Buscar

Biologia Celular - 1 (1)

Prévia do material em texto

*
*
*
Biologia Celular
1. Métodos de estudo da célula 
 A Biologia Celular ou Citologia estuda as células. 
 Os conhecimentos sobre as células progridem paralelamente ao aperfeiçoamento dos métodos de investigação. O microscópio óptico possibilitou o descobrimento das células e a elaboração da teoria celular que prediz que todos os seres vivos são constituídos por células.
 Com o advento dos microscópios eletrônicos que apresentam grande poder de resolução foram observados pormenores da estrutura celular.
1.1. Confecção de Cortes para o estudo no Microscópio Óptico e Eletrônico
 As células podem ser estudadas vivas ou podem ser feitos preparados permanentes (lâmina), onde as células são preservadas, ou seja, fixadas e coradas para melhor observação dos seus componentes.
 A Fixação é a primeira etapa para a obtenção de um preparado permanente e tem as seguintes finalidades: 
 Evitar a autólise que é a destruição das células pelas suas próprias enzimas.
 Impedir a atividade e a proliferação de bactérias.
*
*
*
 Endurecer as células para que elas resistam melhor às etapas seguintes da técnica.
Aumentar a afinidade das estruturas celulares pelos corantes usados na microscopia óptica e aumentar o contraste na microscopia eletrônica.
 O formol e aldeído glutárico (glutaraldeído) são exemplos de fixadores. O tetróxido de ósmio e o glutaraldeído são os fixadores mais usados em microscopia eletrônica porque coagulam as proteínas, causando modificações mínimas na estrutura celular. As misturas fixadoras contêm proporções variáveis dos fixadores simples com a finalidade de compensar-lhes as deficiências.
 A Microtomia é uma técnica que tem a finalidade de cortar as células em fatias finas para o exame ao microscópio. Os fragmentos de tecido fixados são geralmente incluídos em parafina ou resinas plásticas especiais e cortados a uma espessura de aproximadamente 1 a 6 micrômetros (μm). Para o estudo no microscópio eletrônico, os tecidos devem ser incluídos em resinas mais duras, tais como, as do tipo epóxi (Araldite, Epon). Os cortes para o microscópio eletrônico são mais finos, medindo 0,02 a 0,1 μm. Os micrótomos que cortam tecidos incluídos em parafina utilizam navalhas de aço e os que cortam tecidos incluídos em resinas usam navalhas de vidro ou de diamante.
 A Coloração é um processo usado para tornar visíveis os diversos componentes celulares, pois a maioria das organelas são transparentes e incolores, sendo difícil seu estudo ao microscópio. A maioria dos corantes comporta-se como base ou como ácido. Moléculas ácidas, tais como, o DNA e RNA são basófilas, isto é, têm afinidade pelos corantes básicos.
*
*
*
 O azul-de-toluidina e o azul-de-metileno são exemplos de corantes básicos. A hematoxilina comporta-se como corante básico. Os corantes ácidos, tais como, a eosina, orange G e fucsina ácida coram principalmente os componentes básicos das proteínas.
1.2. Microscópio Óptico ou Microscópio de Luz
 O Microscópio Óptico ou de Luz compõe-se de uma parte mecânica que serve de suporte e uma parte óptica constituída por três sistemas de lentes: o condensador, a objetiva e a ocular.
 A finalidade do condensador é projetar um cone de luz sobre as células que estão sendo examinadas no microscópio. Após atravessar as células, esse feixe luminoso, em forma de cone, penetra na objetiva. A objetiva projeta uma imagem aumentada, no plano focal da ocular, que novamente a amplia. Assim, a imagem fornecida pela ocular pode ser percebida pela retina como uma imagem situada a 25 cm da lente ocular ou pode ser projetada sobre uma tela ou chapa fotográfica. A ampliação total dada por um microscópio é igual ao aumento da objetiva multiplicado pelo aumento da ocular.
 O Poder de Resolução de um sistema óptico é a sua capacidade de separar detalhes. Na prática, o poder de resolução é expresso pelo Limite de Resolução que é a menor distância que deve existir entre dois pontos para que eles apareçam individualizados. O limite de resolução depende da objetiva, a ocular somente aumenta o tamanho da imagem.
*
*
*
Célula Vegetal
Célula Animal
Limite de Resolução
*
*
*
*
*
*
Célula de Elodea em dois planos. (a) Foco na superfície superior da célula. (b) Foco no meio da célula (Raven et al., 2007).
*
*
*
Raven et al. (2007).
*
*
*
Estereomicroscópio 
Microscópio Óptico
Microscópio Eletrônico
Microscópio Óptico
1. Monocular 
2. Binocular
1.
2.
Micrótomo
*
*
*
Componentes de um Microscópio
1. Base ou pé
2. Fonte de luz
3. Parafusos de foco
4. Braço ou haste
5. Condensador
6. Platina
7. Charriot
8. Objetivas
9. Revólver
10. Canhão
11. Ocular
Raven et al. (2007).

Continue navegando