Buscar

Prova Economia 1 e 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jeferson Lucas Filho (779829)
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443865) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	9873788
Parte superior do formulário
	1.
	Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias. Sobre as categorias de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	A economia é uma ciência social que procura, principalmente, relacionar a produção relativa dos bens e serviços escassos para satisfazer as necessidades da sociedade. Assim, ela é conceituada como a Ciência da Escassez. Sobre as necessidades humanas, podemos considerá-las como:
	 a)
	Limitadas, pois os seres humanos sempre chegam a um nível de saciedade além do qual eles não consomem mais.
	 b)
	Limitadas e exclusivamente materiais e podem ser plenamente atendidas pelo sistema produtivo, desde que ele esteja bem organizado.
	 c)
	Ilimitadas, pois os gastos com consumo podem crescer indefinidamente.
	 d)
	Ilimitadas, pois elas se renovam com o tempo, e o ser humano sempre busca melhorar sua condição material.
	 
	 
	3.
	Na economia de um país, há problemas e oportunidades a serem resolvidos, o que se conhece como Problemas Econômicos Fundamentais e que implicam três grandes tipos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- O que e quanto produzir.
II- Como produzir.
III- Para quem produzir.
(    ) Quais bens e serviços serão produzidos? Qual pode ser a preferência dos bens e serviços a produzir, de primeira necessidade ou de luxo? De preferência, bens e serviços para a população ou para o serviço militar?
(    ) Para quem serão produzidas as mercadorias e os serviços? Preferencialmente para a classe média? A tendência é que as empresas produzam bens e serviços para quem tem renda.
(    ) Quais são as técnicas a serem adotadas? As matérias-primas, de onde poderão ser fornecidas? Para se produzir, precisa-se mais de capital humano ou de bens de capital (maquinaria e equipamentos)? Que técnicas e tecnologias serão adotadas? Quais os insumos a serem utilizados? As técnicas produtivas serão intensivas no uso de capital (máquinas e equipamentos) ou no uso da mão de obra?
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	 
	 
	4.
	A teoria econômica se divide em duas grandes áreas: teoria microeconômica e teoria macroeconômica. Embora em muitos momentos estas teorias se inter-relacionam, cada uma delas possui visão, objetivos e variáveis fundamentais de estudo. Com relação a essas divisões da economia, analise as sentenças a seguir:
I- A macroeconomia estuda o comportamento dos indivíduos, famílias, empresas e do mercado. A microeconomia se preocupa com o comportamento da economia como um todo. 
II- A microeconomia possui como característica uma visão individual, enquanto a macroeconomia, uma visão global.        
III- Algumas variáveis de estudo da macroeconomia são: taxas de juros, inflação, salários, taxas de câmbio.
IV- O comportamento do consumidor, a produção das empresas e a oferta e a demanda são variáveis fundamentais de estudo da microeconomia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	 
	 
	5.
	A organização das atividades econômicas acontece de diferentes maneiras, conforme a orientação político-econômica da cada território. Embora os países tenham assumido uma organização mista e própria, assume-se como exemplo os extremos das economias de mercado e das economias centralmente planificadas. Com relação ao funcionamento de uma economia de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma parte do fluxo real da economia refere-se à demanda das empresas por trabalho no mercado de fatores de produção e à demanda pelas famílias de bens e serviços.
	 b)
	As famílias são responsáveis por unir os bens de capital e produzir mercadorias e serviços considerados úteis e necessários para o conjunto da sociedade.
	 c)
	No fluxo monetário estão presentes os pagamentos dos bens e serviços pelas empresas, bem como a remuneração dos fatores de produção pelas famílias e indivíduos.
	 d)
	No mercado de fatores de produção, as empresas disponibilizam a força de trabalho produzindo o fluxo real das economias capitalistas.
	 
	 
	6.
	A teoria econômica é dividida, tradicionalmente, nos diversos Manuais de Economia, por meio das abordagens microeconômicas, macroeconômicas, além das dinâmicas do setor externo e do desenvolvimento econômico. A respeito da teoria macroeconômica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) John M. Keynes é considerado um de seus principais representantes, sendo responsável pela recuperação das economias capitalistas após a crise de 1929.
(    ) A teoria macroeconômica, cuja ênfase encontra-se nos escritos de Alfred Marshall e na escola neoclássica, defendeu a hegemonia das ideias liberais.
(    )  Segundo Keynes, o sistema econômico tende a estar em equilíbrio (com a oferta agregada igual à demanda agregada) pelas próprias leis do mercado.
(    ) Trata-se da síntese no pensamento neoclássico, que se organiza desde o século XVIII, pela obra "A Riqueza das Nações" de Adam Smith.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	 
	 
