embrutecedoras, no que se refere ao espírito humano. Este pensamento se aplica ao projeto Educacional de:
		
	 
	Karl Marx
	
	Karl Mannheim
	
	August Comte
	
	Lévi-Strauss
	
	Émile Durkheim
	Marx cita "O trabalho na sociedade capitalista é considerado como algo sobre o qual o próprio trabalhador não possui nenhum controle.", qual o nome do mecanismo usado por ele:
		
	
	Contratação
	 
	Alienação
	
	Libertação
	
	Superação
	
	Falta de Controle
	Quem é o autor do termo capital intelectual ?
		
	
	Paulo Freire
	
	Engels
	 
	Marx
	
	Durkheim
	
	Platão
	Considerando o pensamento de Karl Marx é correto afirmar:
		
	
	O capitalismo é essencialmente contraditório. Todavia, através da ideologia burguesa, tem-se a visualização concreta da realidade. Ou seja, a ideologia permite ao cidadão constituir uma real consciência da dinâmica intrínseca ao funcionamento social e capitalista.
	
	As contradições da sociedade capitalista fazem parte da própria essência desse sistema. Contudo, Marx concordava com Durkheim quanto à necessidade de manutenção do sistema capitalista, que necessitaria apenas de algumas mudanças para atender a todos.
	 
	Para Marx e Engels a educação escolar é uma importante ferramenta para perpetuar o processo de alienação e dominação existente na sociedade capitalista. Contudo, é igualmente possível que ela emancipe os trabalhadores de uma realidade de exploração.
	
	O cientista social pode guardar distância de seu objeto de estudo e realizar análise objetiva.
	 
	A luta de classes é o motor da história, sendo a relação entre capitalistas e proletários uma relação de exploração. Na sociedade capitalista, a força de trabalho do assalariado se torna uma mercadoria e, ao final do mês, ele recebe salário correspondente às horas e ao lucro que gerou ao capitalista. O Estado, representante do povo, garante a inexistência da mais-valia.
	Qual é o autor que trabalha com o conceito de "alienação" ?
		
	
	Aristóteles
	
	Paulo Freire
	
	Engels
	
	Durkheim
	 
	Marx
	Marx acreditava na Educação que possibilitasse integralmente a formação dos indivíduos. Ele considerava injusto que alguns indivíduos trabalhassem apenas com a mente, desenvolvendo seu intelecto, enquanto outros passassem toda a vida presos a atividades manuais repetitivas e embrutecedoras, no que se refere ao espírito humano. Marx acreditava que a formação do sujeito deveria se apoiar em três dimensões.   São elas:
		
	
	Educação Religiosa + Educação Profissional + Educação Física
	 
	Educação Intelectual + Educação Profissional + Educação Física
	
	Educação Intelectual + Educação Profissional + Educação Moral
	
	Educação Intelectual + Educação moral + Educação Física
	
	Educação Moral + Educação Religiosa + Educação Física
	O que são ideologias na concepção de Marx ?
		
	
	Fruto de um processo de libertação, denominado de superação
	
	Pensamentos do tempo presente
	
	Pensamentos futuristas
	
	Pensamentos do passado
	 
	Fruto de um processo de dominação, denominado de alienação
	Tomando para a escola os pensamentos de Karl Marx, o que torna o aluno um ser alienado em seu processo de aprendizagem, tanto quanto o trabalhador na sua relação de trabalho, é a:
		
	 
	separação entre o pensar e o agir.
	
	formação progressista.
	
	reflexão sobre o seu papel na sociedade.
	
	conscientização de sua classe social.
	
	apropriação de conhecimento.
	
	
	Karl Marx era um grande crítico a visões idealistas, sua visão de educação tinha como cerne a tentativa de unir a formação intelectual e física com o trabalho produtivo. Podemos afirmar que este pensador via a educação como:
		
	
	A Confirmação da neutralidade da ação educativa.
	
	A necessidade de privilegiar a a Revolução Industrial e sua valorização.
	 
