Buscar

Sociedade e Meio Ambiente

Prévia do material em texto

1.
	A expressão Direitos Humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade.
II- Todos os seres humanos devem ter o direito de ser e existir dentro da coletividade, participando com seus talentos e potencialidade e recebendo os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. 
III- Os direitos fundamentais são direitos que condicionam a vida em sociedade, sem os quais a pessoa é capaz de participar plenamente da vida e receber os benefícios que a vida em sociedade deve proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?
	 a)
	Getúlio Vargas.
	 b)
	Jânio Quadros.
	 c)
	Washington Luís Pereira de Sousa.
	 d)
	Juscelino Kubitschek.
	3.
	Os seres vivos possuem vários tipos de relações, ditas relações ecológicas, que podem ser benéficas ou maléficas. A manchete de um jornal brasileiro "Universitária é encontrada degolada dentro de carro no ABC Paulista" mostra uma das atitudes de brutalidade feitas pelo ser humano contra a própria espécie. Sobre o que é viver em sociedade, analise as sentenças a seguir:
I- Cooperar para o desenvolvimento e prevalência da espécie de forma igualitária.
II- Cometer assassinatos quando os demais seres da mesma espécie não correspondem às ações que acreditam ser adequadas.
III- Explorar a própria espécie quando julgar necessário, pois na sociedade cada um vive por si.
IV- Competir com a própria espécie pelos recursos e condições que necessitar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	A Constituição de 1988 foi a oitava constituição no Brasil, e foi possível após várias tentativas de redemocratização e depois de muitos anos de ditadura militar. Teve papel fundamental na consolidação da cidadania no território brasileiro, estabelecendo novas diretrizes e pressupostos. Analise as sentenças a seguir:
I- A abertura do sistema jurídico brasileiro ao sistema internacional de proteção aos direitos humanos foi viabilizada pela Constituição de 1988.
II- A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 reconheceu os direitos advindos dos tratados internacionais.
III- Segundo o direito internacional dos direitos humanos, os seres humanos têm direitos de acordo com seu país de residência.
IV- A Constituição de 1988 representou a reinserção do país no plano da arena nacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros. Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
(    ) A criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
(    ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
(    ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
(    ) A prevenção e a coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F - V.
	6.
	O Sistema Penitenciário Brasileiro, por descaso dos poderes competentes, não consegue promover de forma precisa sua função de reintegrar o apenado à sociedade. Este, apesar de viver em regime fechado, necessita ter seus direitos fundamentais garantidos, para que assim possa voltar ao convívio social de forma estável. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que contempla a área do Direito que estuda esse tema:
	 a)
	Direitos humanos.
	 b)
	Direito trabalhista.
	 c)
	Direito legal.
	 d)
	Direito penal.
	7.
	Muito já se conquistou com relação ao estabelecimento e respeito aos direitos humanos. No entanto, esses esforços não foram obtidos em um único momento, mas foram o resultado de diferentes ações que, conforme classificação, podem ser divididas em três gerações. Com relação às gerações dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir:
I- A segunda geração dos direitos humanos tem como base a busca por questões que envolvem o princípio da fraternidade, sendo um exemplo dessa geração a Carta de Paris para uma Nova Europa.
II- Os direitos sociais, econômicos e culturais são conquistas obtidas na primeira geração dos direitos humanos.
III- As três gerações de direitos humanos diferem em alguns aspectos, como a natureza da sua iniciativa, evoluindo de uma visão mais individual, observada na primeira geração, até a coletividade (terceira geração).
IV- A Carta Magna, documento importantíssimo devido ao seu pioneirismo, é um das ações desenvolvidas durante a primeira geração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	8.
	O princípio da dignidade da pessoa humana está consagrado na Constituição Federal (art. 1o), estabelecendo o que são fundamentos da República e do Estado Democrático de Direito, entre outros, a dignidade da pessoa humana. Com relação à dignidade humana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dignidade, uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, à liberdade e à igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
(    ) A condição de dignidade humana permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual. 
(    ) A dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para uma vida digna.
(    ) A proteção e a defesa da dignidade da pessoa humana alcançam importância significativa neste século, principalmente em virtude dos avanços tecnológicos e científicos experimentados pela humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrênciadessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
	 a)
	Carta Magna.
	 b)
	Revolução Mexicana.
	 c)
	Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
	 d)
	Revolução Russa.
	10.
	Obedecendo a uma ordem cronológica de acontecimentos históricos, a classificação dos Direitos Humanos deu-se em gerações, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o cenário atual. Com relação às gerações dos Direitos Humanos, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração -  liberdade, tem como característica ser individualista, limitando o poder do Estado e defendendo o indivíduo diante do poder do soberano.
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Segunda Geração - igualdade, tem como características ser individual/estatal, em que o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como características ser coletivo, com direitos de solidariedade, tais como paz, desenvolvimento, patrimônio, autodeterminação dos povos, comunicação e meio ambiente.
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração - liberdade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - V - V.

Continue navegando