Logo Passei Direto
Buscar

RESPOSTAS CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PARA Gerentes no Setor Público saberes do senado

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Existem determinadas situações que ensejam o desequilíbrio da equação econômico-financeira original dos Contratos Administrativos, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
Escolha uma: a. V, V, F, V b. V, V, F, V c. V, F, F, F d. F, V, F, V
I - Toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera em demasia ou que impede a execução do contrato, obriga a Administração Pública a compensar os prejuízos do particular.
II - Fato do Príncipe é um ato da Administração que afeta o contrato de forma direta, ou seja, tem incidência exclusiva sobre as condições pactuadas.
III - Caso Fortuito ou força maior é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado.
IV - Teoria da Imprevisão são eventos que por sua imprevisibilidade e inevitabilidade criam para o contratado a impossibilidade intransponível de normal execução do contrato.
a. V, V, F, V
b. V, V, F, V
c. V, F, F, F
d. F, V, F, V

O Tribunal de Contas julgara irregulares as contas do gestor de Contrato Administrativo quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao Erário.
Verdadeiro
Falso

Um contrato entre a administração e uma empresa privada tem como objetivo uma obra. Parte do material necessário para obra seria importado. Acontece que o governo, por intermédio de uma norma legal, eleva substancialmente a alíquota do imposto de importação desse material. Tal fato irá onerar substancialmente os custos do contratado, podendo até inviabilizar a obra, sem que o particular detenha qualquer ingerência sobre isso.
Este é um exemplo de que tipo de ocorrência contratual? Escolha uma: a. Fato da Administração b. Fato do Príncipe c. Caso Fortuito d. Teoria da Imprevisão
a. Fato da Administração
b. Fato do Príncipe
c. Caso Fortuito
d. Teoria da Imprevisão

As ”Cláusulas Exorbitantes” nos Contratos Administrativos são condições estabelecidas pela Lei nº. 8.666/93 que favorecem a Administração frente ao contratado, tendo em vista a supremacia do interesse público sobre o particular. Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
Escolha uma: a. F, F, F, V, V b. V, V, F, F, V c. V, V, F, V, F d. V, F, F, V, V
I - A alteração unilateral do contrato é prerrogativa da Administração de modificar o contrato para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.
II - É prerrogativa da Administração rescindir unilateralmente um Contrato Administrativo, sob qualquer circunstância.
III - A existência de cláusulas de garantia nos Contratos de Administração deve ser acordada entre a Administração e o contratado.
IV - Sempre que a equação obrigações x remuneração de um contrato se tornar desbalanceada em desfavor do contratado, deve a Administração rever as cláusulas econômicas da avença para retornar às condições iniciais pactuadas. Já nos contratos entre particulares, tal obrigação inexiste.
V - Aplicação de penalidades: prerrogativa relacionada com o poder fiscalizatório, que permite a imposição de pena diretamente pela Administração ao contratado, dentro dos limites legais e estabelecidos no pacto.
a. F, F, F, V, V
b. V, V, F, F, V
c. V, V, F, V, F
d. V, F, F, V, V

A respeito da Estabilidade do Contrato de Administração, marque as alternativas incorretas:
Escolha uma ou mais: a. Uma vez celebrado o contrato, a estabilidade determina que seja integralmente cumprido. b. Devido à estabilidade do Contrato Administrativo, a parte que motivar a rescisão antes de executado o objeto, mesmo sendo a Administração, deverá indenizar a parte que porventura tenha sido prejudicada. c. Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir o cumprimento da obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas próprias obrigações contratuais. d. Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constitui motivo para rescisão de contrato provocado pela Administração.
a. Uma vez celebrado o contrato, a estabilidade determina que seja integralmente cumprido.
b. Devido à estabilidade do Contrato Administrativo, a parte que motivar a rescisão antes de executado o objeto, mesmo sendo a Administração, deverá indenizar a parte que porventura tenha sido prejudicada.
c. Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir o cumprimento da obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas próprias obrigações contratuais.
d. Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constitui motivo para rescisão de contrato provocado pela Administração.

Uma vez celebrado o contrato, a avença dever ser integralmente cumprida, sem espaço para mudanças ou desistências por simples capricho ou vontade infundada. Estamos falando de qual característica do Contrato Administrativo?
Escolha uma: a. Onerosidade b. Estabilidade c. Intuitu Personae
a. Onerosidade
b. Estabilidade
c. Intuitu Personae

Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
Escolha uma: a. F, V, V, V, V b. V, F, V, F, V c. V, F, V, V, F d. V, V, V, F, F
I - Lei nº. 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e Contratos Administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
II - A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, não sendo permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.
III - A Lei Orgânica do TCU estabelece a responsabilidade solidária do fiscal do contrato com a empresa contratada por possíveis danos causados pela execução irregular do contrato.
IV - O Contrato Administrativo é um ajuste de vontades firmado entre a Administração Pública e um particular, com as mesmas características de um contrato privado.
V - O Contrato Administrativo conduz à ideia de supremacia do interesse público sobre o privado, sendo submetido a um conjunto próprio de regras, onde prevalecem diversas condições em favor da Administração.
a. F, V, V, V, V
b. V, F, V, F, V
c. V, F, V, V, F
d. V, V, V, F, F

A manutenção do equilíbrio financeiro é uma prerrogativa da Administração e, por essa razão, é considerada cláusula exorbitante.
Escolha uma opção: Verdadeiro ou Falso.
Verdadeiro
Falso

Analise o caso abaixo e identifique o tipo evento que afetou o equilíbrio econômico-financeiro original do contrato.
Um contrato que previa a entrega futura de um determinado bem, quando da entrega, o preço do produto no mercado sofreu grande aumento em decorrência da inflação.
d) A Teoria da Imprevisão 'é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado.'

A rescisão de um Contrato Administrativo pode ocorrer de quatro formas, exceto:
Escolha uma:
a. Rescisão Amigável – acontece por acordo entre as partes.
b. Rescisão Judicial – determinada pelo Judiciário motivado por ação movida por qualquer das partes.
c. Rescisão Unilateral – realizada por ato unilateral do contratado.
d. Rescisão de Pleno Direito – ocorre de forma independente de vontade de ambas as partes.

Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta:
Escolha uma:
I - Sempre que possível, o gestor deve participar de todas as etapas do procedimento do qual resultará a contratação.
II - A Administração deve estar sempre vinculada ao respectivo processo administrativo que deu origem à contratação, sendo permitida a alteração das condições que ensejaram a contratação no decorrer da execução.
III - Segundo a Lei nº 8.666/93, os Contratos Administrativos são regulados apenas pelos preceitos do Direito Público.
IV - É importante que todas as possíveis penalidades constem explicitamente do contrato firmado com o particular, pois caso contrário a Administração não poderá aplicá-las à contratada.
V - A garantia contratual de que trata o art. 55 da Lei nº. 8.666/93, toda vez que exigida, deverá ser negociada na assinatura do contrato, podendo ser apresentada sob forma de caução, seguro-garantia ou fiança bancária.
a. V, V, F, F, V
b. F, F, V, V, F
c. V, F, F, V, F
d. F, V, F, V, V

Sobre a rescisão de um Contrato Administrativo, julgue as afirmacoes abaixo e marque o item correto:
Escolha uma:
I - Rescisão Amigável acontece por acordo entre as partes.
II - Rescisão de Pleno Direito ocorre de forma independente de vontade de ambas as partes.
III - Rescisão Judicial é determinada pelo Judiciário motivado por ação movida por qualquer das partes.
IV - Rescisão Administrativa é realizada por ato unilateral da Administração.
a. Somente os itens I, II e III estão corretos.
b. Todos os itens estão corretos.
c. Somente os itens I e II estão corretos.
d. Somente o item IV está incorreto.

Para atender um dos princípios basilares da Administração Pública, a publicidade, o prazo para a Administração enviar o extrato do contrato à imprensa oficial é de até:
Escolha uma:
a. Décimo dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura
b. Quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura
c. Quinto dia útil após a sua assinatura
d. Vigésimo dia útil após a sua assinatura

A respeito da Formalização dos Contratos, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta:
Escolha uma:
I - A regra geral para os Contratos Administrativos é a forma escrita, devendo os instrumentos contratuais, devidamente assinados, serem mantidos nas respectivas repartições públicas, bem como seus posteriores aditamentos.
II - Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais.
III - A lei determina que a Administração deve enviar o extrato do contrato para a imprensa oficial até o quinto dia do mês seguinte ao da sua assinatura. A partir daí a imprensa oficial dispõe de 20 dias para publicar o extrato do contrato.
IV - A minuta do futuro contrato integrará o edital ou ato convocatório da licitação nos casos de Concorrência ou Tomada de Preços.
V - A Administração pode substituir, em alguns casos, o contrato por outros instrumentos hábeis nas contratações realizadas por meio de Convite, ou ainda de Dispensas e Inexigibilidades até os valores de R$ 330 mil para Obras e Serviços de Engenharia, e de R$ 176 mil para Compras e Demais Serviços.
a. V, V, V, V, V
b. F, V, V, F, V
c. F, V, V, V, F
d. F, V, V, F, F

A rescisão contratual de Pleno Direito pode se dar quando o pagamento é feito com atraso por negligência do gestor; ou ainda qualquer atitude do gestor que dificulte ou impeça o particular de executar suas obrigações. Marque verdadeiro ou falso.
Verdadeiro
Falso

A alteração unilateral do contrato é prerrogativa prevista no art. 58, inciso I, da Lei nº.8.666/93, que permite à Administração modificar o contrato. São justificativas para alteração unilateral do contratado:
a. Quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica do projeto aos seus objetivos.
b. Quando for necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originário.
c. Quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.
d. Quando conveniente a substituição da garantia de execução.

Julgue as afirmações abaixo e assinale o item correto:
Escolha uma:
I - A inexecução total ou parcial do contrato enseja, necessariamente, a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.
II - O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento é motivo para rescisão do contrato.
III - O falecimento do contratado ou a falência da empresa caracteriza uma Rescisão Amigável.
IV - Caso o particular não tenha sido o causador da rescisão, terá direito de ser ressarcido de todos os seus prejuízos, inclusive devolução da garantia, recebimento de pagamentos devidos até a data da rescisão, além do custo de desmobilização.
a. Todos os itens estão corretos.
b. Todos os itens estão incorretos.
c. Somente os item I e IV estão corretos.
d. Somente os itens II e IV estão corretos.

Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta:
Escolha uma:
I - Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais.
II - A Lei nº 8.666/93 determina que a Administração deve formalizar contrato para todo tipo de aquisição.
III - Se o contrato não for assinado pelo licitante vencedor, poderá a Administração convocar os licitantes remanescentes que deverão aceitar a contratação, nas mesmas condições propostas pelo primeiro adjudicatário, inclusive quanto ao prazo e preços.
IV - O artigo 64 da Lei 8.666/93 descreve a etapa final do procedimento licitatório, qual seja, convocar o licitante vencedor para a assinatura do contrato, nos prazos estabelecidos.
a. V, F, F, V
b. V, V, F, F
c. F, F, F, V
d. F, V, F, V

São tipos de garantia prestado pelo contratado em um Contrato Administração, exceto;
a. Fiança bancária
b. Seguro-garantia
c. Hipoteca
d. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública

Sobre empenho, julgue as afirmações abaixo e assinale o item correto:
I - O empenho é prévio precede a realização da despesa e tem por objetivo respeitar o limite da dotação orçamentária.
II - Empenho ordinário é utilizado para despesas como aluguéis, prestação de serviços por terceiros, salários, etc.
III - Empenho global é destinado a atender despesas tais como água, luz, telefone, etc.
IV – A emissão de um empenho abate o seu valor da dotação orçamentária total do respectivo programa de trabalho a que pertence a despesa, tornando a quantia empenhada indisponível para novo empenho.
V - Se o contratado não cumprir o contrato, o empenho pode ser anulado e seu valor volta a se tornar disponível para outro novo empenho.
a. Todos os itens estão corretos;
b. Somente os itens I, II, III e V estão corretos;
c. Somente os itens I, IV e V estão corretos;
d. Somente os itens III, IV e V estão corretos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Existem determinadas situações que ensejam o desequilíbrio da equação econômico-financeira original dos Contratos Administrativos, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
Escolha uma: a. V, V, F, V b. V, V, F, V c. V, F, F, F d. F, V, F, V
I - Toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera em demasia ou que impede a execução do contrato, obriga a Administração Pública a compensar os prejuízos do particular.
II - Fato do Príncipe é um ato da Administração que afeta o contrato de forma direta, ou seja, tem incidência exclusiva sobre as condições pactuadas.
III - Caso Fortuito ou força maior é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado.
IV - Teoria da Imprevisão são eventos que por sua imprevisibilidade e inevitabilidade criam para o contratado a impossibilidade intransponível de normal execução do contrato.
a. V, V, F, V
b. V, V, F, V
c. V, F, F, F
d. F, V, F, V

O Tribunal de Contas julgara irregulares as contas do gestor de Contrato Administrativo quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao Erário.
Verdadeiro
Falso

Um contrato entre a administração e uma empresa privada tem como objetivo uma obra. Parte do material necessário para obra seria importado. Acontece que o governo, por intermédio de uma norma legal, eleva substancialmente a alíquota do imposto de importação desse material. Tal fato irá onerar substancialmente os custos do contratado, podendo até inviabilizar a obra, sem que o particular detenha qualquer ingerência sobre isso.
Este é um exemplo de que tipo de ocorrência contratual? Escolha uma: a. Fato da Administração b. Fato do Príncipe c. Caso Fortuito d. Teoria da Imprevisão
a. Fato da Administração
b. Fato do Príncipe
c. Caso Fortuito
d. Teoria da Imprevisão

As ”Cláusulas Exorbitantes” nos Contratos Administrativos são condições estabelecidas pela Lei nº. 8.666/93 que favorecem a Administração frente ao contratado, tendo em vista a supremacia do interesse público sobre o particular. Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
Escolha uma: a. F, F, F, V, V b. V, V, F, F, V c. V, V, F, V, F d. V, F, F, V, V
I - A alteração unilateral do contrato é prerrogativa da Administração de modificar o contrato para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.
II - É prerrogativa da Administração rescindir unilateralmente um Contrato Administrativo, sob qualquer circunstância.
III - A existência de cláusulas de garantia nos Contratos de Administração deve ser acordada entre a Administração e o contratado.
IV - Sempre que a equação obrigações x remuneração de um contrato se tornar desbalanceada em desfavor do contratado, deve a Administração rever as cláusulas econômicas da avença para retornar às condições iniciais pactuadas. Já nos contratos entre particulares, tal obrigação inexiste.
V - Aplicação de penalidades: prerrogativa relacionada com o poder fiscalizatório, que permite a imposição de pena diretamente pela Administração ao contratado, dentro dos limites legais e estabelecidos no pacto.
a. F, F, F, V, V
b. V, V, F, F, V
c. V, V, F, V, F
d. V, F, F, V, V

A respeito da Estabilidade do Contrato de Administração, marque as alternativas incorretas:
Escolha uma ou mais: a. Uma vez celebrado o contrato, a estabilidade determina que seja integralmente cumprido. b. Devido à estabilidade do Contrato Administrativo, a parte que motivar a rescisão antes de executado o objeto, mesmo sendo a Administração, deverá indenizar a parte que porventura tenha sido prejudicada. c. Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir o cumprimento da obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas próprias obrigações contratuais. d. Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constitui motivo para rescisão de contrato provocado pela Administração.
a. Uma vez celebrado o contrato, a estabilidade determina que seja integralmente cumprido.
b. Devido à estabilidade do Contrato Administrativo, a parte que motivar a rescisão antes de executado o objeto, mesmo sendo a Administração, deverá indenizar a parte que porventura tenha sido prejudicada.
c. Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir o cumprimento da obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas próprias obrigações contratuais.
d. Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constitui motivo para rescisão de contrato provocado pela Administração.

Uma vez celebrado o contrato, a avença dever ser integralmente cumprida, sem espaço para mudanças ou desistências por simples capricho ou vontade infundada. Estamos falando de qual característica do Contrato Administrativo?
Escolha uma: a. Onerosidade b. Estabilidade c. Intuitu Personae
a. Onerosidade
b. Estabilidade
c. Intuitu Personae

Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
Escolha uma: a. F, V, V, V, V b. V, F, V, F, V c. V, F, V, V, F d. V, V, V, F, F
I - Lei nº. 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e Contratos Administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
II - A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, não sendo permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.
III - A Lei Orgânica do TCU estabelece a responsabilidade solidária do fiscal do contrato com a empresa contratada por possíveis danos causados pela execução irregular do contrato.
IV - O Contrato Administrativo é um ajuste de vontades firmado entre a Administração Pública e um particular, com as mesmas características de um contrato privado.
V - O Contrato Administrativo conduz à ideia de supremacia do interesse público sobre o privado, sendo submetido a um conjunto próprio de regras, onde prevalecem diversas condições em favor da Administração.
a. F, V, V, V, V
b. V, F, V, F, V
c. V, F, V, V, F
d. V, V, V, F, F

A manutenção do equilíbrio financeiro é uma prerrogativa da Administração e, por essa razão, é considerada cláusula exorbitante.
Escolha uma opção: Verdadeiro ou Falso.
Verdadeiro
Falso

Analise o caso abaixo e identifique o tipo evento que afetou o equilíbrio econômico-financeiro original do contrato.
Um contrato que previa a entrega futura de um determinado bem, quando da entrega, o preço do produto no mercado sofreu grande aumento em decorrência da inflação.
d) A Teoria da Imprevisão 'é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado.'

A rescisão de um Contrato Administrativo pode ocorrer de quatro formas, exceto:
Escolha uma:
a. Rescisão Amigável – acontece por acordo entre as partes.
b. Rescisão Judicial – determinada pelo Judiciário motivado por ação movida por qualquer das partes.
c. Rescisão Unilateral – realizada por ato unilateral do contratado.
d. Rescisão de Pleno Direito – ocorre de forma independente de vontade de ambas as partes.

Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta:
Escolha uma:
I - Sempre que possível, o gestor deve participar de todas as etapas do procedimento do qual resultará a contratação.
II - A Administração deve estar sempre vinculada ao respectivo processo administrativo que deu origem à contratação, sendo permitida a alteração das condições que ensejaram a contratação no decorrer da execução.
III - Segundo a Lei nº 8.666/93, os Contratos Administrativos são regulados apenas pelos preceitos do Direito Público.
IV - É importante que todas as possíveis penalidades constem explicitamente do contrato firmado com o particular, pois caso contrário a Administração não poderá aplicá-las à contratada.
V - A garantia contratual de que trata o art. 55 da Lei nº. 8.666/93, toda vez que exigida, deverá ser negociada na assinatura do contrato, podendo ser apresentada sob forma de caução, seguro-garantia ou fiança bancária.
a. V, V, F, F, V
b. F, F, V, V, F
c. V, F, F, V, F
d. F, V, F, V, V

Sobre a rescisão de um Contrato Administrativo, julgue as afirmacoes abaixo e marque o item correto:
Escolha uma:
I - Rescisão Amigável acontece por acordo entre as partes.
II - Rescisão de Pleno Direito ocorre de forma independente de vontade de ambas as partes.
III - Rescisão Judicial é determinada pelo Judiciário motivado por ação movida por qualquer das partes.
IV - Rescisão Administrativa é realizada por ato unilateral da Administração.
a. Somente os itens I, II e III estão corretos.
b. Todos os itens estão corretos.
c. Somente os itens I e II estão corretos.
d. Somente o item IV está incorreto.

Para atender um dos princípios basilares da Administração Pública, a publicidade, o prazo para a Administração enviar o extrato do contrato à imprensa oficial é de até:
Escolha uma:
a. Décimo dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura
b. Quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura
c. Quinto dia útil após a sua assinatura
d. Vigésimo dia útil após a sua assinatura

A respeito da Formalização dos Contratos, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta:
Escolha uma:
I - A regra geral para os Contratos Administrativos é a forma escrita, devendo os instrumentos contratuais, devidamente assinados, serem mantidos nas respectivas repartições públicas, bem como seus posteriores aditamentos.
II - Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais.
III - A lei determina que a Administração deve enviar o extrato do contrato para a imprensa oficial até o quinto dia do mês seguinte ao da sua assinatura. A partir daí a imprensa oficial dispõe de 20 dias para publicar o extrato do contrato.
IV - A minuta do futuro contrato integrará o edital ou ato convocatório da licitação nos casos de Concorrência ou Tomada de Preços.
V - A Administração pode substituir, em alguns casos, o contrato por outros instrumentos hábeis nas contratações realizadas por meio de Convite, ou ainda de Dispensas e Inexigibilidades até os valores de R$ 330 mil para Obras e Serviços de Engenharia, e de R$ 176 mil para Compras e Demais Serviços.
a. V, V, V, V, V
b. F, V, V, F, V
c. F, V, V, V, F
d. F, V, V, F, F

A rescisão contratual de Pleno Direito pode se dar quando o pagamento é feito com atraso por negligência do gestor; ou ainda qualquer atitude do gestor que dificulte ou impeça o particular de executar suas obrigações. Marque verdadeiro ou falso.
Verdadeiro
Falso

A alteração unilateral do contrato é prerrogativa prevista no art. 58, inciso I, da Lei nº.8.666/93, que permite à Administração modificar o contrato. São justificativas para alteração unilateral do contratado:
a. Quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica do projeto aos seus objetivos.
b. Quando for necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originário.
c. Quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.
d. Quando conveniente a substituição da garantia de execução.

Julgue as afirmações abaixo e assinale o item correto:
Escolha uma:
I - A inexecução total ou parcial do contrato enseja, necessariamente, a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.
II - O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento é motivo para rescisão do contrato.
III - O falecimento do contratado ou a falência da empresa caracteriza uma Rescisão Amigável.
IV - Caso o particular não tenha sido o causador da rescisão, terá direito de ser ressarcido de todos os seus prejuízos, inclusive devolução da garantia, recebimento de pagamentos devidos até a data da rescisão, além do custo de desmobilização.
a. Todos os itens estão corretos.
b. Todos os itens estão incorretos.
c. Somente os item I e IV estão corretos.
d. Somente os itens II e IV estão corretos.

Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta:
Escolha uma:
I - Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais.
II - A Lei nº 8.666/93 determina que a Administração deve formalizar contrato para todo tipo de aquisição.
III - Se o contrato não for assinado pelo licitante vencedor, poderá a Administração convocar os licitantes remanescentes que deverão aceitar a contratação, nas mesmas condições propostas pelo primeiro adjudicatário, inclusive quanto ao prazo e preços.
IV - O artigo 64 da Lei 8.666/93 descreve a etapa final do procedimento licitatório, qual seja, convocar o licitante vencedor para a assinatura do contrato, nos prazos estabelecidos.
a. V, F, F, V
b. V, V, F, F
c. F, F, F, V
d. F, V, F, V

São tipos de garantia prestado pelo contratado em um Contrato Administração, exceto;
a. Fiança bancária
b. Seguro-garantia
c. Hipoteca
d. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública

Sobre empenho, julgue as afirmações abaixo e assinale o item correto:
I - O empenho é prévio precede a realização da despesa e tem por objetivo respeitar o limite da dotação orçamentária.
II - Empenho ordinário é utilizado para despesas como aluguéis, prestação de serviços por terceiros, salários, etc.
III - Empenho global é destinado a atender despesas tais como água, luz, telefone, etc.
IV – A emissão de um empenho abate o seu valor da dotação orçamentária total do respectivo programa de trabalho a que pertence a despesa, tornando a quantia empenhada indisponível para novo empenho.
V - Se o contratado não cumprir o contrato, o empenho pode ser anulado e seu valor volta a se tornar disponível para outro novo empenho.
a. Todos os itens estão corretos;
b. Somente os itens I, II, III e V estão corretos;
c. Somente os itens I, IV e V estão corretos;
d. Somente os itens III, IV e V estão corretos.

Prévia do material em texto

Direito Administrativo para Gerentes no 
Setor Público - Turma 1 
1. Página inicial 
2. Meus cursos 
3. DAGSP-2019-1 
4. Módulo I 
5. Exercícios de Fixação - Módulo I 
Iniciado em sexta, 12 abr 2019, 15:27 
Estado Finalizada 
Concluída em sexta, 12 abr 2019, 15:42 
Tempo empregado 15 minutos 5 segundos 
Avaliar 100,00 de um máximo de 100,00 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Existem determinadas situações que ensejam o desequilíbrio da equação econômico-
financeira original dos Contratos Administrativos, julgue os itens abaixo e assinale a 
sequência correta. 
 
I - Toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível ou previsível, mas 
de consequências incalculáveis, que onera em demasia ou que impede a execução do 
contrato, obriga a Administração Pública a compensar os prejuízos do particular. 
II - Fato do Príncipe é um ato da Administração que afeta o contrato de forma direta, ou 
seja, tem incidência exclusiva sobre as condições pactuadas. 
III - Caso Fortuito ou força maior é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à 
vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, 
tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado. 
IV - Teoria da Imprevisão são eventos que por sua imprevisibilidade e inevitabilidade criam 
para o contratado a impossibilidade intransponível de normal execução do contrato. 
Escolha uma: 
a. V, V, F, V 
b. V, V, F, V 
c. V, F, F, F 
d. F, V, F, V 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: "c" 
Feedback: 
II - Fato do Príncipe é “toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível 
ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera extraordinariamente ou que 
impede a execução do contrato e obriga a Administração Pública a compensar 
integralmente os prejuízos suportados pelo particular”. Unidade 3 – Reequilíbrio 
econômico-financeiro de um contrato. 
III - Caso Fortuito ou Força Maior são eventos que por sua imprevisibilidade e 
inevitabilidade criam para o contratado a impossibilidade intransponível de normal 
execução do contrato. Unidade 3 - Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato 
IV - Teoria da Imprevisão é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade 
das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a 
execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado. Unidade 3 - Reequilíbrio 
econômico-financeiro de um contrato 
A resposta correta é: V, F, F, F. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
O Tribunal de Contas julgara irregulares as contas do gestor de Contrato Administrativo 
quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não 
resulte dano ao Erário. 
Escolha uma opção: 
Verdadeiro 
Falso 
Feedback 
Feedback: As contas serão julgadas regulares com ressalva, quando evidenciarem 
impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao 
Erário. Unidade 1 – Introdução ao contrato administrativo 
A resposta correta é 'Falso'. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Um contrato entre a administração e uma empresa privada tem como objetivo uma obra. 
Parte do material necessário para obra seria importado. Acontece que o governo, por 
intermédio de uma norma legal, eleva substancialmente a alíquota do imposto de 
importação desse material. Tal fato irá onerar substancialmente os custos do contratado, 
podendo até inviabilizar a obra, sem que o particular detenha qualquer ingerência sobre 
isso. Este é um exemplo de que tipo de ocorrência contratual? 
Escolha uma: 
a. Fato da Administração 
b. Fato do Príncipe 
c. Caso Fortuito 
d. Teoria da Imprevisão 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
1. Resposta: (b) 
 Resposta: "b" 
Feedback: 
a) Fato do Príncipe - “toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível 
ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera extraordinariamente ou que 
impede a execução do contrato e obriga a Administração Pública a compensar 
integralmente os prejuízos suportados pelo particular”. 
c) Fato do Príncipe “toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível 
ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera extraordinariamente ou que 
impede a execução do contrato e obriga a Administração Pública a compensar 
integralmente os prejuízos suportados pelo particular”. 
d) Fato do Príncipe “toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível 
ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera extraordinariamente ou que 
impede a execução do contrato e obriga a Administração Pública a compensar 
integralmente os prejuízos suportados pelo particular”. 
Unidade 3 – Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato 
 
A resposta correta é: Fato do Príncipe. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
As ”Cláusulas Exorbitantes” nos Contratos Administrativos são condições estabelecidas 
pela Lei nº. 8.666/93 que favorecem a Administração frente ao contratado, tendo em vista 
a supremacia do interesse público sobre o particular. Julgue os itens abaixo e assinale a 
sequência correta. 
I - A alteração unilateral do contrato é prerrogativa da Administração de modificar o 
contrato para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os 
direitos do contratado. 
II - É prerrogativa da Administração rescindir unilateralmente um Contrato Administrativo, 
sob qualquer circunstância. 
III - A existência de cláusulas de garantia nos Contratos de Administração deve ser 
acordada entre a Administração e o contratado. 
IV - Sempre que a equação obrigações x remuneração de um contrato se tornar 
desbalanceada em desfavor do contratado, deve a Administração rever as cláusulas 
econômicas da avença para retornar às condições iniciais pactuadas. Já nos contratos 
entre particulares, tal obrigação inexiste. 
V - Aplicação de penalidades: prerrogativa relacionada com o poder fiscalizatório, que 
permite a imposição de pena diretamente pela Administração ao contratado, dentro dos 
limites legais e estabelecidos no pacto. 
Escolha uma: 
a. F, F, F, V, V 
b. V, V, F, F, V 
c. V, V, F, V, F 
d. V, F, F, V, V 
V, F, F, F, F 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: "d" 
Feedback: 
II - A rescisão unilateral “está restrita às hipóteses do art. 79, inciso I, da lei de licitações, 
que resumidamente permite a rescisão contratual por falha do contratado (cumprimento 
irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos; a lentidão do seu 
cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade da conclusão da 
obra, do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados; atraso injustificado no início 
da obra, serviço ou fornecimento; a paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, 
sem justa causa e prévia comunicação à Administração, etc.) ou pela ocorrência de caso 
fortuito ou de força maior”. Unidade 4 – Cláusulas exorbitantes em favor da Administração 
III - Nos Contratos Administrativos, a exigência de garantia é imposta pela Administração e 
de aceitação obrigatória pelo contratado, e sempre estará presente no edital da licitação. 
Unidade 4 – Cláusulas exorbitantes em favor da Administração 
A resposta correta é: V, F, F, V, V. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Um contrato entre a administração e uma empresa privada tem como objetivo uma obra. 
Parte do material necessário para obra seria importado. Acontece que o governo,por 
intermédio de uma norma legal, eleva substancialmente a alíquota do imposto de 
importação desse material. Tal fato irá onerar substancialmente os custos do contratado, 
podendo até inviabilizar a obra, sem que o particular detenha qualquer ingerência sobre 
isso. O exemplo apresentado refere-se ao Fato do Príncipe, evento que pode afetar o 
equilíbrio econômico-financeiro do contrato original entre a administração e o contratado. 
Escolha uma opção: 
Verdadeiro 
Falso 
Feedback 
Unidade 3 – Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato administrativo 
A resposta correta é 'Verdadeiro'. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
A respeito da Estabilidade do Contrato de Administração, marque as alternativas 
incorretas: 
Escolha uma ou mais: 
a. Uma vez celebrado o contrato, a estabilidade determina que seja integralmente 
cumprido. 
b. Devido à estabilidade do Contrato Administrativo, a parte que motivar a rescisão antes 
de executado o objeto, mesmo sendo a Administração, deverá indenizar a parte que 
porventura tenha sido prejudicada. 
c. Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir o cumprimento da 
obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas próprias obrigações 
contratuais. 
d. Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos pagamentos devidos pela 
Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes já 
recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da 
ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do 
cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constitui motivo 
para rescisão de contrato provocado pela Administração. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: "c" e "d" 
Feedback: Nos Contratos Administrativos, regidos pelo direito público, a princípio, mesmo 
que a Administração não cumpra integralmente suas obrigações estabelecidas em 
contrato, o contratado não pode interromper as suas obrigações, tudo em decorrência da 
supremacia do interesse público sobre o do particular. Unidade 2 – Características do 
contrato administrativo 
As respostas corretas são: Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir 
o cumprimento da obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas 
próprias obrigações contratuais., Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos 
pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, 
ou parcelas destes já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, 
grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar 
pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, 
constitui motivo para rescisão de contrato provocado pela Administração. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Uma vez celebrado o contrato, a avença dever ser integralmente cumprida, sem espaço 
para mudanças ou desistências por simples capricho ou vontade infundada. Estamos 
falando de qual característica do Contrato Administrativo? 
Escolha uma: 
a. Onerosidade 
b. Estabilidade 
c. Intuitu Personae 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: "c" 
 
Feedback: 
a) Uma vez celebrado o contrato, estabilidade dever ser integralmente cumprida, sem 
espaço para mudanças ou desistências por simples capricho ou vontade infundada. 
Unidade 2- Características do contrato Administrativo 
b) Uma vez celebrado o contrato, estabilidade dever ser integralmente cumprida, sem 
espaço para mudanças ou desistências por simples capricho ou vontade infundada. 
Unidade 2 - Características do contrato Administrativo 
d) Uma vez celebrado o contrato, estabilidade dever ser integralmente cumprida, sem 
espaço para mudanças ou desistências por simples capricho ou vontade infundada. 
Unidade 2 - Características do contrato Administrativo 
 
A resposta correta é: Estabilidade. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta. 
I - Lei nº. 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e Contratos Administrativos 
pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no 
âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 
II - A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante 
da Administração especialmente designado, não sendo permitida a contratação de 
terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. 
III - A Lei Orgânica do TCU estabelece a responsabilidade solidária do fiscal do contrato 
com a empresa contratada por possíveis danos causados pela execução irregular do 
contrato. 
IV - O Contrato Administrativo é um ajuste de vontades firmado entre a Administração 
Pública e um particular, com as mesmas características de um contrato privado. 
V - O Contrato Administrativo conduz à ideia de supremacia do interesse público sobre o 
privado, sendo submetido a um conjunto próprio de regras, onde prevalecem diversas 
condições em favor da Administração. 
Escolha uma: 
a. F, V, V, V, V 
b. V, F, V, F, V 
c. V, F, V, V, F 
d. V, V, V, F, F 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: "b" 
Feedback: 
II - Lei nº 8.666/93 Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada 
por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação 
de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. 
Unidade 1 – Introdução ao Contrato Administrativo 
IV - O Contrato Administrativo é um ajuste de vontades firmado entre a Administração e 
um particular. Porém, como instituto de direito público, com características próprias, o 
Contrato Administrativo é diferente de um contrato regido pelo direito privado. Unidade 1 – 
Introdução ao Contrato Administrativo 
A resposta correta é: V, F, V, F, V. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
A manutenção do equilíbrio financeiro é uma prerrogativa da Administração e, por essa 
razão, é considerada cláusula exorbitante. 
Escolha uma opção: 
Verdadeiro 
Falso 
Feedback 
Feedback: A manutenção do equilíbrio financeiro, apesar de ser considerada uma das 
cláusulas exorbitantes, não é uma prerrogativa da Administração, mas um dever a ser 
cumprido. Ou seja, sempre que a equação obrigações x remuneração de um contrato se 
tornar desbalanceada em desfavor do contratado, deve a Administração rever as cláusulas 
econômicas da avença para retornar às condições iniciais pactuadas. Unidade 4 – 
Cláusulas exorbitantes em favor da Administração 
A resposta correta é 'Falso'. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Analise o caso abaixo e identifique o tipo evento que afetou o equilíbrio econômico-
financeiro original do contrato. 
 
Um contrato que previa a entrega futura de um determinado bem, quando da entrega, o 
preço do produto no mercado sofreu grande aumento em decorrência da inflação 
registrada entre a data da licitação e a da entrega, o que gerou um significativo prejuízo ao 
fornecedor. 
Escolha uma: 
a. Fato do Príncipe 
b. Teoria da Imprevisão 
c. Caso Fortuito ou Força Maior 
d. Fato da Administração 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: "b" 
Feedback: 
a) A Teoria da Imprevisão “é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade 
das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a 
execução do contrato excessivamenteonerosa para o contratado”. Unidade 3 – 
Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato 
c) A Teoria da Imprevisão “é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade 
das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a 
execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado”. Unidade 3 -
 Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato 
 
d) A Teoria da Imprevisão “é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade 
das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a 
execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado”. Unidade 3 - 
Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato 
 
A resposta correta é: Teoria da Imprevisão. 
 
 
MODULO II 
Direito Administrativo para Gerentes no 
Setor Público - Turma 1 
1. Página inicial 
2. Meus cursos 
3. DAGSP-2019-1 
4. Módulo II 
5. Exercícios de Fixação - Módulo II 
Iniciado em sexta, 12 abr 2019, 16:08 
Estado Finalizada 
Concluída em sexta, 12 abr 2019, 16:52 
Tempo empregado 44 minutos 33 segundos 
Avaliar 100,00 de um máximo de 100,00 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
A rescisão de um Contrato Administrativo pode ocorrer de quatro formas, exceto: 
Escolha uma: 
a. Rescisão Amigável – acontece por acordo entre as partes. 
b. Rescisão Judicial – determinada pelo Judiciário motivado por ação movida por qualquer 
das partes. 
c. Rescisão Unilateral – realizada por ato unilateral do contratado. 
d. Rescisão de Pleno Direito – ocorre de forma independente de vontade de ambas as 
partes. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "c". 
Rescisão Unilateral ou Administrativa – realizada por ato unilateral da Administração. 
Unidade 4 – Da Inexecução e da Rescisão dos Contratos 
 
A resposta correta é: Rescisão Unilateral – realizada por ato unilateral do contratado.. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
 Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta: 
I - Sempre que possível, o gestor deve participar de todas as etapas do procedimento do 
qual resultará a contratação. 
II -A Administração deve estar sempre vinculada ao respectivo processo administrativo que 
deu origem à contratação, sendo permitida a alteração das condições que ensejaram a 
contratação no decorrer da execução. 
III - Segundo a Lei nº 8.666/93, os Contratos Administrativos são regulados apenas pelos 
preceitos do Direito Público. 
IV - É importante que todas as possíveis penalidades constem explicitamente do contrato 
firmado com o particular, pois caso contrário a Administração não poderá aplicá-las à 
contratada. 
V - A garantia contratual de que trata o art. 55 da Lei nº. 8.666/93, toda vez que exigida, 
deverá ser negociada na assinatura do contrato, podendo ser apresentada sob forma de 
caução, seguro-garantia ou fiança bancária. 
Escolha uma: 
a. V, V, F, F, V 
b. F, F, V, V, F 
c. V, F, F, V, F 
d. F, V, F, V, V 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta : A alternativa correta é "c". 
II - A Administração deve estar sempre vinculada ao respectivo processo administrativo 
que deu origem à contratação, não sendo permitida a alteração das condições que 
ensejaram a contratação no decorrer de sua execução. Unidade 1 – Disposições 
Preliminares 
IIII - Se aplicam aos Contratos Administrativos as regras de Direito Privado (Direito Civil 
ou, em alguns casos, Direito Comercial) – desde que não haja conflito com as normas de 
Direito Público, pois essas são prioritárias. Unidade 1 – Disposições Preliminares 
V - A garantia contratual de que trata o art. 55 da Lei nº. 8.666/93, toda vez que exigida, 
deverá constar do edital da licitação, podendo ser apresentada sob forma de caução, 
seguro-garantia ou fiança bancária – a modalidade a ser fornecida é uma escolha do 
contratado. Unidade 1 – Disposições Preliminares 
A resposta correta é: V, F, F, V, F. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Sobre a rescisão de um Contrato Administrativo, julgue as afirmações abaixo e marque o 
item correto: 
I - Rescisão Amigável acontece por acordo entre as partes. 
II - Rescisão de Pleno Direito ocorre de forma independente de vontade de ambas as 
partes. 
III - Rescisão Judicial é determinada pelo Judiciário motivado por ação movida por 
qualquer das partes. 
IV - Rescisão Administrativa é realizada por ato unilateral da Administração. 
Escolha uma: 
a. Somente os itens I, II e III estão corretos. 
b. Todos os itens estão corretos. 
c. Somente os itens I e II estão corretos. 
d. Somente o item IV está incorreto. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "b". 
Unidade 4 - Da Inexecução e da Rescisão dos Contratos 
A resposta correta é: Todos os itens estão corretos.. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Para atender um dos princípios basilares da Administração Pública, a publicidade, o prazo 
para a Administração enviar o extrato do contrato à imprensa oficial é de até: 
Escolha uma: 
a. Décimo dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura 
b. Quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura 
c. Quinto dia útil após a sua assinatura 
d. Vigésimo dia útil após a sua assinatura 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "b". 
a) A lei determina que a Administração deve enviar o extrato para imprensa oficial até o 
quinto dia do mês seguinte ao da assinatura do contrato. Unidade 2 - Da Formalização dos 
Contratos e da Alteração dos Contratos 
c) A lei determina que a Administração deve enviar o extrato para imprensa oficial até o 
quinto dia do mês seguinte ao da assinatura do contrato.Unidade 2 - Da Formalização dos 
Contratos e da Alteração dos Contratos 
d)A lei determina que a Administração deve enviar o extrato para imprensa oficial até o 
quinto dia do mês seguinte ao da assinatura do contrato. Unidade 2 - Da Formalização dos 
Contratos e da Alteração dos Contratos 
 
A resposta correta é: Quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
A respeito da Formalização dos Contratos, julgue os itens abaixo e assinale a sequência 
correta: 
I - A regra geral para os Contratos Administrativos é a forma escrita, devendo os 
instrumentos contratuais, devidamente assinados, serem mantidos nas respectivas 
repartições públicas, bem como seus posteriores aditamentos. Via de regra, essa não é 
uma atribuição do gestor, que deverá manter sob sua guarda apenas cópia do contrato 
para posteriores consultas, mas não o original. 
II - Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a 
finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da 
dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às 
cláusulas contratuais. 
III - A lei determina que a Administração deve enviar o extrato do contrato para a imprensa 
oficial até o quinto dia do mês seguinte ao da sua assinatura. A partir daí a imprensa oficial 
dispõe de 20 dias para publicar o extrato do contrato. 
IV - A minuta do futuro contrato integrará o edital ou ato convocatório da licitação nos 
casos de Concorrência ou Tomada de Preços. 
V - A Administração pode substituir, em alguns casos, o contrato por outros instrumentos 
hábeis nas contratações realizadas por meio de Convite, ou ainda de Dispensas e 
Inexigibilidades até os valores de R$ 330 mil para Obras e Serviços de Engenharia, e de 
R$ 176 mil para Compras e DemaisServiços. 
Escolha uma: 
a. V, V, V, V, V 
b. F, V, V, F, V 
c. F, V, V, V, F 
d. F, V, V, F, F 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: (a) 
Feedback: Módulo II - Comentários à Lei 8.666/93 
 
A resposta correta é: V, V, V, V, V. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
A rescisão contratual de Pleno Direito pode se dar quando o pagamento é feito com atraso 
por negligência do gestor; ou ainda qualquer atitude do gestor que dificulte ou impeça o 
particular de executar suas obrigações. Marque verdadeiro ou falso. 
Escolha uma opção: 
Verdadeiro 
Falso 
Feedback 
Resposta: Rescisão de Pleno Direito – ocorre de forma independente de vontade de 
ambas as partes. Seria o caso do falecimento do contratado, por exemplo, ou ainda da 
falência da empresa. Unidade 4 - Da Inexecução e da Rescisão dos Contratos 
A resposta correta é 'Falso'. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
A alteração unilateral do contrato é prerrogativa prevista no art. 58, inciso I, da Lei 
nº.8.666/93, que permite à Administração modificar o contrato. São justificativas para 
alteração unilateral do contratado: 
Escolha uma ou mais: 
a. Quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação 
técnica do projeto aos seus objetivos. 
b. Quando for necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem 
como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos 
termos contratuais originário 
c. Quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo 
ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei. 
d. Quando conveniente a substituição da garantia de execução. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativas corretas são "a" e "c". 
b) Justificativa por acordo das partes. Unidade 2 – Da Formalização dos Contratos e da 
Alteração dos Contratos 
c) Justificativa por acordo das partes. Unidade 2 - Da Formalização dos Contratos e da 
Alteração dos Contratos 
As respostas corretas são: Quando houver modificação do projeto ou das especificações, 
para melhor adequação técnica do projeto aos seus objetivos., Quando for necessária a 
modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de 
seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Julgue as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
I - A inexecução total ou parcial do contrato enseja, necessariamente, a sua rescisão, com 
as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento. 
II - O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento é motivo para rescisão 
do contrato. 
III - O falecimento do contratado ou a falência da empresa caracteriza uma Rescisão 
Amigável. 
IV - Caso o particular não tenha sido o causador da rescisão, terá direito de ser ressarcido 
de todos os seus prejuízos, inclusive devolução da garantia, recebimento de pagamentos 
devidos até a data da rescisão, além do custo de desmobilização. 
Escolha uma: 
a. Todos os itens estão corretos. 
b. Todos os itens estão incorretos 
c. Somente os item I e IV estão corretos. 
d. Somente os itens II e IV estão corretos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "d". 
I – A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, porém deve o gestor, 
tendo em mente o princípio da razoabilidade, realizar uma avaliação séria das ocorrências 
contratuais, avaliando o risco ao interesse público. Unidade 4 - Da Inexecução e da 
Rescisão dos Contratos 
III – Rescisão Amigável acontece por acordo entre as partes. 
Unidade 4 - Da Inexecução e da Rescisão dos Contratos 
A resposta correta é: Somente os itens II e IV estão corretos.. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta: 
I - Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a 
finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da 
dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às 
cláusulas contratuais. 
II - A Lei nº 8.666/93 determina que a Administração deve formalizar contrato para todo 
tipo de aquisição. 
III - Se o contrato não for assinado pelo licitante vencedor, poderá a Administração 
convocar os licitantes remanescentes que deverão aceitar a contratação, nas mesmas 
condições propostas pelo primeiro adjudicatário, inclusive quanto ao prazo e preços. 
IV - O artigo 64 da Lei 8.666/93 descreve a etapa final do procedimento licitatório, qual 
seja, convocar o licitante vencedor para a assinatura do contrato, nos prazos 
estabelecidos. 
Escolha uma: 
a. V, F, F, V 
b. V, V, F, F 
c. F, F, F, V 
d. F, V, F, V 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "a". 
II - Quanto à obrigatoriedade de formalização dos contratos, a Lei nº. 8.666/93 abre 
exceção apenas para as pequenas compras de pronto pagamento, desde que em valor 
não superior a R$ 4.000,00. 
III - Se o contrato não for assinado, poderá a Administração convocar os licitantes 
remanescentes para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo 
primeiro classificado. Os convocados poderão aceitar ou rejeitar a contratação. Art. 81 Lei 
8.666/93 Parágrafo único. Unidade 1 – Disposições Preliminares 
A resposta correta é: V, F, F, V. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
São tipos de garantia prestado pelo contratado em um Contrato Administração, exceto; 
Escolha uma: 
a. Fiança bancária 
b. Seguro-garantia 
c. Hipoteca 
d. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "c". 
Art. 56 § 1º, caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia: 
caução em dinheiro ou em títulos da dívida público; seguro-garantia e fiança bancária. 
Unidade 1 – Disposições Preliminares 
A resposta correta é: Hipoteca. 
 
 
MODULO III 
Direito Administrativo para Gerentes no 
Setor Público - Turma 1 
1. Página inicial 
2. Meus cursos 
3. DAGSP-2019-1 
4. Módulo III 
5. Exercícios de Fixação - Módulo III 
Iniciado em sexta, 12 abr 2019, 16:56 
Estado Finalizada 
Concluída em sexta, 12 abr 2019, 17:08 
Tempo empregado 12 minutos 17 segundos 
Avaliar 90,00 de um máximo de 100,00 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de ações de empresas 
já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital, são despesas de 
seguinte natureza: 
Escolha uma: 
a. Juros e Encargos da Dívida. 
b. Inversões Financeiras 
c. Investimentos 
d. Outras Despesas Correntes 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "b". 
a) GND 5 - Inversões Financeiras. Unidade 1 - Noções de Administração Orçamentária 
b) GND 5 - Inversões Financeiras. Unidade 1 - Noções de Administração Orçamentária 
c) GND 5 - Inversões Financeiras. Unidade 1 - Noções de Administração Orçamentária 
d) GND 5 - Inversões Financeiras. Unidade 1 - Noções de Administração Orçamentária 
 
A resposta correta é: Inversões Financeiras. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Sobre a execução das despesas orçamentárias podemos afirmar: 
I - Para que um gasto público seja realizado, é necessárioter a respectiva dotação 
orçamentária (constar do orçamento) e deter os recursos financeiros (dinheiro em caixa) 
para o seu pagamento. 
II - Para que uma despesa possa ser efetivamente paga pela Administração, basta que 
haja dotação orçamentária. 
III - O empenho é a garantia de que existe uma autorização no orçamento para aquele 
gasto, ou seja, de que existe dotação orçamentária para a despesa que se quer realizar. 
IV – Os empenhos são classificados em ordinário, global e estimativa. 
V - Para que a despesa pública possa ser realizada, deve passar por três estágios: 
Empenho, Liquidação e Pagamento. 
Escolha uma: 
a. Todos os itens estão corretos. 
b. Todos os itens estão incorretos. 
c. Somente os itens I e II estão corretos. 
d. Somente os itens I, III, IV e V estão corretos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "d". 
II - Para que a despesa possa ser efetivamente paga, são necessários alguns 
procedimentos formais para se ter certeza: i) da existência de necessária dotação 
orçamentária; ii) do efetivo recebimento do objeto do gasto; e iii) da certeza quanto ao 
destinatário do pagamento. Unidade 3 – Estágios e execução das despesas orçamentárias 
A resposta correta é: Somente os itens I, III, IV e V estão corretos.. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Sobre empenho, julgue as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
I - O empenho é prévio precede a realização da despesa e tem por objetivo respeitar o 
limite da dotação orçamentária. 
II - Empenho ordinário é utilizado para despesas como aluguéis, prestação de serviços por 
terceiros, salários, etc. 
III - Empenho global é destinado a atender despesas tais como água, luz, telefone, etc. 
IV – A emissão de um empenho abate o seu valor da dotação orçamentária total do 
respectivo programa de trabalho a que pertence a despesa, tornando a quantia 
empenhada indisponível para novo empenho. 
V - Se o contratado não cumprir o contrato, o empenho pode ser anulado e seu valor volta 
a se tornar disponível para outro novo empenho. 
Escolha uma: 
a. Todos os itens estão corretos; 
b. Somente os itens I, II, III e V estão corretos; 
c. Somente os itens I, IV e V estão corretos; 
d. Somente os itens III, IV e V estão corretos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "c". 
II - Empenho ordinário: utilizado para despesas com valor previamente conhecido e cujo 
pagamento deve ocorrer de uma só vez. Exemplo: uma compra simples – um móvel para a 
Assembleia Legislativa. É a modalidade mais comum. Unidade 3 - Estágios e execução 
das despesas orçamentárias 
 III - O empenho global é destinado a atender às despesas com valor também previamente 
conhecido, tais como as contratuais, mas de pagamento parcelado (§ 3º do art. 60 da Lei 
nº. 4.320/64). Exemplos: aluguéis, prestação de serviços por terceiros, salários, proventos 
e pensões, inclusive as obrigações patronais decorrentes, etc. Unidade 3 - Estágios e 
execução das despesas orçamentárias 
A resposta correta é: Somente os itens I, IV e V estão corretos;. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Sobre restos a pagar, julgue as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
Escolha uma: 
a. Restos a Pagar são despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, 
cuja execução interessa ao Poder Público, mesmo que aconteça no exercício seguinte; 
b. Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores são práticas iguais; 
c. Restos a pagar são classificados em Processados, Em Processamento e Não 
Processados; 
d. A inscrição de empenhos em Restos a Pagar terá validade até 31 de dezembro do ano 
subsequente. Após essa data, os saldos remanescentes serão automaticamente 
debitados. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "A". 
b) Não se deve confundir Restos a Pagar com Despesas de Exercícios Anteriores; 
c) Os Restos a Pagar são classificados em Processados (liquidados, mas não pagos) e 
Não Processados (ainda não liquidados e consequentemente não pagos). 
d) A inscrição de empenhos em Restos a Pagar terá validade até 31 de dezembro do ano 
subsequente. Após essa data, os saldos remanescentes serão automaticamente 
cancelados. 
Unidade 4 - Créditos adicionais, restos a pagar e despesas de exercícios anteriores 
A resposta correta é: Restos a Pagar são despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 
31 de dezembro, cuja execução interessa ao Poder Público, mesmo que aconteça no 
exercício seguinte;. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Os créditos adicionais são uma maneira de alterar o orçamento vigente, acrescentando 
dotações que não existiam ou que se tornaram, ao longo do ano, insuficientes. Os itens 
abaixo são tipos de créditos, exceto: 
Escolha uma: 
a. Extraordinários 
b. Suplementares 
c. Especiais 
d. Medida provisória 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "d". 
Os créditos adicionais classificam-se em suplementares, especiais e extraordinários. 
Unidade 4 – Créditos adicionais, restos a pagar e despesas de exercícios anteriores. 
A resposta correta é: Medida provisória. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Quanto aos créditos adicionais de um contrato administrativo, marque a alternativa 
incorreta: 
Escolha uma: 
a. São créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou 
insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. 
b. Créditos Especiais devem ser aprovados pelo Poder Legislativo correspondente 
(Congresso Nacional, Assembleia Legislativa ou Câmara Municipal, conforme o caso), na 
forma de um projeto de lei. 
c. Créditos na modalidade extraordinária são destinados para despesas as quais não haja 
dotação orçamentária específica. 
d. Créditos suplementares são os destinados a reforço de dotação orçamentária. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "c". 
Créditos extraordinários são os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de 
guerra, comoção intestina ou calamidade pública. Unidade 4 – Créditos adicionais, restos 
a pagar e despesas de exercícios anteriores. 
A resposta correta é: Créditos na modalidade extraordinária são destinados para despesas 
as quais não haja dotação orçamentária específica.. 
Questão 7 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Despesas de Exercícios Anteriores são as dívidas resultantes de compromissos gerados 
em exercícios financeiros anteriores àqueles em que devem ocorrer os pagamentos, e que 
não estejam inscritos em Restos a Pagar, no caso de se referirem ao exercício 
imediatamente anterior. Marque verdadeiro ou falso. 
Escolha uma opção: 
Verdadeiro 
Falso 
Feedback 
Resposta: Unidade 4 – Créditos adicionais, restos a pagar e despesas de exercícios 
anteriores. 
A resposta correta é 'Verdadeiro'. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Sobre Dotação Orçamentária e Recursos Financeiros, julgue as afirmações abaixo e 
assinale o item correto: 
I - Dotação Orçamentária vem a ser a autorização para a realização de determinado gasto 
que consta do orçamento na forma de um programa de trabalho. 
II - O orçamento da União, aprovado pelo Congresso Nacional, abrange os Estados, 
Distrito Federal e Municípios. 
III - Os Orçamentos Públicos contém as dotações orçamentárias (ou créditos 
orçamentários) de um ente federativo para um determinado exercício financeiro, frente às 
receitas públicas. 
IV - Os recursos financeiros são os valores em dinheiro arrecadados pelo governo,em 
caixa, que serão utilizados para o pagamento das despesas públicas, que aparecem nos 
orçamentos sob forma de dotações orçamentárias. 
Escolha uma: 
a. Todos os itens estão corretos. 
b. Todos os itens estão incorretos. 
c. Somente os item I e II estão corretos. 
d. Somente os itens I, III e IV estão corretos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Resposta: A alternativa correta é "d". 
II - Cada ente da União, Estado, Distrito Federal ou Município) tem o seu próprio 
orçamento, independente do da União, que deve ser votado e aprovado pelo respectivo 
Poder Legislativo (Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, Câmara Distrital e Câmara 
de Vereadores). Unidade 2 – Dotação Orçamentária x Recursos Financeiros 
A resposta correta é: Somente os itens I, III e IV estão corretos.. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
A Liquidação do Empenho é a etapa final da despesa, e consiste na entrega dos recursos 
financeiros ao contratado por meio de uma ordem bancária. Marque verdadeiro ou falso. 
Escolha uma opção: 
Verdadeiro 
Falso 
Feedback 
Resposta: O segundo estágio da despesa – Liquidação do Empenho – consiste na 
verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos 
comprobatórios do respectivo crédito. É nessa etapa que o gestor atua, verificando 
cuidadosamente se o contrato foi cumprido integralmente, fazendo constar do processo de 
compra toda e qualquer ocorrência que julgue importante ou que eventualmente possa 
resultar em glosas. 
Unidade 3 - Estágios e execução das despesas orçamentárias 
A resposta correta é 'Falso'. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 10,00 de 10,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Para que uma despesa pública seja realizada basta ter a respectiva dotação orçamentária. 
Marque verdadeiro ou falso. 
Escolha uma opção: 
Verdadeiro 
Falso 
Feedback 
Resposta: Para que uma despesa pública seja realizada, é necessário ter a respectiva 
dotação orçamentária (constar do orçamento) e ter os recursos financeiros para o seu 
pagamento. Unidade 2 – Dotação Orçamentária x Recursos Financeiros. 
A resposta correta é 'Falso'. 
 
AVALIAÇÃO FINAL 
e.. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Uma vez celebrado o contrato, a avença deve ser integralmente cumprida, sem espaço 
para mudanças ou desistência por simples capricho ou vontade infundada. Estamos 
falando de qual característica? 
Escolha uma: 
1. Formalidade. 
2. Intuitu Personae. 
3. Onerosidade. 
4. Estabilidade. 
Feedback 
A resposta correta é: Estabilidade.. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Assinale a alternativa incorreta: 
 
Escolha uma: 
1. A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos em 
imprensa oficial é condição indispensável para sua eficácia. 
2. A Administração dispõe de até cinco dias úteis da assinatura do contrato para 
encaminhá-lo à publicação. 
3. Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a 
finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação. 
Feedback 
A resposta correta é: A Administração dispõe de até cinco dias úteis da assinatura do 
contrato para encaminhá-lo à publicação.. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Assinale a alternativa que se refere a Contratos de Concessão: 
Escolha uma: 
1. O contrato é utilizado pela Administração para conceder a um particular a realização 
de determinada atividade. 
2. O contrato tem por objeto todo e qualquer serviço prestado a Administração, quer 
para atender as necessidades da população, quer para o atendimento das necessidades 
da própria Administração, incluindo-se nessa categoria os contratos de transporte, 
manutenção, comunicação, reparos. 
3. O contrato serve para adquirir bens necessários para a Administração. 
4. O objeto do contrato é a construção, reforma ou ampliação de um imóvel público, 
estrada, barragem. 
Feedback 
A resposta correta é: O contrato é utilizado pela Administração para conceder a um 
particular a realização de determinada atividade.. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Avalie as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
I – É permitido a qualquer licitante o conhecimento dos termos do contrato e do 
respectivo processo licitatório. 
 
II – A Lei garante a gratuidade do fornecimento de cópias dos processos de licitações 
públicos aos licitantes. 
 
III – Em nenhuma hipótese será fornecida cópia do processo licitatório a pessoa estranha 
aos autos. 
Escolha uma: 
1. Todos os itens estão corretos. 
2. Somente o item I está correto. 
3. Todos os itens estão incorretos. 
4. Somente os itens I e II estão corretos. 
Feedback 
A resposta correta é: Somente o item I está correto.. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Inversões Financeiras são: 
Escolha uma: 
1. Despesas com softwares e com o planejamento e a execução de obras, inclusive com 
a aquisição de imóveis e instalações, equipamentos e material permanente. 
2. Despesas com o pagamento de juros, comissões e outros encargos de operações de 
crédito internas e externas contratadas, bem como da dívida pública mobiliária. 
3. Despesas com salários de pessoal ativo, inativo e pensionistas, relativas a mandatos 
eletivos, cargos, funções ou empregos, civis e militares. 
4. Despesas com aquisição de material de consumo, pagamento de diárias, auxílio-
alimentação, auxílio-transporte, pagamento de serviços prestados por pessoa física sem 
vínculo empregatício. 
5. Despesas com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição 
de ações de empresas já constituídas, quando a operação não importe aumento do 
capital. 
Feedback 
A resposta correta é: Despesas com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em 
utilização; aquisição de ações de empresas já constituídas, quando a operação não 
importe aumento do capital.. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
São considerados desmembramentos dos Grupos de Natureza de Despesa, e tem por 
finalidade identificar os objetos de gasto, tais como material de consumo, serviços de 
terceiros prestados sob qualquer forma, obras e instalações, equipamentos e material 
permanente, auxílios, amortização e outros que a administração pública utiliza para a 
consecução de seus fins: 
Escolha uma: 
1. Detalhes da Receita. 
2. Elementos de Despesa. 
3. Detalhes da Despesa. 
4. Elementos da Receita. 
5. Itens Orçamentários. 
Feedback 
A resposta correta é: Elementos de Despesa.. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Qual característica do Contrato Administrativo vem da ideia de que o mesmo é um livre 
acordo de vontade entre as partes? 
Escolha uma: 
1. Bilateralidade. 
2. Idoneidade das Partes. 
3. Estabilidade. 
4. Formalidade. 
Feedback 
A resposta correta é: Bilateralidade.. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Avalie a seguinte situação: a Administração contratou via concorrência uma empreiteira 
para construir uma barragem, porém, antes do início das obras, o IBAMA embargou 
definitivamente a construção. Temos aqui um exemplo de: 
 
Escolha uma: 
1. Teoria da Imprevisão. 
2. Fato da Administração. 
3. Caso Fortuito. 
4. Fato do Príncipe. 
Feedback 
A resposta correta é: Fato da Administração.. 
Questão 11 
CorretoAtingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
O direito da Administração, em caso de rescisão unilateral, de assegurar a continuidade 
da execução do contrato por meio da assunção de seu objeto, quando a paralisação por 
parte do contratado representar risco ao interesse público, denomina-se: 
Escolha uma: 
1. Alteração Unilateral. 
2. Retomada do Objeto. 
3. Rescisão Unilateral. 
4. Garantia Contratual. 
Feedback 
A resposta correta é: Retomada do Objeto.. 
Questão 12 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Assinale a alternativa que não se aplica à definição de Orçamento Público: 
Escolha uma: 
1. É aprovado por Decreto do Presidente da República. 
2. Evidencia o plano de trabalho do governo. 
3. Apresenta os objetivos e metas a serem obtidos com os gastos públicos. 
4. Contem as receitas e despesas do governo para um exercício financeiro. 
5. Apresenta os gastos também por Grupos de Natureza da Despesa. 
Feedback 
A resposta correta é: É aprovado por Decreto do Presidente da República.. 
Questão 13 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Assinale o item incorreto a respeito dos empenhos: 
Escolha uma: 
1. A quantia empenhada torna-se indisponível para novo empenho, a menos que o 
empenho seja cancelado. 
2. Tem por objetivo respeitar o limite das Dotações Orçamentárias. 
3. Sua emissão abate o seu valor da dotação orçamentária total do respectivo programa 
de trabalho. 
4. Em alguns casos, podem exceder ao montante dos Créditos. Orçamentários daquela 
Ação 
5. São prévios às despesas, ou seja, precedem à realização dos gastos. 
Feedback 
A resposta correta é: Em alguns casos, podem exceder ao montante dos Créditos. 
Orçamentários daquela Ação. 
Questão 14 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Avalie as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
 
I – A inexecução total ou parcial do contrato sempre acarreta a sua rescisão, com as 
conseqüências contratuais e as previstas em lei ou regulamento. 
 
II – A fiscalização dos contratos é uma prerrogativa da Administração, que pode contratar 
terceiros para realizá-la em seu lugar. 
 
III – A inexecução parcial de um Contrato Administrativo também ensejará punição ao 
gestor, pois era de sua responsabilidade que tudo saísse bem na contratação. 
Escolha uma: 
1. Somente os itens I e III estão corretos. 
2. Somente os itens II e III estão corretos. 
3. Todos os itens estão incorretos. 
4. Todos os itens estão corretos. 
Feedback 
A resposta correta é: Todos os itens estão incorretos.. 
Questão 15 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Avalie as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
 
I – É dispensável constar do Contrato Administrativo o reconhecimento dos direitos da 
Administração em caso de rescisão administrativa, pois tal já se encontra previsto no art. 
77 da Lei n.º 8.66/93. 
 
II – É obrigatório constar dos Contratos Administrativos o crédito pelo qual correrá a 
despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria 
econômica. 
 
III – É cláusula necessário de um Contrato Administrativo a obrigação do contratado de 
manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações 
por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação. 
Escolha uma: 
1. Os itens II e III estão corretos. 
2. Somente os itens I e III estão corretos. 
3. Todos os itens estão incorretos. 
4. Todos os itens estão corretos. 
Feedback 
A resposta correta é: Os itens II e III estão corretos.. 
Questão 16 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Sobre motivos para rescisão contratual, assinale o item correto: 
 
I - A paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento com prévia comunicação à 
Administração. 
 
II - O desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para 
acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores. 
 
III - A decretação de falência ou a instauração de insolvência civil do contratado. 
 
IV - O falecimento do preposto do contratado. 
Escolha uma: 
1. Todos os itens estão corretos. 
2. Somente os itens II e III estão corretos. 
3. Somente os itens I e IV estão corretos. 
4. Todos os itens estão incorretos. 
Feedback 
A resposta correta é: Somente os itens II e III estão corretos.. 
Questão 17 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Avalie as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
I - Os Restos a Pagar são classificados como Processados e Semi-Processados. 
II - Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores, são sinônimos, pois tratam de 
despesas realizadas em outros exercícios financeiros. 
III - Despesas de Exercícios Anteriores são as dívidas resultantes de compromissos 
gerados em exercícios financeiros anteriores àqueles em que devem ocorrer os 
pagamentos, e que não estejam inscritos em Restos a Pagar, no caso de se referirem ao 
exercício imediatamente anterior. 
IV - Se uma despesa foi empenhada em um exercício e somente foi paga no seguinte, 
ela deve ser contabilizada como pertencente ao exercício em que foi empenhada. 
Escolha uma: 
1. Somente o item IV está correto. 
2. Somente os itens I e III estão corretos. 
3. Todos os itens estão incorretos. 
4. Todos os itens estão corretos. 
5. Os itens I e II estão incorretos. 
Feedback 
A resposta correta é: Os itens I e II estão incorretos.. 
Questão 18 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Assinale a alternativa correta: 
Escolha uma: 
1. Nos casos de rescisão não motivada por ato do contratado, cabe pagamento a título 
de indenização pelas despesas já incorridas pelo particular. 
2. É motivo para rescisão de um contrato administrativo a suspensão de sua execução, 
por ordem escrita da Administração, por prazo superior a 90 (noventa) dias, salvo em 
caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, ou ainda 
por repetidas suspensões que totalizem o mesmo prazo. 
3. No caso de ocorrer a rescisão do contrato motivada por suspensão da execução 
contratual nos prazos definidos pela Lei n.º 8.666/93, a Administração não deverá 
indenizar o contratado em hipótese alguma, sob pena de enriquecimento ilícito. 
4. Em hipótese alguma a Administração realizará pagamentos a título de 
“desmobilização” no caso de rescisão contratual, pois esta já estava inclusa no preço do 
licitante vencedor. 
Feedback 
A resposta correta é: Nos casos de rescisão não motivada por ato do contratado, cabe 
pagamento a título de indenização pelas despesas já incorridas pelo particular.. 
Questão 19 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Avalie as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
 
I – A construção de um prédio público em um terreno que já pertencia à Administração é 
classificada como Inversão Financeira. 
 
II – A compra de material de expediente para uma repartição pública é classificada como 
investimento. 
 
III – A principal função do Orçamento é mostrar para a sociedade o que o Governo está 
comprando. 
Escolha uma: 
1. Todos os itens estão corretos. 
2. Todos os itens estão incorretos. 
3. Os itens II e III estão corretos. 
4. Somente o item I está correto. 
5. Somente os itens I e III estão corretos. 
Feedback 
A resposta correta é: Todos os itens estão incorretos.. 
Questão 20 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Deverá ser efetuada aliquidação da despesa quando do recebimento do material, da 
execução da obra ou da prestação do serviço, inclusive daquela inscrita em Restos a Pagar, 
com base: 
I - No contrato, convênio, acordo ou ajuste, se houver. 
II - No empenho da despesa. 
III - Em Nota Fiscal ou documento equivalente. 
 
Escolha uma: 
1. Somente o item I está incorreto. 
2. Somente o item I está correto. 
3. Somente os itens I e III estão corretos. 
4. Todas os itens estão incorretos. 
5. Todos os itens estão corretos. 
Feedback 
A resposta correta é: Todos os itens estão corretos.. 
Questão 21 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
A “Rescisão Unilateral” pode ser entendida como: 
Escolha uma: 
1. Prerrogativa da Administração que resumidamente permite o rompimento de um 
contrato por falha do particular. 
2. Direito da Administração, em caso de rescisão unilateral, de assegurar a continuidade 
da execução do contrato por meio da assunção de seu objeto. 
3. Prerrogativa relacionada com o poder fiscalizatório, permite a imposição de pena 
diretamente pela Administração ao contratado. 
4. A exigência de prestação de garantia pelo contratado para assegurar a completa 
execução do contrato pelo particular. 
Feedback 
A resposta correta é: Prerrogativa da Administração que resumidamente permite o 
rompimento de um contrato por falha do particular.. 
Questão 22 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Assinale a alternativa incorreta: 
Escolha uma: 
1. Os Orçamentos dos Municípios estão inclusos nos Orçamentos dos respectivos 
Estados. 
2. O Poder Legislativo aprecia a proposta de Orçamento encaminhada pelo Poder 
Executivo, e pode alterá-la se entender conveniente. 
3. Os Prefeitos encaminham às respectivas Câmaras Municipais suas propostas de 
Orçamentos para os Municípios. 
4. Da mesma forma que o Congresso Nacional aprecia a proposta de Orçamento da 
União encaminhada pelo Presidente da República, as Assembleias Estaduais apreciam as 
propostas de Orçamento Estadual encaminhadas pelos Governadores. 
5. Os Orçamentos Públicos são leis de iniciativa do Poder Executivo. 
Feedback 
A resposta correta é: Os Orçamentos dos Municípios estão inclusos nos Orçamentos dos 
respectivos Estados.. 
Questão 23 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Avalie as afirmações abaixo e assinale o item correto: 
 
I – O Recebimento Provisório traduz-se por procedimento preliminar de aceitação do 
objeto contratado, que deverá ser examinado em confronto com as exigências legais e 
contratuais. 
 
II – Recebimento Definitivo é o reconhecimento da Administração, mediante termo 
circunstanciado, da correta execução e da entrega total do objeto do contrato. 
 
III – Em alguns casos, a Lei n.º 8.666/93 dispensa o Recebimento Definitivo, bastando a 
existência de Recebimento Provisório. 
Escolha uma: 
1. Somente os itens I e III estão corretos. 
2. Todos os itens estão incorretos. 
3. Todos os itens estão corretos. 
4. Somente os itens I e II estão corretos. 
Feedback 
A resposta correta é: Somente os itens I e II estão corretos.. 
Questão 24 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
Os pagamentos de Aposentadorias dos funcionários do Poder Legislativo são 
classificados no Orçamento como: 
Escolha uma: 
1. Investimentos. 
2. Inversões Financeiras. 
3. Outras Despesas de Capital. 
4. Pessoal e Encargos Sociais. 
5. Outras Despesas Correntes. 
Feedback 
A resposta correta é: Pessoal e Encargos Sociais.. 
Questão 25 
Correto 
Atingiu 4,00 de 4,00 
Remover rótulo 
Texto da questão 
As autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas no orçamento 
anual constituem créditos que se classificam em: 
Escolha uma: 
1. Orçamentário, especial e extraordinário. 
2. Suplementar, especial e extra-orçamentário. 
3. Suplementar, especial e extraordinário. 
4. Orçamentário, corrente e extra-orçamentário. 
5. Corrente, especial e extra-orçamentário. 
Feedback 
A resposta correta é: Suplementar, especial e extraordinário..

Mais conteúdos dessa disciplina