Buscar

Ensaio de tração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sumário
Objetivos.........................................................................................................................2
Resumo...................,........................................................................................................2
Introdução.......................................................................................................................2
Procedimento...................................................................................................................2
Resultados e discussão....................................................................................................3
Conclusão........................................................................................................................4
Bibliografia......................................................................................................................4
Objetivos
O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência de um determinado material e a análise do seu comportamento quando submetido à tração. Esse estudo complementa a análise exigida em grande parte das empresas metalúrgicas, assim como a qualificação de um material perante a exigência de empresas e projetos.
Além disso, o ensaio de tração realizado pelos alunos também visa o aprendizado e familiarização com as medidas e equipamentos empregados durante o ensaio. 
Resumo
	Durante o experimento será estudado conceitos básicos de tensão e deformação e apresentados os procedimentos para verificação experimental do diagrama tensão-deformação para o aço SAE 1010 por meio de testes de tração. O experimento contribui para o estudo das propriedades mecânicas relacionadas a resistência dos materiais.
Introdução
O ensaio de tração é um ensaio destrutivo que consiste em submeter o material a uma carga axial que tende a alongá-lo até a ruptura. No ensaio de tração o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe. Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a carga aplicada no qual o corpo rompe.
Através de um software (neste ensaio de tração foi utilizado o BLUEHIL), é traçado um gráfico conhecido como diagrama tensão-deformação com os dados relativos às forças aplicadas e deformações sofridas pelo corpo de prova até a ruptura, ao analisarmos esse gráfico obteremos o módulo de elasticidade, o limite de escoamento, limite de resistência mecânico e a tensão de ruptura.
Módulo de Elasticidade: É uma propriedade específica de cada metal e corresponde à rigidez deste. Quanto maior o módulo menor será a deformação elástica.
Limite de escoamento: Corresponde à transição entre a deformação elástica e a plástica. O limite de escoamento superior é a tensão máxima durante o período de escoamento, essa tensão é seguida por uma queda repentina da carga que representa o início da deformação plástica. Após isso a curva se estabiliza e o valor desta tensão equivale ao limite de escoamento inferior. Tais resultados não dependem apenas do material, mas também de outros fatores como a geometria e as condições do corpo de prova.
Limite de ruptura: Corresponde à tensão na qual o material se rompe. Tenacidade de um metal é a sua habilidade de absorver energia na região plástica. Já o módulo de tenacidade é a quantidade de energia absorvida por unidade de volume até a fratura.
Limite de resistência mecânica: Corresponde à tensão máxima obtida durante o ensaio de tração.
Procedimento
	Um CP (corpo de prova) de aço SAE 1010 é preparado dentro de medidas já definidas. O corpo de prova é fixado à máquina de ensaio pelas extremidades. O extensômetro é instalado no CP para medir a variação do comprimento. O próximo passo ó CP será submetido a um esforço de tração uniaxial crescente até a sua ruptura. 
	No decorrer do ensaio será medido a força e o comprimento do CP para traçar a curva tração deformação.
Resultados e discussão
Após a realização do ensaio é feito a comparação gráfica tensão x deformação onde se observa o corpo de prova do material ensaiado. Feito a análise e levantado “cinco importantes” pontos do ensaio.
1 - O limite de resistência mecânica é obtido diretamente do gráfico e é o ponto de máxima tensão ou no quadro fornecido.
2 - O limite de escoamento pode ser obtido pela intersecção da curva tensão x deformação com uma reta paralela a parte que representa a deformação elástica do gráfico.
3 - O módulo de elasticidade (E) pode ser encontrado pela tangente da reta que representa a deformação elástica do corpo no gráfico ou no quadro fornecido.
4 - Limite de ruptura é obtido diretamente a partir do ponto final do gráfico.
5 - O alongamento é calculado subtraindo o comprimento inicial do comprimento final e dividindo o resultado pelo comprimento inicial.
 A = Lf - Li
 Li
Há também a resiliência cujo módulo é igual à área sob a curva tensão x deformação até o escoamento. E a tenacidade cujo módulo é toda a área sob a curva tensão x deformação. Como pode ser observado no quadro comparativo houve uma grande discrepância entre os valores experimentais e os valores teóricos. 
Essa diferença pode ser explicada pelos valores das medidas do corpo de prova não apresentarem a precisão especificada pela norma utilizada, mas a utilização destes foi aceita por se tratar de apenas uma atividade didática. Além dos erros de detalhes de execução do ensaio. E a composição do material, pois não sabemos se é realmente igual a do aço SAE 1010 utilizado no ensaio.
Conclusão
O ensaio de tração é de grande importância para garantir a propriedades mecânicas dos materiais. Através do software é possível fazer a medição destas propriedades do material.
Com este experimento é possível ter os resultados de alguns conceitos básicos de tensão e deformação e apresentar os procedimentos para verificação experimental do diagrama tensão-deformação para um dado material, por meio de testes de tração. O experimento contribui para o estudo das propriedades mecânicas relacionadas a resistência dos materiais.
Bibliografia
- HIBBELER, R.C. Resistência dos Materiais, 3.º Ed., Editora Livros Técnicos e
Científicos, 2000;
- BEER, F.P. e JOHNSTON, E.R.. Resistência dos Materiais, 4.º Ed., Makron Book
- JR, William D. Callister. Ciências e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Ed. LTC, 5 ed
- JR, William D. Callister. Ciências e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Ed. LTC, 5 ed

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes