Buscar

Atividade Discursiva biodireito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
Direito - Biodireito 
De forma resumida, a Bioética é o estudo das questões éticas relacionadas às pesquisas biológicas e suas aplicações. Tem, dentro do seu campo de atuação, questões como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os alimentos transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações. O Biodireito, por sua vez, na sua relação com a vida humana, irá atuar justamente na parte jurídica da aplicação da bioética, ou da biomedicina ou da biotecnologia, na vida de alguém.
Especificamente falando sobre alimentos transgênicos e sobre o direito humano à alimentação, é imperativo fazer referência às chamadas gerações de direitos fundamentais e suas relações com o Biodireito. Ao mesmo tempo que a terceira geração de direitos fundamentais destaca a preservação do meio ambiente e a proteção aos consumidores, a quarta geração faz referência à evolução da engenharia genética, relacionados à manipulação do patrimônio genético, processo que pode colocar em risco a existência humana.
A partir das informações apresentadas, redija um texto dissertativo sobre o tema dos alimentos transgênicos. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
 a) A Lei de Biossegurança pode ser vista como um marco positivo, ao regular o uso dos organismos geneticamente modificados no Brasil? Justifique sua resposta.
 Pode se dizer que sim, ela pode ser vista como um marco. A Biossegurança chega para trazer condições de segurança como: Prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes as atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e meio ambiente (anvisa,2008, pag.1). Necessita de muita cautela por parte do governo, não se sabe ao certo a longo prazo que danos podem causar a saúde dos seres humanos. Precisa o governo invista em mais pesquisas, fiscalização e regulação, pensado sempre no bem estar da população.
b) O direito humano à alimentação está sendo observado a partir da regulamentação da Lei de Biossegurança? Explique. 
 Está sendo observado sim, a lei traz em sua redação, lei 11.105/05, art.40 ‘Os alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de OGM (organismo geneticamente modificados) ou derivados deverão conter informação sentido em seus rótulos conforme regulação”. Ficando responsáveis as empresas por estarei rotulando os produtos e quais os possíveis riscos e quais benefícios poderá conter em cada produto. Mais tudo é muito bonito na lei, no papel porque na prática não e bem assim. Há muita controvérsia nesta questão, alguns dizem que o alimento é mais nutritivo e barato, outros veem o alimento como vilão. Pode haver uma negligência por parte do governo brasileiro, falta fiscalização.
O governo deveria investir mais em pesquisas, ao meu ver a chegada da regulamentação da lei biossegurança, foi um tapa buraco para os empresários se favorecerem as custas da população. No meu ponto de vista o governo não está preocupado se esse tipo de alimento fará mau ou não na saúde da população, o governo tem que investir em mais propagandas e divulgação de tudo o que pode trazer de consequências benéficas e principalmente não benéficas para a saúde do ser humano.
E assim a própria população saberia que alimento está consumindo, desta forma a população teria a consciência de consumir ou não aquele determinado produto ou alimento. 
Todas as informações colhidas acima foram tiradas do livro didático do portal do aluno matéria de Direito Biodireito, Vade Mecum Saraiva 2016, 22ª Edição 2º semestre.
Deus sempre presente.

Continue navegando