	7.
	O Fluxo Circular de Renda é utilizado para inter-relacionar os diferentes agentes econômicos. Na inter-relação do fluxo monetário, as famílias e as empresas fazem a troca de bens e serviços por meio do dinheiro. Com base nos conceitos dos fluxos econômicos, analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se que as empresas sejam as proprietárias dos recursos produtivos.
II- As famílias pagam remunerações às empresas pelo uso dos recursos produtivos.
III- No fluxo real, os produtos e os serviços fabricados nas empresas são adquiridos pelas famílias.
IV- A relação entre empresas e famílias ocorre tanto no mercado de fatores de produção quanto no mercado de bens e serviços. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	8.
	A evolução do pensamento econômico atravessou diversos períodos históricos que se distinguiram entre si por uma série de diversidades de ideias - dando origem às escolas econômicas. Um desses períodos foi caracterizado por uma ampla alteração na dinâmica mercantilista e feudal predominante até então. Desta forma, formava-se uma nova classe social, a burguesia, que aspirava ter liberdade para ampliar a exploração denovos negócios e mercados. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a escola do pensamento econômico ligada ao período histórico descrito:
	 a)
	Escola Clássica.
	 b)
	Escola Fisiocrata.
	 c)
	Keynesianismo.
	 d)
	Escola Neoclássica.
	 
	 
	9.
	Nas atividades econômicas, o "mercado" é peça-chave, ou o "lugar" em que diferentes agentes econômicos, como as famílias, as empresas, o governo ou o resto do mundo interagem, permitindo dinamismo às transações entre esses agentes. Sobre o mercado, analise as sentenças a seguir:
I- É o local físico ou virtual onde os empresários e os consumidores interagem, definindo assim o preço das mercadorias e os serviços em concordância com a procura e a capacidade de oferta.
II- Apresenta vantagens, tais como a descentralização das decisões econômicas para o consumidor.
III- É o local onde as famílias exercem seu papel como consumidores, sendo elas um elemento fundamental na atividade econômica de uma sociedade de mercado. 
IV- Para superar as deficiências do mercado e tentar corrigir os seus desvios, um agente econômico importante diz respeito ao "resto do mundo".
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	O economista e filósofo escocês Adam Smith, considerado o pai da Economia, publicou em 1776 a obra Uma Investigação sobre a causa da Riqueza das Nações, que marca oficialmente o surgimento da Economia como ciência. Sobre as ideias disseminadas por Adam Smith, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sugeriu que a atuação do Estado se realizasse a partir de gastos públicos na indústria bélica como uma forma de preparação para a Segunda Guerra Mundial e como forma de geração de empregos.
(    ) Queria reformar o capitalismo destruindo o controle do Estado, resultando na chamada Revolução Conservadora.
(    ) Afirmava que a fonte de riqueza é o trabalho humano, dando relevante importância à divisão do trabalho.
(    ) Defendia a atuação constante do Estado para regular as relações sociais e econômicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Jeferson Lucas Filho (779829)
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443862) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	9958031
Parte superior do formulário
	1.
	A dinâmica da oferta e demanda por produtos determina o nível de preço e a quantidade a ser produzida num determinado período de tempo. Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. Este tema diz respeito à elasticidade-preço dos produtos. Quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	 a)
	Oferta inelástica.
	 b)
	Procura elástica.
	 c)
	Oferta elástica.
	 d)
	Procura inelástica.
	 
	 
	2.
	Com as constantes alterações de preços, o consumidor será sempre afetado pelo preço que desembolsará pelo produto. Entretanto, quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	 a)
	Uma oferta inelástica.
	 b)
	Uma procura elástica.
	 c)
	Uma procura inelástica.
	 d)
	Uma oferta elástica.
	 
	 
	3.
	Considerando a teoria microeconômica, o preço de equilíbrio é determinado pelo mercado, por meio de uma dinâmica entre preços e quantidades a serem ofertadas e procuradas pelos agentes econômicos, processo conhecido como a Lei da Demanda e da Oferta. Com relação a esta lei, suponha a seguinte situação com o produto pão francês: o preço do quilo está em R$ 12,90. Em função deste preço, a quantidade procurada pelos consumidores é apenas de 900 quilos, já a quantidade ofertada pelos produtores é bem maior, 11.000 quilos. Considerando isso, analise as sentenças a seguir: 
I- A demanda é menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda nos preços. 
II- A capacidade de produção não vai dar conta da demanda; portanto, há tendência de elevação dos preços. 
III- A quantidade procurada é igual à capacidade ofertada; os preços encontram-se num equilíbrio no mercado. 
IV- Nesta situação, a procura é maior do que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	As relações entre os agentes econômicos, empresas e consumidores ocorrem de várias maneiras. Entretanto, a forma como estas relações estão estruturadas dentro do mercado é analisada relevando-se o número de empresas atuantes. Sendo assim, a respeito da Estrutura de Mercado, analise as sentenças a seguir: 
I- A Concorrência Perfeita é uma estrutura de mercado na qual o empresário tem muito poder para fixar os preços de seus produtos. 
II- Na Concorrência Monopolista, costumam ocorrer associações de empresas sob a forma de cartéis. 
III- Nos Oligopólios, não existem fortes barreiras de entrada no setor, ou seja, é relativamente simples abrir novas empresas neste tipo de mercado. 
IV- Nos monopólios, a empresa determina o preço para o setor, pois não há escolha para o consumidor em outras empresas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	 
	 
	5.
	Segundo a Lei da Oferta, o empresário dispõe-se a produzir mais de um determinado produto em função dos preços praticados no mercado e das perspectivas de futuros aumentos no preço deste. Analise as sentenças a seguir: 
I- Se os preços aumentarem no mercado, as quantidades produzidas e ofertadas tenderão a ser menores.
II- Quanto maior for o preço no mercado, maior será o interesse do empresário em produzir. 
III- Se o preço de um produto no mercado for menor do que os custos de produção, logo o empresário ficará incentivado a produzir. 
IV- As quantidades produzidas e ofertadas são norteadas pelos preços. Assim, quanto menores os preços, maior será a quantidade ofertada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	 
	 
	6.
	No processo produtivo, temos os custos totais, que em resumo é a somatória dos custos fixos mais os custos variáveis. Logo, conforme a produção vai aumentando, começa acontecer o fenômeno conhecido como economias de escalas. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os custos variáveis vão diminuir em termos relativos, ou seja, o custo total e por unidade ficarão maiores.
	 b)
	Os custos totais aumentarão em termos absolutos, mas os custos variáveis e fixos por unidade ficarão iguais, pois o aumento da produção não muda a estrutura de custos.
	 c)
	Esses custos fixos (aluguel, salários etc.) serão diluídos num volume maior de produção, reduzindo o custo total por unidade e reduzindo também o peso relativo dos custos fixos.
	 d)
	Os custos fixos e variáveis totais vão diminuir, pois à medida que aumentar a produção vai se aproveitar a capacidade instalada.
	 
	 
	7.
	A Escola Neoclássica (Marginalista) trouxe à tona a busca por explicar as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis(escassos) para a satisfação de necessidades humanas (ilimitadas), sendo suas contribuições e estudos considerados bastante atuais e utilizados até os dias de hoje. Segundo os economistas da Escola Marginalista, com relação à atitude racional do consumidor, podemos afirmar que ela ocorre quando:
	 a)
	Opta pela curva de indiferença mais elevada que sua renda lhe permitir atingir.
	 b)
	Convive com uma curva de indiferença mediana, de forma a evitar que toda a renda seja gasta com consumo.
	 c)
	Busca maximizar a sua poupança (acúmulo de riqueza), evitando o consumo desnecessário.
	 d)
	Opta pela curva de indiferença mais reduzida que sua renda lhe permitir atingir.
	 
	 
	8.
	A elasticidade-preço da oferta calcula a sensibilidade da quantidade ofertada de um determinado bem ou serviço em função da variação do preço do bem ou serviço. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da oferta. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da oferta: Oferta Elástica, Oferta de Elasticidade Unitária e Oferta Inelástica. Sobre esses grupos, analise as sentenças a seguir:
I- Na Oferta Elástica, a expansão relativa das quantidades ofertadas é mais do que proporcional ao incremento relativo dos preços.  
II- Na Oferta de Elasticidade Unitária, a expansão relativa das quantidades ofertadas é proporcional ao aumento relativo dos preços.         
III- Na Oferta Inelástica, a expansão relativa das quantidades ofertadas não é menor do que a proporcional ao incremento relativo dos preços.
   
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	 
	 
	9.
	Conforme os preços dos produtos e serviços vão mudando, a procura destes no mercado vai aumentando ou diminuindo. Entreatanto, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, pois possuem diferentes coeficientes de elasticidade, ou seja, o desejo com consumir determinada mercadoria é diferente em função de seu preço. Associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I- Procura Elástica. 
II- Procura de Elasticidade Unitária. 
III- Procura Inelástica.
(    ) O aumento relativo das quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços. 
(    ) O aumento relativo das quantidades procuradas é menos do que proporcional à redução relativa dos preços. 
(    ) O aumento relativo das quantidades procuradas é proporcional à redução relativa dos preços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	 
	 
	10.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Continue navegando