A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliação II métodos quantitativos uniasselvi cod 443082 03052019

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina:
	Métodos Quantitativos (ADG13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443082) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10779187
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Top of Form
	1.
	As Medidas de Tendência Central expressam a posição da distribuição com relação ao eixo dos valores da situação estudada. Com relação às Medidas de Tendência Central, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Mediana pode ser considerada uma Separatriz, pois seria o mesmo que calcular C50, que nos daria 50% dos dados para analisar.
(    ) Ao fazer uma análise de dados, a Mediana pode ser utilizada no lugar da Média, pois sempre dará o mesmo resultado.
(    ) Para o cálculo da Mediana pela fórmula estudada, deve-se, primeiramente, abrir uma coluna de Frequência Acumulada (Fai), para encontrar a Classe da Mediana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	2.
	A média aritmética é uma medida de posição para variáveis quantitativas, e é obtida somando-se todos os valores observados e dividindo-se o resultado pelo número de observações. Formalmente, se X for uma variável com observações, chamamos de média de X a soma dos valores dividida pelo número de observações, ou seja: 
X= 1+2+3+4+5 / 5
X= 3
Diante dessa explicação, caso se tenha 10 pessoas esperando um ônibus em um determinado dia, sendo que, a primeira está esperando há 5 minutos, a segunda há 7, a terceira há 8, a quarta há 10, a quinta há 12, a sexta há 13, a sétima há 15, a oitava há 18, a nona a há 19, e a décima pessoa espera há 20 minutos. Qual é o tempo médio de espera do ônibus nesse dia?
	 a)
	5 minutos.
	 b)
	12,7 minutos.
	 c)
	17 minutos.
	 d)
	8,2 minutos.
	3.
	Os gráficos estatísticos são elementos empregados dentro do método estatístico, que têm por objetivo apresentar os dados obtidos através da pesquisa estatística. Este elemento tem como vantagem uma melhor visualização dos dados, facilitando a interpretação do comportamento da variável em estudo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os gráficos substituem totalmente o uso das tabelas, ou seja, utilizando gráficos podemos deixar de lado o emprego de tabelas.
II- É da tabela que obtemos as informações necessárias para construir os gráficos.
III- O gráfico por setores também é conhecido como gráfico de barras.
IV- O gráfico de linhas consiste em um conjunto de colunas ou barras que representam o comportamento da variável em estudo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	Quando uma pesquisa é realizada, tem-se um conjunto de dados que são obtidos. Depois, é feita a crítica dos valores que foram observados no campo e posteriormente foram trazidos para análise da forma como foram coletados. Como é denominado esse tipo de dados?
	 a)
	Dados secundários.
	 b)
	Dados primários.
	 c)
	Dados brutos.
	 d)
	Dados puros.
	5.
	Para que os dados de uma pesquisa estatística sejam resumidos, pode se utilizar séries estatísticas, distribuição de frequência simples ou de intervalos de classes. Isso pode ser feito por meio de tabelas, o tipo de tabela a ser utilizada depende das peculiaridades da variável estudada: tabelas de frequência simples são indicadas para variáveis qualitativas e variáveis quantitativas discretas, enquanto as tabelas de intervalos de classe são indicadas para variáveis quantitativas contínuas. Existe uma outra maneira pela qual os dados de uma pesquisa podem ser apresentados. Que forma é essa?
	 a)
	Tabelas dinâmicas.
	 b)
	Gráficos estatísticos.
	 c)
	Resumos estatísticos.
	 d)
	Síntese de Resultados.
	6.
	No caso das séries estatísticas, bem como na distribuição de frequência, quando se está representando graficamente algo estatisticamente, existe um tipo de gráfico para cada tipo de variável que será representada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O gráfico de linha é aquele constituído sobre o plano cartesiano (o eixo horizontal x e o eixo vertical y) por pares de pontos (x, y), que correspondem à variável e à frequência observada e são ideais para apresentar séries históricas e séries mistas que as envolvam.
II- Para representar as variáveis qualitativas ordinais ou variáveis discretas, o gráfico de colunas (ou barras) é bastante indicado. Assim, é ideal para séries territoriais e séries categóricas. Ele consiste em representarmos a frequência absoluta da variável por meio de colunas (ou barras).
III- O gráfico de setores é também conhecido como gráfico de pizza. Trata-se de um círculo dividido por fatias cujos ângulos internos são proporcionais às partes envolvidas. Ele é indicado para variáveis qualitativas, desde que suas séries não possuam muitas linhas.
IV- De todos os tipos de gráfico, o que é menos visto na imprensa em geral, é o pictograma: esse tipo de gráfico não utiliza desenhos compatíveis com o objeto de pesquisa ou a variável retratada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	Durante os dias 25 e 31 de dezembro de um determinado ano, foi monitorado o número de acidentes em determinada rodovia,  obtendo os seguintes dados, respectivamente: 3 - 4 - 2 - 1 - 9 - 1 - 1. Podemos afirmar que a média, mediana e moda dos dados observados, respectivamente, é:
	 a)
	3 - 1 - 2.
	 b)
	2 - 1 - 3.
	 c)
	3 - 2 - 1.
	 d)
	1 - 2 - 3.
	8.
	Durante os dias 25 e 31 de dezembro do ano de 2018, foi monitorado o número de acidentes em determinada rodovia, obtendo os seguintes dados, respectivamente: 2 - 5 - 2 - 2 - 8 - 3 - 6. Podemos afirmar que a média, mediana e moda dos dados observados, respectivamente, é:
	 a)
	4 - 1 - 3.
	 b)
	3 - 4 - 3.
	 c)
	4 - 1 - 2.
	 d)
	4 - 3 - 2.
	9.
	Uma revista com grande influência no país promoveu uma enquete em seu site para verificar a origem da população brasileira. Ao analisar os resultados, verificou-se que 28% da população brasileira que respondeu a pesquisa é de origem africana, 32% de origem portuguesa, 20% de origem italiana, e 20% de outras origens. Com relação à moda quanto à origem da população brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Origem italiana, pois é nessa população de origem que os valores mais aparecem.
(    ) Outras origens, pois é nessa população de origem que os valores mais aparecem
(    ) Origem africana, pois é nessa população de origem que os valores mais aparecem
(    ) Origem portuguesa, pois é nessa população de origem que os valores mais aparecem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	As variáveis que são pesquisadas podem ser classificadas de acordo com suas características, essas variáveis são mostradas em séries. De uma série se torna difícil trabalhar e extrair informações, sendo ela, numérica ou não. Normalmente, elas são grandes listas de valores que, embora repletos de informações, não permitem que se consiga tirar quaisquer informações a respeito. Para que se possa trabalhar com essas séries de dados, é necessário antes de qualquer outra ação, que seja tomada uma primeira atitude. Qual atitude é essa?
	 a)
	Trabalhar os dados de outras pesquisas.
	 b)
	Buscar outros dados que auxiliem na pesquisa.
	 c)
	Organizar os dados de alguma forma.
	 d)
	Ver o que as séries mostram.
Bottom of Form