Buscar

Sociedade e Meio Ambiente2

Prévia do material em texto

1.
	Com os grandes aglomerados humanos, a relação sociedade e meio ambiente começa a demonstrar suas fragilidades, sendo que a falta de saneamento básico provoca consequências funestas, principalmente na Idade Média. Com relação à peste negra ou peste bubônica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em uma sociedade permeada por forte religiosidade, acreditava-se que a peste negra era enviada por Deus para punir os homens.
(    ) A doença causa na pele dos doentes placas enegrecidas que, sabe-se hoje, são zonas gangrenadas formadas em volta das picadas dos mosquitos. 
(    ) A peste negra é causada por uma bactéria denominada de Yersinia pestis, que infecta principalmente os ratos, camundongos e esquilos e a marmota da pradaria, e geralmente a peste é transmitida ao ser humano por pulgas de animais infectados.
(    ) A prevenção é baseada no controle dos roedores e no uso de repelentes para evitar picadas de pulgas.
(    ) A tosse ou o espirro dispersam as bactérias em gotículas e pode disseminar a infecção de uma pessoa a outra.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	2.
	A urbanização desordenada ocasionou diversos impactos sobre o meio ambiente, entre eles o desmatamento, impermeabilização do solo etc. A respeito dos impactos que a urbanização ocasiona aos ecossistemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ocasionou a redução do hábitat de muitas espécies animais, inclusive daquelas responsáveis pela polinização de plantas.
(    ) A destruição de áreas de mangue acaba por comprometer a reprodução de muitas espécies de animais, uma vez que esta área é considerada o berço da vida marinha.
(    ) A redução do tamanho dos espaços naturais coloca em perigo as populações de espécies animais de grande porte, que necessitam de grandes áreas para sobreviver.
(    ) A alteração no regime hidrológico não pode ser considerada um impacto sobre o ecossistema, visto que este regime pouca relação tem com o processo de urbanização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Os resíduos sólidos urbanos são denominados como um conjunto de latas, garrafas, restos de comidas, jornais, entre outros, que caracterizam a vida cotidiana. Com o passar dos anos, a sociedade os viu como parte da vida diária, que não merece nenhuma atenção especial, basta colocá-lo na beira da calçada para ser recolhido (THOMAS; CALLAN, 2012). Com relação aos resíduos urbanos na Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos problemas clássicos relacionados com os resíduos sólidos na Idade Média foi o surgimento da peste bubônica.
(    ) O rápido aumento no número de cidades, associado ao crescimento demográfico restrito à parte interna de muralhas, propiciou a contaminação hídrica.
(    ) Já na Idade Média, a preocupação com os resíduos sólidos está presente na cidades, existem postos de coletas e motivação para a reutilização de materiais.
(    ) No início da Idade Média, a cidade de Roma se destacava na área de saneamento básico, distribuindo água potável e realizando o escoamento dos resíduos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:    
FONTE: THOMAS, J. M; CALLAN, S. J. Economia ambiental: fundamentos, políticas e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
	 a)
	Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 b)
	Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
	 c)
	Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 d)
	Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
	5.
	Os ciclos econômicos brasileiros afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade envolvida na época e região. A compreensão da relação entre índios, negros e europeus e sua relação com a degradação ambiental é o ponto de partida para o entendimento da situação atual da relação sociedade e meio ambiente. Com relação aos ciclos econômicos brasileiros, analise as sentenças a seguir:
I- Ciclo do Pau-Brasil desencadeou a devastação da Mata Atlântica brasileira.
II- Ciclo do Café ocasionou desmatamento de grandes áreas, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
III- Ciclo da Mineração é responsável pela perda de mananciais, contaminação da água por metais pesados.
IV- Ciclo da Borracha ocasionou a destruição de habitats e nichos de espécies nativas da Região Sul do país. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	As primeiras cidades surgiram no Oriente Médio. Eram comunidades urbanas que cresceram e se transformaram em cidades-estado independentes. Com a evolução das cidades, muitos ofícios foram surgindo, entre eles a profissão de metalúrgico e ourives. Como é denominada a profissão que intermediava as trocas de mercadorias utilizando o gado como moeda?
	 a)
	Vendedor.
	 b)
	Artesãos.
	 c)
	Mercador.
	 d)
	Comprador.
	7.
	Após a Revolução Neolítica, adoção do sedentarismo, surgimento das primeiras cidades, evolução da cultura urbana, os impactos para o meio ambiente foram se acentuando. Os muitos ciclos econômicos também contribuíram para a atual degradação que se encontra o meio ambiente brasileiro na atualidade. Com relação à sequência cronológica destes ciclos econômicos, observe os itens a seguir:
I- Ciclo do tráfico de escravos.
II- Ciclo do café.
III- Ciclo do Pau-Brasil.
IV- Ciclo da soja.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	III - II - IV - I.
	8.
	Ao chegarem ao Brasil, os portugueses trouxeram consigo jesuítas, que tinham como função a evangelização dos índios. Estes jesuítas classificaram a população ameríndia brasileira em dois grupos. Como eram denominadas essas duas tribos na visão dos jesuítas?
	 a)
	Avá-Canoeiro e Tupis-guaranis.
	 b)
	Tupis e Ticunas.
	 c)
	Xavantes e Tapuias.
	 d)
	Tupis-guaranis e Tapuias.
	9.
	No contexto histórico, podemos observar que a preocupação governamental sempre foi de estimular o crescimento a qualquer custo, sem se preocupar com os danos ambientais e sociais que tal crescimento traria como consequência. Neste sentido, qual o objetivo da dimensão econômica do desenvolvimento sustentável?
	 a)
	Complementar uma dimensão humanitária de certa forma externa aos processos econômicos centrais, para se tornar um dos componentes essenciais da transformaçãosocial que vivemos.
	 b)
	Possibilitar uma gestão mais harmônica dos fluxos financeiros, tendo como foco o ambiente macrossocial e não sendo enfocado somente na capacidade de lucro empresarial.
	 c)
	Compreender a criação de postos de trabalho, melhoria de renda, visando a uma melhor qualificação profissional da sociedade.
	 d)
	Avançar o processo produtivo e a oferta de bens e serviços.
	10.
	Ao longo da sua existência, as sociedades humanas evoluíram de aglomerados humanos de hábitos nômades para comunidades sedentárias, o que ocasionou uma série de mudanças comportamentais. Com relação ao período nômade, analise as sentenças a seguir:
I- O hábito nômade ocasionava mais impactos sobre o ambiente do que o sedentarismo, fato que levou à insustentabilidade desse modo de vida e à sua consequente substituição.
II- Durante esse período, as atividades relacionadas à alimentação baseavam-se na coleta de vegetais e na caça.
III- Um dos fatores que dificultou a manutenção do modo de vida nômade foi o desconhecimento do fogo, cujo uso só foi administrado quando o sedentarismo já era a prática dominante.
IV- O Vale da Mesopotâmia pode ser considerado o berço do sedentarismo, já que é onde se tem os primeiros registros desse modo de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Pr

Continue navegando