Buscar

Atividade - Homeostase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 01 – Anexo 01
Anexo aula 1:
Notícia de última hora! Greve no transporte de proteínas! 
Dianne W. York Biology Department, Lincoln University of Pennsylvania.
Original disponível em: http://sciencecases.lib.buffalo.edu/cs/files/transport_strike.pdf . Fragmento de texto adaptado pelos professores da disciplina de Homeostase da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Centro. 
O Elenco: PHIL LIPIDEO, âncora do jornal: CHLOE ESTEROL, repórter: FOSOFOLIPÍDEOS, trabalhadores na Membrana plasmática: POLIPEPTÍDEO, presidente do TPWU: H2O, molécula: CO2, molécula: GLICOSE, molécula: AMINOÁCIDO, molécula: PROFESSOR CI TOSOL, professor universitário na Célula Universidade: GENE NOMA, representante da célula. 
NARRADOR: As moléculas boas da célula têm estado na borda da célula por dias! A célula sempre foi um lugar alegre para viver e trabalhar. Porém, todos estão em perigo agora, devido a uma ameaça de greve da União dos Trabalhadores das Proteínas de Transporte (TPWU), que não está conseguindo manter um contrato satisfatório com as Autoridades de Transporte da Membrana Celular, mais conhecidas como ATMEC. A ATMEC, supervisiona todos os negócios na Membrana Plasmática, que ocorrem na fronteira externa da célula. A membrana plasmática incessantemente agita-se com a atividade de moléculas que entram e saem da célula. Esta é uma atividade fundamental, e não se sabe quão severamente uma greve pela TPWU vai afetar a vida na célula! Muitas moléculas estão em sintonia com as suas estações de notícias de TV locais, desesperadas para ouvir a mais recente, quando a seguinte notícia interrompe a programação regular:
PHIL LIPÍDEO: Bom dia. Este é PHIL LIPÍDEO na redação do Canal Dois Notícias Orgânico com uma notícia especial ao vivo: A União dos Trabalhadores das Proteínas de Transporte, ou TPWU, acabou de dar um boletim de imprensa em que anunciou que vão entrar em greve a partir da meia noite! As negociações entre a TPWU e CEMTA não deram certo e não há novas conversações agendadas no momento. Nossa repórter CHLOE ESTEROL está parada na membrana plasmática: CHLOE, qual é a última notícia? 
CHLOE Esterol: Bom dia, PHIL. De fato, por volta das 10h da manhã as negociações com TPWU falharam. As negociações teriam sido marcadas por vezes por discussões acaloradas e, ocasionalmente, emocionais de ambos os lados. A TPWU anunciou que vai entrar em greve a partir meia-noite. O que isso significa é que todo o transporte através de qualquer tipo de proteína de transporte, seja por difusão simples, difusão facilitada, ou transporte ativo, será encerrado à meia-noite! Os fosfolipídios, que são representados por um sindicato diferente, permaneceram no cargo. Na realidade, os FOSFOLIPÍDEOS estão diretamente atrás de mim. Provavelmente, você pode ouvi-los agora, porque, como você sabe, quando os FOSFOLIPÍDEOS estão no trabalho, eles estão constantemente conversando e cantando.
FOSFOLIPÍDEOS: (em uma só voz). Nós somos parte da membrana plasmática. Deixamos algumas coisas passar, mas outras coisas não podem! (Cantando) Algumas coisas podem passar! Outras coisas não! Algumas coisas podem passar! Outras coisas não! Algumas coisas podem passar! Outras coisas não!
CHLOE Esterol: O canto dos Fosfolipídeos, é claro, tem a ver com as suas capacidades de permeabilidade seletiva. E como eu já disse, os FOSFOLIPÍDEOS deverão permanecer no trabalho, no caso de uma greve pela TPWU. Nesse exato momento, o TPWU está pedindo melhores condições de trabalho. Eles dizem que trabalham longas horas sem interrupção, que o trabalho é difícil, pois transportam moléculas importantes através da membrana plasmática. E, francamente, eles acham que não são devidamente reconhecidos por seus esforços! Algumas proteínas de transporte afirmaram que os FOSFOLIPÍDEOS recebem toda a atenção e gozam de melhores benefícios por estarem em pares. Logo cedo, eu encontrei o senhor POLIPEPTÍDEO, presidente da TPWU, e vamos ver o que ele disse.
CHLOE Esterol: Você percebe o efeito dramático que uma greve na membrana plasmática teria na Célula? 
POLIPEPTÍDEO: (indignado) Nós fazemos. Mas, dada a extrema pressão que vivemos, sentimos que esta ação se justifica. Nossas proteínas de transporte trabalham duro, dia e noite, noite e dia. Nós somos confiáveis. Estamos sempre lá cuidando dos negócios. Nós merecemos melhores condições de trabalho e muito mais respeito pela nossa dedicação e nosso papel vital nas operações de transporte de membrana. 
