Buscar

APOL 05 SEGURANÇA DO TRABALHO E ARQUITETURA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Arquitetura da Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“As primeiras experiências do emprego de Conselhos Comunitários de Segurança tiveram início nos estados do Paraná, do Ceará e de São Paulo, na década de 1980”. 
KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta sobre as finalidades de um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg):
(   ) Canalizar as aspirações da comunidade, de forma que os integrantes das Polícias Estaduais e dos demais órgãos e entidades do sistema de segurança pública e/ou defesa social possam maximizar sua atuação em defesa da comunidade.
(   ) Congregar as lideranças comunitárias afins, conjuntamente com as autoridades locais, no sentido de planejar ações integradas de segurança que resultem na melhoria da qualidade de vida da comunidade e na valorização dos integrantes do sistema de segurança pública e defesa social.
(   ) Estimular o espírito cívico e comunitário na área dos respectivos Conselhos Comunitários de Segurança.
(   ) Armar os moradores para que possam agir em defesa dos demais.
(   ) Criar um código de conduta próprio, inclusive para punir os criminosos que venham a praticar atos ilícitos no local.
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, V, F, F.
	
	B
	V, F, V, F, F.
	
	C
	V, V, V, F, F.
Você acertou!
As assertivas I, II e III são verdadeiras.
As assertivas IV e V são falsas, pois não há legislação que permita que se crie um código a parte da legislação vigente e muito menos o armamento da população.
Referência: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 166, 167 e 168.
	
	D
	V, V, F, F, V.
	
	E
	F, V, V, V, V.
Questão 2/5 - Segurança no Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O termo “Periculosidade” está relacionado a atividades e operações perigosas, constantes na NR 16, que dizem respeito a situações de exposição à: explosivos, inflamáveis, segurança pessoal ou patrimonial, energia elétrica, motocicletas e radioatividade”. 
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta levando em consideração o art. 193 da CLT (Brasil, 1943), o qual considera atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:
(    ) Inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;
(    ) Roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial;
(    ) Atividades em motocicleta.
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, F.
	
	B
	V, V, F.
	
	C
	V, V, V.
Você acertou!
Referência: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 188 e 189.
	
	D
	V, F, V
	
	E
	F, V, F.
Questão 3/5 - Arquitetura da Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“A fonte de definição sobre crimes contra a vida é o Código Penal Brasileiro (...). Da parte especial do Código Penal, destacamos que, ao contrário do que o senso comum possa divulgar, os crimes contra a vida vão além do conhecido homicídio, em que pese este ser o mais comum desse tipo de crime”. 
Fonte: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Conforme podemos verificar pela leitura do texto acima, o homicídio não é o único crime contra a vida, temos no mínimo quatro crimes. Analise atentamente as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta os quatro crimes citados por Karpinski:
Nota: 20.0
	
	A
	Homicídio, infanticídio, estupro e latrocínio.
	
	B
	Homicídio, assalto, suicídio e sequestro.
	
	C
	Homicídio, estupro, sequestro e aborto.
	
	D
	Homicídio, suicídio, infanticídio e aborto.
Você acertou!
Alternativa correta.
Referência: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 177.
	
	E
	Homicídio, aborto, sequestro e tortura.
Questão 4/5 - Segurança no Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“No caso dos profissionais da segurança privada que permanecem em pé durante toda a rotina de trabalho, a postura inadequada pode ocasionar lombalgias e, caso não tratadas ou corrigidas, lesões na coluna. Já para àqueles que trabalham constantemente sentados, a coluna vertebral também pode ser afetada – em virtude de má postura – podendo ocasionar sérios danos, como hérnia de disco”. 
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Segundo o livro base da disciplina, sobre as doenças decorrentes da ergonomia, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	A LER ou DORT são doenças que podem atingir várias partes do corpo humano: ombros, pescoço, punhos, cotovelos, tornozelo, joelhos, coluna, etc. Seus sintomas são dor, sensação de peso, fadiga, dentre outros. Esta doença é resultado da combinação da sobrecarga muscular, ocasionada pelo trabalho, e a falta de tempo adequado para recuperação.
Você acertou!
Referência: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 171.
	
	B
	A sobrecarga muscular é oriunda somente do esforço repetitivo ou atividade contínua.
	
	C
	A permanência em uma mesma posição, por um longo período de tempo, não causa danos à saúde do trabalhador.
	
	D
	Só desenvolve LER ou DORT os profissionais que não querem desenvolver as suas atividades de forma correta, sendo assim, a empresa não tem nenhuma responsabilidade com relação a tais doenças.
	
	E
	Os profissionais devem se adaptar as questões ergonômicas disponibilizadas pela organização, pois é um custo muito alto para elas, estarem constantemente mudando o mobiliário para atender a cada necessidade, sendo assim, o colaborador deve fazer a sua parte se adequando ao que a disponível para o seu trabalho.
Questão 5/5 - Segurança no Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Equipamento de Proteção Individual (EPI) é considerado todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. 
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta sobre o EPI:
(   ) Conforme previsto no art. 166 da CLT, as empresas não são obrigadas a fornecer EPI’s gratuitamente aos seus empregados.
(   ) Quando a empresa não possui SESMT e CIPA, ela deve selecionar o EPI adequado ao risco mediante simples análise, que o próprio colaborador pode fazer.
(   ) A empresa deve fornecer aos trabalhadores apenas os EPI’s adequados à sua função. É obrigação do
SESMT, ouvida também pela CIPA, recomendar quais são os EPI’s que a empresa necessita providenciar.
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, V.
Você acertou!
As assertivas I e II são falsas.
Conforme previsto no art. 166 da CLT, todas as empresas são obrigadas a fornecer EPI’s gratuitamente aos seus empregados.
Quando a empresa não possui SESMT e CIPA, ela deve selecionar o EPI adequado ao risco mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado.
A assertiva III é verdadeira.
Referência: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 180 e 181.
	
	B
	V, V, V.
	
	C
	F, V, V.
	
	D
	F, V, F.
	
	E
	F, F, F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais