Buscar

Legislação Comercial e Tributária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legislação Comercial e Tributária
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quarta, 10 Abr 2019, 12:33
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 10 Abr 2019, 13:23
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
QUESTÃO A: 
Por sociedade anônima (S/A) podemos entender, que trata-se de uma sociedade empresária com capital dividido em ações. Além do Código Civil, a sociedade anônima também está regulamentada por meio da Lei no 6.404/76, que dispõe sobre as Sociedades por Ações. As sociedades anônimas podem se classificar em sociedades abertas ou fechadas. As sociedades anônimas abertas, são aquelas que admitem à negociação dos seus valores mobiliários no mercado de capitais (bolsa ou mercado de balcão). Essas companhias emitem títulos que podem ser ofertados ao público.
Como mencionado acima o mercado de capitais é composto da Bolsa de Valores e do Mercado de Balcão. Desta forma você deve pesquisar sobre o assunto e produzir um texto entre 10 a 15 linhas (entre 800 a 1200 caracteres) explicando e dando exemplos sobre o que é a Bolsa de Valores e o Mercado de Balcão, como eles funcionam , quem pode fazer operações e aplicações
Bolsa de Valores é o local onde empresas e investidores se encontram para comprar ou vender ações, titulos emitidos que podem ser capitais publicos, misto ou privado. Podem ocorrer situações em que investidores compram e vendem para outros investidores também, todas as operações são realizadas através de corretoras, bancos de investimentos. Uma das principais bolsa de valores aqui do Brasil é a BMF&Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
Mercado de Balcão é um mercado secundário onde acontece compra e venda de ações, porém, fora da bolsa de valores. São transações realizadas eletronicamente entre bancos de investimento, instituições financeiras, distribuidora de valores imobiliários e todos aqueles que são registrados por uma casa de custeio. É dividido em duas áreas: Mercado de Balcão Organizado e Mercado de Balcão Não Organizado. Uma das primeiras instituições criadas para esse fim é a SOMA (Sociedade Operadora de Mercado de Ativos).
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
"Toda empresa possui uma função vital para o Estado, afinal é através da circulação de bens e serviços que se movimenta toda uma cadeia, onde circula-se dinheiro e consequentemente geram-se empregos, recolhem impostos, suprem necessidades da população.
Com isso chegaríamos a pensar que a única função do Estado para com o empresário seria recolher os impostos para a aplicação dos mesmos. Mas o Estado tem o dever de ir muito mais além, pois é ele que regulamenta toda a atividade econômica, sendo o responsável por coibir o abuso do poder econômico e garantir a livre iniciativa.
É ai que passamos a conviver com o Direito Empresarial, nome dado a ciência que estuda as normas, princípios e regras que regem o âmbito Empresarial, e através desta disciplinam toda e qualquer atividade com fins de natureza econômica gerando resultados patrimoniais ou lucrativos". (Fonte: http://www.amarkanteconsultoria.com.br/blog/importancia-do-direito-empresarial-%C2%A0 )
Sobre a autonomia do Direito Empresarial, é correto afirmar que:
I - O Direito Empresarial possui suas regras jurídicas subordinadas ao Direito Constitucional.
II - O Direito Empresarial possui suas regras jurídicas subordinadas ao Direito Administrativo.
III - O Direito Empresarial é um ramo plenamente autônomo do Direito, não necessitando de nenhuma relação com outros ramos, tais como o Direito Civil e o Direito do Trabalho.
IV - O Direito Empresarial é um ramo autônomo do Direito, possuindo área jurídica especializada na regulamentação de atividades comercial e empresariais. No entanto, também se relaciona com outros ramos do Direito, tais como o Direito do Trabalho e até mesmo o Direito Internacional.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa I está correta.
b. Apenas a alternativa IV está correta.
c. Apenas a alternativa II está correta.
d. Apenas a alternativa III está correta.
e. Nenhuma alternativa está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa IV está correta..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme Pimentel (2006) , O Direito Comercial têm características particulares que o diferencial dos demais ramos do Direito, sendo ele responsável por cuidar do exercício das atividades econômicas.
Assinale abaixo as fontes do direito comercial.
Escolha uma:
a. Primárias e subsidiárias.
b. Nenhuma das alternativas anteriores.
c. Primárias e diretas.
d. Subsidiárias e indiretas.
e. Subsidiárias ou diretas.
Feedback
A resposta correta é: Primárias e subsidiárias..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
"O Direito Tributário pode ser considerado como resultante das pressões que o povo e ou a burguesia ingleses, por exemplo, exerceram sobre o rei para que não tirasse sem limites as riquezas individuais para o seu sustento". (Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=399)
O Direito Tributário é uma área do Direito Público interno sendo considerado um sub-ramo do Direito Financeiro. Sobre a relação entre Direito Tributário e o Estado, é correto afirmar que:
I - As normas do Direito Tributário são estabelecidas pelo próprio Estado, que é o beneficiário e gestor das relações tributárias, e, portanto, têm como objeto a proteção do próprio Estado.
II - O Direito tributário transforma em relação jurídica o que outrora era apenas uma relação de poder. Assim, delimita o poder de tributar e evita abusos do seu uso.
III - O Direito tributário disciplina o poder fiscal do Estado e sua relação com as pessoas que lhe são sujeitas.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa III está correta.
b. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c. Apenas a alternativa II está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas a alternativa I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas II e III estão corretas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil, as normas gerais do Direito Tributário emanam da Constituição Federal de 1988, além de serem instituídas pelo Código Tributário Nacional. A referência entre as normas gerais do Direito Tributário e outras normas não se caracteriza como apenas divisão de competência, mas sim a partir de um vínculo hierárquico. Neste sentido, a norma jurídica encarregada de dispor sobre conflitos de competência em matéria tributária entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é:
Escolha uma:
a. A jurisdição.
b. O decreto.
c. A lei ordinária.
d. A Emenda Constitucional.
e. A lei complementar.
Feedback
A resposta correta é: A lei complementar..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição desenha o perfil dos tributos (no que respeita à identificação de cada tipo tributário aos limites do poder de tributar etc.) e a lei complementar adensa os traços gerais dos tributos, preparando o esboço que, finalmente, será utilizado pela lei ordinária, à qual compete instituir o tributo, na definição exaustiva de todos os traços que permitam identificá-lo na sua exata dimensão, ainda abstrata, obviamente, pois a dimensão concreta dependerá da ocorrência do fato gerador que, refletindo a imagem minuciosamente desenhada na lei, dará nascimento a obrigação tributária. (AMARO, 2006, p. 168-169). Neste sentido, o Código Tributário Nacional (CTN):
I - Tem natureza de lei complementar, não podendo ser alterado por lei ordinária federal;
II - Segundo o art. 100 do CTN: São normas complementares das leis, dos tratados, mas não as das convenções internacionais e dos decretos;
III - Considera irrelevante o fato gerador para determinação da natureza jurídica do tributo;
IV - O CTN regula o Sistema Tributário Nacional e estabelece as normas gerais
de Direito tributário.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:
a. As afirmativas I e IV são verdadeiras.
b. As afirmativas II e III são verdadeiras.
c. As afirmativas I e III são verdadeiras.
d. As afirmativas III e IV são verdadeiras.
e. As afirmativas I e II são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I e IV são verdadeiras..
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando