Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Questões de Rede sem fio

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questões de Rede sem fio 
Professora : Emanoela Lopes 
1)Julgue certo ou errado: 
a)As redes sem fio (wireless) padrão IEEE 802.11 a,b,g,n são compatíveis, pois operam nas mesmas faixas de frequência. 
b) As redes Wi-Fi, ou wireless, foram normalizadas pela IEEE 802.11. 
c) O WPA pode ser utilizado em conjunto com o padrão IEEE 802.1x para aumentar a segurança do usuário em relação à sua conexão com a rede sem fio. 
d) O protocolo de segurança WEP, que pode ser utilizado em redes sem fio, utiliza o algoritmo de criptografia RC4, que, por sua vez, executa operações XOR em textos simples para cifrá-los. 
2)Na tentativa de dar segurança durante o processo de autenticação, proteção e confiabilidade na comunicação especifica entre os dispositivos Wireless, foram criados os protocolos. Assinale a alternativa correta: (I) WPA (II) ARP (III) WPA2 (IV) WEP Estão corretos os itens: 
a) I-II-III 
b) I-II-IV 
c) I-III-IV 
d) II-III-IV 
3) Existem vários padrões Ethernet em uso, que são utilizados pela maioria das tecnologias de rede local. Estes padrões permitem que produtos de diferentes fabricantes funcionem em conjunto. Qual das alternativas diz respeito ao padrão 802.11? 
a) Redes cabeadas b)redes wi-fi c)redes Bluetooth d) redes Wimax e) redes token ring 
4) As redes wireless padrão IEEE 802.11 podem utilizar protocolos que provêm, dentre outras características, segurança por criptografa de dados. Qual o protocolo que utiliza o AES a 128 bits? 
WPA b) WPA2 c)WEP d)RSA e )RC4 
5) Um técnico de suporte em redes de computadores está instalando um Ponto de Acesso (Access Point) sem fio utilizando um equipamento com padrão IEEE 802.11g. Fazendo uma análise dos sinais de radiofrequência dos canais, já existentes na área de instalação, foi verificado que existem sinais nos canais 1 e 6. Para que não haja interferência entre os sinais, o novo Ponto de Acesso deve ser configurado para operar no canal. 
a)3 b) 8 c)10 d) 11 e)14 
6) A tecnologia de comunicação sem fio IEEE 802.11g, conhecida popularmente como WiFi, é muito vulnerável para a intrusão de usuários não autorizados. Uma forma básica para melhorar os aspectos de segurança, reduzindo a possibilidade de intrusão, é por meio: 
a) do desligamento da difusão do SSID. 
b) da utilização de caracteres especiais no SSID. 
c) do uso de canais adjacentes de radiofrequência. 
d) da redução da potência do sinal de radiofrequência
7) Dentre as redes sem fio mais comumente utilizadas estão aquelas designadas pela marca registrada Wi-Fi. A seu respeito, é correto afirmar que: 
a)para poder ser certificado como Wi-Fi, um aparelho precisa implementar o Wireless Application Protocol (WAP). 
b) um aparelho que implemente o padrão de segurança WEP pode ser certificado como Wi-Fi, mesmo que não implemente o padrão de segurança WPA. 
c) aparelhos baseados no padrão IEEE 802.11b trabalham na faixa de 2.4GHz e por isso estão sujeitos a interferência de outros equipamentos como fornos micro-ondas e telefones sem fio. 
d) em ordem decrescente de alcance de operação estão os padrões 802.11b, 802.11g e 802.11n. 
e) em ordem crescente de segurança estão os padrões WPA, WPA2 e WEP. 
8) Sobre as redes de computadores, analise: I. Uma rede Bluetooth é uma rede ad hoc, o que significa que é formada espontaneamente; os dispositivos, algumas vezes chamados de gadgets, se localizam e criam uma rede chamada piconet. II. O IEEE definiu as especificações para a implementação de redes LAN sem fio (WLAN), sob a recomendação IEEE 802.11 que abrange as camadas física e de enlace. III. WANs consistem em muitas LANs e conectam muitos computadores a grandes distâncias; a maior das WANs é a Internet. Em geral empregam uma topologia em malha, funcionam a velocidades mais baixas do que as LANs e suas taxas de erro são mais altas porque têm de interagir com várias LANs e WANs, que muitas vezes são heterogêneas. IV. LAN é uma rede de alcance geográfico limitado projetada para otimizar taxas de transferência de dados entre seus nodos. Interconecta recursos usando caminhos de comunicação de alta velocidade com protocolos de rede otimizados para ambientes de áreas locais. Está correto o que consta em: 
a) I, II, III e IV 
b I e IV apenas 
c) II, III e IV apenas 
d) III e IV apenas 
e) I e II apenas 
9) Assim como o padrão Ethernet (802.3), o padrão 802.11 também possui um protocolo no nível MAC para o controle da transmissão, conhecido por: 
a) OFDM. B) CSMA/CA c) PPPoE.d) ICMP e)MACMA/CD. 
10) As ondas de rádio são fáceis de gerar, podem percorrer longas distâncias e penetrar facilmente nos prédios, portanto, são amplamente utilizadas para comunicação, seja em ambientes fechados ou abertos. As ondas de rádio também são omnidirecionais, significando que: 
a) As ondas viajam em todas as direções a partir da fonte, deste modo, o transmissor e o receptor precisam estar cuidadosa e fisicamente alinhados. 
b) As ondas viajam em uma única direção a partir da fonte, deste modo, o transmissor e o receptor precisam estar cuidadosa e fisicamente alinhados. 
c) As ondas viajam em uma única direção a partir da fonte, deste modo, o transmissor e o receptor não precisam estar cuidadosa e fisicamente alinhados. 
d) As ondas viajam em todas as direções a partir da fonte, deste modo, o transmissor e o receptor não precisam estar cuidadosa e fisicamente alinhados. 
11) A frequência utilizada na operação das redes do padrão 802.11b é: 
a) 2,4GHz. b) 5GHz. c) 8GHz d) 5,8GHz. 
12) Qual o termo usado para definir conexões wireless sem o uso de um access point? 
a) Modo infraestrutura b)modo bss c) modo ebss d)modo unidirecional e) modo ad-hoc 
13) Com relação aos protocolos e padrões de redes sem fio (wireless), assinale a alternativa indicativa do padrão que permite uma velocidade de conexão de até 54 Mbps e opera apenas na frequência de 2.4 GHz. 
a) IEEE 802.11a 
b) IEEE 802.11b 
c) IEEE 802.11g 
d) IEEE 802.11n 
e) IEEE 802.11c 
14) O padrão de rede sem fio IEEE 802.11g, utilizado no Brasil, possui uma lista de canais de frequência que não se sobrepõem. Assinale a alternativa que indica corretamente essa lista de canais. 
a) 1,2 e 3 
b)1,5 e 9 
c)12,13,14 
d)1,6,11 
e)1,7,9 
15) Atualmente é muito comum as pessoas optarem por instalar redes sem fio em casa ou nas empresas para interligar os computadores. Na hora de especificar um roteador sem fio, também conhecido como Access Point, quais são os padrões existentes de mercado e os problemas que podem ser enfrentados? 
a) Padrão b e g, problema: falta de interoperabilidade entre fabricantes diferentes. 
b) Padrão a e g, problema: interferência causada por outros dispositivos sem fio. 
c) Padrão a, b, g e n, problema: interferência causada por outros dispositivos sem fio. 
d) Padrão b e n problema: falta de interoperabilidade entre fabricantes diferentes. 
16) Assinale a alternativa correta: 
a) A LAN sem fio 802.11b tem uma taxa de dados de 11Mbps e opera na faixa de frequência não licenciada de 2,4 a 2,485 GHz. 
b) Na Arquitetura 802.11, o conjunto básico de serviço contém apenas uma estação. 
c) A LAN sem fio 802.11b tem uma taxa de dados de 11Gbps e opera na faixa de frequência licenciada de 3,4 a 3,485 GHz. 
d) No protocolo 902.11, o conjunto de serviço externo contém uma ou mais estações conectadas fisicamente. 
e) O bloco construtivo fundamental da Arquitetura 802.11 é o conjunto básico de enlace. 
17) Considerando o âmbito de Wi-Fi, o WPA foi criado como um remendo do protocolo WEP: 
a) para tentar corrigir o problema do vetor de inicialização longo. 
b) para tentar corrigir o problema do vetor de inicialização curto. 
c) para uso em intranets com alcance não superior a quinhentos metros. 
d) porque o WEP não podia ser utilizado em redes sem fio com mais de cinco roteadores. 
e) porque o WEP não podia ser usado em redes com mais de cinquenta estações. 
18) Com referência à arquitetura de redes IEEE 802.11, considere
Página12