Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO EMPRESARIAL APLICADO II   
	Aluno(a): DANIEL DE ALMEIDA
	Matrícula: 201512540617
	Acertos: 0,5 de 0,5
	Início: 29/04/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201515512692)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5°, XXII, assegura a todos como direito fundamental o direito de propriedade, ao mesmo tempo que impõe uma limitação a esse direito, asseverando que "a propriedade atenderá a sua função social" (CF/88 ¿ art. 5°, XXIII). Tais princípios constitucionais apresentam reflexos também na Lei 11.101/2005. Sobre os princípios da lei de recuperação e falência é incorreto afirmar que:
		
	
	A aplicação do princípio da preservação da empresa pode ser observada como limite ao poder dos chamados credores proprietários do art. 49, §3°, que, apesar de estarem excluídos da recuperação, tais credores não podem exercer seus direitos para retirar do estabelecimento do devedor bens essenciais ao exercício da atividade, no prazo de 180 dias após o deferimento do processamento do pedido de recuperação.
	
	A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
	 
	Mesmo a empresa inviável, todos os esforços devem ser realizados para que ela se preserve. Essa é a regra geral da atual legislação, ainda que em detrimento do devedor ou de um credor.
	
	nenhuma das alternativas
	
	Como corolário da função social da empresa surgiu o princípio da preservação da empresa do qual decorre o objetivo principal do instituto da recuperação judicial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201515578620)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	- Considerando-se a importância do endosso e do aval para a circulação e cumprimento das obrigações representados em um título de crédito, avalie as seguintes assertivas:
I- Através do endosso o endossante transfere e garante o pagamento da obrigação representada no título de crédito.
II- O endosso feito com cláusula "não à ordem" produz apenas os efeitos de uma cessão de crédito.
III- Não é possível haver endosso parcial, mas poderá haver aval parcial (títulos típicos).
IV- Os avais simultâneos são os feitos por mais de uma pessoa, sem identificação do avalizado, e se presume serem dados em favor do sacador.
Estão corretas:
		
	
	I, II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	II, III e IV, apenas.
	 
	Todas as alternativas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201515654969)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a legislação pertinente, que trata dos títulos de crédito, assinale, dentre as alternativas abaixo, a CORRETA:
		
	
	uma duplicata pode corresponder a mais de uma fatura.
	 
	a duplicata é um título de crédito causal que é protestável por falta de aceite, de devolução ou  de pagamento.
	
	a nota promissória é uma promessa de pagamento e que admite aceite.
	
	o cheque é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo, transmissível por endosso e que admite aceite.
	
	a letra de câmbio é uma promessa de pagamento, feita pelo sacador ao beneficiário e que não admite aceite e permite o endosso parcial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201515653616)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção correta, acerca de contrato empresarial.
 
		
	
	Será nulo e não anulável, por violação ao dever de informação, o contrato de franquia cuja celebração não tenha antecedido a entrega, pelo franqueador ao franqueado, da circular de oferta de franquia.
	
	O comissário jamais fica diretamente obrigado para com as pessoas com quem contratar, sendo está obrigação sempre do Comitente.
	
	No contrato de transporte, o roubo da carga constitui fortuito interno, razão por que a transportadora deve indenizar o empresário que a contratou
	 
	Pelo contrato de agência, uma pessoa assume, em caráter não eventual e sem vínculos de dependência, a obrigação de promover, à conta de outra, mediante retribuição, a realização de certos negócios, em zona determinada
	
	O contrato de concessão comercial para a venda de veículos automotores, previsto na assim chamada Lei Ferrari, se for por tempo determinado, autoriza a extinção por qualquer das partes mediante notificação prévia. Partindo do concedente a iniciativa de extinção, este terá o dever de pagar ao concessionário o mesmo valor pelo qual lhe vendeu os veículos, ainda não alienados aos consumidores
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201515652743)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pretendendo aderir a um sistema de franquia empresarial, o microempresário individual SF consulta sua advogada sobre as disposições legais referentes a esse contrato.
Assinale, dentre as afirmativas a seguir, a que apresenta a informação correta prestada pela advogada.
		
	 
	O franqueador é obrigado a incluir na circular de oferta de franquia informação em relação ao território de atuação do franqueado, especificando a possibilidade de o franqueado realizar vendas ou prestar serviços fora de seu território, ou realizar exportações.
	
	Nenhuma das anteriores
	
	Em razão do sigilo dos instrumentos de escrituração, dos balanços e das demonstrações financeiras dos empresários, o franqueador não é obrigado a incluir tais documentos nas informações da circular de oferta de franquia.
	
	Se o franqueador veicular informações falsas na circular de oferta de franquia, o franqueado não poderá arguir a anulabilidade do contrato, apenas das cláusulas pertinentes, mas poderá exigir devolução das quantias que já houver pago, a título de taxa de filiação e royalties, devidamente corrigidas.
	
	Tratando-se de franqueador ou franqueado enquadrado como microempreendedor individual, microempresa ou empresa de pequeno porte, é dispensável a presença no contrato de testemunhas e terá validade independentemente de ser levado a registro perante cartório ou órgão público.

Continue navegando