A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Pré-visualização | Página 1 de 12

ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		
	
	
	
	
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Os recursos naturais, após seu uso, podem ser renováveis, isto é, voltar a ser disponíveis, ou não-renováveis, isto é, nunca mais ficarem disponíveis.  Assinale a alternativa verdadeira.
		
	
	O capim, evidentemente, é um recurso não renovável (biomassa).
	
	Como recurso não renovável temos o exemplo do combustível fóssil, que depois de ser utilizado para mover um automóvel ainda é útil para a natureza.
	
	O capim, evidentemente, não é um recurso renovável pois não é biomassa.
	 
	Como recurso não renovável temos o exemplo do combustível fóssil, que depois de ser utilizado para mover um automóvel está perdido para sempre.
	
	Um recurso renovável não pode se tornar um recurso não renovável.
	
Explicação:
Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao ser humano para cultivo, para a vida em sociedade, no processo de desenvolvimento da civilização, ou para sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia solar e a do vento.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Podemos citar como principais causas dos impactos ambientais globais, exceto:
		
	
	poluição por agrotóxico.
	
	chuva ácida.
	
	inversão térmica.
	 
	sistema de tratamento de esgoto.
	
	desmatamento florestal.
	
Explicação:
O sistema de tratamento de esgoto é, na realidade, uma medida mitigadora para evitar/atenuar o impacto ambiental negativo decorrente do lançamento de efluentes líquidos fora do padrão de lançamento estabelecido pela legislação. 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma indústria de tintas que será construída está em processo de licenciamento ambiental e, como parte dos requisitos, foi solicitada a elaborar uma Avaliação de Impactos Ambientais para ser apresentada ao órgão de controle ambiental. Sobre este caso é correto afirmar que:
		
	
	É improcedente, pois a Avaliação de Impactos Ambientais somente deve ser feita para indústrias do ramo petroquímico.
	 
	É procedente, pois a Avaliação de Impactos Ambientais possui caráter preventivo.
	
	É improcedente, pois a Avaliação de Impactos Ambientais somente deve ser feita após o início das operações do empreendimento.
	 
	É procedente, sendo a Avaliação de Impactos Ambientais realizada por um único profissional.
	
	É improcedente, pois a Avaliação de Impactos Ambientais somente é solicitada se a empresa receber alguma multa.
	
Explicação:
Na grande maioria dos casos, o EIA/RIMA é exigido pelo órgão ambiental no decorrer do processo de licenciamento ambiental, na etapa de obtenção da Licença Prévia (LP). Neste contexto, o objetivo é minimizar os efeitos adversos significativos decorrentes dos impactos ambientais do empreendimento, atuando de forma preventiva.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma indústria siderúrgica está em fase de licenciamento ambiental para instalar uma unidade no interior de Goiás. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado identificou alguns impactos relacionados à fase de operação deste empreendimento, como geração de resíduos sólidos de várias tipologias e também o aumento do número de vagas de empregos para região. Sobre este EIA está correto afirmar que:
		
	 
	Os impactos ambientais podem ser positivos ou negativos, então cabe mencionar a geração de resíduos sólidos e o aumento do número de vagas de empregos como impactos relacionados.
	
	Somente devem ser relatados os impactos ambientais que afetem a biota.
	
	Os impactos ambientais negativos devem ser omitidos de qualquer EIA.
	
	A geração de vagas de empregos não deve ser mencionada, pois não tem relação direta com o funcionamento da indústria.
	
	Todos os impactos ambientais são negativos, por isto não cabe mencionar o aumento do número de vagas de empregos.
	
Explicação:
Os impactos ambientais gerados por um empreendimento podem ser tanto benéficos (positivos) quanto adversos (negativos). Neste caso, a geração de resíduos sólidos é um impacto negativo, pois há a possibilidade de contaminação de solo e águas subterrâneas, entre outros efeitos. Por sua vez, a criação de vagas de emprego é um impacto positivo para o meio socioeconômico.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A poluição do solo advém da disposição inadequada de resíduos, entre eles os de origem industrial e agrícola. Sobre a poluição ocasionada pelo uso indiscriminado de defensivos agrícolas e fertilizantes sintéticos está correto afirmar que:
		
	
	Causa contaminação de solo e águas subterrâneas, configurando um impacto local.
	
	É irrelevante, pois não há impactos visuais associados.
	 
	Causa contaminação do solo e águas subterrâneas, contribuindo para a formação de impactos globais.
	
	Causa contaminação localizada apenas no solo, configurando um impacto local.
	
	Causa prejuízos somente à própria plantação, configurando um impacto local.
	
Explicação:
A disposição inapropriada de produtos químicos no solo tem o potencial de causar a contaminação deste e também das águas subterrrâneas, podendo também agravar, em maior escala, os impactos ambientais globais.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É o órgão brasileiro, instituído dentro da Política Nacional do Meio Ambiente, como um órgão normativo na área ambiental, tem como funções regulamentar a legislação e emitir resoluções para todo território brasileiro. O órgão em questão é o:
		
	
	INEA
	
	POLÍCIA FEDERAL
	
	CETESB
	 
	CONAMA
	
	IBAMA
	
Explicação:
O CONAMA existe para assessorar, estudar e propor ao Governo, as linhas de direção que devem tomar as políticas governamentais para a exploração e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Além disso, também cabe ao órgão, dentro de sua competência, criar normas e determinar padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O órgão brasileiro que regulamenta a legislação e emite resoluções para todo o território brasileiro, instituído dentro da Política Nacional do Meio Ambiente é:
		
	
	ANA.
	
	IBAMA.
	
	SUDEPE.
	
	Ministério do Meio Ambiente.
	 
	CONAMA.
	
Explicação:
No contexto da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), o CONAMA -  Conselho Nacional do Meio Ambiente é Órgão Consultivo e Deliberativo dentro do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As queimadas em florestas tropicais brasileiras estão ligadas à maneira como a ocupação humana vem ocorrendo. Na região amazônica, a ocupação acontece a partir de pulsos migratórios que visam o garimpo e/ou a abertura de fronteiras agrícolas. Um dos episódios mais importantes registrados foi o incêndio de 1998, em Roraima, no qual queimadas usadas para limpar pastagens, savanas e restos de floresta derrubada escaparam ao controle humano e acabaram por destruir uma enorme área, em torno de 40 mil km2, ou cerca de 20% do estado, cuja área é de 225.116 km2. Os efeitos ao meio ambiente foram dramáticos e aqueles referentes à saúde humana só não se tornaram dramáticos também porque o estado têm uma população de apenas 250 mil habitantes. O risco de ocorrência de eventos semelhantes é grave, pois a mesma situação verificada em Roraima se reproduz ao longo do grande arco de desmatamento ao sul da Amazônia, de Rondônia ao Maranhão (Nascimento et al., 2000). As queimadas, porém, não estão restritas à Amazônia; em quase todo o país são

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.