CHLOE ESTEROL: PHIL, esta manhã, eu também conversei com algumas moléculas que poderiam ser afetadas pela greve. Olha o que elas disseram:
CHLOE Esterol: Qual é o seu nome? H2O: (Pega de surpresa) Uh, uh, bem, eu sou uma molécula de água. 
CHLOE Esterol: Como você vai você ser afetada por uma greve TPWU?
H2O: Bem, eu uso difusão, mas eu sou pequena o suficiente para atravessar a membrana plasmática diretamente através da bicamada de fosfolipídios. Então, tudo bem, eu posso ir e vir dessa forma. Meu problema serão as aquaporinas. Se eles fecharem, eu poderia estar em apuros. 
CHLOE Esterol: (move-se em direção a outras moléculas no meio da multidão) Olá Gostaria de dar aos nossos telespectadores a sua opinião sobre a greve? 
CO2: Sim, olá. Eu sou o dióxido de carbono. Eu entro e saio da célula por difusão, eu posso passar diretamente através da bicamada lipídica. 
CHLOE Esterol: (fora da câmera), então você não vai ser afetado pela greve? 
CO2: Não. 
CHLOE Esterol: e você é? 
O2: (Parado Próximo ao CO2) Eu sou o oxigênio, eu também posso entrar e sair da célula por difusão, eu posso passar diretamente através da bicamada lipídica, assim como meu amigo CO2 O2 e CO2: (a uma só voz, com atitude) podemos passar a qualquer momento! 
CHLOE Esterol: (falando com outra molécula no meio da multidão) Qual é o seu nome e como você será afetado pela greve? 
GLICOSE: (um pouco esnobe) Meu nome é glicose. Eu entro e saio da célula por difusão facilitada, então eu devo ter uma proteína de transporte para atravessar a membrana plasmática. A minha proteína de transporte reconhece apenas a mim e ninguém mais. É como se eu tivesse a minha própria entrada pessoal. Todas as moléculas de glicose têm! 
CHLOE Esterol: (aproximando-se de uma outra molécula) E você? 
AMINOÁCIDOS: (autoconfiante,) Eu sou um aminoácido. Eu atravesso por difusão facilitada. Minha proteína de transporte me conhece e me deixa passar assim (estalando os dedos). (com orgulho). Ninguém mais usa a minha proteína de transporte. Sou necessário lá, a greve vai ser transtorno. 
CHLOE Esterol: PHIL, obviamente, uma greve pela TPWU será muito prejudicial para as atividades celulares. Ela só pode ser evitada com um retorno à mesa de negociações. E neste momento não há nenhuma reunião agendada. Aqui é CHLOE ESTEROL ao vivo da borda da Membrana Plasmática para o Jornal Orgânico. De volta para você, PHIL. (No estúdio) 
PHIL LIPÍDEO: Obrigado, CHLOE. 
Em pequenos grupos respondam o questionário: 
1. NA notícia bombástica é possível acompanhar o funcionamento normal homeostárico: explique o que são os processos comentados na entrevista: difusão simples, difusão facilitada, ou transporte ativo.
2. Qual é o significado por trás o canto dos FOSFOLIPÍDEOS?
3. Por que a molécula de H2O está preocupada com as aquaporinas? Como elas estão envolvidos no transporte através da membrana plasmática? Em adição à utilização de aquaporinas, qual outra forma pela qual a H2O pode atravessar a membrana plasmática? Este segundo caminho é suficiente? Explique sua resposta. 
5. GLICOSE e AMINOÁCIDOS afirmam ter uma relação especial com as respectivas proteínas de transporte. Qual é a base para as suas reivindicações? 
5. O O2 e o CO2 podem fazer a mesma afirmação que glicose e AMINOÁCIDOS? Por que ou por que não? 
6. A circulação de oxigênio e dióxido de carbono para dentro e para fora da célula é chamada troca gasosa. Quais são os dois sistemas de órgãos do corpo que estão envolvidos na troca gasosa? Que tipo de transporte através da membrana plasmáticaé usado para a troca gasosa? Este método é melhor? Explique sua resposta. 
7. O que são proteínas de transporte e por que eles são importantes? O que aconteceria com o Célula se as proteínas de transporte entrassem em greve?
Conteúdo das respostas sobre os mecanismos homeostáticos e relações feitas sobre os níveis de organização tecidual.
A homeostasia depende de um sistema de retroalimentação (feedback). Neste sistema, ciclos de eventos são continuamente relatados (retroalimentados) à região de controle central. Quando a retroalimentação é negativa (feedback negativo) há reversão do estímulo original. Quando a retroalimentação é positiva (feedback positivo) há aumento do estímulo original. Veja o exemplo abaixo:
Neste exemplo que elementos atuam como sensores, centro de controle e efetores, respectivamente?
Houve feedback positivo ou negativo?

Continue navegando