Buscar

Avaliação Aspectos Jurídicos da Atuação Policial VA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESULTADO DA SUA AVALIAÇÃO Final
Você concluiu a avaliação para Aspectos Jurídicos da Atuação Policial VA 
Confira o resultado:
 Questões Corretas = 10,00
 Questões Erradas = 0,00
GABARITO
 	Questão 1
Você estudou que em um regime democrático o controle sobre as atividades das polícias é consentâneo com suas diretrizes, na busca de atingir um equilíbrio entre o emprego da força e o respeito aos direitos individuais e coletivos. Aqui se põem em evidência os instrumentos de controle da atividade policial, voltados para vigilância, orientação e correção da atuação dos policiais, visando confirmá-la ou desfazê-la, conforme seja ou não legal, conveniente, oportuna e eficiente. Dentro desse contexto, surge a responsabilização, ao lado da transparência e do controle como mecanismos de accountability da atividade policial, destinados a prevenir ou superar a eventuais desvios praticados por durante a atuação. Sobre o tema marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: Com o fim de evitar uma dupla punição, a responsabilidade penal absorve a responsabilidade disciplinar em todas as hipóteses. (em 15/4/2019 10:25:36)
 	Questão 2
Um dos direitos fundamentais mais afetados com a intervenção estatal, em especial, através da atuação dos órgãos de Segurança Pública, durante uma busca pessoal, no exercício do dever-poder de polícia, é o direito de ir, vir e permanecer. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: A prisão, como hipótese de cerceamento da liberdade de locomoção, quando ilegal, somente será suspensa pela autoridade policial, até que sejam colhidas provas da autoria e materialidade do crime. (em 15/4/2019 10:26:50)
 	Questão 3
Considerando a notícia de que uma equipe policial tenha praticado o crime de tortura, julgue os itens a seguir, marcando “C” para as afirmações CORRETAS e “E” para as alternativas “ERRADAS”:
 
· O crime de tortura se consuma com a provocação do sofrimento físico ou mental, independentemente da finalidade visada pela equipe.
 
· Na tortura-castigo é importante que fique evidenciado o intenso sofrimento físico ou mental causado na vítima. Assim, o investigador tem que apurar o grau da intensidade. Caso contrário, fica configura o crime de maus tratos.
 
· Aquele que se omite em face da tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, responde penalmente pela omissão, na forma da Lei 9.455/1997.
 
· Doutrina e Jurisprudência majoritárias entendem que na Lei de Tortura a perda do cargo é automática com a condenação, dispensada a fundamentação na sentença. Contudo, a perda do cargo não é perpétua, podendo o agente, quando cumprir a pena, com prazo de reabilitação, prestar novo concurso.
 
· Não se aplica a Lei de Tortura quando a conduta não tenha sido cometida em território nacional, mesmo que a vítima seja brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.
 
 
O resultado é:
Sua resposta: C – C – C – C – E (em 15/4/2019 10:44:06)
 	Questão 4
Considerando que todo profissional da área de segurança pública corresponde a um agente público e pratica atos administrativos, sendo responsável pelas suas consequencias, associe os elementos contidos na 1ª coluna com as assertivas contidas na 2ª:
 
1. Competência (Sujeito)
 
( ) Para que o ato seja aperfeiçoado exige-se a exposição/demonstração dos fundamentos de fato (acontecimentos do dia-a-dia) e de direito (conforme previsto na ordem jurídica). Dentro da ideia de transparência e controle no regime democrático, o cidadão precisa saber das razões em que se basearam o comportamento do agente público, a fim de aferir o grau de cumprimento do interesse comum. Pode ser vinculado (conforme determina a lei) ou discricionário (disponibiliza uma conjunto de opções para se cumprir o bem comum, de acordo a aportunidade e conveniência).
2. Forma
( ) Trata-se da capacidade do agente público de praticar um ato, conforme definido em legislação. Não havendo lei conferindo essa capacidade, o ato praticado é passível de nulidade. Nesse sentido, destaca-se a tarefa para realizar busca pessoal durante as ações de segurança pública. Em outras palavras, a lei confere aos agentes policiais essa atividade, não sendo admissível outra agente do Estado exercê-la.
3. Motivo
( ) Trata-se do conteúdo do ato, ou seja, aquilo sobre o que o comportamento dispõe (ex.: fiscalização, proteção de pessoas e bens).
4. Objeto
( ) É o bem jurídico objetivado pelo comportamento do agente público (ex.: proteção de um bem da vida).
5. Finalidade
( ) Cuida-se da exteriorização da manifestação de vontade ou do comportamento. Em regra, é por escrito, salvo quando a lei autorizar de outra forma (ex.: gestos do agente de trânsito, gestos do policial durante uma intervenção).
 
 
 
 
A sequência encontrada é:
Sua resposta: 3 – 1 – 4 – 5 – 2 (em 15/4/2019 10:46:09)
 	Questão 5
Ao se recordar da ideia de que nenhuma ocorrência é igual a outra, ainda que envolva a mesma pessoa, o mesmo lugar, o mesmo horário, dentre outros fatores, considere os aspectos discricionários da atuação policial para julgar os itens abaixo, marcando “C” para as afirmações “CORRETAS” e “E” para as afirmativas “ERRADAS”:
· A previsão legal e regulamentar do dever-poder de polícia é abrangente, permitindo ao profissional de segurança pública escolher as medidas oportunas e convenientes para se atingir o fim público.
 
· Para legitimar as ações discricionárias, aqui é de se aplicar a ponderação de valores, mediante emprego do princípio da proporcionalidade com seus requisitos de adequação, necessidade e razoabilidade ou proporcionalidade em sentido estrito.
 
· Discricionariedade não se confunde com arbitrariedade. Discricionariedade é liberdade de agir dentro dos limites legais; arbitrariedade é ação fora ou excedente da lei, com abuso ou desvio de poder.
 
· Caracteriza-se discricionariedade durante a atuação policial quando o profissional de segurança pública tem uma margem de liberdade para adotar uma decisão, optando por uma medida, dentre as várias soluções possíveis (ex.: abordar, intervir, verbalizar, empregar dispositivo eletrônico de controle, mobilizar, algemar, etc.).
 
· A faixa de opção do ato discricionário encontra limitações no cumprimento do interesse coletivo, devendo se observar ainda os elementos do ato administrativo: competência, finalidade, forma, motivo, objeto.
 
O resultado é:
Sua resposta: C – C – C – C – C (em 15/4/2019 10:50:27)
 	Questão 6
Assinale a alternativa CORRETA, considerando que, de acordo com o art. 5º da Constituição: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.
Sua resposta: Tendo em vista alguns valores fundamentais, tais como a dignidade da pessoa humana e, em especial, a prevalência dos direitos humanos, dentre outros, os turistas estrangeiros, em trânsito no território brasileiro, também serão beneficiários da tutela estatal brasileira. (em 15/4/2019 10:52:24)
 	Questão 7
Tendo em vista os direitos e garantias fundamentais, normas constitucionais que limitam o exercício do dever-poder de polícia, com o objetivo de evitar os desvios e as arbitrariedades durante a atuação policial, marque “C” para os itens CERTOS e “E” para os ERRADOS:
 
· O preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial
 
· O Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença.
 
· Nos casos de estupro e violência doméstica, é possível antecipar a culpa do autor dos crimes antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
 
· Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.
 
· O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas
em lei. 
 
