Buscar

SIMULADO SOCIOLOGIA JURÍDICA AV1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201903810869)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	. A concepção sociológica da origem do Direito pressupõe, EXCETO:
		
	 
	A ideia de leis naturais, eternas e imutáveis, dirigindo tanto o universo quanto as relações humanas, desponta como algo inerente à nossa própria natureza.
	
	As normas são concebidas como tendências que só se tornam parte do ser humano se forem coercitivas.
	
	O direito adquire significação e se reproduz nas ações individuais, transformando-se em padrões de comportamento e condutas regulares.
	
	a Escola Monista, na realidade, defende o duplo grau de jurisdição, permitindo que diferentes juízes se manifestem em um mesmo processo.
	
	O direito seria um fato social imposto às pessoas como algo externo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201903811183)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo Lyra Filho, .a sociologia, ao encontrar o Direito no processo histórico, diz o Direito em sua essência. Para o autor:, Aplicando-se ao Direito uma abordagem sociológica será então possível esquematizar os pontos de integração do fenômeno jurídico na vida social, bem como perceber a sua peculiaridade distintiva, a sua `essência  verdadeira. (Lyra Filho. O que é Direito. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1999, pág. 52). Sobre o trecho acima é correto afirmar EXCETO:
		
	
	A perspectiva sociológica vincula o Direito à vida social.
	
	A abordagem sociológica permite enxergar a provisoriedade e mutabilidade das normas de Direito
	
	A sociologia é capaz de identificar o Direito como fato social.
	
	Ao aplicar a Sociologia ao Direito revela-se seus fundamentos fáticos mais essenciais
	 
	Ao encontrar o Direito a Sociologia fica desatrelada dos fatos e passa a referir-se tão somente à norma.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201903811029)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma vez aberto, o conflito poderá ser composto de diferentes formas. Se o poder judiciário for acionado para tal, que nome recebe essa composição e quais suas características:
		
	
	Jurídica: arbitragem, universalidade e publicidade;
	
	Voluntária: autonomia, gratuidade e universalidade;
	
	Autoritária: publicidade, razoabilidade e arbitrariedade;
	
	Jurídica: mediação, conciliação e arbitragem.
	 
	Jurídica: anterioridade, publicidade e universalidade;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201903811014)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com base no caso noticiado e tendo em vista a composição de conflitos via arbitragem, assinale a afirmativa CORRETA:
No dia 7 de dezembro do ano passado, instalou-se na Justiça da Bahia o maior litígio empresarial em curso no país. De um lado, a família Odebrecht, controladora de um dos dez maiores grupos brasileiros, com ramificações na construção, na petroquímica e na produção de etanol. Do outro, a família Gradin, sua sócia minoritária, com 21% de participação. Na origem dessa sociedade, dois empresários, o patriarca Norberto Odebrecht, que fundou o grupo nos anos 40, dando-lhe corpo e alma; e Vitor Gradin, que se juntou a ele em 1974. Como a sociedade previa que em caso de conflitos, se recorresse à arbitragem (cláusula 11.8 do acordo de acionistas), os Gradin contestaram a legalidade do remanejamento do grupo feito pela Odebrecht. Seriam nomeados os árbitros, eles examinariam os papéis e apresentariam suas conclusões. Encrencas desse tipo resolvem-se geralmente em seis meses. Sem arbitragem, no ritmo da Justiça, é coisa para dez anos. Tanto os Gradin como os Odebrecht são signatários de milhares de contratos. Eles e todos os seus parceiros pelo mundo afora têm mais medo da insegurança provocada pela lentidão do rito judiciário do que da própria injustiça...  Elio Gasparini O GLOBO - 27/02/11
		
	
	pela via arbitral poderão ser dirimidos litígios relativos à totalidade dos bens patrimoniais envolvidos no litígio.
	 
	a composição de conflitos pela via da arbitragem é representativa do processo de desjudicialização, haja vista a lentidão do rito judiciário.
	
	a composição de conflitos pela via arbitragem é representativa do processo de judicialização uma vez que os grandes empresários, mundo afora, têm mais medo da insegurança provocada pela lentidão do rito judiciário do que da própria injustiça.
	
	os árbitros, na arbitragem, sempre em número de dois, deverão ser pessoas capazes e da confiança das partes.
	
	a arbitragem se situa como um modelo misto de composição de conflitos, uma vez que a sentença arbitral deverá ser homologada pelo juiz togado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201903811082)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem
		
	
	a consolidação da legislação, da jurisprudência e da dogmática jurídica.
	
	as circunstâncias jurídicas.
	 
	as formas com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do direito.
	
	os mesmos objetos de estudo do direito.
	
	a designação dos valores e ideologias não explicitados e que estão contidos na legislação, na jurisprudência e na dogmática jurídica.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201903811282)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Leia as afirmativas abaixo: I) O jurista-sociólogo percebe que a lei tem a capacidade de influenciar, condicionar e inclusive transformar o comportamento da população. II) A sociologia jurídica concede uma particular atenção ao tema da eficácia e dos efeitos sociais do direito. III) A análise das normas formalmente válidas, ou seja, o estudo interno do direito positivo, é de interesse do sociólogo do direito Das afirmativas expostas, Das afirmativas, está(ão) correta(s):
		
	
	somente a I e III
	
	somente a III
	
	somente a II
	
	somente a I
	 
	somente I e II
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201903811214)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A autonomia da Sociologia Jurídica é hoje reconhecida, pois é uma ciência com objeto próprio (o direito como fato social), métodos e leis. Antigamente essa autonomia era questionada porque alguns autores a enquadravam como uma parte especial da Sociologia, enquanto outros a confundiam como a própria Ciência do Direito. Sendo assim, para cada sujeito a Sociologia Jurídica e Judiciária tem sua importância. Leia atentamente as alternativas e marque somente aquela em evidencia a importância da Sociologia Jurídica e Judiciária para o CIDADÃO.
		
	 
	Possibilita saber-quais os limites para a atuação do direito estatal e extra-estatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania.
	
	Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo.
	
	Fornece os elementos sociais existentes e as relações entre eles existentes, necessários para a elaboração de leis.
	
	Possibilita a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo através da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social;
	
	Permite entender que , a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201903811087)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a origem das normas de conduta previstas pelo Direito, existem duas Escolas de pensamento. Acerca delas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A escola pluralista evidencia a origem social das normas principalmente ao mostrar que a moral de uma sociedade é imutável e ela independe da vontade do legislador.
	 
	A escola monista, na verdade, diz quea fonte do Direito é a vontade do legislador, componente do único grupo apto a criar normas de direito: o grupo político.
	
	O direito religioso dos vários povos (canônico, muçulmano, judaico, etc.) evidencia a razão da escola monista, que afirma que a fonte única do Direito é Deus.
	
	Os juristas por sua vez, acreditam ser a escola pluralista a correta, já que o Direito se faz a partir da prática dos indivíduos que operam o Direito, e eles são muitos.
	
	Os sociólogos do Direito costumam considerar a escola monista como a correta a respeito da origem das normas, pois a sociedade é um ente único, fonte máxima do Direito.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201903810852)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A primeira e principal manifestação do direito criado pela sociedade, os costumes são particularmente relevantes para a Sociologia Jurídica. Assim, em relação aos costumes
		
	
	constata-se a existência de um costume jurídico no meio social quando um determinado indivíduo adota, ainda que isoladamente, uma conduta constante e uniforme.
	 
	são de tal forma importantes que não só inspiram as leis, mas muitas vezes convertem-se em leis.
	
	Afeta sobremaneira a reforma do judiciário.
	
	os usos e costumes são considerados indispensáveis ao grupo e que se aplicam ao comportamento social em gradações diferentes.
	
	são usos os hábitos de higiene, a etiqueta, a civilidade. Os costumes são as práticas sociais reiteradas acompanhadas da convicção de sua obrigatoriedade.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201903810892)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Diante da presença constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos julgados dos nossos tribunais, podemos concluir que: I. é desejável que o profissional do Direito se torne distante do meio social, para não ficar sujeito a transformações econômicas, políticas, culturais, religiosas e tecnológicas; II. o jurista por vezes deve se omitir diante de determinados assuntos e contendas sociais, para resguardar sua imagem; III. o jurista deve ser capaz de realizar uma análise da realidade social, com embasamento científico, que lhe proporcione uma aplicação equânime do Direito; IV. a produção do Direito ocorre por profissionais com conhecimento jurídico-dogmático, isento de valores pessoais e sem influência de outras áreas científicas; V. a participação multidisciplinar é capaz de garantir a produção e aplicação do Direito de forma mais adequada aos anseios da sociedade. Assinale a alternativa correta:
		
	
	III e IV
	
	II, III e V
	 
	III e V
	
	I, III e IV
	
	I, II e III

Continue navegando

Outros materiais