Buscar

Objetivos da integracao

Prévia do material em texto

OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Profª Rogéria Antunes
Primeira geração de regionalismo
Fim da Segunda Guerra Mundial até o final do século XX.
Esta fase foi marcada pela iniciativa dos países “subdesenvolvidos” em lutar pela redução de sua dependência política e econômica.
Os acordos procuravam diminuir as importações e aumentar o desenvolvimento das indústrias nacionais (políticas nacionais de desenvolvimento)
Política 
2
* Neste caso , o regionalismo está baseado em acordos entre países com o mesmo grau de desenvolvimento e com maior proximidade geográfica entre eles.
* Exemplo Mercosul: a redução de barreiras tarifárias deu suporte às políticas nacionais de desenvolvimento.
	Segunda geração de regionalismo
	
 
Final do século XX em diante.
 Os países procuravam se unir, no sentido de facilitar a participação na economia mundial (países desenvolvidos e países em desenvolvimento).
 Objetivo principal: abrir a economia através da adoção de políticas “export” e “foreign-investimente led”(obter investimento estrangeiro).
 Última década do século XX houve expansão da integração regional envolvendo “todos os continentes do planeta”: abertura multilateral.
 Obs. O Multilateralismo surgiu com a criação do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) que estabeleceu: 
Regras multilaterais para o comércio internacional.
Diminuição das barreiras internacionais.
Garantia de acesso mais equilibrado ao mercado.
 
Esta política é defendida pelo organismos internacionais:
1944: Banco Mundial (BIRD) – Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento.
 1946: FMI – Fundo Monetário Internacional ligado às Nações Unidas.
(Houve intervenção na política econômica mundial, especialmente, nos países em desenvolvimento)
Principal política do FMI e Banco Mundial:
Auxiliar os investimentos privados e gerar produção de mercadorias.
Obs. Estas políticas privilegiaram grupos empresariais a monopolizarem os mercados (multinacionais, transnacionais e corporações).
 
Consequências destas políticas:
Ausência de normas que regulam o mercado de trabalho, de bens e serviços.
Privatizações.
Abertura do mercado à concorrência internacional e ao capital estrangeiro.
Observações:
GATT significa Acordo Geral de Tarifas e Comércio. Sua principal função foi estabelecer diversos acordos de comércio internacional com o objetivo de reduzir os obstáculos referentes as trocas comerciais entre os países
(especialmente reduzir tarifas e taxas aduaneiras entre os países que participam de um determinado acordo)
Em 1995 o GATT foi substituído pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
“O GATT é na verdade o resultado do insucesso das conversações entre os países para formar a Organização Internacional de Comércio (a futura OMC, que surgiria só em 1995); tal insucesso é em grande parte creditado aos Estados Unidos, cujos líderes não tinham interesse em criar um instituto que inibisse de algum modo o enorme e importante fluxo comercial internacional que ajudava a economia norte-americana a obter resultados positivos constantes. A Organização Internacional de Comércio deveria ser o terceiro pilar da administração da economia e comércio mundiais, funcionando em conjunto com o FMI e o Banco Mundial.”
(Emerson Santiago, http://www.infoescola.com)
O FMI (Fundo Monetário Internacional) foi criado em 1944. Seu principal objetivo seria estabelecer relações de cooperação econômica entre os países em nível global.
Trata-se de uma organização internacional composta por 188 países. 
Esta instituição foi criada nos EUA na Conferência de Bretton Woods, juntamente com o Banco Mundial.
 
“ Os EUA queriam a livre troca sem discriminação a respeito de seus produtos- naquele momento era o único país do Norte a dispor de excedentes de mercadorias. Em segundo lugar, procurava um clima favorável para seus investidores nas economias estrangeiras e, finalmente, o livre acesso a matérias primas, acesso bloqueado anteriormente pelos impérios coloniais europeus.” (disponível em www.esquerda.net) 
 
Ao “socorrer” os países em crise econômica (países endividados), o FMI impõe uma série de condições para alcançar a estabilidade monetária: aumento da taxa de juros, aumento dos impostos, aumento dos preços de produtos essenciais.

Continue navegando