O resultado é:
Sua resposta: C – C – E – C – C (em 15/4/2019 10:57:59)
 	Questão 8
No âmbito da atuação dos profissionais de segurança pública, a fim de assegurar a regularidade administrativa, havendo notícia de transgressão da disciplina, a autoridade deve exercer o dever-poder disciplinar, adotando providências para apurar os fatos e eventualmente impor sanção disciplinar. Diante disso, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”:
 
· A Administração Pública não tem liberdade de escolha para apurar ou deixar de apurar, punir ou deixar de punir. O exercício do dever-poder disciplinar é ato vinculado, em benefício do bem comum. Assim, tomando conhecimento da falta praticada, cumpre instaurar procedimento adequado para esclarecer os fatos e eventualmente aplicar a sanção, após o devido processo legal, com resguardo da ampla defesa e contraditório. Não observando essa determinação, o superior hierárquico estará passível de responder por condescendência criminosa, infração administrativa e civil.
 
· Uma só conduta pode ensejar a instauração de distintos processos ou procedimentos (penal, civil, disciplinar), sem que configure o bis in idem, com imposição de punição, respeitados o devido processo legal, ampla defesa e contraditório. Com efeito, no exercício das atribuições, durante a realização de uma abordagem policial, o profissional de segurança pública, que praticar desvio de conduta, poderá se ver responsabilizado em diferentes esferas (disciplinar, civil ou penal).
 
· A responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
 
· A independência entre as instâncias penal e administrativa, consagrada na doutrina e na jurisprudência, permite à Administração impor punição disciplinar ao servidor faltoso à revelia de anterior julgamento no âmbito criminal, mesmo que a conduta imputada configure crime em tese.
 
· É possível que haja absolvição em uma esfera e condenação em outra, sem comunicação entre elas. Entretanto, excepcionalmente, poderá ocorrer a comunicação entre os processos, quando provada a inexistência do fato ou a negativa de autoria no processo penal. Por exemplo, se ficar comprovado no processo penal que o servidor não se beneficiou pecuniariamente, ou ainda, se realmente o fato não existiu, de forma vinculada, as demais instâncias serão atingidas.
 
 
O resultado é:
Sua resposta: V – V – F – V – V (em 15/4/2019 10:59:12)
 	Questão 9
De acordo com os aspectos jurídicos da abordagem policial, marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: Considerando que o Estado detém o monopólio do uso da força legítima, o poder público não está obrigado a fornecer aos agentes de segurança pública instrumentos de menor potencial ofensivo, alternativos ao uso letal da força. (em 15/4/2019 11:06:32)
 	Questão 10
Levando em consideração os ensinamentos sobre os aspectos jurídicos da abordagem policial, como estratégia de prevenção à violência urbana, resgate da paz social e instrumento para instrução criminal, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”:
 
· A abordagem policial realizada em uma ocorrência, considerando a “fundada suspeita”, pode basear-se em parâmetros unicamente subjetivos (ex.: tirocínio policial, baseado na experiência), sendo desnecessários os elementos concretos. Assim, o simples fato de um indivíduo trajar determinados vestuários (ex.: “kit peba”), ou se locomover em uma região na qual não reside, autoriza a busca pessoal.
 
· A busca pessoal independe de ordem judicial apenas para o caso de prisão em flagrante delito, necessitando de determinação judicial para os casos de fundada suspeita.
 
· a abordagem pode ser empregada para fins educativos ou instrutivos, na medida em que o agente busca promover a orientação do público sobre determinados aspectos de comportamento, de acordo com as regras de ordem pública, seja no trânsito, em vias públicas, parques, praças, meio ambiente, dentre outros.
 
· Devido a primazia do direito à liberdade de locomoção, a busca pessoal somente existe em casos de fundada suspeita envolvendo a prática de um delito.
 
· A abordagem policial constitui o procedimento de aproximação a uma pessoa, ou a um grupo de pessoas, ou ainda a um veículo ou residência, com o fim de confirmar um fato, a evidência de uma infração penal, bem como investigar, orientar, advertir, prender ou assistir.
 
 
O resultado é:
Sua resposta: F – F – V – F – V (em 15/4/2019 11:07:38)
Legenda:
 Questão Correta: 	 Questão Incorreta: 	 Questão Parcial:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando