Buscar

av2 de tópicos 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0536_AV2_201301342301 » TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOTERAPIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301342301 - ROSALINA XIMENES DA SILVA
	Professor:
	SABRINA GUIMARAES SILVA
	Turma: 9008/AT
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2015 14:19:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201301605225)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Analisando pela óptica dos conceitos firmados na literatura acerca de ciência, a fisioterapia ainda não é fiel a sua definição, talvez por isso seja vista por alguns com ¿maus olhos¿. A falta de evidências não significa falta de efeito, mas a presença da evidência é muito sugestiva da existência de tal. A comprovação cabal desse último nos procedimentos, certamente traz credibilidade, e consequentemente agrega valor às atividades. Ao se definir como uma ciência, a fisioterapia deve adotar automaticamente o tipo de conhecimento determinado como científico (diferente de outros tipos de conhecimentos, como o filosófico, teológico ou empírico). Esse, por sua vez, deve basear-se em observações racionais, obtidas metodicamente de forma sistematizada, passíveis de verificação e relativos a objetos de uma mesma natureza". Fonte: COSTA, G. B. Paralelismos da Ciência com a Fisioterapia. ASSOBRAFIR Ciência 1(2):9-10, 2010. Utilizando o texto como motivador, responda: por que a Fisioterapia ainda não é vista na sociedade como uma CIÊNCIA?
		
	
Resposta: Por na maioria das vezes, não termos muitas publicações, de temas abrangentes na area, com a comprovações de tratamento, eficacias e prevenções, que facilitam o entendimento da real função da fisioterapia sua grande eficacia e importância como uma ciência que previne e trata inumeras disfunções humanas.
	
Gabarito: A Fisioterapia tem atuado de forma muito empírica, principalmente no Brasil, desde sua regulamentação em 1969. Somente atualmente, mais fisioterapeutas estão se dedicando à pesquisa. Por isso, a produção científica é baixa nessa área da saúde. Diversos métodos são criados, sem o mínimo de comprovações, o que põe em cheque a real eficácia da atuação fisioterapêutica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301487811)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Seu professor orientador de trabalho de conclusão de curso sugere uma pesquisa para ser realizada em sua própria universidade. O problema de pesquisa inicial é "qual é a prevalência e incidência de cervicalgia em estudantes universitários"?
Com base nesse contexto, responda:
a) Qual é a diferença entre incidência e prevalência?
b) Como você vai elaborar uma metodologia científica, de forma com que você consiga identificar não só a incidência, como também a prevalência da cervicalgia, em estudantes da sua universidade?
		
	
Resposta: São diferentes em termos de que uma permanece em um determinado grupo de pessoas em uma certa quantidade de pessoas, ou seja pessoas tem a cervicalgia e a outra é o que leva a um determinado grupo passar a ter a cervicalgia. com uma revisão bibliografica, e também estudando por um determinado tempo um grupo de alunos da minha universidade, observando suas titudes que possam levar a uma cervicalgia, e fazendo com eles tecnicas fisioterapicas, para ver os resultados e o melhor metodo a ser usado para o tratamento e prevenção da cervicalgia.
	
Gabarito:
a) Prevalência é, num determinado tempo, o número de vezes que uma "ocorrência" (patologia) aparece; incidência é, num determinado tempo, é o número de novas "ocorrências" (patologias) que surgem.
b) Para verificar a prevalência, um estudo transversal é necessário, para verificar naquele momento quantos casos existem de cervicalgia na universidade. Para verificar a incidência, teríamos que fazer um coorte de alunos durante um ano ou mais, para verificar a taxa de novos casos de cervicalgia.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): ) Prevalência é, num determinado tempo, o número de vezes que uma "ocorrência" (patologia) aparece; incidência é, num determinado tempo, é o número de novas "ocorrências" (patologias) que surgem.b) Para verificar a prevalência, um estudo transversal é necessário, para verificar naquele momento quantos casos existem de cervicalgia na universidade. Para verificar a incidência, teríamos que fazer um coorte de alunos durante um ano ou mais, para verificar a taxa de novos casos de cervicalgia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301604871)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um fisioterapeuta procura desesperadamente um curso de Pilates, para que possa no próximo mês assumir um cargo em uma clínica de reabilitação, com salário de R$ 4.500,00 mensais. Ao acessar a Internet, encontra um curso que pode ser interessante. Ele nunca leu nada sobre esse método. É correto afirmar que:
		
	
	O fisioterapeuta está agindo corretamente, porém deveria ter pedido opinião para pessoas mais experientes.
	
	O fisioterapeuta está agindo corretamente, uma vez que ele está com uma vaga de emprego à espera desse curso, e ele deve ser rápido.
	
	O fisioterapeuta não está agindo corretamente, pois não pediu opinião para pessoas mais experientes.
	
	O fisioterapeuta está agindo corretamente, pois o salário de R$ 4.500,00 mensais justifica fazer cursos de extensão em qualquer área do saber.
	 
	O fisioterapeuta não está agindo corretamente, uma vez que ele deve primeiramente se inteirar sobre o método Pilates (eficácia, comprovações), para assim decidir se vale a pena ou não investir nessa área.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301484318)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A prática baseada em evidências é uma metodologia que auxilia os fisioterapeutas a garantir uma boa prática profissional. PORQUE os fisioterapeutas devem identificar as melhores formas de estabelecer diagnóstico, prognóstico e selecionar intervenções mais eficazes frente aos desfechos clínicos de interesse, especialmente ao verificarem o impacto das doenças ou condições de saúde sobre a vida das pessoas. Analisando as afirmações acima, conclui-se que
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301512438)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um aluno, durante seus estudos, se deparou com um gráficos para interpretar. A primeira coisa que ele deve avaliar é:
		
	
	Se for gráficos de barras, as cores das barras
	 
	Os eixos do gráfico
	
	Se for gráficos de linhas, as espessuras das linhas
	
	Se for boxplot, o tamanho das caixas
	
	Se for gráficos de barras, as larguras das barras
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301604874)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	João é pesquisador, e está realizando um estudo sobre a pressão arterial em universitários. João encontrou nessa pesquisa uma pressão __(A)__ de 140 x 90 mmHg, e um(a) __(B)__ de 10 mmHg. A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
		
	
	(A) outlier; (B) desvio-padrão.
	
	(A) moda; (B) desvio-padrão.
	 
	(A) média; (B) desvio-padrão.
	
	(A) média; (B) moda.
	 
	(A) média; (B) mediana.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301487870)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É qualquer investigação em seres humanos com a intenção de descobrir ou verificar os efeitos clínicos, farmacológicos e/ou farmacodinâmicos de um produto em investigação, e/ou a identificação de eventos adversos, com o objetivo de avaliar sua eficácia e/ou segurança. (EMEA, 1997). Pode-se afirmar que esse é o conceito de:
		
	
	Epidemiologia
	
	Diagnóstico cinesiológico funcional
	
	Prognóstico clínico
	
	Tratamento fisioterapêutico
	 
	Pesquisa Clínica
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301549071)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um pesquisadorquer comparar resultados de um tratamento em um grupo de pacientes, avaliando o antes e o depois da terapia. Ao final, ele deve usar um teste estatístico para amostras:
		
	
	Inpareadas
	 
	Pareadas
	
	Independentes
	
	Contínuas
	
	Discretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301605215)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um aluno pretende desenvolver um trabalho de revisão da literatura em seu trabalho de conclusão de curso - TCC, sobre o tema "Lesões frequentes nos jogadores de voleibol". Sabe-se que esse aluno terá que:
		
	
	Mostrar os resultados por meio de gráficos e análise estatística.
	 
	Buscar na literatura artigos, principalmente atuais.
	
	Procurar livros que tratem do tema de seu TCC, dispensando o uso de artigos.
	
	Determinar um valor p significativo.
	
	Realizar uma coleta de dados, com análise estatística, e amostra grande.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301613559)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	             A dissertação ¿Eficácia da fisioterapia respiratória em pacientes pediátricos hospitalizados com pneumonia adquirida na comunidade¿, de Tartari, Janice Luisa Lukrafka, disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/6641, relata no resumo:
"Foram arroladas crianças com idade entre 1 e 12 anos, com diagnóstico clínico e radiológico confirmado de pneumonia, hospitalizadas no período de setembro de 2001 a setembro de 2002. Os pacientes que preencheram os critérios de inclusão foram randomizados para receber fisioterapia respiratória três vezes ao dia (grupo intervenção) ou para receber, uma vez ao dia, orientações para respirar profundamente, expectorar a secreção e manter preferencialmente o decúbito lateral (grupo controle)."
 Com as informações acima, pode-se dizer que esse estudo trata-se de:
		
	 
	Estudo clinico randomizado
	
	Estudo clinico randomizado controlado duplo cego
	
	Estudo de revisão sistemática de literatura
	
	Estudo de caso
	
	¿Argumento de autoridade¿

Continue navegando