	A afirmação de uma constante relação entre educação e sociedade.
	
	A confirmação plena da tradição intelectualista e espiritualista.
	
	A desvinculação da formação intelectual do trabalho produtivo.
	
	
	Assinale a opção correta acerca do processo de produção e da produção de mais-valia, conforme a teoria de Marx.
		
	
	Como valor de troca, uma mercadoria torna-se meio de produção de outra.
	
	A força de trabalho não é uma mercadoria, é a capacidade de produzir mercadorias.
	
	O processo de trabalho é a atividade dirigida com a finalidade de produzir valores de troca.
	 
	A mais-valia se origina do excedente quantitativo de trabalho em relação ao seu custo de reprodução.
	
	O valor de troca de uma mercadoria é o resultado do trabalho efetivamente gasto para produzi-la.
	
	
	Leia o texto a seguir:
"Karl Marx conceituou Ideologia como um sistema de pensamento, ou seja, uma forma de conceber o mundo que abrange, principalmente, os seus aspectos sociais (relações entre os homens e a sua atividade); "Visão do mundo", isto é, produto e reflexo de uma época e de uma sociedade, mais especificamente de grupos sociais reais, estratos e classes, expressando os seus interesses, a sua atividade e o seu papel histórico; Não seria, para este pensador, um sistema de pensamento neutro, pois para ele a ideologia teria uma função que é a de legitimar, justificar e contribuir, ou para a manutenção da ordem social existente, ou para a sua transformação. Marx compreende a ideologia como uma consciência falsa, proveniente da divisão entre o trabalho manual e o intelectual. Nessa divisão, surgiriam os ideólogos ou intelectuais que passariam a operar em favor da dominação ocorrida entre as classes sociais, por meio de idéias capazes de deformar a compreensão sobre o modo como se processam as relações de produção. Neste sentido, a ideologia (enquanto falsa consciência) geraria a inversão ou a camuflagem da realidade, para os ideais ou interesses da classe dominante."
Acessado no  site : https://lousanuncamais.wordpress.com/2013/05/24/ideologia/ acesso em 16/11/2016.
Considerando o conceito de ideologia em Marx , indique a opção incorreta:
		
	 
	A ideologia é precisa e empírica.
	
	A ideologia é uma consciência deformada da realidade.
	 
	A ideologia pode ser considerada uma ilusão ou falsa consciência.
	
	Através da ideologia temos uma inversão da realidade.
	
	A ideologia gera inversão ou camuflagem da realidade.
			Este autor pensa a educação baseada no princípio da plena realização humana. Trata-se de uma proposta educacional humanista onde se considera o desenvolvimento do corpo e da técnica junto com o desenvolvimento do espírito. Nestas bases a educação só seria possível em uma sociedade onde os meios de produção estivessem socializados e não houvesse a  alienação e  nem  o consumo desenfreado. Levando em conta esta ideia de educação,  qual o pensador do século XIX  poderia estar defendendo este modelo de educação?
	
	
	
	Max Weber.
	
	
	Pierre Bourdie.
	
	
	Augusto Comte.
	
	
	karl Marx.
	
	
	Emile Durkhein.
		Indique nas opções abaixo aquela que explica o fator que provoca a ideologia para Karl Marx:
	[
	
	
	
	O Estado burguês.
	
	
	Luta de Classes.
	
	
	A democracia
	
	
	A igualdade social.
		A ideia de alienação está relacionada com qual autor?
	
	
	
	Karl Marx.
	
	
	Auguste Comte.
	
	
	Max
Weber.
	
	
	Émile Durkheim.
	
	
	Paulo Freire.
		A Sociologia nasceu positivista e conservadora, pregando a necessidade de a ciência social colaborar para a manutenção da ordem. Todavia, a Sociologia pode ser também uma teoria do conflito e da mudança da ordem.E também é possível questionar a tese da neutralidade e objetividade do cientista social. Qual o pensador que apontou a contradição social a partir de interesses econômicos?
	
	
	
	Auguste Comte.
	
	
	Emile Durkheim.
	
	
	Max Weber.
	
	
	Karl Marx.
	
	
	Saint-Simon.
		Para Marx e Engels, não é possível falar de educação sem referir-se à realidade socioeconômica e à luta de classes que a caracteriza e sustenta. Desse modo, a educação perde todo o aspecto idealista e neutro. Assinale a alternativa que corresponde a visão marxiana sobre educação:
	
	
	
	A educação é a consciência deformada da realidade, uma ilusão ou falsa consciência. Isso ocorre segundo interesses que nem sempre são conscientes ou voluntários.
	
	
	O autor pensa a educação baseada no princípio da plena realização humana. Trata-se de uma proposta educacional humanista, considerando tanto o desenvolvimento pleno do indivíduo, tanto da técnica quanto intelectual, ou seja, do âmbito das ideias. A educação nessas bases só seria possível em uma sociedade na qual os meios de produção fossem socializados.
	
	
	Para este autor a educação deve quebrar o paradigma funcionalista pois estes só reforçam as desigualdades de aprendizagem. A educação têm sua origem no aspecto social e cultural dos alunos. Esses aspectos, principalmente o capital cultural, estão associados à noção de conhecimento e às diversas formas de compreendê-lo, mas também está voltado aos costumes e às culturas, produzidas e conservadas nos diferentes contextos.
	
	
	A educação para este autor é um processo que deve englobar a complexidade e a contextualidade. Ele estabelece em sua obra, sete saberes indispensáveis na edificação do futuro da educação. Deve-se valorizar o erro enquanto instrumento de aprendizagem, pois não se conhece algo sem primeiro cair nos equívocos ou nas ilusões e unir os mais diversos campos do conhecimento para combater a fragmentação.
	
	
	A educação seria o processo pelo qual os indivíduos aprendem a ser membros da sociedade. Consequentemente, as práticas de educação adequadas, para este autor, seriam aquelas
			Na concepção marxista, qual a lógica do pensamento dialético ?
	
	
	
	Influência total da consciência
	
	
	Reciprocidade de influências entre a consciência e as condições materiais da vida em sociedade
	
	
	Influência total da sociedade
	
	
	Influência total do capital
	
	
	Falta de reciprocidade de influências entre a consciência e as condições materiais da vida em sociedade
	
		Conforme a concepção de Marx, quem são os donos da força de trabalho, que é "vendida" em troca do pagamento de salário:
	
	
	
	Políticos
	
	
	Proletários
	
	
	Trabalhadores
	
	
	Burguesia
	
	
	Intelectuais
		Quem é o autor do termo capital intelectual ?
	
	
	
	Marx
	
	
	Platão
	
	
	Durkheim
	
	
	Engels
	
	
	Paulo Freire
		Karl Marx concebia as práticas de educação como destinadas a emancipar os trabalha-dores, ou mantê-los envolvidos pelos processos de alienação, presentes na sociedade capitalista. Para ele a educação deveria assumir um caráter abrangente formando cidadãos integralmente desenvolvidos, num sentido amplo e omnilateral. Segundo Marx, estas práticas de ensino, que levariam ao desenvolvimento integral do homem deveriam ter como características:
	
	
	
	a educação sociológica, a formação econômica e o treinamento físico.
	
	
	a educação acadêmica, a educação técnica na fábrica e a prática da educação física.
	
	
	a educação acadêmica tradicional, a educação técnica na fábrica e o treinamento militar revolucionário.
	
	
	a educação política, a formação religiosa e noções de economia.
	
	
	a formação política, um reforço da grade curricular tradicional e o ensino de sociologia socialista.
		Qual o projeto educacional defendido por Karl Marx:
	
	
	
	Educação Superior + Educação Profissional
	
	
	Educação Intelectual + Educação Profissional + Educação Física
	
	
	Educação Intelectual + Educação Profissional
	
	
	Educação Básica + Educação Profissional
	
	
	Educação Básica + Educação Intelectual

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando